Orquestra Sinfônica da Unicamp traz solo do violoncelista Kim Bak Dinitzen no 5º EMIn, dia 23

Na próxima terça, 23 de julho, a partir das 20h, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) se apresenta na 5ª edição do EMIn (Encontro Musical de Indaiatuba), no belo espaço do CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba).

Sob regência da maestrina da Sinfônica da Unicamp, Cinthia Alireti, a apresentação conta com participação especial solo de Kim Bak Dinitzen, violoncelista.

O 5º Encontro Musical de Indaiatuba é uma realização da AMOJI através do PROAC editais 2023 e conta com o apoio da John Deere, Tuberfil e Plastek. O evento acontece de 20 a 25 de julho, sempre no CIAEI. A entrada franca.

Sobre Kim Bak Dinitzen

https://orquestraindaiatuba.com.br/wp-content/uploads/2024/05/kim.jpgKim Bak Dinitzen nasceu na Dinamarca em 1963. Seus principais professores foram Erling Bløndal Bengtsson em Copenhague e Ralph Kirshbaum em Londres. Ele também participou de masterclasses com Rostropovich, William Pleeth, entre outros. Desde sua estreia em 1986, ele tem sido solista com todas as principais orquestras dinamarquesas e ganhou uma série de prêmios, entre eles o Prêmio Victor Borge e o Prêmio Jacob Gade.

Fora da Dinamarca, Kim foi premiado em vários concursos internacionais. Nos EUA, ele ganhou tanto o Prêmio East & West Artists para a Estreia em Nova York quanto o 1º Prêmio de Violoncelo no Concurso Internacional de Washington. Isso o levou a recitais no Carnegie Hall de Nova York e na Phillips Collection em Washington, D.C. Na Europa, ele conquistou prêmios no Concurso Nórdico de Violoncelo em Turku, Finlândia, e no Concurso Cassado em Florença, Itália. Ele fez sua estreia em recitais no Wigmore Hall de Londres em 1991 e desde então se apresentou nos EUA e na Europa, tanto como solista quanto em recitais, e participou de festivais internacionais em Båstad, Suécia, Prussia Cove, Inglaterra, Hakuba, Japão, Rio de Janeiro e Recife, Brasil.

Kim Bak Dinitzen foi professor por muitos anos no Royal Northern College of Music em Manchester, na Royal Scottish Academy of Music and Drama em Glasgow e na Royal Danish Academy of Music em Copenhague. Atualmente, ele é violoncelista solo na Royal Danish Orchestra e membro da Chamber Orchestra of Europe. Suas gravações incluem as obras completas de Britten para violoncelo, as obras completas para violoncelo e piano de Fauré e sonatas de Brahms, Strauss, Prokofiev e Schnittke.

Sobre o EMIn

O EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba foi inspirado na vontade de realizar em Indaiatuba um evento nos moldes dos tradicionais festivais de música que se dividem entre uma parte pedagógica voltada especialmente para a formação e desenvolvimento de jovens músicos e uma parte artística com apresentações musicais abertas a toda a comunidade. Porém, mais que um simples festival, o EMIn foi pensado para ser verdadeiramente um encontro entre grandes nomes da música, alunos da cidade e de todo o Brasil e a comunidade local, representando assim um verdadeiro encontro musical, como define o nome.

Em 2024 o EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba chega a sua 5ª. edição e se coloca como um dos mais importantes festivais voltados para a música clássica do interior do Estado de São Paulo. Neste ano viveremos o maior EMIn desde sua criação com a ampliação da duração do Encontro, dos cursos, professores e apresentações oferecidas para a comunidade.

Confira, a seguir, o programa digital:

Serviço | OSU no 5º EMIn

• quando: 23 de julho de 2024
  • horário: 20h
  • local: CIAEI | Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba – SP
  • entrada franca