Sinfônica da Unicamp participa da 49º edição de Congresso Internacional de Viola

Entre os dias 17 a 21 de julho, a Unicamp será a sede do 49º Congresso Internacional de Viola. O evento é promovido pela International Viola Society (IVS), em parceria com a Associação Brasileira de Violistas (Abrav) e o Instituto de Artes da Unicamp. O congresso conta ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) e da Diretoria de Cultura (DCult) da Unicamp. As atividades serão realizadas no Instituto de Artes e na Sala Watari.

Este congresso marca a primeira edição da IVS na América do Sul e oferecerá uma programação diversificada, incluindo apresentações, palestras, workshops e masterclasses com artistas de renome, tanto brasileiros quanto internacionais, representando 20 países. O tema principal do evento é “Celebrando a Fusão de Culturas: Um Mundo de Música para Viola”.

De acordo com o Prof. Dr. Emerson de Biaggi, a escolha de Campinas e da Unicamp para sediar o evento deve-se à excelente infraestrutura local. “Optamos por essa região devido à facilidade de acesso, proximidade de aeroportos e pelas ótimas condições físicas e de acolhimento – o fato de termos um hotel dentro do campus foi um fator decisivo”, explica Biaggi.

Na quinta, 18, às 19h30, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realiza uma apresentação sob regência de Cinthia Alireit, integrando a programação do Congresso. O destaque fica por conta da participação especial de Renato Bandel, solista deste concerto.

As palestras em línguas estrangeiras terão tradução oferecida pelos mediadores. A programação completa pode ser consultada na galeria de fotos acima e no site oficial do evento: https://congresso.abrav.art.br/programacao/

Sobre Renato Bandel

Nascido em Piracicaba (SP), Renato Bandel é mestre em Música pela Universidade de Artes de Berlim. Realizou concertos com a orquestra sob regência de nomes como Claudio Abbado, Daniel Barenboim, Seiji Ozawa, Günter Wand, Zubin Mehta, Bernard Haitink, Simon Rattle e Nikolaus Harnoncourt. Bandel participa como professor dos mais importantes festivais de música do Brasil, como Campos do Jordão, Curitiba e Poços de Caldas, entre outros. Atualmente é gerente artístico do Conservatório de Tatuí.

Sobre o 49º Congresso Internacional de Viola

A Associação Brasileira de Violistas (ABRAV), com apoio do Instituto de Artes da Unicamp e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, realizará o 49º Congresso Internacional de Viola em Campinas, Estado de São Paulo, Brasil, de 17 a 21 de julho de 2024. Este é o primeiro Congresso da IVS a ser realizado na América do Sul. Seu objetivo é levar apresentações, palestras, workshops e masterclasses de qualidade para Campinas, com artistas brasileiros e internacionais de 20 países, unidos em torno do tema: “Celebrando a fusão de Culturas: um mundo de música para viola”

O tema é inspirado na “fusion food”, estilo culinário que combina harmoniosamente ingredientes e técnicas de diferentes culturas, desenvolvendo pratos criativos e surpreendentes. Todo evento internacional é marcado pela troca e compartilhamento de conhecimento entre pessoas de diferentes países. A partir dessa interação transformadora, novos e importantes conhecimentos são produzidos. Uma das ideias para convidar artistas convidados internacionais, por exemplo, é que eles tenham ligação com o Brasil e a música brasileira.

Confira, a seguir, a versão digital do programa. Se preferi, clique aqui para baixá-lo em pdf.

Serviço | OSU na 49º edição Congresso Internacional de Viola

• quando: 18 de julho de 2024