Prof. Dr. Angelo José Fernandes
Angelo José Fernandes tem se destacado com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades, vem desenvolvendo uma ampla atividade como cantor, pianista colaborador, regente coral, preparador vocal de coros e professor de canto. É docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP onde leciona Canto, Ópera Studio, Música de câmara, Técnica Vocal e Fisiologia da Voz.
Tornou-se Doutor (2009) e Mestre (2004) em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP, Especialista em Regência Coral (2001) e Bacharel em Música com habilitação em piano (1994) pela Escola de Música da UFMG. Entre seus principais professores e orientadores destacam-se Carlos Alberto Pinto Fonseca, Iara Fricke Matte e Lincoln Andrade (Regência Coral), Eduardo Hazan, Lucas Bretas e Helly Drumond (Piano e Música de Câmara), Isabel Maresca, Inácio de Nonno, Adriana Giarola Kayama, Eliane Fajioli e Amin Feres (Canto e Técnica Vocal), além de vários outros.
Como pesquisador, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado intensamente ao estudo da técnica vocal na prática coral dos diversos períodos históricos e estilos de música composta para coro e sua aplicação na performance coral atual. Tem trabalhado também com o resgate e análise musical da obra afro-brasileira para canto e piano e para coro a capella do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca.
Na área da performance musical, integra o quinteto vocal Mestres Cantores de São Paulo formado pelos professores cantores Adriana Giarola Kayama, Martha Herr, Josani Keunecke, Lenine Santos, Angelo Fernandes e Ricardo Ballestero, e tem realizado diversos recitais como camerista, tanto como cantor quanto como pianista, apresentando um repertório diversificado com ênfase na canção brasileira de câmara.
É diretor artístico do Ópera Studio do Instituto de Artes da UNICAMP, grupo formado por jovens cantores universitários, com o qual tem montado e apresentado várias óperas e concertos de cenas de óperas no meio universitário com a Orquestra Sinfônica da UNICAMP. Seu trabalho de maior reconhecimento, entretanto, é sua atuação à frente de dois grupos corais dos quais é regente, diretor artístico e preparador vocal: o Coro Contemporâneo de Campinas e o Madrigal Musicanto de Itajubá. Com esses grupos já se apresentou em diversas cidades brasileiras e também no exterior, sempre levando um repertório de alto nível técnico e artístico. Além de já ter apresentado um vasto repertório de música a capella que inclui diversos estilos da Renascença à Música Contemporânea, esses coros têm se destacado por sua participação em montagens de obras de caráter sinfônico com orquestras da cidade de Campinas e da região.