Blog OSU

Concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp traz Beethoven e Emilie Mayer quinta, 14, na FCM

No dia 14 de novembro, às 19h30, o Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp será o cenário de mais um concerto especial da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU). Sob regência da maestrina Cinthia Alireti, o programa explora o romantismo expressivo de Emilie Mayer e o idílio pastoral de Beethoven, oferecendo ao público uma noite que promete uma imersão profunda na riqueza orquestral.

A abertura do concerto destaca a compositora alemã Emilie Mayer, com sua inspirada “Abertura Fausto”. Considerada uma das vozes femininas mais marcantes do romantismo, Mayer transformou sua paixão pela música em obras vibrantes, ainda que pouco conhecidas pelo público. “Abertura Fausto” exibe sua habilidade em captar atmosferas dramáticas e complexas, transportando o ouvinte para os dilemas e profundezas emocionais do protagonista da obra literária de Goethe dentro da tradição da música programática alemã do século XIX.

A segunda parte do concerto traz uma das peças mais queridas de Ludwig van Beethoven, a Sinfonia n. 6, conhecida como “Pastoral”. Diferente das suas composições de tom mais dramático, a “Pastoral” se destaca pela serenidade e pela celebração da natureza. Dividida em cinco movimentos, cada um evoca um aspecto do campo: da paz bucólica à força de uma tempestade, concluindo com um cântico de gratidão. Beethoven nos guia por um cenário idílico, onde a música se funde aos sons da natureza, refletindo seu amor pelo ambiente rural.

O evento, gratuito, é uma oportunidade única para aproveitar a interpretação da OSU em uma noite que une o dramático ao contemplativo.

A seguir, confira o programa digital deste concerto

Serviço | Pastoral

  • quando: 14 de novembro de 2024, às 19h30
  • onde: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) | R. Albert Sabin – Cidade Universitária, Campinas
  • entrada gratuita

CIDDIC e OSU lançam o edital para o Projeto Performance 2025 com foco na experimentação musical

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), em sua missão de promover a pesquisa e inovação no cenário musical universitário, anuncia a oitava edição do Projeto Performance, organizado pelo CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Divulgação Cultural da Unicamp). Em 2025, o projeto segue como um verdadeiro laboratório de pesquisa para experimentações musicais, envolvendo não só a performance sinfônica, mas também áreas como composição, educação musical e multimídia. A iniciativa busca fomentar colaborações com músicos, artistas, pesquisadores e educadores, abrindo espaço para a realização de ensaios experimentais, concertos e master classes ao longo do ano.

Sobre o Laboratório de Pesquisa da OSU

Os projetos selecionados poderão integrar a programação oficial de concertos e ensaios da OSU, composta por um elenco de músicos talentosos e instrumentação clássica, com recursos de flautas, oboés, clarinetes, trompas, cordas e percussão, além de espaço dedicado para ensaios na Sala Almeida Prado, em Campinas. Os proponentes podem optar pelo uso integral da Orquestra ou por formações menores, de acordo com as demandas de suas propostas.

Quem pode se inscrever?

As inscrições estão abertas para intérpretes, compositores, arranjadores, pesquisadores e educadores que desenvolvam projetos de música sinfônica e que precisem de uma orquestra para suas pesquisas. No entanto, a edição atual não contempla projetos de regência. Interessados podem se inscrever entre 4 de novembro e 20 de dezembro de 2024, enviando suas propostas e material audiovisual que demonstre seu trabalho por meio do site oficial do CIDDIC.

Processo de seleção e execução

Uma comissão composta pela Direção Artística e Comissão da OSU analisará as propostas com base nos objetivos e programação do CIDDIC. Serão selecionados os projetos que melhor se ajustem à formação da orquestra e às características da sala de ensaio. Após a aprovação, os candidatos são responsáveis por fornecer partituras e documentação autoral, bem como por eventuais custos de direitos autorais e aluguel de partituras.

A execução dos projetos será acompanhada pela equipe do CIDDIC, e as datas das apresentações serão alinhadas conforme a disponibilidade da orquestra. Vale ressaltar que os proponentes não recebem remuneração pela participação, embora a instituição possa oferecer apoio logístico em alguns casos.

Como participar

Para se inscrever, basta acessar o site do CIDDIC, preencher o formulário com a proposta e enviar para o e-mail indicado no edital. Propostas coletivas são permitidas, mas a aprovação depende dos critérios da comissão.

Para mais detalhes sobre o edital, entre em contato com a equipe da OSU pelo e-mail osu@unicamp.br.


OSU e alunos de Voz Popular do Instituto de Artes da Unicamp apresentam o concerto “Um olhar sobre o Brasil”

No dia 31 de outubro de 2024, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) se une aos alunos de Voz Popular do Instituto de Artes (IA) da Unicamp para apresentar o espetáculo “Um olhar sobre o Brasil”, no Teatro de Arena da Unicamp, às 20h. O evento, com entrada livre, será conduzido pela maestrina da Sinfônica, Cinthia Alireti, e conta com a orientação, repertório e roteiro da Professora Dra. Regina Machado.

O programa do concerto inclui obras que destacam a diversidade da música brasileira, desde o poema sinfônico “O Boto do Tapajós”, de Cintia Zanco, até clássicos como “Brasil Pandeiro” e “Andar com Fé”, esta última de Gilberto Gil. Cada música foi cuidadosamente selecionada para proporcionar uma reflexão sobre a cultura e a história do país, oferecendo um panorama que vai do popular ao erudito, sempre com o toque especial dos alunos de Voz Popular.

O concerto trará ao público uma viagem pela música brasileira com arranjos especiais feitos por Cintia Zanco, renomada artista que transita entre a música popular e erudita. Zanco, com uma extensa carreira como instrumentista, arranjadora e compositora, tem sido uma presença constante nas principais orquestras e grupos de música do Brasil. Seu trabalho como arranjadora já foi apresentado por orquestras renomadas e gravado por grandes nomes da música nacional. Entre as diversas colaborações, Zanco realizou arranjos para a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, trabalhando com artistas como Elza Soares, Lenine e Mart’nália. Sua expertise será um dos destaques da apresentação, garantindo que o público tenha uma experiência musical rica e diversificada.

A noite será um convite para celebrar a música nacional em suas diferentes formas e tradições, e a interação entre a OSU e os jovens talentos da Unicamp promete emocionar e surpreender.

Sobre Cintia Zanco

Cintia Zanco é uma artista versátil, com atuação tanto na música popular quanto na erudita. Instrumentista, arranjadora, compositora e arte-educadora, Cintia possui uma longa trajetória na cena cultural brasileira. Ao longo de sua carreira, integrou várias orquestras, como a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, a Sinfônica de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Também participou de grupos de música popular, incluindo Mawaca, Orquestra Paissandú, Tarsila Instrumental, GatoNegro Tango, Grupo Dedo de Moça e Quarteto Abaporú. Como arranjadora e compositora, é ativa tanto na música sinfônica quanto em formações de câmara, popular e étnica, com arranjos executados por diversas orquestras no Brasil e no exterior.

Atualmente, trabalha regularmente com a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, onde elabora arranjos para a orquestra e solistas convidados, como Raul de Souza, Lenine, Luís Melodia, Moraes Moreira, Richard Galliano, Philip Catherine, Carla Cook, Elza Soares, Roberta Sá, Luiza Possi, Mart’nália, Paulo Sérgio Santos, Fabiana Cozza, Moacyr Luz, Diego Schissi, Grupo Mawaca, Wadaiko Sho e Ramiro Boero, além de solistas residentes da orquestra. Realiza também trabalhos para grupos e cantores de música popular, sendo destaque os arranjos de cordas para o CD Cauby Peixoto Interpreta Roberto Carlos, indicado ao Prêmio de Música Brasileira.

Além de arranjadora, Cintia é compositora de trilhas para cinema, eventos, publicidade e teatro, como a trilha do espetáculo Os Lusíadas, dirigido por Iacov Hilel e criada em parceria com Magda Pucci, lançada em CD. Cintia foi indicada ao prêmio de melhor trilha sonora original pela APETESP, com a trilha para o espetáculo Eleonora & Elenice, de Tácito Rocha. Em 2007, fez sua estreia como regente na Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, conduzindo sua peça autoral Variações Nômades, para violino e orquestra, com solo de Graziela Rodrigues. Desde então, atua como regente em gravações e eventos.

Como educadora, foi fundadora e coordenadora da Escola para Instrumentistas de Cordas do SESIMINAS, professora na Universidade Livre de Música e professora e coordenadora da área de música da EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística.

Conferi, a seguir, o programa digital.

Serviço | Um olhar sobre o Brasil

  • quando: 31 de outubro de 2024
  • onde: Teatro de Arena | R. Elis Regina – Cidade Universitária, Campinas
  • entrada gratuita

OSU abre vaga para contrabaixista por meio de Processo Seletivo Público

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) abriu uma vaga para contrabaixista por meio de Processo Seletivo Público.

A remuneração é de R$ 6.607,20 mensais e os candidatos devem ter graduação em música e domínio técnico do instrumento contrabaixo. Há uma vaga disponível, e as inscrições podem ser feitas até dia 22 de outubro de 2024.

Atualização:

Devido a uma falha no sistema, o processo seletivo público temporário para Músico (contrabaixo) tem as inscrições reabertas no período de 21 a 22/10/2024. Para mais detalhes, consulte o edital 24/2024 na página da DGRH.

Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta concerto “Clássicos da Despedida”, dia 17, na FCM

No dia 17 de outubro de 2024, às 19h30, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realizará um concerto especial intitulado “Clássicos da Despedida”, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM). Sob regência de Cinthia Alireti, maestrina da OSU, o evento promete uma noite emocionante, trazendo ao público algumas das obras mais icônicas da música clássica.

O repertório inclui a famosa Aria da Suite n.3 em ré maior de J. S. Bach, além da Aria da Suite Antiga de Alberto Nepomuceno, com edição de Guilherme Bernstein. O programa segue com a vibrante Sinfonia n. 1 Kv. 16 de W. A. Mozart, composta quando o prodígio tinha apenas 8 anos de idade, e culmina com a célebre Sinfonia n. 45 em fá menor de Joseph Haydn, popularmente conhecida como “Adeus”, que encerra o concerto com um emocionante final.

Esta apresentação é uma excelente oportunidade para os amantes da música clássica desfrutarem de um repertório cuidadosamente selecionado, em uma noite de despedidas e celebrações sonoras. A entrada é livre por ordem de chegada. Não perca!

A seguir, confira o programa digital da apresentação.

Serviço | Concerto especial “Clássicos da Despedida”

  • quando: 17 de outubro de 2024, às 19h30
  • onde: Auditório da FCM | R. Albert Sabin (Unicamp)
  • entrada: livre

Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social: Mesa 4 “Caminhos da Música de Concerto aos espaços de espetáculo: curadoria, desafios e repercussão”

Encerrando a edição 2024 do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social, a última mesa, às 15h30, traz novamente em sua composição o Dr. Ricardo Bologna e o Prof. Dr. Guilherme Bernstein, além da mediação do Prof. Dr. Abel Rocha. O tema será “Caminhos da Música de Concerto aos espaços de espetáculo: curadoria, desafios e repercussão”.

Somam-se ao debate o Maestro Eduardo Pereira, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, curador musical da série “A OSB do Brasil” da Orquestra Sinfônica Brasileira e CEO da Life Concert Entretenimento, e Prof. Dr. Luciano Camargo, professor de regência e canto coral do Instituto de Artes da UNESP, regente do Coro Acadêmico da UNESP, e fundador e diretor artístico honorário da Orquestra Acadêmica de São Paulo/UNIOPERA.

O Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social acontece no dia 10 de outubro, das 09h às 17h, no Centro de Convenções da Unicamp, que fica na Rua Érico Veríssimo, 500, no campus de Barão Geraldo, em Campinas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link https://bit.ly/forum-gestao.

Mesa 4

Caminhos da Música de Concerto aos espaços de espetáculo: curadoria, desafios e repercussão

Dr. Ricardo Bologna | Timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Professor do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra de Câmara da USP e Diretor Artístico do Percorso Ensemble. Como regente convidado, atua à frente das principais orquestras brasileiras, tais como a OSESP, OSB, Filarmônica de Minas, entre outras.

Prof. Dr. Guilherme Bernstein | Compositor e regente, Professor Doutor de Regência e Diretor Artístico da Orquestra da UNIRIO. Foi Maestro Residente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do RJ e Diretor Musical da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. É Diretor Artístico do Festival de Ópera de Ouro Preto. Como convidado, tem atuado à frente de diversas orquestras, tais como a Sinfônica Nacional – UFF, OSB, OSPA, entre outras.

Maestro Eduardo Pereira | Diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro e maestro titular da Orquestra Sinfônica de Sorocaba. Atuou como coordenador musical do maior cine concerto do mundo, “O Senhor dos Anéis – As duas torres”. Foi curador da série OSB do Brasil. Vencedor dos concursos “Eleazar de Carvalho” ( melhor regente) e  Mestre da Cultura Nacional (“Personalidade Cultural do ano de 2023”), entre outros.

Prof. Dr. Luciano Camargo | Regente e professor da área de regência e canto coral do Instituto de Artes da UNESP. Foi diretor de música sacra do Kantorei St. Peter und Paul (Freiburg im Breisgau – Alemanha) e Diretor Artístico da Orquestra Acadêmica de São Paulo e do Coral da Cidade de São Paulo (UNIOPERA). Foi professor de regência no Curso de Música da Universidade Federal de Roraima (UFRR) de 2017 a 2023.

Prof. Dr. Abel Rocha – mediação | Diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, professor de Regência e Ópera do IA Unesp, coordenador do programa de extensão “Fábrica de Óperas – Unesp”, diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba.

Serviço | Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social

  • quando: 10 de outubro de 2024, das 09h às 17h
  • onde: Centro de Convenções da Unicamp | Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP
  • Evento: gratuito
  • Inscrição: clique aqui para se inscrever
  • Lembrete: Somente com a participação presencial haverá certificado

Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social: Mesa 3 “A carreira do músico nas orquestras sinfônicas”

A rodada da tarde do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social também reserva importantes personagens do cenário da música brasileira.

A primeira mesa vespertina traz como centro o tema “A carreira do músico nas orquestras sinfônicas”, com destaque para a participação de Eduardo Freitas, clarinetista da Orquestra Sinfônica UNICAMP e da Orquestra Rock, e idealizador do Projeto Requinta Brasil.

Também integram a mesa o maestro Wanilton Mahfuz, diretor-executivo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, regente e produtor do Coral e Orquestra Chácara Primavera, o Dr. Paulo de Paula, fundador, diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, além de ser idealizador e diretor artístico do EMIn (Encontro Musical de Indaiatuba), e o Dr. Ricardo Bologna, percussionista da OSESP, regente titular e diretor artístico da OCAM e diretor artístico do Percorso Ensemble.

A mesa das 14h será mediado pelo Prof. Dr. Abel Rocha, diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, professor de Regência e Ópera do IA Unesp, coordenador do programa de extensão “Fábrica de Óperas – Unesp”, e diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba.

O Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social acontece no dia 10 de outubro, das 09h às 17h, no Centro de Convenções da Unicamp, que fica na Rua Érico Veríssimo, 500, no campus de Barão Geraldo, em Campinas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link https://bit.ly/forum-gestao.

Mesa 3

A carreira do músico nas orquestras sinfônicas

Maestro Wanilton Mahfuz | Diretor administrativo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.  Regente e produtor do coral e Orquestra Chácara Primavera desde 2013 e do Coral e Orquestra IBCC, entre 2001 a 2012. Graduado em Regência Orquestral pela UNICAMP, sob a orientação dos maestros Benito Juarez, Helena Starzynski e Henrique Gregori. Mestrado em Teatro Musical Sacro – FABAT/RIO, sob a orientação do Dr. Nabor Nunes Filho.

Dr. Paulo de Paula | Fundador, diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba. Foi responsável pela criação da Orquestra Jovem de Indaiatuba, da EMOSI – Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e do EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba. É Doutor, Mestre e Bacharel em Música pela Unicamp.

Eduardo Freitas | Natural de São Paulo, Eduardo Freitas iniciou seus estudos na EMESP,com o Daniel Cornejo,Bacharel em Clarinete pela UNESP tendo como Orientador o Sérgio Burgani. Participou de vários festivais, entre eles, Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Oficina de Música de Curitiba e Oficina de Música de Tatuí, participando também de vários MasterClass com renomados artistas, como François Sauzeau, Olivier Patey, Wenzel Fuchs, Ralph Mano, Ovanir Buosi, Cristiano Alves, Luis Eugênio (Montanha). Trabalhou com diversos grandes Maestros, dentre eles,Abel Rocha, Isaac Karabtchevsky, Lazlo Marosi, Benito Juarez, Dario Sotelo, Felix Hauswirth, Roberto Tibiriçá e Knut Andreas. Foi integrante da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, Banda Sinfônica de Cubatão, Orquestra Sinfônica de Guarulhos, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Atualmente é Clarinetista da Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Rock Artista Marca Reeds,e idealizador do Projeto Requinta Brasil.

Dr. Ricardo Bologna | Timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Professor do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra de Câmara da USP e Diretor Artístico do Percorso Ensemble. Como regente convidado, atua à frente das principais orquestras brasileiras, tais como a OSESP, OSB, Filarmônica de Minas, entre outras.

Prof. Dr. Abel Rocha – mediação | Diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, professor de Regência e Ópera do IA Unesp, coordenador do programa de extensão “Fábrica de Óperas – Unesp”, diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba.

Serviço | Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social

  • quando: 10 de outubro de 2024, das 09h às 17h
  • onde: Centro de Convenções da Unicamp | Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP
  • Evento: gratuito
  • Inscrição: clique aqui para se inscrever
  • Lembrete: Somente com a participação presencial haverá certificado

Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social: Mesa 2 “Novas Vozes na produção e gestão da música de concerto brasileira”

A segunda mesa do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social, que acontece no dia 10 de outubro, traz como perspectiva o tema “Novas Vozes na produção e gestão da música de concerto brasileira”.

Integram a mesa nomes como Gisely Nascimento, idealizadora e gestora do Projeto COB (Conectando Orquestras Brasileiras), Victor Lessa, produtor cultural, diretor-executivo da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e co-idealizador do Encontro Musical de Indaiatuba, e a maestrina Natalia de Souzas Laranjeira, diretora artística da Camerata Filarmônica de Indaiatuba e idealizadora do FeCam (Festival Camerata).

Além destes, Raquel Rosa, coordenadora do Departamento de Operações e Eventos da Fundação Osesp também participa do encontro. A mediação será de Nelson Kunze, gestor cultural e diretor da Revista Concerto.

O Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social acontece no dia 10 de outubro, das 09h às 17h, no Centro de Convenções da Unicamp, que fica na Rua Érico Veríssimo, 500, no campus de Barão Geraldo, em Campinas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link https://bit.ly/forum-gestao.

Mesa 2

Novas Vozes na produção e gestão da música de concerto brasileira

Victor Lessa 

Músico violoncelista, atuou como produtor da Oficina de Cordas de Campinas, Orquestra Sinfônica da Unicamp e da Orquestra do Conservatório Carlos Gomes. É produtor executivo do Encontro musical de Indaiatuba (EMIn), da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, da Orquestra Sinfônica de Americana, da Orquestra Filarmônica de Patos de Minas e da Academia Jovens Músicos de Piracicaba.

Gisely Nascimento

Teve sua iniciação musical em 2002 no Projeto Guri (violino e canto coral). Foi colaboradora de algumas orquestras brasileiras no setor administrativo e operacional. Desenvolveu estudos acadêmicos sobre grupos sinfônicos e desde 2022 é gestora do Projeto COB – Conectando Orquestras Brasileiras.

Raquel Rosa 

Iniciou sua carreira como inspetora na Orquestra Experimental de Repertório, dentro da Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Atuou por 6 anos como coordenadora de produção na Orquestra Sinfônica da Bahia, corpo artístico do Teatro Castro Alves. Em maio de 2024, assumiu a Coordenação de Operações e Eventos da Fundação Osesp. Raquel é especialista em Gestão de Projetos pela USP/Esalq.

Maestra Natália de Sousas Larangeira 

Regente e diretora artística da Camerata Filarmônica de Indaiatuba e do Festival Camerata (FeCam). Vencedora dos prêmios Jovem Talento 2021 (Revista Concerto), 2º lugar no III Concurso para diretores da Ópera Baugè (França/2019) e 1º lugar no Concurso para assistente de direção da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires, no Teatro Colón, onde atuou entre 2020 e 2022.

Nelson Rubens Kunze mediação

Formado em engenharia e música, realizou cursos de extensão na Escola Superior de Artes de Berlim e na Universidade Técnica de Berlim. É fundador, sócio e diretor da empresa Clássicos Editorial Ltda., que desde 1995 publica a revista CONCERTO – Guia Mensal de Música Clássica e desde 2006 o Site CONCERTO, dos quais é editor e colunista.

 

Serviço | Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social

  • quando: 10 de outubro de 2024, das 09h às 17h
  • onde: Centro de Convenções da Unicamp | Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP
  • Evento: gratuito
  • Inscrição: clique aqui para se inscrever
  • Lembrete: Somente com a participação presencial haverá certificado

Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social: Mesa 1 “Criadores e Intérpretes: caminhos da música contemporânea nos concertos sinfônicos”

Dia 10, a partir das 09h, acontece o Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social, evento que se tornou referência no mundo da música de concerto.

Em 2024, o CIDDIC e a Orquestra Sinfônica da Unicamp, em parceria com a equipe dos Fóruns Permanentes, retomam a organização do Fórum, trazendo novas vozes e ideias atualizadas sobre o ecossistema da música de concerto brasileira

A primeira mesa, às 09h15, traz como tema “Criadores e Intérpretes: caminhos da música contemporânea nos concertos sinfônicos”, e temo como mediação o Prof. Dr. Igor Leão Maia, compositor e regente, professor adjunto da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, doutor em composição musical pelo King ‘s College London.

Para o debate, três grandes nomes: Paulo Zuben, compositor, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura e autor do livro Ouvir o Som e Guilherme Bernstein, compositor e regente, Prof. Dr. de Regência e diretor artístico da Orquestra da UNIRIO. Complementa a mesa a Dra. Cinthia Alireti, regente e diretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp.

O Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social acontece no dia 10 de outubro, das 09h às 17h, no Centro de Convenções da Unicamp, que fica na Rua Érico Veríssimo, 500, no campus de Barão Geraldo, em Campinas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link https://bit.ly/forum-gestao.

Mesa 1

Criadores e Intérpretes: caminhos da música contemporânea nos concertos sinfônicos

Dr. Paulo Zuben

Compositor e gestor cultural. Diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura. Autor dos livros “Ouvir o som” e “Música e tecnologia”. Criador e membro do conselho artístico da Camerata Aberta, com a qual recebeu os prêmios APCA (2010) e o Prêmio Bravo! (2012). Membro do Conselho do International Music Council (IMC). Diretor-presidente da Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura – ABRAOSC. Condecorado em 2013 pelo Ministério da Cultura da França com a comenda de “Chevalier dans l’Ordre des Arts et des Lettres”.

Prof. Dr. Guilherme Bernstein

Compositor e regente, Professor Doutor de Regência e Diretor Artístico da Orquestra da UNIRIO. Foi Maestro Residente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do RJ e Diretor Musical da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. É Diretor Artístico do Festival de Ópera de Ouro Preto. Como convidado, tem atuado à frente de diversas orquestras, tais como a Sinfônica Nacional – UFF, OSB, OSPA, entre outras.

Dra. Cinthia Alireti

Regente e diretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Idealizadora dos Encontros de Música Contemporânea OSU e dos fóruns GOCS. Atua como regente convidada à frente de diversas orquestras, tais como a Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica Nacional do Teatro Cláudio Santoro, Collegium musicum Potsdam, entre outras. Bacharel em Composição pela ECA-USP e Doutora em Regência pela Jacobs School of Music, em Indiana (EUA).

Prof. Dr. Igor Leão Maia – mediação

Compositor, regente e professor de composição da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2019. Doutor em composição pelo King’s College London (Inglaterra). Foi um Ernst Mach Scholar na Anton Bruckner University (Áustria). Sua obra é tocada em festivais e concertos na Europa, Américas e Japão.

Serviço | Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social

  • quando: 10 de outubro de 2024, das 09h às 17h
  • onde: Centro de Convenções da Unicamp | Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP
  • Evento: gratuito
  • Inscrição: clique aqui para se inscrever
  • Lembrete: Somente com a participação presencial haverá certificado

Teatro de Arena recebe o concerto “Notícias dos Bálcãs”, com direção e piano do oboísta Martin Lazarov

Na próxima quinta-feira, 26 de setembro, às 19h, o Teatro de Arena da Unicamp recebe o concerto especial “Notícias dos Bálcãs”, com direção e piano do búlgaro Martin Lazarov, oboísta da Orquestra Sinfônica da Unicamp.

A apresentação conta com participação especial de Emílio Martins, Ricardo Silva, Manuel Faleiros e Miguel Clemente, e toma como base um rico repertório que inclui Rapsódia Trakia, Dance of Taurus e Equilibrium.

Lazarov traz ao público composições autorais, cuidadosamente selecionadas para realçar a combinação única de timbres e texturas que as obras podem oferecer. Será uma grande oportunidade de vivenciar uma música que transita entre o contemporâneo e o tradicional, marcada por sua originalidade e pela habilidade de Lazarov em explorar novos horizontes sonoros.

Com uma proposta inovadora, o concerto promete encantar os apreciadores da música erudita e autoral, oferecendo uma experiência que vai além do comum. Através de suas composições, Lazarov nos convida a explorar paisagens musicais únicas, onde cada timbre e cada nota foram pensados para criar uma experiência envolvente e transformadora.

A apresentação gratuita acontece no Teatro de Arena, que fica na Rua Elis Regina, dentro da Unicamp. O concerto está marcado para as 19h.

Sobre Martin Lazarov

Martin Lazarov é graduado pela “Academia Nacional de Música” de Sofia, Bulgária, na classe de oboé. Concluiu seu mestrado em interpretação musical em Sofia e também o prestigiado Artist Diploma Program em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Serviço | Notícias dos Bálcãs

  • quando: 26 de setembro, às 19h
  • onde: Teatro de Arena, Unicamp | Rua Elis Regina, Cidade Universitária, Campinas, SP
  • entrada gratuita

Confira, a seguir, a versão digital do programa: