I Festival Unicamp de Ópera: conheça os diretores da Ópera Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini

Nesta quinta, 05 de setembro, às 20h, o Teatro Municipal Castro Mendes recebe a ópera “Gianni Schicchi”, encenada pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, o Ópera Estúdio Unicamp, e solistas do Coro Contemporâneo de Campinas. A performance faz parte da programação do I Festival Unicamp de Ópera, evento que celebra a arte lírica com atividades gratuitas e abertas ao público.

Os ingressos para a apresentação serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro a partir das 19h, por ordem de chegada. Chegue cedo para garantir seu lugar e não perder essa oportunidade.

Neste post, conheça um pouco mais sobre os diretos do espetáculo, suas trajetórias e experiências.

Direção-geral

Angelo José Fernandes tem se destacado com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades, desenvolve uma ampla atividade artística e pedagógica como regente, pianista, cantor e professor de canto, sendo constantemente convidado para realizar concertos e ministrar cursos e palestras no Brasil e exterior.

É Professor Livre-Docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, universidade na qual leciona canto lírico, dirige o Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio UNICAMP. Foi coordenador do CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural.

Doutor em Música, teve entre seus principais mestres Carlos Alberto Pinto Fonseca, Sérgio Magnani, Amin Feres, Eliane Fajioli, Inácio de Nonno, Adriana Kayama, Eduardo Hazan e Lucas Bretas.

Como pesquisador, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado ao estudo da técnica vocal na prática coral dos diversos períodos históricos e estilos de música composta para coro e sua aplicação na performance coral atual, além de trabalhar intensamente no resgate e análise musical da obra vocal do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca.

À frente do Coro Contemporâneo de Campinas desenvolve um amplo trabalho que engloba a formação de cantores e regentes e a pesquisa constante, tanto na área da performance quanto da musicologia. O espectro de atuação deste grupo ainda engloba, além da realização de diversos concertos a capella com obras de diferentes estilos, com ênfase na música dos séculos XX e XXI, a colaboração e parceria com orquestras da cidade de Campinas e da região em montagens de um vasto repertório coral-sinfônico e operístico. Recentemente, sob regência de Angelo José Fernandes, o Coro Contemporâneo de Campinas gravou o CD intitulado “De Batuque e Acalanto: Missa Afro Brasileira e outras obras sacras de Carlos Alberto Pinto Fonseca” como fruto de projeto aprovado no Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Direção artística

Cinthia Alireti é a regente titular e diretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU). Sob sua direção, destacam-se as produções das óperas O Morcego, de J. Strauss, La Traviata, de G.Verdi, A Flauta Mágica, O Empresário, de W.A. Mozart, O Elixir do Amor, de G.Donizetti, Carmen, de G.Bizet, A Moreninha, de E.Mahle, óperas realizadas com instrumentos originais, tais como, Tigrane, de A. Scarlatti, Actéon e Les arts florissants  de Marc-Antoine Charpentier e estreias, como a da ópera multimodal Descobertas de J. Manzolli e Las cuerdas del titiritero, escrita para instrumentos de época, de Gerardo Diriê.

Promove a prática da interpretação histórica, tendo colaborado com autoridades do mundo da música antiga, e contribui extensivamente para a difusão de obras contemporâneas e clássicos da literatura do século XX, através da direção dos “Encontros de Música Contemporânea OSU” e de sua atuação como convidada em edições da Bienal de Música Contemporânea do Rio de Janeiro, no Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB), no São Paulo Contemporary Composers Festival (SPCCF), entre outros.

Tem colaborado como regente convidada no Brasil e no exterior, a frente de diversos grupos, tais como, Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica Nacional do Teatro Cláudio Santoro (Brasília), Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Theatro São Pedro (Porto Alegre), Collegium musicum Potsdam (Alemanha), Orquestra Sinfônica de Mulheres do Brasil (Rio de Janeiro), Ensemble Abstrai, Fênix de los Ingenios, Bloomington Early Music Festival Orchestra, Coro Mixto Ciudad de Quito (Teatro Sucre), Coro da New European Philharmonic (Paris), Ensemble Vocal Dolce Tempo e Ensemble Instrumental Musili (Paris), Orchestre Symphonique Ars Fidelis (Paris), entre outros.

Possui mestrado e doutorado em regência coral e orquestral, com especialização em música antiga na Universidade de Indiana (Bloomington, EUA), bacharelados em Composição Musical (Universidade de São Paulo) e em Publicidade e Propaganda (Faculdade Armando Álvares Penteado) e mestrado franco-alemão em musicologia na Universidade de Paris–Sorbonne e na Universidade de Saarland (Alemanha).

Direção cênica

Dirceu de Carvalho é formado em artes cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 2003, é ator, diretor e dramaturgo. Trabalha com teatro, cinema e televisão desde 1996, tendo recebido diversos prêmios em festivais de teatro e cinema do interior de São Paulo.

É colaborador e parceiro da CiaLusco Fusco, Cia Histriônica de Teatro, Matula Teatro, Cia Bacantes e Cia Teatro de Elevador Panorâmico. Coordena o grupo de estudos de mímica corporal dramática em Barão Geraldo.

Serviço | Ópera Gianni Schicchi

• quando: 05 de setembro de 2024, às 20h
  • onde: Teatro Municipal Castro Mendes | Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas
  • entrada gratuita: retirada de ingressos a partir das 19h na bilheteria do Teatro