CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural
II FESMUVI – Festival de Música Virtual da UFMS e do CIDDIC/UNICAMP
Organização: Cinthia Alireti
Vem aí a segunda edição do Festival de Música Virtual (FESMUVI)!
Evento totalmente on-line e gratuito acontece entre 28 e 30 de abril
Tocar um instrumento, cantar, improvisar, editar partituras, pesquisar e até ensinar. Essas e tantas outras atividades fazem parte do dia a dia de músicos profissionais, e é através delas que a música continua a ser transmitida para todos que buscam uma nova profissão, novas experiências emocionais ou sensoriais, um novo hobby ou, de acordo com a ciência, uma forma de aumentar suas conexões neurais. Sim, está provado que aprender música nos torna mais inteligentes e combate a depressão.
Tendo como pano de fundo o contexto solitário trazido por conta da pandemia e conhecendo o poder transformador dos diversos benefícios da música para a sociedade, o Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da UNICAMP e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) visam compartilhar curiosidades, pesquisas, workshops de instrumentos musicais e concertos virtuais na segunda edição do FESMUVI, o Festival de Música Virtual, evento que acontece entre os dias 28 a 30 de abril com transmissão ao vivo e gratuita via YouTube e Zoom.
O Festival irá abordar o fazer musical e as diferentes carreiras da área da música através de 15 workshops e 5 palestras-conversas realizadas por professores universitários, pesquisadores e músicos profissionais. Todas as atividades serão gratuitas, com participação garantida através das inscrições no site do evento.
Dentro da programação dos workshops os alunos poderão se inscrever em aulas de regência, composição, violão, violino, violoncelo, contrabaixo, trompa, trombone, flauta, clarinete, oboé, fagote e percussão, além de uma aula sobre o método Willems de educação musical.
As palestras, que irão acontecer em forma de entrevistas e bate-papos, visam revelar os caminhos da profissão coral no Brasil e as diferentes ideias sobre a improvisação musical, além de abordarem a importante tarefa do editor musical e do musicólogo, profissionais que resgatam músicas, tradições e personagens de outra época e localidade para transmitirem aos intérpretes e ao público do presente.
O II Festival de Música Virtual aproveita a oportunidade para convidar alunos e professores para um recital virtual. O objetivo da ação é a divulgação do trabalho de voluntários, além de oferecer uma forma diferente de confraternização.
Evandro Higa: é pianista e docente no curso de música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestre em musicologia pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e doutor em música pelo Instituto de Artes da Unesp. É autor dos livros “Polca paraguaia, guarânia e chamamé – estudos sobre três gêneros musicais em Campo Grande, MS” e “‘Para fazer chorar as pedras’: guarânias e rasqueados em um Brasil fronteiriço”, tendo também publicado capítulos nos livros “Los linguajes del território platino” (Editora da Universidade de Buenos Aires), “Uma vereda tropical: a presença da canção hispânica no Brasil” (Editora Letra e Voz) e “The Routledge companion to the study of local musicking” (Routledge) e verbetes na Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World, volume IX, Genres: Caribbean and Latin America. Contato: evandrohiga304@gmail.com.
Paulo Tiné é Professor Doutor do Instituto de Artes da UNICAMP desde Foi coordenador de graduação entre 2014 e 2018 e coordenador de pós-graduação entre 2019 e 2021, onde atua na linha de pesquisa de Estudos de Performance Musical. Líder do grupo de pesquisa CNPQ “Transcriações Musicais”, criado em 2013, é graduado e pós-graduado em Artes pela ECA-USP. Professor de Harmonia voltada a música popular e arranjo, atuou nas Faculdades Santa Marcelina (FASM), Alcântara Machado (FAAM) e na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) antes de ingressar na atual instituição. Foi professor visitante de Arranjo da UEPA (Universidade Estadual do Pará) entre 2010 e 2016. Dirigiu os grupos musicais institucionais Big Band da EMESP (2011), Orquestra Popular Brasileira (FAAM/EMESP, 2003-2008), Big Band da Santa (FASM, 2001-2012), Big Band Infanto-Juvenil do projeto Guri Santa Marcelina (2018-19 e comanda a UNICAMP Big Band desde 2014. Também atuou como líder do próprio grupo musical Ensemble Brasileiro (2011-2020), onde, além de escrever os arranjos e composições, tocava violão. É autor dos livros “Harmonia: Fundamentos de Arranjo e Improvisação” (3a edição em 2020) e “10 Peças para Violão: solo brasileiro, anos 90” (2016), ambos pela editora Rondó. Já gravou cinco CDs, o último “Paulo Tiné & Ensemble Brasileiro” (Ensemble Brasileiro) em 2017/18. Em 2009 compôs o “Concerto para Guitarra Elétrica e Orquestra”, executado pelo solista Lucas Fonseca pela OSUNICAMP e regido por Cinthia Alireti em 2013 e em 2018 o “Concerto para Violão & Big Band” (Homenagem a Ralph Towner) tendo o violonista Gilson Antunes como solista.
Angelo José Fernandes tem se destacado com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades, vem desenvolvendo uma ampla atividade como cantor, pianista colaborador, regente coral, preparador vocal de coros e professor de canto. É docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP onde leciona Canto Lírico. Tornou-se Doutor (2009) e Mestre (2004) em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP, Especialista em Regência Coral (2001) e Bacharel em Música com habilitação em piano (1994) pela Escola de Música da UFMG.
Como pesquisador, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado intensamente ao estudo da técnica vocal na prática coral dos diversos períodos históricos e estilos de música composta para coro e sua aplicação na performance coral atual. Tem trabalhado também com o resgate e análise musical da obra afro-brasileira para canto e piano e para coro a capella do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca.
É coordenador do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da UNICAMP, diretor artístico do Ópera Estúdio do Instituto de Artes da mesma universidade e regente do Coro Contemporâneo de Campinas, grupo com o qual tem se destacado em concertos por todo o país e exterior.
Regente titular e co-diretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU). Idealizadora e coordenadora do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social e do Projeto Identidade, Música e Arquitetura. Realizou edições críticas de óperas barrocas para o Festival della Valle d’Itria (Itália). Trabalhou e se aperfeiçoou com artistas tais como Mark Minkowski, Ton Koopman, Mr. John Poole, Stanley Ritchie, Roberto Paternostro, Rodolfo Fischer, Juan Pablo Isquierdo, John Nelson, Cleber Papa, Sonia Rubinsky, Gilberto Tinetti, Carmen Tellez, John Harrington, Imre Palló, Thomas Baldner, Paige Whitley-Bauguess, Elisabeth Wright. Bacharel em Composição Musical (Universidade de São Paulo), Publicidade e Propaganda (Faculdade Armando Alvares Penteado), realizou mestrado franco-alemão em musicologia (Université de Paris IV – Sorbonne, e Universität des Saarlandes, Saarbrücken) e doutorado em regência coral e orquestral (Universidade de Indiana – Bloomington, EUA).
Raphael Ferreira é saxofonista, compositor e arranjador, tendo lançado oito discos como solista ou colíder. Doutor em música pela Unicamp; realizou pós-doutorado na University of North Texas/EUA. Atualmente é professor da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua na graduação e pós-graduação em música.
Compositor, improvisador, saxofonista. Possui doutorado em Música pra USP. Mestre em Música pela Unicamp. Coordena o Laboratório Multidisciplinar de Improvisação, Criatividade e Cognição Musical. Pesquisador carreira PQ do Centro de Integração Documentação e Difusão Cultural da Unicamp e supervisor da Escola Livre de Música da Unicamp. Participou de concertos com improvisadores da Tailândia, Espanha e Reino Unido, e em festivais como Festival ?Música?-USP, Conexões Sonoras 2 -MIS (BRA), Ibrasotop 33 (BRA), Net Concerto (BRA-UK). Prêmio de Composição Clássica da Funarte, com sua obra “O Uiraçu”.
Natural de São João da Boa Vista SP, Vívian Nogueira é Doutora em Música, Mestre em Artes e Bacharel em Regência pela Universidade Estadual de Campinas. É graduada em Piano pelo Conservatório Musical Campinas.
Foi regente do Coral do Cotuca (Colégio Técnico da Unicamp), do Coral da I Igreja Presbiteriana de São João da Boa Vista e do Coral Canto & Encanto. Atuou na preparação do coro da ópera Lo Schiavo (Carlos Gomes) junto à Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (2004). É idealizadora de projetos como o concerto histórico da Missa Mi b M (Manoel José Gomes) e o Festival Unicamp de Corais, com 15 edições anuais realizadas (2005-2019). Atuou como Docente-Colaboradora do Departamento de Música da Unicamp de 1997 a 2004. Participou de workshops de regência coral com renomados maestros como Eph Ehly, Carlyle Weiss, Paul Oakley (EUA) e Alberto Grau (Venezuela). Em 2008, recebeu da Câmara Municipal de Campinas, a Medalha Carlos Gomes por seu trabalho de resgate do patrimônio musical campineiro. Em 2013, assumiu a Assessoria Cultural do Serviço de Apoio ao Estudante – SAE/Unicamp, função que exerceu até Outubro de 2017.
Desde 1985 é Diretora Artística e Regente do Coral Unicamp Zíper na Boca, grupo vinculado ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (Ciddic). Desde 2010 desenvolve intenso trabalho em linguagem coral-cênica junto ao grupo, com a produção e direção de montagens temáticas anuais com grande repercussão junto ao público. Sob sua direção e regência, o coro foi vencedor de três edições do Mapa Cultural Paulista: duas na categoria coro tradicional e uma na categoria coro cênico.
Teve sua formação acadêmica pela UNICAMP, com Bacharelado em Composição e Regência, Mestrado em Artes, tendo realizado Doutorado em Música. Realizou estudos de piano na Hochschule für Musik de Viena e participou de diversos festivais internacionais no Brasil e no exterior.
Como pianista, palestrante ou regente, apresentou-se em países como Áustria, EUA, Brasil, Grécia, Itália, Índia, Nova Zelândia, Portugal, Espanha, Argentina e Uruguai. Na área acadêmica foi membro da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música), tendo apresentado trabalhos em seus congressos.
Atuante na área sociocultural, ocupou cargos administrativos na Universidade de São Paulo e foi fundador do Conselho Municipal de Cultura de Ribeirão Preto. Foi professor de Metodologia e Música no Curso de Teatro do Centro Universitário Barão de Mauá. É produtor, arranjador, diretor artístico e fundador dos Corais da USP de Ribeirão Preto e de São Carlos, atuando junto à Cia. Teatro de Riscos como compositor e diretor musical.
Iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Jundiaí, com a profa. Josette Feres. Teve aulas de teoria musical com Cláudia de Queiroz, de trompete com Iramy Piola e Clóvis Beltrami e participou da Orquestra Oficina de Concerto. Graduou-se em composição musical (2001) pela Unicamp, quando teve aulas com Almeida Prado e José Augusto Mannis. É mestre (2004) e doutor (2010) em música pela Unicamp. Atualmente é compositor e pesquisador musical. Como compositor, centra a sua obra na música instrumental e/ou vocal, tendo recentemente finalizado a escrita da ópera “Estêvão”. Como pesquisador, atua desde 2015 junto à Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC/CIDDIC) da Unicamp com foco no desenvolvimento de pesquisas que envolvam a edição e análise de partituras de músicas do século XX e XXI, sobretudo a produção brasileira. Atuou como docente na UEL (2005-2006 e 2012-2015), Unesp (2010), Santa Marcelina (2010) e UFU (2003-2005).
Pianista, professora e pesquisadora. Vários prêmios lhe foram outorgados durante sua carreira, dentre os quais o APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de 2011, por sua atuação como Recitalista e o APCA de 1983, como camerista por sua participação no Duo Pianístico de São Paulo, com a pianista Marlys Lopes Gatto.
Filha da professora e pianista Ida Maltese, com ela iniciou seus estudos musicais, prosseguindo-os com Dinorá de Carvalho, José Kliass, Cláudio de Brito e Anna Stella Schic. Realizou o Curso Superior de Música, pelo Instituto Musical de São Paulo.
Desenvolveu sua carreira de pianista alternando apresentações como solista de orquestra,recitalista e camerista,com destaque para os duos de piano.
CDs solo: Música Brasileira para Piano – Savino De Benedictis e suaEscola de Composição,2001; Música Brasileira do Império – Visconde de Taunay – composições para piano ,2008; Emilia De Benedictis, obra completa para piano 2009; Encontros com a Música de São Paulo 2012; O piano religioso de Franz Liszt,2013.
CDs em duos de piano: Piano Luso-Brasileiro a Quatro Mãos, Duo Maltese, Ida e Sylvia Maltese 2001; Música Brasileira para Piano a Quatro Mãos–Miguèz, Levy, Napoleão, Duo de Piano com Clélia Ognibene, 2005.
CDs com obras solos e Duos de piano com Paola Tarditi: Mulheres Compositoras França-Brasil 2009 e Obra Integral para Piano deOsvaldo Lacerda participações a Quatro Mãos e solos, 2017.
Atuou em concertos, congressos e festivais em importantes centros de cultura musical do Brasil e do exterior. Ministrou cursos de técnica e interpretação pianística e, como membro de júri, participou de concursos de piano, nacionais e internacionais.
Dedicaram-lhe obras os compositores brasileiros: Adelaide Pereira da Silva, Almeida Prado, Amaral Vieira, Dinorá de Carvalho,Fernando Cupertino, José Alberto Kaplan,Kilza Setti, Maria Helena Rosas Fernandes, Nilcéia Cleide da Silva Baroncelli, Nilson Lombardi, Otávio Azevedo, Sérgio de Vasconcellos-Corrêa ,Silvânia Barros e Suely Brigido.
É Membro Titular da Academia Nacional de Música e da Academia Brasil-Europa.
Jackes Douglas é professor do curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorando em Música pela Universidade de São Paulo, Mestre em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás (2015), Especialista em Gestão e Orientação Educacional pela Faculdade Tecnológica Equipe Darwin (2011), e Graduado em Educação Musical com habilitação em Trombone pela Universidade Federal de Goiás (2010). Atuou como solista nos últimos anos em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Desde 2011 vem desenvolvendo pesquisas envolvendo o gesto musical e teatral com o compositor Estércio Marquez Cunha, realizando estreias de suas obras para trombone em recitais solo e de câmara.
Jorge Augusto Mendes Geraldo é mestre e doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), graduado em Música-Regência, também, pela Unicamp e bacharel em Física pela Universidade Estadual Paulista. É docente do Curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, responsável pelas disciplinas de Metodologia da Pesquisa em Música e Regência Coral. Atua como coordenador da Banda Sinfônica da UFMS e é organizador dos eventos Fórum de Regentes de Banda de Mato Grosso do Sul, Regência em Pauta e FESMUVI – Festival de Música Virtual da UFMS. Desenvolve pesquisa com enfoque interdisciplinar na técnica e saúde do regente.
Iniciou seus estudos com Afonso Krieger, continuando com Reinhold Sigwalt, Jacob Streithorst, Berenice Liedke, Moacir Del Picchia, Alberto Jaffé, Chaim Taub (Israel), Nicolas Chumachenko (Alemanha), Cecília Guida (Argentina – Brasil), Paulo Bosisio (Brasil) e Cláudio Cruz (Brasil).
Na UNICAMP, cursou a faculdade de Regência. Foi maestro Assistente da Sinfônica de Campinas em 2003 e 2004, e da Sinfônica de Ribeirão Preto em Em 2005 funda a Filarmônica Brasileira, da qual é Maestro Titular e Diretor Artístico, com a qual realizou turnês no estado de São Paulo em 2007, 2008 e 2013.
É spalla da Sinfônica de Campinas desde 2001, e da Sinfônica da Unicamp desde 1998. É músico convidado da OSESP, onde realizou vários concertos, gravações, e as turnês EUA (2009), e Europa (2010).
Em sua carreira destaca-se ainda o trabalho com o Quarteto Darcos, com o qual ganhou vários prêmios, gravou um cd da obra camerística de Carlos Gomes, e realizou turnês na Argentina (1997), México e EUA (2001).
Em 2010, funda o grupo ArsBrasil, com o qual lança o álbum triplo “Henrique Oswald – Música de Câmara”, sob patrocínio da Petrobrás, realizando no mesmo ano a primeira turnê brasileira do grupo.
Entre 2012 e 2014 foi diretor artístico e maestro da Orquestra Jovem de Paulínia.
Bacharel em Música pela Academia Estatal de Música de Sofia – Bulgária, Mestrado em Música – Performance de oboé, pela Academia Estatal de Música de Sofia Bulgária, tendo como orientadores Prof. G.Zheliazov e Prof. K.Tchilev. Estudou na Universidade “Duquesne” em Pittsburgh, USA, cursando o “Artist Diploma Program” sob orientação de James Gorton.
No Brasil trabalhou em várias orquestras no estado de São Paulo. Foi professor de oboé na Universidade Livre de Música (EMESP) -SP.
Atualmente é oboísta da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) e professor de oboé na Escola Livre de Música da Unicamp – Campinas SP. Tem experiência na área de música popular, jazz e música folclórica da Europa Oriental. Como arranjador e compositor possui inúmeras obras para grupos de câmara, orquestras sinfônicas e de eventos, arranjos para Banda sinfônica e Jazz sinfônica do Estado de SP, ensembles de música experimental, jazz e rock.
Bacharel em música com habilitação em violoncelo pela UNESP, Mestre em música pela UNICAMP e Doutor em música pela USP. Seu trabalho já foi exposto em eventos nas áreas de música, teologia e análise do discurso em diversos estados do Brasil, além de Portugal, Reino Unido e Estados Unidos. Ao violoncelo, já atuou como solista frente a grupos como Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Orquestra de Câmara da USP, USP-Filarmônica, entre outras orquestras e grupos de câmara. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando em disciplinas de Música de Câmara e Análise Musical, além do ensino do Violoncelo. É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem também da UFMS. Tem como área de pesquisa a Performance Musical em sua relação com a análise da música contemporânea.
Gustavo Penha nasceu em 1983, em São Paulo/SP. Graduou-se em composição musical na FASM (Faculdade Santa Marcelina), onde estudou com Sergio Kafejian e Paulo Zuben. Concluiu o mestrado em 2010 e o doutorado em 2016, ambas pesquisas sob orientação de Silvio Ferraz e com bolsa da FAPESP. Participou de masterclasses com importantes compositores e intérpretes de música contemporânea, como Emmanuel Nunes, Stefano Gervasoni, Claude Ledoux, Roberto Victório, Mario Garuti e Arditti Quartet. Suas composições foram apresentadas em eventos no Brasil, como Festival Música Nova e Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, e no exterior, como highScore Festival, em Pavia (Itália), e a série de concertos do The Riot Ensenmble, na sala LSO St. Luke’s, em Londres (Inglaterra). Há gravações de peças suas em dois CDs, em que atuou também como produtor musical: Ressonâncias, do grupo Sonâncias, e Imaginário, da pianista Lidia Bazarian. Em 2013-2014, obteve bolsa de estudos da FAPESP para realizar um estágio de pesquisa durante o doutorado na Universidade Paris 8, onde estudou com José Manuel López López, Alain Bonardi e Anne Sédès, ocasião em que também teve uma peça estreada pelo grupo Percussions de Strasbourg. Em 2014, foi um dos vencedores do Prêmio Funarte de Composição Clássica. Desde 2015, suas peças foram tocadas pelos intérpretes e grupos Pedro Bittencourt, Gabriel Rimoldi, William Teixeira, Percussions de Strasbourg, Amèlia Mazarico, Késia Décoté, Sixtrum Percussion Ensemble, Camerata Madeira Dedilhadas, Duo Amálgama, nas cidades de Rio de Janeiro, Campo Grande, Paris, Oxford e Montreal. Desde 2016, é professor do Curso de Música – Licenciatura, da UFMS.
Gustavo Penha atua também como teorbista, tendo estudado no Núcleo de Música Antiga da EMESP, com o alaudista Guilherme de Camargo. Participou de alguns festivais e eventos de música antiga, nos quais estudou com ou atuou sob a direção de importantes intérpretes atuais da música barroca, tais como Hopkinson Smith, Rafael Bonavita, Gaetano Nasilo, Peter Van Heyghen, Sigiswauld Kuijken, Luis Otávio Santos, Alessandro Santoro and Alberto Kanji. Como teorbista e compositor, é membro do Duo Amálgama, com a violoncelista Sandra Tornich, duo especializado na interpretação de música barroca e contemporânea.
Iniciou seus estudos musicais aos 12 anos de idade, sob a orientação do Maestro JOSÉ FOGAÇA LEME, no CENTRO INSTRUMENTAL DE AMERICANA -SP (hoje, Escola Municipal de Música Heitor Villa Lobos). Aos 16 anos, já ocupava a cadeira de Flauta e Flautim na Banda Municipal Monsenhor Nazareno Maggi e Orquestra Sinfônica Municipal de Americana, onde foi convidado para atuar diversas vezes como solista.
Entre Cursos, Master Classes e Aulas Particulares, consta em sua formação, os seguintes ícones da Flauta Transversal: MARIA CRISTINA NISHI (Brasil, England), MARCOS DE CASTRO KIEHL, JEAN NOEL SAGAAR (França, Brasil) NORTON MOROZOWISK (Polonia, Brasil) RANSON WILSON(Usa), SÁVIO ARAUJO (Brasil).
Foi bolsista nos seguintes Festivais: CIVEBRA – CURSO INTERNACIONAL DE VERÃO DE BRASÍLIA 80/81 – FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO – 79/81/83/84/85.
Em 1986, ingressou na OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre na cadeira de Flauta e Piccolo.
Desde 1989, atua como Professor de Orquestra Sinfônica – Solista Especial – Flauta e Piccolo na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC).
Em 1990, ingressou na Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), tendo atuado como flautista na orquestra e como instrutor na Escola Livre de Música (ELM) da Unicamp.
Nascida em Campinas – SP, começou a estudar música aos dois anos de idade no Conservatório Carlos Gomes. Iniciando com piano, participou dos principais concursos de piano do país, obtendo por inúmeras vezes, o 1º prêmio.
Iniciou no violoncelo com Erico Amaral Jr e Gretchen Muller, prosseguindo com os professores David Chew e Zigmund Kuballa. Apesar de ter ingressado em piano na UNICAMP, no quarto ano transferiu o curso para violoncelo, onde graduou-se na classe do professor Antônio Del Claro. Teve a oportunidade de tocar em Master Classes para grandes nomes como Richard Markson (Inglaterra), Fred Pot (Holanda), Giovanni Ricciardi (Itália), Antônio Menezes e workshop com Yo Yo Ma.
Atuou como principal violoncelo da Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas, da Orquestra Sinfônica da UNICAMP e Orquestra de Câmara de Indaiatuba, com a qual realizou uma discografia de música colonial brasileira pelo selo Eldorado. Foi violoncelista da Cello em Sampa, orquestra de violoncelos, que reuniu alguns dos melhores violoncelistas do Estado, com apresentações em Festivais como o de Campos do Jordão e International Cello Encounter, onde estiveram renomados violoncelistas de todo o mundo. Ainda com este grupo, foi Menção Honrosa no Concurso Eldorado de Música. Participou de 2001 a 2007 como primeiro violoncelo e professora do Festival de Música nas Montanhas, em Poços de Caldas.
Com o Quarteto Darcos, apresentou-se em recitais por todo o Brasil, Argentina, México e EUA, além de gravar o CD Carlos Gomes Ano Cem. Com este Quarteto obteve primeiro prêmio nos concursos de música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina, Cidade de Araçatuba, Prêmio Estímulo de Campinas, Concurso Rotary Internacional e bolsa da Fundação Vitae para o Camping Musical Bariloche. Com o Trio Trem de Cordas, ao lado de José Eduardo Gramani e Ivan Vilela, gravou o CD Trilhas. Com o Quinteto Marcelo Onofri, gravou o CD Dança.
Junto à Orquestra Sinfônica do Mercosul com Sede na Argentina desenvolveu atividade como instrutora de cellos e camerista junto a renomados músicos argentinos.
Sempre desenvolveu com muito interesse, trabalho com músicos populares, tanto em shows como em gravações. Entre eles: Ivan Vilela, Placido Domingos, Vânia Abreu, Paulo Freire, Jucilene Buosi, Renato Kefi, Rafael de Lima, Eloá Gonçalves etc
É professora e Diretora Artística do Conservatório Carlos Gomes.
Em 2010 teve aulas com Anatoly Krastev no Festival de Música em Sozopol , Bulgária.
É primeiro violoncelo na Sinfônica de Campinas, desde 2004 e da Orquestra Sinfônica da Unicamp desde 2010.
Atualmente, é diretora do Conservatório Carlos Gomes
Nascido em Piracicaba-SP, Walter Valentini estudou contrabaixo na Escola de música Dr. Ernst Mahle(EMPEM), com o professor Sandor Molnar, entre 79 e 82. Em 1983, ingressou na graduação em Contrabaixo, na Unicamp, com o prof. Paulo Pugliesi. Neste período, atuou como professor da EMPEM. Em 1986, ingressou na OSMC, e um ano depois na Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), então orquestra de câmara da Unicamp. Estudou também na ULM, com a profa. Ana Valéria Poles (OSESP), entre 2000 e 2001. Participou de inúmeros festivais, tais como CIVEBRA (Brasilia) e Campos do Jordao em diversos anos, estudando com renomados professores, tanto brasileiros como estrangeiros. Entre 2002 e 2003 cursou e concluiu mestrado em contrabaixo na Baylor University (Texas, EUA) onde estudou com o prof Chris Buddo. Atuou como solista na Orquestra Sinfônica da Unicamp, na Orquestra de Camara de Piracicaba, Metrocamp, nos anos de 2004, 2006 e 2007. Professor no Festival Internacional de Jaguariúna, ministrou master classes na UEMG-BH(maio/11), Bauru(abril/11). Participou da turnê brasileira com a orquestra australiana Monash Sinfonia, dirigida por Elizabeth Sellers, em 2011. Contrabaixista da Cantilena Ensemble, dirigida por Fernanda Krug, com a qual tem realizado concertos pelo Brasil. Atua como contrabaixista da Camerata Mahle, dirigida pelo próprio Ernst.
Marcelo Fernandes Pereira, violonista e professor, estudou na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e tem entre seus mestres Edelton Gloeden, Edna Baldassi e Abel Carlevaro – com que se aperfeiçoou durante três anos, no Uruguai. Participou de diversos cursos nacionais e internacionais, tais como: XLI Curso Universitário Internacional de Música em Compostela (Espanha), Festival Internacional de Guitarra de Córdoba (Espanha) e XXIV e XXX Festival de Inverno de Campos do Jordão e venceu os seguintes concursos de interpretação instrumental: X Concurso Nascente USP- Abril (SP, 2000) I Concurso Internacional Violão Intercâmbio (SP, 1999), XVII Concurso Latino – Americano de Violão Rosa Mística (PR, 1998), II Concurso Nacional de Violão Musicalis (SP, 1998), e I Concurso MOAD (Campos do Jordão, 1999).
Em 1999, participou do Projeto Música em Cena, realizando concertos e masterclasses na região da Bretagna – França (no projeto, além dos recitais solo, Sextour mistique, de Villa Lobos, obras em duo, além de apresentar-se com a orquestra de Lannion). A partir de então, viajou periodicamente para Europa, a fim de se apresentar ou participar de corsos de músicos como Leo Brower, Paull O’dette, David Russel, entre outros. De 2005 a 2007 coordenou o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e ainda em 2007, realizou recitais e masterclasses em conservatórios e teatros na Suíça, Portugal, Colômbia e Chile, destacando-se os colóquios sobre Música Erudita Brasileira realizados na Universidad de Los andes – Bogotá, na Unversidad Pedagógica Nacional – Bogotá e no Conservatório do Porto – Portugal.
Apresenta-se em importantes salas de concerto brasileiras, tais como: Centro Cultural de São Paulo, Centro Cultural FIESP, Centro Cultural Maria Antonia, MASP – entre outras -, sendo que em 2009 participou do projeto SONORA BRASIL – patrocinado pelo SESC – diretório nacional, dentro do qual empreendeu uma turnê de 86 recitais de violão, em 20 estados brasileiros, ao lado do veterano violonista do Choro, Henrique Annes. Em 2012 fez seis recitais solo, em Portugal e Espanha com a obra de Camargo Guarnieri (objeto de estudo de seu doutorado), apresentando-se no Museu da Música de Lisboa, na Universidade de Évora, em Portugal, no Teatro de la Municipalidad de Albacete (salón de actos) e no auditório do Conservatório Superior de Ciudad Real. Já, no final do ano passado, realizou sete apresentações pela Bélgica, Alemanha e Suíça.
Em 2010 e 2013, realizou duas temporadas de recitais (cerca de 20 apresentações) pelo interior e capital de estado de Mato Grosso do Sul, patrocinadas pela FUNARTE, ao lado da cantora Malu Mestrinho, nas quais apresentou canções de compositores modernistas e poetas, brasileiros, espanhóis e Latino-amerticanos. Em 2014 realizou uma pequena turnê de 4 concertos no estado de Nebraska, no EUA, sob os auspícios da Partners of the America e em 2017, realizou 10 concertos de violão solo no interior do Estado de Mato Grosso do Sul, em Homenagem ao Centenário de Dilermando Reis, com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais do Estado de MS.
Desde 2013, tem realizado concertos como regente da Camerata Madeiras Dedilhadas – um conjunto instrumental mantido pela UFMS com de cerca de vinte músicos, formado por instrumentos de madeiras e violões com diferentes afinações, que executa essencialmente repertório Barroco, Clássico e Brasileiro. Nesses concertos, incluiu declamações e representações de textos literários, planejados e executados pelo linguista e professor Geraldo Vicente Martins, em projetos como: “Paixão e Devoção no Período Barroco”.
Recentemente (Nov/2018), realizou um concerto na Ohio State University e atualmente é professor adjunto e Pró-reitor de Cultura e extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sendo curador e responsável por editais de Fomento cultural dentro do estado de MS.
É natural de Dourados (MS), graduado pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ), pós-graduado em Música Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso, obteve o diploma pedagógico na Associação Internacional de Educação Musical Willems, em Lion, França. Professor efetivo do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFMS, sua dissertação aborda a trajetória e os sentidos da prática coral na UFMS. No mesmo PPGEdu concluiu o doutorado em 2013, cuja tese foi “PAINÉIS FUNARTE DE REGÊNCIA CORAL (1981-1989): de política cultural à política curricular”.
Como pesquisador coordena o Grupo de Estudos Música em Percurso e também está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar, sob a coordenação da Profa. Dra. Fabiany de Cássia Tavares Silva, no Programa de Pós-Graduação mencionado anteriormente.
Como regente atua frente aos coros do Programa de Extensão Movimento Coral da UFMS, vinculado ao Curso de Música da instituição.
Cleyton é clarinetista da Orquestra Sinfônica, membro dos grupos de Música de Câmara e instrutor na Escola Livre de Música da Unicamp. Concluiu o curso de clarineta no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. Bacharelou-se em Música na Unesp sob orientação dos professores Luís Afonso, conhecido como “Montanha”, e Sérgio Burgani. Integrou vários grupos musicais como a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Jovem do Estado, Orquestra Sinfônica do Instituto Baccarelli, Banda Sinfônica Jovem do Estado e Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí. Participou de diversos festivais e cursos nacionais e internacionais com a orientação de grandes professores como Jonathan Cohler (EUA), Wenzel Fuchs (Alemanha), Jorge Montilla (Venezuela), Cristiano Alves (Brasil), Michael Collins (Inglaterra), François Suzeau (França) e Jérrôme Laferrière (França).
Participa, desde 2011, da orquestra barroca de Juiz de Fora, com a qual tem tocado e gravado CDs desde então, sob a direção de Luis Otavio Santos. Realizou um recital de Contrabaixo e Piano no projeto Música na Esalq(Piracicaba), em abril/2013, acompanhado de Cecília Bellato ao piano. Teve também aulas com o prof. Volkan Orhon, da Universidade de Iowa, EUA.
Natural da cidade de Piracicaba-SP inicia seus estudos na Escola de Música Dr. Ernst Mahle – EMPEM com o Professor Vicente de Paulo Justi.
Participa de Festivais de Música em Brasília(DF), Campos do Jordão(SP), Gramado(RS) e Londrina(PR).
Ainda na EMPEM completa o Curso Profissionalizante em Música do Ministério da Cultura – MEC tendo aulas também, entre outros, com o Maestro e Compositor Ernst Mahle e com Maria Aparecida Mahle.
Ingressa na Universidade Estadual de CAMPINAS – Unicamp (SP) onde obtém o titulo de Bacharel em música na classe do Professor Doutor Vicente de Paulo Justi.
Pelo Centro Universitário CLARETIANO realiza o Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu), em nível de Especialização em “Educação Musical”, na área de Concentração de Educação.
Teve aulas também com Noel Devos (RJ), Sydnei Rosemberg (Indiana – EUA), Gary Echools (EUA).
Foi professor do Festival Internacional de Inverno de Jaguariúna (SP) – 2008
Atualmente é fagotista da Orquestra Sinfônica da Unicamp – OSU, da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas – OSMC, membro do Quinteto de Sopros “SOPRA – 5” onde desenvolve música de câmera e membro da Academia Campineira de Música – ACAMU em Campinas (SP).
Teve sua trajetória musical iniciada na infância, se espelhando no avô, Jorge Isaias Lopes, que era eufonista e mestre de orquestra na igreja. Teve sua primeira experiência musical através do cornet e, na sua juventude, tendo entrado em contato com os diversos timbres da orquestra, atraiu-se pela trompa e suas particularidades. Iniciou seu bacharelado em música pela Unicamp, sendo orientado pelo Prof. Alex Ado, mas finalmente se graduou em música pela Universidade de São Paulo, sob a orientação do Prof. Dr. Michael Alpert. Tocou em parceria com diversos músicos renomados, participou de diversos festivais de música nacionais e internacionais, atuou com diversas orquestras e bandas, tais como Orquestra Sinfônica Jovem da Unicamp, Banda Sinfônica Jovem do Estado de SP, Orquestra Jovem Tom Jobim, Orquestra de Câmara da USP. Participou ativamente e prolificamente com o Quinteto de Metais da USP; sendo reconhecido pelo seu compromisso com a performance em diferentes estilos musicais. Atualmente compõe o Quinteto de Sopros e o corpo artístico da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Está se pós graduando em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com a pesquisa das técnicas estendidas na trompa sob orientação do Prof. Dr. Radegundis Tavares.
Pianista de formação, é Doutora em Música (UNICAMP). Professora e pesquisadora na área de Linguagem e Estruturação Musical no Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp, nos Cursos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação (atualmente aposentada). Integrante da Comissão de Especialistas do Ensino de Música (MEC), assessora ad-hoc da FAPESP, do MEC e da CAPES. É associada ao Centre de Documentation – Claude Debussy, Paris ( França). Seu trabalho de Análise Musical desenvolve principalmente o estudo da música brasileira dos séculos 20 e 21. Colabora nas principais publicações especializadas em música no Brasil e participa de encontros e congressos nacionais e internacionais, como os Simpósios Villa-Lobos em São Paulo, o I Congresso Internacional Villa-Lobos, em Paris, do Seminário Orpheus Music Theory, em Ghent (Bélgica) e Jorge Peixinho, em Portugal. É autora de Estrutura Tonal: Harmonia (Companhia Editora Paulista) <www.cultvox.com.br> e foi editora da revista OPUS, da ANPPOM. Coordena o Grupo de Trabalho “Musicanálise” e participa do Grupo de Estudos “Memória. Identidades e trajetórias” na TeMA e no Grupo “Trama” na PPGMUS/ECA/USP. Em 2014 fez parte da criação da Associação Brasileira de Teoria Musical e Análise, (TeMA) para a qual foi eleita Vice-Presidente no biênio 2019-2021.