Trocas de experiências entre músicos e compositores marcam mais uma Sessão de Leitura da OSU

Entre os dias 10 e 12 de junho aconteceu mais uma edição da Semana de Leitura da OSU, na Sala Almeida Prado, sede da Sinfônica. As sessões de leitura tiveram início em 2017, em uma parceria entre a OSU e o Instituto de Artes da Unicamp (IA), sob a coordenação da maestrina Cinthia Alireti e o Prof. José Luis Padovani. Naquele ano, a Orquestra abria espaço para os alunos poderem testar seus exercícios de orquestração e suas composições realizadas durantes os curso, sob a orientação do Prof. Padovani.

O projeto se expandiu para fora da Universidade e, atualmente, compositores e compositoras de todo o Brasil podem submeter suas obras via Projeto Performance e, caso sejam contemplados, poderão ter sua obras lidas e experimentadas pela Orquestra, interagir com os músicos para receber feedbacks e realizar ajustes, se necessário, e até registrar momentos do ensaio.

A Sessão de Leitura contou com a participação de dois barítonos convidados, Flávio Carvalho e Leandro Cavini. O primeiro, também revisor e pesquisador, atuou como solista na revisão da edição de Último Retrato, de Dinorá de Carvalho, e na orquestração de Vem vem a noite, também da compositora, com orquestração (reconstrução) de Tadeu Taffarello. Já Leandro Cavini atuou como solista na obra O segredo dos maracujás, de Vitor Alves, e juntamente com o trompista Bruno Demarque, como solista da obra Jardim do Amor, de Almeida Prado, da qual participou na revisão ao lado do pesquisador Tadeu Taffarello.

Além das obras para canto, o repertório desta sessão também incluiu as peças para orquestra sinfônica Per(cor)so B, de Tadeu Taffarello e Nomos do Helder Oliveira e a peça didática Canção da lembrança, para violão e orquestra, do violonista e compositor Leandro Ligocki.

A OSU cumpriu uma de suas missões nesta semana, atuando como laboratório de pesquisa e formação de profissionais da música de concerto. No segundo semestre mais uma Sessão de Leitura será agendada e combinada entre a direção da OSU e os compositores.

A seguir confira alguns depoimentos dos compositores que participaram do evento:

“Foi um momento de troca de conhecimento, respeito e alegria. Recebi sugestões dos músicos da Orquestra e do arquivista, além de ter feito o registro de minha obra. Oportunidade singular! Obrigado a todos que fizeram isso possível.” | Helder Alves de Oliveira (Rio de Janeiro)

“O Projeto Performance acontece há anos e é de extrema importância para novos compositores e para a continuidade da música sinfônica brasileira. É uma oportunidade rara de termos as nossas obras tocadas e gravadas por uma orquestra e maestrina muito experientes e generosos, dando valiosos feedbacks e revisões. Uma verdadeira aula prática de alto nível!” | Leandro Ligocki (Campinas, arquivista da OSU)

“O Projeto Performance 2024 foi uma experiência maravilhosa em que tive o privilégio de participar como compositor. É muito raro termos no Brasil um momento em que uma orquestra pública de nível profissional fica à disposição para compositores testarem suas ideias! Eu especialmente fico muito feliz, pois nunca tive uma peça sinfônica trabalhada. O apoio e ensinamentos da maestrina Cinthia, do arquivista Leandro Ligocki e de todo o corpo de músicos da OSU me deu lições que jamais poderia aprender unicamente na sala de aula.” | Vitor Alves (Campinas, Unicamp)