Simone Menezes (1977) é natural de Brasília, estudou flauta e piano. Graduou-se na Unicamp e obteve o Diplôme Supèrier de Direction d´Orchestre na École de Musique de Paris onde foi bolsista. Foi aluna regular do maestro John Neschling no Brasil do maestro Colin Metters em Londres além de diversos cursos e masterclasses internacionais.
Iniciou sua carreira como Regente Assistente da Orquestra Sinfônica da USP em 2004 e fundadoa da Orquestra Jovem da Unicamp, onde atuou de 2002 a 2006. Ainda em 2006 ganhou uma bolsa da Fapesp para especializar-se em música contemporânea na Casa da Música no Porto, Portugal. Em 2007 recebeu o segundo lugar no Concurso Internacional de Regência Orquestral promovido pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.
Na Europa atuou à frente da St. Petersbourg State Academic Symphonie Orchestra (Rússia), Orquestra Sinfônica de Marienbad, The North Tchec Republic Symphonic Orquestra (República Tcheca), Orquestra Sinfônica do Algarve e Orquestra Sinfônica da Povoa (Portugal), Orchestre de l´Opera de Massy e Ensemble Multilaterale, em Paris.
Em 2008 retornou ao Brasil e gravou com o patrocínio da Petrobrás Cultural, obras contemporâneas brasileiras em um projeto que envolve compositores, orquestra e solistas de oito universidades brasileiras. Em 2010 assumiu a regência da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Para 2011 está engajada em um projeto de reestruturação da Orquestra Sinfônica da Unicamp além de dirigir diversas orquestras entre elas destaca-se a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.