O Fórum Sustentabilidade Financeira de Corpos Artísticos, realizado pela Diretoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UNICAMP e organizado pela Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU – CIDDIC), é um evento destinado à atualização de profissionais de todas as áreas de cultura, especialmente para o meio musical. Com a intenção de criar diálogos interdisciplinares entre os diferentes setores artísticos e seus gestores, o evento sugere a participação de qualquer pessoa vinculada a instituições de música de concerto, teatros, produtoras, museus, artistas plásticos, músicos, curadores, estudantes e professores do meio artístico e cultural. Os temas abordados serão dedicados às questões de sustentabilidade financeira de corpos artísticos, incluindo discussões sobre modelos de atuação e financiamento referentes a atividades artísticas e culturais vizinhas, como, por exemplo, nas artes plásticas. O fórum propõe palestras e discussões sobre estratégias e ferramentas que auxiliam na prospecção de recursos para projetos culturais de diferentes iniciativas, impulsionando, dessa maneira, ideias de financiamento no setor da música sinfônica.
Programação
Manhã
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Palestra: Estratégias e Benefícios da Curadoria nas Artes Plásticas
As artes plásticas têm disponíveis há muito tempo um vasto ferramental de curadoria que ainda não é amplamente usado na música. Este ferramental será apresentado para despertarem ideias em quem está no cotidiano do fazer musical.
Palestrante: Andrés Hernández, curador, artista plástico e doutorando no Instituto de Artes da UNICAMP em Artes Visuais.
10h30 – Coffee break
11h – Mesa: A curadoria como ferramenta de financiamento cultural – Debatedores: Andrés Hernández; Thaís Nicolau (idealizadora do Festival de Música Contemporânea Brasileira e foi curadora do programa de música contemporânea do Instituto CPFL); Lygia Eluf (professora titular de Artes Plásticas no Instituto de Artes da Unicamp). Mediador: Danilo Ávila (doutorando em História pela UNESP-Franca, editor do site Música e Sociedade e membro do site Sussurro/Musicon).
12h–14h – Almoço
Tarde
14h – Palestra: Financiamento cultural – panorama histórico e tendências atuais
O financiamento das instituições e iniciativas culturais, fator estruturante dos processos de gestão, tem passado por amplas transformações, tanto no âmbito público quanto privado. Será abordado o contexto histórico e a atualidade do financiamento com tendências e modelos inovadores de sustentabilidade econômica.
Palestrante: Luiz Coradazzi (Gestor cultural, foi diretor de artes British Council no Brasil e diretor executivo da Orquestra Municipal de Campinas).
15h20 – Coffee break
15h40 – Mesa: Estratégias de financiamento cultural — Debatedores: Luiz Coradazzi; Douglas Nicolau (administrador especializado em marketing, idealizador e CEO da Incentiv) e Rosana Caramaschi (diretora de formação do Theatro Municipal de São Paulo) . Mediador: Guilherme Kawakami (executivo financeiro do Ciddic).
16h40 – Encerramento: Dr.ª Cinthia Alireti – regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp.
Convidados:
Andrés I. M. Hernández
Doutorando no Instituto de Arte da UNICAMP e mestre em Teoria, Crítica e Produção em Artes Visuais. Foi coordenador de exposições na Bienal de Havana coordenador-executivo do departamento de curadoria do Museu Arte Moderna de São Paulo MAM-SP (2005 – 2010) e coordenador de projetos da Luciana Brito Galeria, além de membro do Conselho Consultivo de Arte do MAMAM (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães) em Recife (2009 – 2013) e do CIMAM. Convidado ao 30º Congresso da ANPAP. Como artista atuou na performance El cuerpo del silencio, de Tania Bruguera, Ateliê da artista (Havana – Cuba, 1998). Também participou da performance Tatuagem Dimensional, da artista Laura Lima/Galeria Casa Triângulo (ArcoMadrid – Madri, 1999) e ainda na performance Respiração Mais, dos Irmãos Guimarães (Mouson – Frankfurt, em 2013). Atualmente é curador e sócio-diretor do SUBSOLO Laboratório de Arte em Campinas.
Thais Nicolau
Thais é professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina e atua como diretora artística e curadora nos principais projetos do Grupo Sintonize, destacando-se o Festival de Música Contemporânea Brasileira, Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger e Série Contemporânea realizada no Instituto CPFL. Especialista em projetos via leis de incentivo fiscais, há 7 anos atua na elaboração e consultoria no processo de enquadramento e aprovação de projetos nas leis e instituições de fomento, promovendo o crescimento de responsabilidade social, pesquisa e desenvolvimento, estudos na área de tecnologia, ciência e análise de dados. Cofundadora da Incentiv.me, start-up que utiliza tecnologia para captar recursos para projeto aprovados nas leis de incentivo fiscal e que apresentam alto impacto social, atua como COO e coordena as equipes de captação de projetos, auditoria e compliance.
Danilo Ávila
Doutorando em História pela UNESP-Franca, editor do site Música e Sociedade e membro do site Sussurro/Musicon
Luiz Coradazzi
Gestor cultural, foi diretor de artes British Council no Brasil e diretor executivo da Orquestra Municipal de Campinas.
Luiz Coradazzi é graduado em Comunicação e Marketing pela ESPM, possui MBA em Gestão Executiva pela UFRJ, Mestrado em Gestão de Negócios da Música pela Universidade de Westminster (Londres) e Especialização em Gestão e Políticas Culturais (Universidade de Girona/Itaú Cultural). Atua há 20 anos como gestor no setor cultural, tendo colaborado com projetos e organizações como TV Cultura, Instituto Baccarelli, OSESP, Time 4 Fun e Orquestra Sinfônica de Campinas, entre outras. Entre 2011 e 2017, foi Diretor de Artes do British Council Brasil, onde implementou a plataforma de relações culturais Transform, que atingiu 2,8 milhões de pessoas. Entre os principais projetos do Transform, liderou a criação e curadoria do Transform Orchestra Leadership, voltado ao desenvolvimento de redes e capacidades de gestão no setor orquestral. Foi membro do Conselho Executivo da ISPA (International Society for the Performing Arts) e da Comissão de Avaliação das Organizações Sociais da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Atualmente atua como consultor e estrategista independente para instituições como Theatro Municipal de São Paulo, Consulado dos Países Baixos e Instituto Goethe.
Rosana Caramaschi
Diretoria de formação do Theatro Municipal de São Paulo.
Rosana Caramaschi, pós-graduada em Arte, Crítica e Curadoria pela Pontifícia Universidade Católica. Sua formação é multidisciplinar, inclusive com MBA em Economia da Cultura. Produziu espetáculos de música popular e erudita, vídeos, exposições, e, desde 1990 produz espetáculos de ópera e de teatro no Brasil e no Exterior. É cocriadora do Festival Amazonas de Ópera; do Festival de Ópera do Theatro da Paz. Produziu mais de 80 espetáculos de ópera, mais de 15 peças de teatro. Criou e dirigiu o Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão durante 11 anos. Cocriou a Companhia de Ópera Curta onde é diretora artística. No Museu da Imagem e do Som de São Paulo realiza, como historiadora, na área de acervo, uma série de entrevistas com os principais nomes da música erudita e popular do Brasil desde 2011. À frente da Companhia de Ópera Curta, desde 2009, apresentou os espetáculos Carmen, La Traviata, La Bohème, Madame Butterfly e Barbeiro de Sevilha para mais de 140 mil espectadores em mais 80 cidades do Estado de São Paulo. Em 2017, foi diretora artística de Produção do Theatro São Pedro. Atualmente, é diretora de Formação e Produção da Fundação do Theatro Municipal de São Paulo.
Douglas Nicolau
Administrador especializado em marketing, idealizador e CEO da Incentiv.
Empreendedor formado em administração de empresas e pós-graduado em Marketing pela USP. Apaixonado pelo desenvolvimento de novos negócios e produtos, que impactam positivamente o mundo. Atua com foco em parcerias estratégicas e captação de recursos para soluções inovadoras. Especialista em recuperação de impostos para viabilização de projetos sociais nas áreas da saúde, cultura, esporte, inclusão social e tecnologia. Fundador de três startups e um instituto sem fins lucrativos. Idealizador e CEO da Incentiv.
Lygia Eluf
Professora titular de Artes Plásticas no Instituto de Artes da Unicamp.
Professora titular na área de desenho pela Universidade Estadual de Campinas (2012), onde atuou, desde o fim dos anos 1980 na área de Artes Visuais, com ênfase nas áreas de representação bidimensional (desenho, gravura, pintura), produção artística contemporânea, pesquisa e metodologia de pesquisa em arte. Atuou no programa de pós-graduação em Artes, na área de Poéticas Visuais, do Instituto de Artes da Unicamp. Foi coordenadora de Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes (2000–2004), coordenadora da Galeria do Instituto de Artes (2011–2013). Criou o Centro de Pesquisa em Gravura do Instituto de Artes (1997) e o Gabinete de Estampas da Unicamp (2017), ambos com financiamento FAPESP. Ganhou o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz (2013). Recebeu três Cátedras Unicamp-Santander (2007, 2011 e 2014) em colaboração com a Universidad Complutense de Madrid e o Museo del Prado. Graduação em Artes Plásticas (1982), mestrado em Artes – Poéticas Visuais (1992) e doutorado em Artes – Poéticas Visuais (1998) pela Universidade de São Paulo. Recebeu bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq (2011 a 2017) com o projeto Cadernos de Desenho: O Desenho como meio estrutural de construção da imagem. Recebeu o prêmio Jaboti, em 2009, com a coleção Cadernos de Desenho. Atua na organização de eventos artísticos e curadoria. Desenvolve, desde 1980, projeto artístico pessoal em desenho, gravura e pintura participando de exposições no Brasil e exterior.
Cinthia Alireti
Regente titular e Codiretora Artística, desde 2012, da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Idealizadora e Curadora do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social (criado em 2015 e organizado pelo CIDDIC/Unicamp). Idealizadora e Coordenadora do projeto Identidade, Música e Arquitetura (criado em 2016 em Campinas, contou com apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil e Direção da compositora Denise Garcia). Como musicóloga, realiza edições críticas de óperas barrocas em apresentações ao vivo, transmissões pela RAI e registros em CD para o Festival della Valle d’Itria na Itália. Formou-se Bacharel em Composição Musical (Universidade de São Paulo) e em Publicidade e Propaganda (Faculdade Armando Alvares Penteado), Mestre e Doutora em Regência Coral e Orquestral em música antiga (Universidade de Indiana em Bloomington nos EUA) e Mestre em Musicologia (Université de Paris IV-Sorbonne e Universität des Saarlandes, em Saarbrücken).
Evento: Fórum Sustentabilidade financeira de corpos artísticos
Data do evento: 31/10/2018
Período de inscrição: (Em breve)
Vagas: 840
Local: Auditório do Centro de Convenções da UNICAMP.
Proponente: Cinthia Alireti, regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp.
Inscrições no link: ENCERRADAS
Organização
CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp
Facebook: OSU – Orquestra Sinfônica da Unicamp
Coordenação
Prof. Dr. Angelo J. Fernandes
Profa. Dra. Denise Garcia
Direção administrativa
Renata Gobi
Idealização
Cinthia Alireti
Curadoria
Guilherme Rebecchi
Equipe organizadora
Elizabeth da Silva Cornélio
Guilherme Rebecchi
Leninha Dani
Nicole Somera
Renata Gobi
Apoio
Bianca Lino
Maisa Barbosa Rangel
Webdesign
Douglas Borges
Auditório do Centro de Convenções da UNICAMP.