Vem aí a 4ª Semana da Escola Livre de Música, de 02 a 05 de dezembro
Separe na agenda: entre os dias 02 e 05 de dezembro acontece a 4ª edição da Semana da Escola Livre de Música, sempre às 19h no Teatro de Arena, na Unicamp.
O evento gratuito visa apresenta à comunidade todas as práticas pedagógicas de ensino coletivo trabalhadas com os quase 200 alunos que atualmente estão matriculados na ELM.
Serão 4 noites de apresentações, com atuações da Banda Sinfônica da Unicamp, Big Band, Orquestra de Saxofones, Grupos de Percussão e Trompetes, dentre outros. Acompanhe nossas redes para ficar por dentro de toda a programação.
Os concertos acontecem sempre às 19h, no Teatro de Arena, na Unicamp.
Serviço | 4ª Semana da Escola Livre de Música
- quando: de 02 a 05 de dezembro de 2024
- onde: Teatro de Arena, Unicamp | R. Elis Regina – Cidade Universitária, Campinas
- entrada gratuita
Grupos de Flautas e Trompetes da ELM se apresentam no CAISM em apoio ao Outubro Rosa
No dia 23 de outubro de 2024, o CAISM (Hospital da Mulher da Unicamp) se vestirá de música em apoio ao Outubro Rosa, campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama. O evento contará com duas apresentações especiais, trazendo leveza e acolhimento ao ambiente hospitalar.
Às 8h, o Grupo de Flautas da Escola Livre de Música (ELM) se apresentará, e às 15h será a vez do Grupo de Trompetes. As performances acontecerão no próprio CAISM, localizado na Rua Alexander Fleming, 101, dentro do campus da Unicamp.
Venha prestigiar este momento musical e apoiar essa causa tão importante!
Serviço | Música no CAISM
- quando: 23 de outubro, às 8h e às 15h
- onde: CAISM | Rua Alexander Fleming, 101, dentro do campus da Unicamp.
- entrada gratuita
Banda Sinfônica da Unicamp integra o Mês Carlos Gomes com apresentação dia 27, no Teatro Castro Mendes
Sexta-feira, 27 de setembro, a partir das 20h, a Banda Sinfônica da Unicamp se apresenta pela primeira vez na história no belo Teatro Municipal Castro Mendes, em Campinas, com performance gratuita.
Sob regência de Fernando Hehl, coordenador da Escola Livre de Música (ELM), o concerto especial da Banda Sinfônica tem a honra de integrar a programação cultural do Mês Carlos Gomes, marcando mais uma vez a história da Banda.
Segundo Hehl, o evento homenageia a “figura mais ilustre de nossa cidade, um dos maiores nomes da música erudita em nosso país e o maior compositor de ópera das Américas de todos os tempos”. Para o coordenador da ELM, motivos de sobra que “nos orgulham muito em fazer parte da programação”.
A apresentação é gratuita e acontece sexta, dia 27 de setembro, a partir das 20h, no Teatro Castro Mendes. Os ingressos podem ser retirados na Bilheteria com uma hora de antecedência (19h).
Serviço | Banda Sinfônica da Unicamp no Mês Carlos Gomes
- quando: 27 de setembro, às 20h
- onde: Teatro Municipal Castro Mendes | Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas, SP
- entrada: gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do Teatro uma hora antes do espetáculo
Confira, a seguir, o programa digital desta apresentação:
Banda Sinfônica da Unicamp se apresenta no Teatro do SESI Campinas Amoreiras dia 22, quinta
No dia 22 de agosto, quinta-feira, às 20h, o Teatro do SESI Campinas Amoreiras será palco de uma apresentação imperdível da Banda Sinfônica da Unicamp. Este concerto é parte do projeto “Parcerias/Projetos Locais – Música” e promete oferecer ao público uma experiência musical única e diversificada.
A Banda Sinfônica da Unicamp é um projeto de extensão universitária desenvolvido pela Escola Livre de Música da Unicamp e vinculado ao CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural. Desde sua criação em 2022, a banda tem proporcionado a mais de 60 alunos da Região Metropolitana de Campinas a oportunidade de desenvolver suas habilidades musicais através da prática coletiva. Este projeto é essencial para reintegrar a estrutura musical ao conjunto de grupos permanentes da Unicamp, retomando a tradição da universidade na formação musical para instrumentos de sopro e percussão após um hiato de 13 anos.
O concerto apresentará um repertório eclético, alicerçado em três pilares fundamentais: Música Sinfônica, Música Brasileira e Música Popular. O público poderá desfrutar de composições sinfônicas, adaptações de obras orquestrais, além de peças brasileiras que abrangem uma vasta gama de gêneros e ritmos. O repertório incluirá obras como “1812 ‘Abertura Solene'” de Piotr Ilitch Tchaikovski, “Danzon” de Arturo Marquez, “Ross Roy” de Jacob de Haan, “Suíte Nordestina” de José Ursicino da Silva “DUDA”, e medleys de musicais e filmes como “O Rei Leão” e “Bohemian Rhapsody”.
Em 2024, a Banda Sinfônica da Unicamp foi agraciada com a prestigiada Medalha do Mérito Cultural Carlos Gomes, a maior honraria cultural concedida pela Prefeitura Municipal de Campinas. Esta medalha reconhece cidadãos e entidades que se destacam em atividades artísticas na cidade e que contribuem significativamente para enaltecer a figura e obra do maestro Carlos Gomes. Segundo Fernando Hehl, coordenador da Escola Livre de Música, esse reconhecimento é de grande importância, resgatando o prestígio e orgulho da universidade no cenário cultural.
Além do desenvolvimento técnico-musical, o projeto da Banda Sinfônica da Unicamp visa criar um ambiente humanizador para seus integrantes, estimulando-os a crescer como sujeitos ativos e transformadores da sociedade. Alunos da ELM participam de aulas específicas de seus instrumentos, tanto individualmente quanto em grupos, e a prática em conjunto é estimulada por alunos bolsistas graduandos em música pela Unicamp, que colaboram na organização e instrução durante os ensaios.
O concerto é gratuito e aberto ao público, e as reservas podem ser feitas a partir de 19 de agosto de 2024, às 09:00. A apresentação no Teatro do SESI Campinas Amoreiras promete ser uma noite inesquecível, celebrando a música e a comunidade.
Serviço | Banda Sinfônica da Unicamp no SESI Amoreiras
- quando: 22 de agosto às 20h
- onde: Teatro do SESI Campinas Amoreiras | Av. das Amoreiras, 450
- entrada gratuita
Igreja Metodista Central de Campinas comemora 110 anos com apresentação especial da Big Band da Unicamp
Neste domingo, 18, a partir das 09h, a Big Band da Unicamp e convidados especiais se juntam para celebrar os 110 anos da Igreja Metodista Central de Campinas.
Sob regência do coordenador da Big Band e professor da Escola Livre de Música, Israel Calixto, a apresentação visa reforçar laços de parceria entre as instituições. O concerto é gratuito e acontece na Rua Ferreira Penteado, 475 Centro, Campinas.
Serviço | Big Band e convidados nos 110 anos da Igreja Metodista Central de Campinas
- quando: 18 de agosto de 2024 às 09h
- onde: Igreja Metodista Central de Campinas | Rua Ferreira Penteado, 475 Centro, Campinas
- entrada gratuita
Big Band da Unicamp realizada apresentação na 19ª Unicamp de Portas Abertas (UPA)
Sob regência de Israel Calixto, a Big Band da Unicamp se apresenta na 19ª edição do Unicamp de Portas Abertas. O concerto acontece neste sábado, dia 17, e integra a programação cultural da UPA.
Sobre a 19ª UPA
O tema da UPA deste ano é “Saber em Movimento”. Com ele, estimulamos os estudantes e toda a comunidade a refletir sobre a importância da Universidade como espaço de pluralidade cultural, livre debate de ideias e capacidade de mover conhecimentos e esforços em direção a um futuro mais justo, democrático e sustentável. O evento será realizado no dia 17 de agosto, das 9h às 17h, e a entrada é gratuita.
Serviço | Big Band da Unicamp na 19ª UPA
- quando: 17 de agosto de 2024, às 11h
- onde: Teatro de Arena, Unicamp | R. Elis Regina – Cidade Universitária
- entrada gratuita
Escola Livre de Música lança edital com vagas remanescentes para 2024
A Escola Livre de Música (ELM) torna público o edital para vagas remanescentes para o ano de 2024. As inscrições vão de 15 a 26 de julho.
É indispensável a leitura do edital para esclarecimento de quaisquer dúvidas e acesso a todas as informações. Todas as informações e documentos estão disponíveis neste link.
Há vagas para diversas disciplinas. É indispensável a leitura do edital para esclarecimento de quaisquer dúvidas e acesso a todas as informações. No edital estão disponíveis o link e o QRCode para acessar o formulário de inscrição. Para cada disciplina é necessário o preenchimento de um novo formulário de inscrição.
Orquestra de Saxofones encerra 3ª edição da Semana da Escola Livre de Música
Hoje, quinta-feira, dia 04 de julho, a Orquestra de Saxofones da ELM encerra a terceira edição da Semana da Escola Livre de Música, com apresentação no Teatro de Arena, na Unicamp.
Sob regência de seu coordenador, Miguel Clemente, o concerto apresenta os estudos dos alunos integrantes ao longo dos últimos meses. Participem e prestigiem!
Confira, a seguir, o programa digital:
Sobre a Orquestra de Saxofones
A Orquestra de Saxofones da ELM é composta de alunos/as de saxofone da Escola Livre de Música. Tal formação camerística faz parte dos grupos estáveis que realizam concertos no campus, apresentando à comunidade o resultado de seus trabalhos. O repertório é variado, composto de peças heterogêneas desde o caráter renascentista, barroco, passando até pela música popular brasileira. Em suma, os arranjos são adaptados para tal formação (competências, habilidades, sonoridade do grupo) fomentando uma proposta pedagógica integrativa, colaborativa e humanista.
O material didático utilizado pela orquestra é próprio e foi criado pelo Prof. Dr. Manuel Falleiros, coordenador do grupo que antecedeu o atual, Prof. Ms. Miguel Clemente. Atualmente o grupo conta com a participação de 14 componentes, de competências heterogêneas. O grupo utiliza normalmente o instrumental assíduo dentro do quarteto clássico de saxofones onde participam saxofone soprano, alto, tenor e barítono. O grupo, de forma regular, interpreta peças em três vozes de saxofone alto, duas vozes de saxofone tenor e uma de saxofone barítono.
Desde 2018 o presente grupo faz parte de uma pesquisa de doutorado embasada no fomento da expertise musical com base no uso de atividades criativas, tese desenvolvida pelo instrutor do grupo Miguel Clemente.
Sobre Miguel Clemente
Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Música do I.A./UNICAMP, Miguel Clemente é pesquisador doutorando, improvisador, performance, professor, saxofonista e psicopedagogo. Desenvolve pesquisa em Improvisação, Criatividade Musical, Performance sob a orientação do Prof. Dr. José Fornari e o Prof. Dr. Manuel Falleiros.
Mestre em Música- Unicamp (2018), Graduado em Magisterio Educación Musical -Universidad de Jaén (Espanha, 2011) e Psicopedagogía – Universidad de Jaén e Universidade de Lisboa (2014). Estudou saxofone no Conservatório Profissional de Jaén e realizou cursos com renomados professores como Arno Bornkamp, Nobuya Sugawa, Claude Delangle, Juan Casas, Marcos López. Desde 2017 é professor responsável pela aula de saxofone da Escola Livre de Música da Unicamp (CIDDIC).
Atuou como saxofone solista na Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica de Campinas e saxofone barítono na Orquestra Rock (tem compartilhado palco com artistas como Dinho Ouro Preto, Paralamas, Jota Quest, Melim, Skank, Frejat, dentre outros.
Big Band se apresenta hoje no Teatro de Arena pela 3ª Semana da ELM
Sob coordenação de Israel Calixto, nesta quarta, 03, a Big Band ELM se apresenta no Teatro de Arena, na Unicamp, a partir das 19h. O concerto integra a programação da terceira edição da Semana da Escola Livre de Música, tradicional evento de performance pedagógica onde são apresentados os trabalhos dos alunos de diferentes grupos.
A 3ª Semana da ELM acontece até o dia 04/07 no Teatro de Arena, sempre às 19h. O evento é gratuito e aberto a todos.
Confira, a seguir, o programa digital:
Sobre a Big Band ELM
Funcionando como um dos cursos oferecidos pela ELM, a Big Band oferece a oportunidade de um ambiente de prática musical orientada. O curso é oferecido abertamente para docentes, servidores, alunos e para a comunidade externa de Campinas e região. O objetivo do curso é de reunir instrumentistas de diversos níveis, idades e diferentes instrumentos para fazer música explorando suas potencialidades em uma prática inclusiva.
O curso representa uma importante referência para outros grupos mais tradicionais da região, pois a prática orientada leva em conta o cuidado e a preocupação com o desenvolvimento musical do aluno ao invés de ser apenas um simples grupo de repertório no qual o participantes se sente estagnado no processo de aprendizagem.
O curso é ministrado pelo professor Israel Calixto. Formado em Pedagogia pela Unasp, iniciou seus estudos em trompete com José Calixto e em música na Banda da Guarda Mirim de Campinas com José Macário. Estudou trompete com Clóvis Beltrami (Unibanda), Manuel Ernesto.
Sobre Israel Calixto
Israel de Souza Calixto é formado em Pedagogia pela Unasp, com as habilitações para professor de série iniciais e fundamental I, Coordenação Pedagógica e Direção Escolar. Possui pós-graduação pela Universidade Estadual de Campinas.
Cofundador do Projeto ELM Unibanda (1991). Músico e técnico em midialogia, atua no apoio aos alunos do mestrado e doutorado nos laboratório e projetos de Música do Instituto de Artes (IA). Orientador de bolsistas (SAE) dos cursos de graduação, licenciatura em música, bacharelado em música, humanas e dança (supervisão e orientação pedagógica). Músico em atividades na Unicamp, freelancer em gravações musicais e eventos no Brasil.
Professor de trompete e prática de Grupo na Escola Livre de Música (ELM). Iniciou no trompete com José Calixto (pai), e música, na Banda da Guarda Mirim de Campinas, com o Tenente José Sobrinho Macário. Estudou com Clóvis Beltrami e Manuel Ernesto (Unibanda/Unicamp).
Participou de masterclass com Daniel Havens (USA), Nailson Simões (UniRio), Edgar dos Santos, Fred Mills (Canadá), Steven Trinkle (USA), Malte Burba (Alemanha), Glauber Santiago (UFSCar), Charles Schulueter (USA), Aylton Escobar e Parcival Módolo. Cursou Extensão para Regente de Bandas no projeto Pró-Banda do Governo do Estado de São Paulo.
Segundo dia da Semana da Escola Livre de Música traz os grupos de câmara da ELM
Nesta terça acontece o segundo dia da Semana da Escola Livre de Música. A noite de hoje fica por conta dos grupos de câmara da ELM: classe de percussão, classe de violino e grupos de trompetes I e II.
Na primeira apresentação, sob coordenação de Fernanda Vieira, os alunos da classe de percussão mostrarão um pouco do que aprenderam por meio de um repertório de música brasileira. O segundo grupo a se apresentar, sob coordenação de Eduardo Semencio, os alunos da classe de violinos irão apresentar o que foi estudado nos últimos 4 meses apenas. A maioria não teve contato prévio com o instrumento. Por fim, os grupos de trompete I e II se apresentam, sob coordenação e regência de Israel Calixto.
A 3ª Semana da ELM acontece até o dia 04/07 no Teatro de Arena, sempre às 19h. O evento é gratuito e aberto a todos.
Confira, a seguir, o programa digital do evento.
Sobre a classe de percussão
O curso oferece conteúdo prático e técnico de nível iniciante, através da prática dos instrumentos de percussão sinfônica, como caixa-clara, tímpanos e teclados de percussão. Nesta apresentação os alunos mostrarão um pouco do que aprenderam através de um repertório de música brasileira.
Sobre Fernanda Vieira
Fernanda Vieira é percussionista da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), Coordenadora do Projeto Música em Movimento e professora da Escola Livre de Música da Unicamp (ELM).
Vieira iniciou seus estudos de percussão na Banda Filarmônica Cardeal Leme em 1994, onde agora retorna como professora e Coordenadora Pedagógica. Graduou-se em Música Erudita pela Unicamp, onde estudou com Fernando Hashimoto.
Também foi aluna de Elizabeth Del Grande (OSESP) e concluiu mestrado pela Unicamp em 2012. Se apresentou como solista à frente de orquestras do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, e com grupos de câmera em festivais nacionais e internacionais (EUA e Europa).
Sobre a classe de violinos
A classe coletiva dos violinos fará sua primeira nesta terça-feira. A maioria dos alunos teve seu primeiro contato com o instrumento em março deste ano. O trabalho que será apresentado mostra o que foi trabalhado nesses 4 meses. Além de postura, os alunos iniciaram com leitura de partitura, vivenciaram práticas que incentivam o trabalho em grupo e conheceram vários detalhes de como é o dia a dia de um músico em orquestra.
Sobre Eduardo Semencio
Mestre em Violino Performance pela University of Western Ontario (CANADÁ), Eduardo Semencio atualmente é violinista na Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) desde 2012, Spalla da Orquestra Rock de Campinas (desde 2015), atua como Professor de Violino Credenciado na graduação da Unicamp, além de ser professor da Escola Livre de Música (ELM) da Unicamp.
Semencio é colaborador Financeiro/Administrativo do Conservatório Carlos Gomes de Campinas. Integrou a Orquestra Amazonas Filarmônica (2007-2011) e a Orquestra de Câmara do Amazonas. Foi chefe de naipe da Orquestra Barroca do Amazonas e chefe de naipe na Orquestra Sinfônica de São José de Campos.
Participou também da Orquestra Sinfônica Brasileira-OSB-RJ, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra do Estado de Mato Grosso, Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, Orquestra Sinfônica de Americana, Orquestra Sinfônica de Rio Claro entre outras. Atuou em concertos e recitas de óperas com orquestras no Canadá, Alemanha, Uruguay, além de participar de duas edições do Villa-Lobos International Chamber Music Festival (EUA).
Sobre os grupos de trompetes
O curso de trompete tem o objetivo oferecer ao aluno um conteúdo pratico e técnico com o instrumento através da prática diária do instrumento e leitura do conteúdo aplicado em aula. Estas técnicas são adquiridas pelo aluno através de estudos orientados pelo professor com o uso de métodos adequados para o ensino de acordo com o desempenho de cada aluno.
Os estudos são feitos a partir de métodos de ensino e seguem um planejamento que visa dar ao aluno uma base sólida de conceitos sobre o instrumento, ao mesmo tempo fornecer um aprendizado criativo e com qualidade. O resultado esperado do estudo do curso de trompete é o de formar alunos o mais preparado possível para a execução musical em seus diversos estilos, preparando para atividades afins no meio musical. Curso ministrado pelo professor Israel Calixto.
Sobre Israel Calixto
Israel de Souza Calixto é formado em Pedagogia pela Unasp, com as habilitações para professor de série iniciais e fundamental I, Coordenação Pedagógica e Direção Escolar. Possui pós-graduação pela Universidade Estadual de Campinas.
Cofundador do Projeto ELM Unibanda (1991). Músico e técnico em midialogia, atua no apoio aos alunos do mestrado e doutorado nos laboratório e projetos de Música do Instituto de Artes (IA). Orientador de bolsistas (SAE) dos cursos de graduação, licenciatura em música, bacharelado em música, humanas e dança (supervisão e orientação pedagógica). Músico em atividades na Unicamp, freelancer em gravações musicais e eventos no Brasil.
Professor de trompete e prática de Grupo na Escola Livre de Música (ELM). Iniciou no trompete com José Calixto (pai), e música, na Banda da Guarda Mirim de Campinas, com o Tenente José Sobrinho Macário. Estudou com Clóvis Beltrami e Manuel Ernesto (Unibanda/Unicamp).
Participou de masterclass com Daniel Havens (USA), Nailson Simões (UniRio), Edgar dos Santos, Fred Mills (Canadá), Steven Trinkle (USA), Malte Burba (Alemanha), Glauber Santiago (UFSCar), Charles Schulueter (USA), Aylton Escobar e Parcival Módolo. Cursou Extensão para Regente de Bandas no projeto Pró-Banda do Governo do Estado de São Paulo.