Fundo Anna Stella Schic

 

Foto Anna Stella Schic
Anna Stella Schic

Fonte da imagem: disponível em http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/falando-de-musica/villa-lobos-e-sonia-rubinsky-ha-20-anos-comecava-um-projeto-que-deu-muito-certo/ . Acesso em: 30/11/2016.

O Fundo Anna Stella Schic é composto de livros, partituras, gravações, cartazes de divulgação e outros materiais.

Anna Stella Schic nasceu em Campinas-SP em 1925. Passou a maior parte de sua carreira na França. Foi uma das grandes intérpretes da obra de Villa-Lobo, sendo a responsável pela estreia mundial do Concerto para piano n. 2, além de ter gravado, em 1976, a integral da obra para piano do compositor. Escreveu também o livro “Villa-Lobos: o índio branco”, no qual narra as suas experiências como intérprete da obra do compositor. Anna Stella era casada com o compositor francês Michel Philippot, morto em 1996. Além de professora respeitada, foi também responsável pela primeira audição no Brasil de obras de Pierre Boulez e da execução de obras de Villa-Lobos e de diversos compositores brasileiros do século XX na Europa e nos Estados Unidos. Deu aulas na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Gravou, também, ao piano, George Gershwin, além dos Prelúdios e Fugas de Mendelssohn, e obras de Michel Philippot. A pianista era sucessora de Valdemar de Oliveira na cadeira 26 da Academia Brasileira de Música. Morreu em Nice (França) em 2009.

Adaptado de: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL981571-7084,00-MORRE+NA+FRANCA+A+PIANISTA+BRASILEIRA+ANNA+STELLA+SCHIC.html e http://cultura.estadao.com.br/noticias/artes,morre-a-pianista-anna-stella-schic,316650 . Acesso em 21/06/2016.