Nesta sexta, 23 de agosto, o professor Dr. Marcus Held ministrou uma palestra sobre a ópera “Dido e Enéas”, atividade que integra o cronograma do I Festival Unicamp de Ópera CIDDIC/GGBS.
Marcus Held é natural de São Paulo, violinista, violista e pesquisador especializado na música dos séculos XVI, XVII e XVIII com uma agenda ocupada como recitalista, spalla convidado e palestrante. Doutor em Musicologia com Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), é responsável pela primeira tradução à língua portuguesa da integral da obra tratadística de Francesco Geminiani (1687-1762).
Em 2021, foi spalla convidado da Orquestra Sinfônica Municipal do Theatro Municipal de São Paulo (OSM/TMSP) na montagem das Vésperas de Monteverdi. Em 2022, retornou como spalla da ópera Actéon, de Marc-Antoine Charpentier, na série Ópera Fora da Caixa. Além disso, liderou o naipe de violas da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz na ópera Armide, de Jean-Baptiste Lully, no encerramento do 23º Festival de Ópera.
É diretor e spalla do EOS – Conjunto de Música Antiga da USP, spalla da Trupe Barroca (ES), violista da Cibele Camerata (RJ) e professor do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP. Idealizador e fundador do Música Pretérita, projeto dedicado à divulgação da pesquisa em música ao grande público (YouTube e Instagram).
***
A próxima atividade será um ensaio aberto da Orquestra Sinfônica da Unicamp, onde o público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as nuances de uma orquestra. O ensaio acontece sexta, dia 30, na Sala Almeida Prado, em dois horários: 14h e 15h.
Sobre o I Festival Unicamp de Ópera CIDDIC/GGBS
Entre os dias 01 de agosto a 13 de setembro acontece o I Festival Unicamp de Ópera, evento gratuito que oferece 10 atividades sobre o universo da ópera.
O Festival, que nasce da parceria entre o CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) e o GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais), visa aproximar o tema junto a servidores da Universidade e comunidade externa, trazendo as complexas nuances dessas apresentações.