Evento “Interlocuções entre Música e Ciência da Informação” celebra os 35 anos do CDMC

Entre os dias 05 e 07 de novembro o CDMC realiza o evento “Interlocuções entre Música e Ciência da Informação”, celebração ao marco significativo de seus 35 anos. O evento, mais do que uma simples comemoração, abre um diálogo prospectivo sobre os vínculos cada vez mais profundos entre essas duas disciplinas.

Durante três dias, pesquisadores de Música e Ciência da Informação se reunirão para explorar as inúmeras maneiras pelas quais esses campos se interligam e se enriquecem mutuamente. As discussões abordarão os desafios contemporâneos da gestão da informação musical em um mundo cada vez mais globalizado e digital.

Este evento não apenas celebra a trajetória do CDMC, mas também visa inspirar novas ideias e parcerias que moldarão o futuro da pesquisa musical e da Ciência da Informação. Para mais informações e inscrições, acesse a página do evento.

Sobre o CDMC

O Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) é responsável por armazenar, disseminar e promover um acervo especializado em música erudita contemporânea, além de promover pesquisas para expandir o conhecimento na área.

Inaugurado em 1° de setembro de 1989,  o CDMC é fruto do “Projeto Brasil-França”, parceria firmada entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Ministério de Negócios Estrangeiros e a Associação Francesa de Ação Artística (AFAA). O intuito foi criar uma filial brasileira do Centre de Documentation de la Musique Contemporaine (CDMC França).

05/11 | 10h às 13h | Mesa de abertura

A importância da organização de acervos musicais para o desenvolvimento do ensino e da ciência

A organização de acervos musicais desempenha um papel fundamental na preservação da história musical, na garantia de acesso à Informação, na disponibilização de material para estudo e ensino, na promoção cultural, entre outros. Tratado na interdisciplinaridade com a Ciência da Informação, que se debruça ao estudo da informação desde sua gênese à geração do conhecimento, pode revelar novos insights sobre o ensino e a pesquisa musical.

• Profa. Dra. Denise Garcia – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Daniela de Oliveira Correia – Instituto Baccarelli
  • Profa. Dra. Eliana Monteiro – Universidade de São Paulo (USP)

14h às 16h |
Apresentação de trabalhos

Sessão 1 – Pesquisa musical em acervos de arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus

06/11 | 9h30 às 13h | Minicurso

Fundamentos de catalogação bibliográfica de partituras

14h às 16h | Apresentação de trabalhos

Sessão 2 – Organização e gestão da informação musical

07/11 | 9h30 às 13h | Minicurso

Fundamentos de conservação preventiva em acervos musicais

Castorina Brandão

14h às 16h |
Mesa de encerramento

Tratamento e estudo de fontes para a compreensão das práticas musicais: processos, ferramentas e produtos

A organização de acervos envolve processos, ferramentas e produtos que são fundamentais para garantir a preservação, acessibilidade e utilidade dos materiais musicais. No domínio da Música, o tratamento documental deve prever as particularidades da área e dos seus usuários, a fim de garantir a gestão estratégica da informação musical.

• Marina Macambyra – Universidade de São Paulo (USP)
  • Prof. Dr. Fernando Lacerda – Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Profa. Dra. Mariangela Fujita – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Jéssica Tolare – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)