No dia 14 de novembro, às 19h30, o Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp será o cenário de mais um concerto especial da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU). Sob regência da maestrina Cinthia Alireti, o programa explora o romantismo expressivo de Emilie Mayer e o idílio pastoral de Beethoven, oferecendo ao público uma noite que promete uma imersão profunda na riqueza orquestral. A abertura do concerto destaca a compositora alemã Emilie Mayer, com sua inspirada “Abertura Fausto”. Considerada uma das vozes femininas mais marcantes do romantismo, Mayer transformou sua paixão pela música em obras vibrantes, ainda que pouco conhecidas pelo público. “Abertura Fausto” exibe sua habilidade em captar atmosferas dramáticas e complexas, transportando o ouvinte para os dilemas e profundezas emocionais do protagonista da obra literária de Goethe dentro da tradição da música programática alemã do século XIX. A segunda parte do concerto traz uma das peças mais queridas de Ludwig van Beethoven, a Sinfonia n. 6, conhecida como “Pastoral”. Diferente das suas composições de tom mais dramático, a “Pastoral” se destaca pela serenidade e pela celebração da natureza. Dividida em cinco movimentos, cada um evoca um aspecto do campo: da paz bucólica à força de uma tempestade, concluindo com um cântico de gratidão. Beethoven nos guia por um cenário idílico, onde a música se funde aos sons da natureza, refletindo seu amor pelo ambiente rural. O evento, gratuito, é uma oportunidade única para aproveitar a interpretação da OSU em uma noite que une o dramático ao contemplativo. A seguir, confira o programa digital deste concerto Serviço | Pastoral quando: 14 de novembro de 2024, às 19h30 onde: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) | R. Albert Sabin – Cidade Universitária, Campinas entrada gratuita
No dia 31 de outubro de 2024, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) se une aos alunos de Voz Popular do Instituto de Artes (IA) da Unicamp para apresentar o espetáculo “Um olhar sobre o Brasil”, no Teatro de Arena da Unicamp, às 20h. O evento, com entrada livre, será conduzido pela maestrina da Sinfônica, Cinthia Alireti, e conta com a orientação, repertório e roteiro da Professora Dra. Regina Machado. O programa do concerto inclui obras que destacam a diversidade da música brasileira, desde o poema sinfônico “O Boto do Tapajós”, de Cintia Zanco, até clássicos como “Brasil Pandeiro” e “Andar com Fé”, esta última de Gilberto Gil. Cada música foi cuidadosamente selecionada para proporcionar uma reflexão sobre a cultura e a história do país, oferecendo um panorama que vai do popular ao erudito, sempre com o toque especial dos alunos de Voz Popular. O concerto trará ao público uma viagem pela música brasileira com arranjos especiais feitos por Cintia Zanco, renomada artista que transita entre a música popular e erudita. Zanco, com uma extensa carreira como instrumentista, arranjadora e compositora, tem sido uma presença constante nas principais orquestras e grupos de música do Brasil. Seu trabalho como arranjadora já foi apresentado por orquestras renomadas e gravado por grandes nomes da música nacional. Entre as diversas colaborações, Zanco realizou arranjos para a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, trabalhando com artistas como Elza Soares, Lenine e Mart’nália. Sua expertise será um dos destaques da apresentação, garantindo que o público tenha uma experiência musical rica e diversificada. A noite será um convite para celebrar a música nacional em suas diferentes formas e tradições, e a interação entre a OSU e os jovens talentos da Unicamp promete emocionar e surpreender. Sobre Cintia Zanco Cintia Zanco é uma artista versátil, com atuação tanto na música popular quanto na erudita. Instrumentista, arranjadora, compositora e arte-educadora, Cintia possui uma longa trajetória na cena cultural brasileira. Ao longo de sua carreira, integrou várias orquestras, como a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, a Sinfônica de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Também participou de grupos de música popular, incluindo Mawaca, Orquestra Paissandú, Tarsila Instrumental, GatoNegro Tango, Grupo Dedo de Moça e Quarteto Abaporú. Como arranjadora e compositora, é ativa tanto na música sinfônica quanto em formações de câmara, popular e étnica, com arranjos executados por diversas orquestras no Brasil e no exterior. Atualmente, trabalha regularmente com a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, onde elabora arranjos para a orquestra e solistas convidados, como Raul de Souza, Lenine, Luís Melodia, Moraes Moreira, Richard Galliano, Philip Catherine, Carla Cook, Elza Soares, Roberta Sá, Luiza Possi, Mart’nália, Paulo Sérgio Santos, Fabiana Cozza, Moacyr Luz, Diego Schissi, Grupo Mawaca, Wadaiko Sho e Ramiro Boero, além de solistas residentes da orquestra. Realiza também trabalhos para grupos e cantores de música popular, sendo destaque os arranjos de cordas para o CD Cauby Peixoto Interpreta Roberto Carlos, indicado ao Prêmio de Música Brasileira. Além de arranjadora, Cintia é compositora de trilhas para cinema, eventos, publicidade e teatro, como a trilha do espetáculo Os Lusíadas, dirigido por Iacov Hilel e criada em parceria com Magda Pucci, lançada em CD. Cintia foi indicada ao prêmio de melhor trilha sonora original pela APETESP, com a trilha para o espetáculo Eleonora & Elenice, de Tácito Rocha. Em 2007, fez sua estreia como regente na Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, conduzindo sua peça autoral Variações Nômades, para violino e orquestra, com solo de Graziela Rodrigues. Desde então, atua como regente em gravações e eventos. Como educadora, foi fundadora e coordenadora da Escola para Instrumentistas de Cordas do SESIMINAS, professora na Universidade Livre de Música e professora e coordenadora da área de música da EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística. Conferi, a seguir, o programa digital. Serviço | Um olhar sobre o Brasil quando: 31 de outubro de 2024 onde: Teatro de Arena | R. Elis Regina – Cidade Universitária, Campinas entrada gratuita
No dia 17 de outubro de 2024, às 19h30, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realizará um concerto especial intitulado “Clássicos da Despedida”, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM). Sob regência de Cinthia Alireti, maestrina da OSU, o evento promete uma noite emocionante, trazendo ao público algumas das obras mais icônicas da música clássica. O repertório inclui a famosa Aria da Suite n.3 em ré maior de J. S. Bach, além da Aria da Suite Antiga de Alberto Nepomuceno, com edição de Guilherme Bernstein. O programa segue com a vibrante Sinfonia n. 1 Kv. 16 de W. A. Mozart, composta quando o prodígio tinha apenas 8 anos de idade, e culmina com a célebre Sinfonia n. 45 em fá menor de Joseph Haydn, popularmente conhecida como “Adeus”, que encerra o concerto com um emocionante final. Esta apresentação é uma excelente oportunidade para os amantes da música clássica desfrutarem de um repertório cuidadosamente selecionado, em uma noite de despedidas e celebrações sonoras. A entrada é livre por ordem de chegada. Não perca! A seguir, confira o programa digital da apresentação. Serviço | Concerto especial “Clássicos da Despedida” quando: 17 de outubro de 2024, às 19h30 onde: Auditório da FCM | R. Albert Sabin (Unicamp) entrada: livre
Na próxima quinta-feira, 26 de setembro, às 19h, o Teatro de Arena da Unicamp recebe o concerto especial “Notícias dos Bálcãs”, com direção e piano do búlgaro Martin Lazarov, oboísta da Orquestra Sinfônica da Unicamp. A apresentação conta com participação especial de Emílio Martins, Ricardo Silva, Manuel Faleiros e Miguel Clemente, e toma como base um rico repertório que inclui Rapsódia Trakia, Dance of Taurus e Equilibrium. Lazarov traz ao público composições autorais, cuidadosamente selecionadas para realçar a combinação única de timbres e texturas que as obras podem oferecer. Será uma grande oportunidade de vivenciar uma música que transita entre o contemporâneo e o tradicional, marcada por sua originalidade e pela habilidade de Lazarov em explorar novos horizontes sonoros. Com uma proposta inovadora, o concerto promete encantar os apreciadores da música erudita e autoral, oferecendo uma experiência que vai além do comum. Através de suas composições, Lazarov nos convida a explorar paisagens musicais únicas, onde cada timbre e cada nota foram pensados para criar uma experiência envolvente e transformadora. A apresentação gratuita acontece no Teatro de Arena, que fica na Rua Elis Regina, dentro da Unicamp. O concerto está marcado para as 19h. Sobre Martin Lazarov Martin Lazarov é graduado pela “Academia Nacional de Música” de Sofia, Bulgária, na classe de oboé. Concluiu seu mestrado em interpretação musical em Sofia e também o prestigiado Artist Diploma Program em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Serviço | Notícias dos Bálcãs quando: 26 de setembro, às 19h onde: Teatro de Arena, Unicamp | Rua Elis Regina, Cidade Universitária, Campinas, SP entrada gratuita Confira, a seguir, a versão digital do programa:
Na próxima sexta, 13 de setembro, às 20h, o Auditório da FCM será palco da segunda récita do I Festival Unicamp de Ópera, com a apresentação de “Dido & Enéas”, de Henry Purcell. A produção reúne a Orquestra Sinfônica da Unicamp, o Ópera Estúdio Unicamp e solistas do Coro Contemporâneo de Campinas para uma performance única e imperdível. A ópera “Dido & Enéas” é uma das obras-primas do barroco inglês, composta por Henry Purcell. Estreada no final do século XVII, a obra narra a trágica história de amor entre Dido, rainha de Cartago, e o herói troiano Enéas, que se vê forçado a deixá-la para cumprir seu destino de fundar Roma. Em uma fusão poderosa de música e drama, a ópera explora temas como o poder do destino, a honra e o sacrifício, deixando uma marca profunda nos ouvintes com sua beleza melódica e emoção intensa. Para assistir, não é necessário retirar ingressos, a entrada será feita por ordem de chegada. Por isso, recomendamos que chegue cedo para garantir o seu lugar e não perder essa oportunidade de vivenciar essa grande obra da música clássica! O I Festival Unicamp de Ópera, que teve início em 01 de agosto e termina em 13 de setembro, oferece ao público uma série de 10 atividades dedicadas ao universo da ópera. Organizado pelo CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) em parceria com o GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais), o festival tem como objetivo aproximar a comunidade universitária e o público externo deste fascinante gênero artístico, desvendando suas complexas nuances e trazendo à tona o poder transformador da música e da interpretação. Serviço | Ópera Dido & Enéas Quando: 13 de setembro de 2024, às 20h Onde: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM) | R. Albert Sabin – Cidade Universitária, Campinas – SP Entrada gratuita Confira, a seguir, o programa digital da apresentação.
No dia 05 de setembro, às 20h, o Teatro Municipal Castro Mendes recebe a ópera “Gianni Schicchi”, encenada pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, o Ópera Estúdio Unicamp, e solistas do Coro Contemporâneo de Campinas. A performance faz parte da programação do I Festival Unicamp de Ópera, evento que celebra a arte lírica com atividades gratuitas e abertas ao público. “Gianni Schicchi” é uma ópera cômica de um ato, composta por Giacomo Puccini, com libreto de Giovacchino Forzano. Baseada em um episódio da Divina Comédia de Dante Alighieri, a história se passa em Florença, no século XIII, e gira em torno de uma família de aristocratas que, após a morte de um parente rico, busca o auxílio de Gianni Schicchi para falsificar um testamento. Com humor afiado e uma trama engenhosa, a obra cativa o público com reviravoltas e a famosa ária “O mio babbino caro”. Os ingressos para a apresentação serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro a partir das 19h, por ordem de chegada. Chegue cedo para garantir seu lugar e não perder essa oportunidade. O I Festival Unicamp de Ópera começou dia 01 de agosto e vai até 13 de setembro, oferecendo uma série de 10 atividades voltadas ao universo operístico. Organizado pelo CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) em parceria com o GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais), o festival busca aproximar o fascinante mundo da ópera de servidores da universidade e da comunidade em geral, explorando as complexas nuances desse gênero artístico. Prepare-se para uma noite inesquecível com “Gianni Schicchi” e aproveite para se envolver com uma das formas de arte mais completas e emocionantes do mundo. Serviço | Ópera Gianni Schicchi quando: 05 de setembro de 2024, às 20h onde: Teatro Municipal Castro Mendes | Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas entrada gratuita: retirada de ingressos a partir das 19h na bilheteria do Teatro Confira, a seguir, a versão digital da apesentação:
Entre os dias 01 de agosto a 13 de setembro acontece o I Festival Unicamp de Ópera, evento gratuito que oferece 10 atividades sobre o universo da ópera. O Festival, que nasce da parceria entre o CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) e o GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais), visa aproximar o tema junto a servidores da Universidade e comunidade externa, trazendo as complexas nuances dessas apresentações. Entre as atividades destacam-se palestras, ensaios didáticos com a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), um workshop sobre classificação vocal e 2 récitas distintas: “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini, e “Dido e Enéas”, de Henry Purcell. A abertura do Festival, que acontece dia 01 de agosto, às 12h, no Espaço Cultural Casa do Lago, traz um pequeno recital de árias de canto com solistas do Coro Contemporâneo de Campinas (CCC), com acompanhamento ao piano, com o Professor Dr. Angelo J. Fernandes, diretor-geral do Festival. As duas primeiras palestras, 16 e 23 de agosto, visam tratar do universo da ópera por meio de informações sobre a sua concepção, os recursos dramáticos e musicais e as diferentes interpretações na história de sua execução. A primeira, dia 16, o Prof. Dr. Paulo Kühl irá abordar a obra “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini. A segunda, dia 23, será a vez da ópera “Dido e Enéas”, de Henry Purcell, ser discutida pelo Prof. Dr. Marcus Held. A palestra do dia 02 de setembro será ministrada pela Professora Drª Lenita Waldige Mendes Nogueira e traz como tema principal “A noite do castelo”, primeira ópera do compositor Carlos Gomes. A palestra traz, ainda, um curto recital com árias do compositor. Todas as palestras acontecem no Auditório do GGBS, sempre às 12h30. Já os ensaios didáticos com a Orquestra Sinfônica da Unicamp, que acontecem nos dias 02 e 30 de agosto na Sala Almeida Prado, sede da Sinfônica, a OSU abre suas portas para demonstrar como funcionam os instrumentos da Sinfônica a partir de exemplos dos números instrumentais de aberturas e óperas. Fechando o rol de atividades do I Festival Unicamp de Ópera, o Prof. Dr. Angelo J. Fernandes coordena o “Workshop sobre classificação vocal na ópera”, atividade que tem como objetivo demonstrar como as vozes são classificadas nas óperas conforme o papel e as características vocais da pessoa. Há, também, uma oficina didática para apresentação de instrumentos musicais destinada ao público infantil. A oficina, coordenada pelo violinista e luthier Acauan Normaton, terá como enfoque a apresentação das características físicas e sonoras de instrumentos musicais. Todas as palestras, ensaios didáticos e o workshop oferecem certificado de participação mediante inscrição via formulário disponibilizado na grade de programação a seguir. Programação das atividades (sujeita à alteração) 01/08 – 12h | Abertura oficial e Recital | Casa do Lago A cerimônia de abertura contará com a apresentação oficial da programação do festival, seguida de um concerto especial e um coquetel de boas-vindas. 02/08 – 14h e 15h | Ensaio Didático sobre os Instrumentos da Orquestra | Sala Almeida Prado A Orquestra abre suas portas para demonstrar aos servidores o funcionamento dos instrumentos, com exemplos práticos de números instrumentais de concertos e óperas; Faça sua inscrição para esta atividade aqui. 09/08 – 09h e 15h | Oficina com Crianças | Auditório do GGBS Uma atividade lúdica para apresentar às crianças as características físicas e sonoras dos instrumentos musicais. Faça sua inscrição para esta atividade aqui. 16/08 – 12h30 | Palestra sobre a Ópera “Gianni Schicchi” | Auditório do GGBS Faça sua inscrição para esta atividade aqui. Uma palestra detalhada sobre a concepção, recursos dramáticos e musicais, e as diferentes interpretações da ópera “Gianni Schicchi”. 23/08 – 12h30 | Palestra sobre a Ópera “Dido e Enéas” | Auditório do GGBS Exploração do universo da ópera “Dido e Enéas”, abordando sua concepção, recursos dramáticos e musicais, e suas interpretações históricas. Faça sua inscrição para esta atividade aqui. 30/08 – 14h e 15h | Ensaio Didático sobre a Ópera para Servidores e Aposentados | Sala Almeida Prado A Orquestra apresenta uma introdução à ópera “Gianni Schicchi”, com uma conversa e performance de músicas selecionadas, especialmente para funcionários e aposentados. Faça sua inscrição para esta atividade aqui. 02/09 – 12h30 | Palestra sobre Carlos Gomes e Mostra Musical | Auditório do GGBS Uma palestra sobre “A Noite do Castelo”, a primeira ópera de Carlos Gomes, seguida de um recital com árias do compositor. Faça sua inscrição para esta atividade aqui. 09/09 – 12h30 | Workshop sobre Classificação Vocal na Ópera Um workshop que demonstrará como as vozes são classificadas nas óperas, de acordo com o papel e as características vocais. Faça sua inscrição para esta atividade aqui. Programação das récitas 05/09 – 20h | Apresentação da Ópera “Gianni Schicchi” | Teatro Municipal Castro Mendes Uma performance musical e encenada da ópera “Gianni Schicchi”, realizada pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, Ópera Estúdio Unicamp e solistas do Coro Contemporâneo de Campinas; 13/09 – 20h | Apresentação da Ópera “Dido e Enéas” | Auditório da FCM Encenação musical da ópera “Dido e Enéas”, com a participação da Orquestra Sinfônica da Unicamp, Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio Unicamp.
Na próxima quinta, dia 15, a partir das 17h30, a OSU participa do São Paulo Contemporary Composers Festival com um concerto especial no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM). No programa, John Kosch (Parallax), Amanda Fandos (Echoes of Gaia), Henrique Coe (Variations on Iste Confessor), Ying Gao (Pompeii), Lewis Chung (Metropolis Aperture), Dietrich Hitt (Morphine) e Stephen White (Skyscape). O São Paulo Contemporary Composers Festival é um encontro internacional que proporciona uma experiência única na vida de compositores, maestros e instrumentistas especializados nas práticas da música contemporânea. O evento acontece de 9 a 18 de agosto nas cidades de Tatuí, São Paulo e Campinas. O evento visa aproximar compositores emergentes (de peças para câmaras e orquestras) de músicos referência em suas áreas. Mais informações do Festival em https://www.spccfestival.com.
Na próxima terça, 23 de julho, a partir das 20h, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) se apresenta na 5ª edição do EMIn (Encontro Musical de Indaiatuba), no belo espaço do CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). Sob regência da maestrina da Sinfônica da Unicamp, Cinthia Alireti, a apresentação conta com participação especial solo de Kim Bak Dinitzen, violoncelista. O 5º Encontro Musical de Indaiatuba é uma realização da AMOJI através do PROAC editais 2023 e conta com o apoio da John Deere, Tuberfil e Plastek. O evento acontece de 20 a 25 de julho, sempre no CIAEI. A entrada franca. Sobre Kim Bak Dinitzen Kim Bak Dinitzen nasceu na Dinamarca em 1963. Seus principais professores foram Erling Bløndal Bengtsson em Copenhague e Ralph Kirshbaum em Londres. Ele também participou de masterclasses com Rostropovich, William Pleeth, entre outros. Desde sua estreia em 1986, ele tem sido solista com todas as principais orquestras dinamarquesas e ganhou uma série de prêmios, entre eles o Prêmio Victor Borge e o Prêmio Jacob Gade. Fora da Dinamarca, Kim foi premiado em vários concursos internacionais. Nos EUA, ele ganhou tanto o Prêmio East & West Artists para a Estreia em Nova York quanto o 1º Prêmio de Violoncelo no Concurso Internacional de Washington. Isso o levou a recitais no Carnegie Hall de Nova York e na Phillips Collection em Washington, D.C. Na Europa, ele conquistou prêmios no Concurso Nórdico de Violoncelo em Turku, Finlândia, e no Concurso Cassado em Florença, Itália. Ele fez sua estreia em recitais no Wigmore Hall de Londres em 1991 e desde então se apresentou nos EUA e na Europa, tanto como solista quanto em recitais, e participou de festivais internacionais em Båstad, Suécia, Prussia Cove, Inglaterra, Hakuba, Japão, Rio de Janeiro e Recife, Brasil. Kim Bak Dinitzen foi professor por muitos anos no Royal Northern College of Music em Manchester, na Royal Scottish Academy of Music and Drama em Glasgow e na Royal Danish Academy of Music em Copenhague. Atualmente, ele é violoncelista solo na Royal Danish Orchestra e membro da Chamber Orchestra of Europe. Suas gravações incluem as obras completas de Britten para violoncelo, as obras completas para violoncelo e piano de Fauré e sonatas de Brahms, Strauss, Prokofiev e Schnittke. Sobre o EMIn O EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba foi inspirado na vontade de realizar em Indaiatuba um evento nos moldes dos tradicionais festivais de música que se dividem entre uma parte pedagógica voltada especialmente para a formação e desenvolvimento de jovens músicos e uma parte artística com apresentações musicais abertas a toda a comunidade. Porém, mais que um simples festival, o EMIn foi pensado para ser verdadeiramente um encontro entre grandes nomes da música, alunos da cidade e de todo o Brasil e a comunidade local, representando assim um verdadeiro encontro musical, como define o nome. Em 2024 o EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba chega a sua 5ª. edição e se coloca como um dos mais importantes festivais voltados para a música clássica do interior do Estado de São Paulo. Neste ano viveremos o maior EMIn desde sua criação com a ampliação da duração do Encontro, dos cursos, professores e apresentações oferecidas para a comunidade. Confira, a seguir, o programa digital: Serviço | OSU no 5º EMIn quando: 23 de julho de 2024 horário: 20h local: CIAEI | Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba – SP entrada franca
Entre os dias 17 a 21 de julho, a Unicamp será a sede do 49º Congresso Internacional de Viola. O evento é promovido pela International Viola Society (IVS), em parceria com a Associação Brasileira de Violistas (Abrav) e o Instituto de Artes da Unicamp. O congresso conta ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) e da Diretoria de Cultura (DCult) da Unicamp. As atividades serão realizadas no Instituto de Artes e na Sala Watari. Este congresso marca a primeira edição da IVS na América do Sul e oferecerá uma programação diversificada, incluindo apresentações, palestras, workshops e masterclasses com artistas de renome, tanto brasileiros quanto internacionais, representando 20 países. O tema principal do evento é “Celebrando a Fusão de Culturas: Um Mundo de Música para Viola”. De acordo com o Prof. Dr. Emerson de Biaggi, a escolha de Campinas e da Unicamp para sediar o evento deve-se à excelente infraestrutura local. “Optamos por essa região devido à facilidade de acesso, proximidade de aeroportos e pelas ótimas condições físicas e de acolhimento – o fato de termos um hotel dentro do campus foi um fator decisivo”, explica Biaggi. Na quinta, 18, às 19h30, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realiza uma apresentação sob regência de Cinthia Alireit, integrando a programação do Congresso. O destaque fica por conta da participação especial de Renato Bandel, solista deste concerto. As palestras em línguas estrangeiras terão tradução oferecida pelos mediadores. A programação completa pode ser consultada na galeria de fotos acima e no site oficial do evento: https://congresso.abrav.art.br/programacao/ Sobre Renato Bandel Nascido em Piracicaba (SP), Renato Bandel é mestre em Música pela Universidade de Artes de Berlim. Realizou concertos com a orquestra sob regência de nomes como Claudio Abbado, Daniel Barenboim, Seiji Ozawa, Günter Wand, Zubin Mehta, Bernard Haitink, Simon Rattle e Nikolaus Harnoncourt. Bandel participa como professor dos mais importantes festivais de música do Brasil, como Campos do Jordão, Curitiba e Poços de Caldas, entre outros. Atualmente é gerente artístico do Conservatório de Tatuí. Sobre o 49º Congresso Internacional de Viola A Associação Brasileira de Violistas (ABRAV), com apoio do Instituto de Artes da Unicamp e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, realizará o 49º Congresso Internacional de Viola em Campinas, Estado de São Paulo, Brasil, de 17 a 21 de julho de 2024. Este é o primeiro Congresso da IVS a ser realizado na América do Sul. Seu objetivo é levar apresentações, palestras, workshops e masterclasses de qualidade para Campinas, com artistas brasileiros e internacionais de 20 países, unidos em torno do tema: “Celebrando a fusão de Culturas: um mundo de música para viola” O tema é inspirado na “fusion food”, estilo culinário que combina harmoniosamente ingredientes e técnicas de diferentes culturas, desenvolvendo pratos criativos e surpreendentes. Todo evento internacional é marcado pela troca e compartilhamento de conhecimento entre pessoas de diferentes países. A partir dessa interação transformadora, novos e importantes conhecimentos são produzidos. Uma das ideias para convidar artistas convidados internacionais, por exemplo, é que eles tenham ligação com o Brasil e a música brasileira. Confira, a seguir, a versão digital do programa. Se preferi, clique aqui para baixá-lo em pdf. Serviço | OSU na 49º edição Congresso Internacional de Viola quando: 18 de julho de 2024 onde: Auditório do Instituto de Artes (IA) da Unicamp gratuito