DIVULGAÇÃO: Curso: A Mulher na Música Clássica

A Mulher na Música Clássica

“Durante a maior parte da história, Anônimo era uma mulher”, escreveu Virginia Woolf. A frase encapsula a realidade de tantas compositoras e intérpretes que ficaram à sombra de seus colegas homens ao longo dos séculos. No cenário atual, essa desigualdade persiste. Para se ter uma ideia, na temporada 2023/24 da Berliner Philharmoniker, das 124 obras programadas, apenas quatro foram compostas por mulheres, representando menos de 3% do total.

Em setembro ofereço meu mais novo curso, “A Mulher na Música Clássica”, que abrange compositoras, intérpretes, musicólogas e poetas e até fabricantes de instrumentos, desde as trovadoras medievais e mulheres enclausuradas até as figuras contemporâneas. Vamos desvendar as histórias por trás de suas obras e contribuições, muitas vezes negligenciadas, que ajudaram a moldar o universo da música clássica. Os encontros são sempre on-line e ao vivo, ficando gravados por uma semana e são dedicados tanto a leigos quanto a estudantes de música.

Sobre mim: Organista e cravista com mais de 30 anos de experiência. Fui responsável pelos órgãos do Circuito de Órgãos Históricos de Minas Gerais e aperfeiçoei meus estudos na Alemanha e na França.


Curso: A mulher na música clássica
Datas: 12 de setembro a 24 de outubro
Dia e horário: Quintas-feiras, às 19h45

Elisa Freixo
WPP – 32 9 8812 8505