Orquestra Sinfônica da Unicamp abre “Temporada Maestras” com Elgar, Coleridge-Taylor e Villa-Lobos

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) dá início à Temporada Maestras na próxima quarta-feira, 19 de março, com um concerto especial no Teatro Castro Mendes, em Campinas. A programação destaca a música inglesa e brasileira de concerto, reunindo obras de Edward Elgar, Samuel Coleridge-Taylor e Heitor Villa-Lobos.

O programa abre com as Variações Enigma, uma das obras mais emblemáticas do repertório orquestral. Composta no final do século XIX, a peça de Edward Elgar retrata em cada variação diferentes personagens de seu círculo pessoal, transformando memórias em música.

O concerto também celebra os 150 anos do compositor inglês afrodescendente Samuel Coleridge-Taylor, apresentando sua vibrante abertura The Bamboula, inspirada nas tradições rítmicas que ecoavam tanto na música popular europeia quanto nos lundus e maxixes brasileiros do século XIX.

Outro destaque da noite será a participação do renomado violonista Gilson Antunes, professor da Unicamp, que interpretará o Concerto para Violão de Heitor Villa-Lobos, obra fundamental do repertório brasileiro de concerto.

A apresentação faz parte da proposta da Temporada Maestras, que valoriza a presença feminina no pódio e a diversidade musical nos programas da OSU.

Confira, a seguir, a versão digital do concerto. Se preferir, clique aqui para realizar o download no formato pdf.

Serviço | Concerto Oficial de Abertura

  • quando: 19 de março, às 20h
  • onde: Teatro Municipal Castro Mendes | Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial (Campinas)
  • entrada gratuita