Fóruns

  • No dia 10 de outubro de 2024, o Centro de Convenções da Unicamp será palco do Fórum “Gestão orquestral e compromisso social”, evento gratuito que reunirá especialistas em música de concerto para discutir os desafios e o futuro da gestão orquestral no Brasil. Realizado pela PROEEC (Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura) e organizado pelo CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) em parceria com a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), o evento visa refletir sobre o papel das orquestras no cenário cultural brasileiro, abordando questões como inovação, compromisso social e as demandas específicas de produção pós-pandemia. É uma oportunidade para músicos, gestores e o público se aprofundarem nas particularidades e nas responsabilidades de manter viva a tradição orquestral. Criado em 2015, o Fórum já é referência no meio acadêmico e artístico, sendo um espaço de diálogo entre os bastidores e o palco da música clássica. O Fórum contará com mesas-redondas ao longo do dia, com a presença de importantes convidados do meio da música de concerto, os quais estarão participando como debatedores e mediadores. A primeira mesa, às 9h15, discutirá os “Caminhos da Música Contemporânea nos Concertos Sinfônicos”, abordando como compositores e intérpretes têm lidado com as novas demandas de um público em transformação. À tarde, temas como a carreira de músicos em orquestras sinfônicas e o impacto da curadoria artística nos espaços de espetáculo serão explorados. Além de discussões teóricas, o evento também terá um foco prático, com sugestões de políticas culturais e estratégias para ampliar o acesso e a visibilidade das orquestras no Brasil. Para garantir a participação no Fórum e o certificado, faça sua inscrição aqui. A programação completa oferece um panorama único do cenário orquestral brasileiro, sendo uma chance valiosa para estudantes, profissionais e interessados em música clássica e em sua gestão. Serviço | Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social quando: 10 de outubro de 2024, das 09h às 17h onde: Centro de Convenções da Unicamp | Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP Evento: gratuito Inscrição: clique aqui para se inscrever Lembrete: Somente com a participação presencial haverá certificado Sobre o Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social O Fórum “Gestão Orquestral e Compromisso Social” foi um evento em três edições, criado em 2015, que se tornou referência no mundo da música de concerto. Os eventos reuniram na Unicamp, grandes personalidades dos palcos e do backstage da música clássica, para discussões sobre melhorias e esclarecimentos sobre o setor cultural brasileiro, principalmente no que diz respeito às orquestras regionais. Em 2024, o CIDDIC e a Orquestra Sinfônica da Unicamp, em parceria com a equipe dos Fóruns Permanentes, retomam a organização do Fórum, trazendo novas vozes e ideias atualizadas sobre o ecossistema da música de concerto brasileira, em um contexto pós-pandemia, com a missão de continuar a educar e conscientizar o público sobre as necessidades e os desafios da produção musical no Brasil. Organizadores: Pesq. Dr.Tadeu Taffarello (UNICAMP); Dra. Cinthia Pinheiro Alireti (UNICAMP); Prof. Dr. Igor Leão Maia (UFMG); Prof. Dr. Abel Rocha (UNESP). Programação 10/10/2024  9h – Abertura 9h15 – Mesa 1: Criadores e Intérpretes: caminhos da música contemporânea nos concertos sinfônicos Paulo Zuben, compositor, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura e autor do livro Ouvir o Som. Guilherme Bernstein, compositor e regente, Prof. Dr. de Regência, diretor artístico da Orquestra da UNIRIO. Dra. Cinthia Alireti, regente e diretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Moderador: Prof. Dr. Igor Leão Maia, compositor e regente, professor adjunto da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, doutor em composição musical pelo King ‘s College London. 10h30 – Coffee Break 10h45 – Mesa II: Novas Vozes na produção e gestão da música de concerto brasileira.  Gisely Nascimento, Idealizadora e gestora do Projeto COB – Conectando Orquestras Brasileiras. Victor Lessa, produtor cultural, diretor executivo da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e Co-Idealizador do EMIN  – Encontro Musical de Indaiatuba. Maestra Natalia de Souzas Laranjeira, diretora artística da Camerata Filarmônica de Indaiatuba e idealizadora do FeCam – Festival Camerata. Raquel Rosa, Coordenadora do Departamento de Operações e Eventos da Fundação Osesp. Moderador: Nelson Kunze, diretor da Revista Concerto   12h – Almoço  14h – Mesa 3: A carreira do músico nas orquestras sinfônicas.   Maestro Wanilton Mahfuz, diretor executivo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Regente e produtor do Coral e Orquestra Chácara Primavera. Dr. Paulo de Paula. Fundador, diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba. Idealizador e diretor artístico do EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba Eduardo Freitas, clarinetista da Orquestra Sinfônica UNICAMP e da Orquestra Rock. Idealizador do Projeto Requinta Brasil. Dr. Ricardo Bologna, percussionista da OSESP, regente titular e diretor artístico da OCAM, diretor artístico do Percorso Ensemble. Moderador: Prof. Dr. Abel Rocha,  diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, professor de Regência e Ópera do IA Unesp, coordenador do programa de extensão “Fábrica de Óperas – Unesp”, diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba. 15h15 – Coffee Break  15h30 – Mesa 4: Caminhos da Música de Concerto aos espaços de espetáculo: curadoria, desafios e repercussão. Prof. Dr. Luciano Camargo – professor de regência e canto coral do Instituto de Artes da UNESP; regente do Coro Acadêmico da UNESP; fundador e diretor artístico honorário da Orquestra Acadêmica de São Paulo/UNIOPERA Maestro Eduardo Pereira, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, curador musical da série “A OSB do Brasil” da Orquestra Sinfônica Brasileira e CEO da Life Concert Entretenimento. Dr. Ricardo Bologna, percussionista da OSESP, regente titular e diretor artístico da OCAM, diretor artístico do Percorso Ensemble. Guilherme Bernstein, compositor e regente, Pr.Dr. de Regência, diretor artístico da Orquestra da UNIRIO Moderador: Prof. Dr. Abel Rocha,  diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, professor de Regência e Ópera do IA Unesp, coordenador do programa de extensão “Fábrica de Óperas – Unesp”, diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba. 17h – Encerramento


  • Cartaz Fórum sustentabilidade financeira de corpos artísticos

    O Fórum Sustentabilidade Financeira de Corpos Artísticos, realizado pela Diretoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UNICAMP e organizado pela Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU – CIDDIC), é um evento destinado à atualização de profissionais de todas as áreas de cultura, especialmente para o meio musical. Com a intenção de criar diálogos interdisciplinares entre os diferentes setores artísticos e seus gestores, o evento sugere a participação de qualquer pessoa vinculada a instituições de música de concerto, teatros, produtoras, museus, artistas plásticos, músicos, curadores, estudantes e professores do meio artístico e cultural. Os temas abordados serão dedicados às questões de sustentabilidade financeira de corpos artísticos, incluindo discussões sobre modelos de atuação e financiamento referentes a atividades artísticas e culturais vizinhas, como, por exemplo, nas artes plásticas. O fórum propõe palestras e discussões sobre estratégias e ferramentas que auxiliam na prospecção de recursos para projetos culturais de diferentes iniciativas, impulsionando, dessa maneira, ideias de financiamento no setor da música sinfônica. Programação Manhã 8h30 – Credenciamento 9h – Abertura 9h30 – Palestra: Estratégias e Benefícios da Curadoria nas Artes Plásticas As artes plásticas têm disponíveis há muito tempo um vasto ferramental de curadoria que ainda não é amplamente usado na música. Este ferramental será apresentado para despertarem ideias em quem está no cotidiano do fazer musical. Palestrante: Andrés Hernández, curador, artista plástico e doutorando no Instituto de Artes da UNICAMP em Artes Visuais. 10h30 – Coffee break 11h – Mesa: A curadoria como ferramenta de financiamento cultural – Debatedores: Andrés Hernández; Thaís Nicolau (idealizadora do Festival de Música Contemporânea Brasileira e foi curadora do programa de música contemporânea do Instituto CPFL); Lygia Eluf (professora titular de Artes Plásticas no Instituto de Artes da Unicamp). Mediador: Danilo Ávila (doutorando em História pela UNESP-Franca, editor do site Música e Sociedade e membro do site Sussurro/Musicon). 12h–14h – Almoço Tarde 14h – Palestra: Financiamento cultural – panorama histórico e tendências atuais O financiamento das instituições e iniciativas culturais, fator estruturante dos processos de gestão, tem passado por amplas transformações, tanto no âmbito público quanto privado. Será abordado o contexto histórico e a atualidade do financiamento com tendências e modelos inovadores de sustentabilidade econômica. Palestrante: Luiz Coradazzi (Gestor cultural, foi diretor de artes British Council no Brasil e diretor executivo da Orquestra Municipal de Campinas). 15h20 – Coffee break 15h40 – Mesa: Estratégias de financiamento cultural — Debatedores: Luiz Coradazzi; Douglas Nicolau (administrador especializado em marketing, idealizador e CEO da Incentiv) e  Rosana Caramaschi (diretora de formação do Theatro Municipal de São Paulo)  . Mediador: Guilherme Kawakami (executivo financeiro do Ciddic). 16h40 – Encerramento: Dr.ª Cinthia Alireti – regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Convidados: Andrés I. M. Hernández Doutorando no Instituto de Arte da UNICAMP e mestre em Teoria, Crítica e Produção em Artes Visuais. Foi coordenador de exposições na Bienal de Havana coordenador-executivo do departamento de curadoria do Museu Arte Moderna de São Paulo MAM-SP (2005 – 2010) e coordenador de projetos da Luciana Brito Galeria, além de membro do Conselho Consultivo de Arte do MAMAM (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães) em Recife (2009 – 2013) e do CIMAM. Convidado ao 30º Congresso da ANPAP. Como artista atuou na performance El cuerpo del silencio, de Tania Bruguera, Ateliê da artista (Havana – Cuba, 1998). Também participou da performance Tatuagem Dimensional, da artista Laura Lima/Galeria Casa Triângulo (ArcoMadrid – Madri, 1999) e ainda na performance Respiração Mais, dos Irmãos Guimarães (Mouson – Frankfurt, em 2013). Atualmente é curador e sócio-diretor do SUBSOLO Laboratório de Arte em Campinas.   Thais Nicolau Thais é professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina e atua como diretora artística e curadora nos principais projetos do Grupo Sintonize, destacando-se o Festival de Música Contemporânea Brasileira, Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger e Série Contemporânea realizada no Instituto CPFL. Especialista em projetos via leis de incentivo fiscais, há 7 anos atua na elaboração e consultoria no processo de enquadramento e aprovação de projetos nas leis e instituições de fomento, promovendo o crescimento de responsabilidade social, pesquisa e desenvolvimento, estudos na área de tecnologia, ciência e análise de dados. Cofundadora da Incentiv.me, start-up que utiliza tecnologia para captar recursos para projeto aprovados nas leis de incentivo fiscal e que apresentam alto impacto social, atua como COO e coordena as equipes de captação de projetos, auditoria e compliance.   Danilo Ávila Doutorando em História pela UNESP-Franca, editor do site Música e Sociedade e membro do site Sussurro/Musicon   Luiz Coradazzi Gestor cultural, foi diretor de artes British Council no Brasil e diretor executivo da Orquestra Municipal de Campinas. Luiz Coradazzi é graduado em Comunicação e Marketing pela ESPM, possui MBA em Gestão Executiva pela UFRJ, Mestrado em Gestão de Negócios da Música pela Universidade de Westminster (Londres) e Especialização em Gestão e Políticas Culturais (Universidade de Girona/Itaú Cultural). Atua há 20 anos como gestor no setor cultural, tendo colaborado com projetos e organizações como TV Cultura, Instituto Baccarelli, OSESP, Time 4 Fun e Orquestra Sinfônica de Campinas, entre outras. Entre 2011 e 2017, foi Diretor de Artes do British Council Brasil, onde implementou a plataforma de relações culturais Transform, que atingiu 2,8 milhões de pessoas. Entre os principais projetos do Transform, liderou a criação e curadoria do Transform Orchestra Leadership, voltado ao desenvolvimento de redes e capacidades de gestão no setor orquestral. Foi membro do Conselho Executivo da ISPA (International Society for the Performing Arts) e da Comissão de Avaliação das Organizações Sociais da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Atualmente atua como consultor e estrategista independente para instituições como Theatro Municipal de São Paulo, Consulado dos Países Baixos e Instituto Goethe.    Rosana Caramaschi Diretoria de formação do Theatro Municipal de São Paulo. Rosana Caramaschi, pós-graduada em Arte, Crítica e Curadoria pela Pontifícia Universidade Católica. Sua formação é multidisciplinar, inclusive com MBA em Economia da Cultura. Produziu espetáculos de música popular e erudita, vídeos, exposições, e, desde 1990 produz espetáculos de ópera e de teatro no Brasil e no Exterior. É cocriadora do Festival Amazonas de Ópera; […]


  • Crataz fórum gestão orquestral 2017

    Data: Segunda-feira, 15/5/2017. Local: Centro de Convenções, auditório I – Unicamp Site: www.ciddic.unicamp.br/forum As edições anuais do fórum “Gestão Orquestral e Compromisso Social” visam a atualização de representantes culturais vinculados à orquestras sinfônicas, ou ao exercício, ativos na região do sul e sudeste do Brasil, no que se refere a questões de planejamento artístico e administrativo. Nesta terceira edição, o fórum terá como tema central a análise do público frequentador de concertos e as questões que influenciam tanto na expansão quanto na renovação deste grupo. Questões sobre formação, atualização e profissionalização do músico, do produtor e do gestor cultural, tendo como premissa o compromisso artístico e social, permanecerão como a base de todas as discussões. Idealização e Curadoria Cinthia Alireti Equipe organizadora Cinthia Alireti Nicole Somera Guilherme Rebecchi Elizabeth da Silva Cornélio Realize sua inscrição PROGRAMAÇÃO Manhã 9h – Abertura Integrantes da mesa: Prof. Dr. Claudiney Carrasco (Secretário de Cultura de Campinas e professor do IA/Unicamp) Profa. Dra. Denise Garcia (Coordenadora do CIDDIC e professora do IA/Unicamp) Maestrina Cinthia Alireti (Regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp e Idealizadora do Fórum) Apresentação: Quinteto de Sopros OSU Apresentação musical do QUINTETO DE SOPROS DA OSU 9h30 – Mesa I: Curadoria Musical Debatedores: Maestro Júlio Medaglia (Curador do programa “Grandes Maestros, Grandes Rádios” da Rádio Cultura) Maestrina Mônica Giardini (Regente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo) Prof. João Marcos Coelho (Curador da série de música contemporânea da CPFL Cultura) Mediadora: Profa. Dra. Denise Garcia (Coordenadora do CIDDIC e professora do IA/Unicamp) 10h40 – Pausa 11h – Palestra: “Arquivos Musicais e Desafios na Difusão de Novo Repertório no Brasil” Palestrante: Maria Elisa Peretti Pasqualini (Coordenadora do Arquivo Artístico do Theatro Municipal de São Paulo) 12h – 14h – Almoço Tarde 14h – Mesa II: Divulgação da Música de Concerto Debatedores: Nelson Kunze (Diretor da Revista Concerto) Mariana Garcia (Analista de Comunicação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais) Prof. Rebello Alvarenga (Idealizador e proprietário do portal Música & Sociedade: um novo pensar e agir) Mediador: Danilo Leite Fernandes (Produtor e apresentador na Rádio Educativa de Campinas) 15h20 – Pausa 15h40 – Mesa III: Os Novos Públicos da Música de Concerto Debatedores: Maestro Abel Rocha (Professor da UNESP e regente da Orquestra Sinfônica de Santo André) Mariana Garcia (Analista de Comunicação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais) Vânia Pajares (Diretora Musical e regente de teatro musical) Mediadora: Maestrina Cinthia Alireti (Regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp – OSU/CIDDIC) 17h – Encerramento   REALIZAÇÃO: CIDDIC, OSU APOIO: GGBS, CDC. Convidados: Júlio Medaglia Diplomou-se em regência sinfônica pela Escola Superior de Música da Universidade de Freiburg na Alemanha. Foi um dos fundadores do Tropicalismo e autor do arranjo original da música “Tropicália” de Caetano Veloso que deu origem ao movimento. Cargos ocupados: Diretor do Instituto Estadual de Comunicação do Rio, da Rádio Roquette Pinto do Rio de Janeiro; Supervisor Musical Artístico da Rede Globo; Diretor do Teatro Municipal de São Paulo, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, do Festival de Inverno de Campos do Jordão, da Universidade Livre de Música, do Centro Cultural São Paulo; regente da Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília. Há 30 anos apresenta programa diário na Rádio Cultura FM em São Paulo. Há 10 anos é responsável pelo programa Prelúdio na TV Cultura.   João Marcos Coelho Jornalista, crítico de “O Estado de S. Paulo”, articulista da revista “Concerto” e colaborador do “Valor Econômico”. Foi crítico musical nas redações de “Veja” e “Folha de S. Paulo”. Em 2009, o “No Calor da Hora – música e cultura nos anos de chumbo”, livro de sua autoria, foi finalista do Prêmio Jabuti. Coordena desde 2004 os concertos de música contemporânea do Instituto CPFL de Cultura, em Campinas, para o qual produziu e dirigiu 3 álbuns de música contemporânea brasileira. Desde 2004, produz e apresenta o programa semanal “O Que Há de Novo”, e, desde 2008, o programa “Música Contemporânea” e as seções “CD da Semana” (semanal) e “Compositor do Mês” (diário) na Rádio Cultura FM em São Paulo. Para o Selo SESC, produziu e dirigiu os livretos-DVDs da série “O Som da Orquestra”: “Piano – uma história de 300 anos”, “A Família das Cordas” e “A Democracia das Madeiras” e o CD “Cage +”. É autor do livro “Pensando as músicas no século XXI – invenção e utopia nos trópicos” a ser publicado em 2017 pela Editora Perspectiva.   Mônica Giardini Doutora e mestre pela USP, com formação em piano e bacharel em violão e Pedagogia Plena. Recebeu o Troféu Mulher em Sol Maior, em 1999, o Prêmio Mulheres no Mercado, em 2004, e o Prêmio Excelência Mulher, em 2011, concedido pela CIESP. Participou como regente de conferências e congressos de Bandas Sinfônicas no Brasil, África do Sul e Argentina, e, como regente adjunta, da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (BSJESP), da Sinfônica de Sopros de São Paulo.   Maria Elisa Peretti Pasqualini Mestre em Música pela UNESP São Paulo. Dirigiu, por 12 anos, o Centro de Documentação Musical e a Editora Criadores do Brasil, ambos da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Lecionou Harmonia, Contraponto e Regência Coral na Universidade Livre de Música e atuou como Coordenadora do acervo da discoteca da Fundação Padre Anchieta (FPA) – Centro Paulista de Rádio e TV Educativas. Coordena, hoje, o Arquivo Artístico do Theatro Municipal de São Paulo.   Nelson Rubens Kunze Nascido em São Paulo (1958), graduou-se em Engenharia (USP, 1982) e Música (Conservatório Musical Brooklin Paulista, 1982). Realizou, entre os anos de 1984 e 1987, cursos de extensão em Música e Comunicações na Escola Superior de Artes de Berlim e na Universidade Técnica de Berlim na Alemanha. Atua como editor e colunista da Revista CONCERTO (desde 1995) e do Site CONCERTO (desde 2006), publicados pela empresa, da qual é fundador, sócio e diretor, Clássicos Editorial Ltda. Foi membro do Conselho Deliberativo da Orquestra Sinfônica da USP (2001-2005) e membro do Conselho de Administração da Organização […]


  • Data: Quinta-feira, 02 de junho de 2016 Local: Auditório V da Faculdade de Ciências Médicas (FCM/Unicamp) R. Tessália Vieira de Camargo, 126 – Cidade Universitária Campinas – São Paulo. A primeira edição do fórum, em 2015, contou com a presença de maestros, compositores, críticos e educadores de forte influência no cenário musical brasileiro. Além de ter causado grande repercussão no meio, tendo sido o primeiro encontro de discussões desse gênero, voltado a organizações de estrutura pequeno/média e regionais, o fórum fomentou ideias para próximos eventos. Nesta segunda edição, além de grandes personalidades do meio sinfônico, convidamos o maestro Leonardo Panigada, que se destaca por sua forte representação do El Sistema, tanto na Venezuela, como nos Estados Unidos. Maestro Panigada foi membro fundador do primeiro núcleo do El Sistema, na província de Barquisimeto, a convite do grande visionário e criador do sistema, José Antonio Abreu. Matéria na RTV Unicamp: class="cat-post-excerpt-more" href="https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/forum-gestao-orquestral-e-compromisso-social-2016/" title="Continue lendo Fórum “Gestão Orquestral e Compromisso Social” 2016 – 2ª Edição">[…]


  • Cartaz fórum gestão orquestral 2015

    O CIDDIC e a Orquestra Sinfônica da Unicamp promovem, no dia 24 de março, o Fórum “Gestão Orquestral e Compromisso Social”. Nos últimos anos o papel das orquestras sinfônicas no Brasil tem se reciclado rapidamente, assumindo diferentes funções dentro da sociedade. Primeiramente, constata-se o aumento da profissionalização de músicos e gestores da área artística, o que resulta numa melhoria na qualidade dos eventos. Além desses fatores, as instituições sinfônicas têm se mostrado cada vez mais ativas no desenvolvimento de programas educativos e sociais, auxiliando na melhoria da condição sociocultural de moradores da periferia, ao mesmo tempo que amplia o alcance da música erudita. Dentre esses tópicos ainda será discutida no fórum a questão da integração da música contemporânea no repertório de concerto, no que concerne divulgação e criação de estratégias de formação de público para tal gênero. Matéria na RTV Unicamp:>