I Festival Unicamp de Ópera: conheça os diretores da Ópera “Dido & Enéas”, de Henry Purcell

Na próxima sexta, 13 de setembro, às 20h, o Auditório da FCM será palco da segunda récita do I Festival Unicamp de Ópera, com a apresentação de “Dido & Enéas”, de Henry Purcell. A produção reúne a Orquestra Sinfônica da Unicamp, o Ópera Estúdio Unicamp e solistas do Coro Contemporâneo de Campinas para uma performance única e imperdível.

Os ingressos para a apresentação serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro a partir das 19h, por ordem de chegada. Chegue cedo para garantir seu lugar e não perder essa oportunidade.

Neste post, conheça um pouco mais sobre os diretos do espetáculo, suas trajetórias e experiências.

Direção-geral

Angelo José Fernandes tem se destacado com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades, desenvolve uma ampla atividade artística e pedagógica como regente, pianista, cantor e professor de canto, sendo constantemente convidado para realizar concertos e ministrar cursos e palestras no Brasil e exterior.

É Professor Livre-Docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, universidade na qual leciona canto lírico, dirige o Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio UNICAMP. Foi coordenador do CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural.

Doutor em Música, teve entre seus principais mestres Carlos Alberto Pinto Fonseca, Sérgio Magnani, Amin Feres, Eliane Fajioli, Inácio de Nonno, Adriana Kayama, Eduardo Hazan e Lucas Bretas.

Como pesquisador, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado ao estudo da técnica vocal na prática coral dos diversos períodos históricos e estilos de música composta para coro e sua aplicação na performance coral atual, além de trabalhar intensamente no resgate e análise musical da obra vocal do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca.

À frente do Coro Contemporâneo de Campinas desenvolve um amplo trabalho que engloba a formação de cantores e regentes e a pesquisa constante, tanto na área da performance quanto da musicologia. O espectro de atuação deste grupo ainda engloba, além da realização de diversos concertos a capella com obras de diferentes estilos, com ênfase na música dos séculos XX e XXI, a colaboração e parceria com orquestras da cidade de Campinas e da região em montagens de um vasto repertório coral-sinfônico e operístico. Recentemente, sob regência de Angelo José Fernandes, o Coro Contemporâneo de Campinas gravou o CD intitulado “De Batuque e Acalanto: Missa Afro Brasileira e outras obras sacras de Carlos Alberto Pinto Fonseca” como fruto de projeto aprovado no Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Direção artística

Marcus Held é natural de São Paulo, é violinista, violista e pesquisador especializado na música dos séculos XVI, XVII e XVIII com uma agenda ocupada como recitalista, spalla convidado e palestrante. Doutor em Musicologia com Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), é responsável pela primeira tradução à língua portuguesa da integral da obra tratadística de Francesco Geminiani (1687-1762).

Em 2021, foi spalla convidado da Orquestra Sinfônica Municipal do Theatro Municipal de São Paulo (OSM/TMSP) na montagem das Vésperas de Monteverdi. Em 2022, retornou como spalla da ópera Actéon, de Marc-Antoine Charpentier, na série Ópera Fora da Caixa. Além disso, liderou o naipe de violas da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz na ópera Armide, de Jean-Baptiste Lully, no encerramento do 23º Festival de Ópera.

É diretor e spalla do EOS – Conjunto de Música Antiga da USP, spalla da Trupe Barroca (ES), violista da Cibele Camerata (RJ) e professor do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP. Idealizador e fundador do Música Pretérita, projeto dedicado à divulgação da pesquisa em música ao grande público (YouTube e Instagram).

Direção cênica

Dirceu de Carvalho é formado em artes cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 2003, é ator, diretor e dramaturgo. Trabalha com teatro, cinema e televisão desde 1996, tendo recebido diversos prêmios em festivais de teatro e cinema do interior de São Paulo.

É colaborador e parceiro da CiaLusco Fusco, Cia Histriônica de Teatro, Matula Teatro, Cia Bacantes e Cia Teatro de Elevador Panorâmico. Coordena o grupo de estudos de mímica corporal dramática em Barão Geraldo.

Serviço | Ópera Dido & Enéas

  • Quando: 13 de setembro de 2024, às 20h
  • Onde: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM) | R. Albert Sabin – Cidade Universitária, Campinas – SP
  • Entrada gratuita

A seguir confira a versão digital do programa.