DIVULGAÇÃO: Batman e Super-homem? não: Beethoven e Napoleão!

Recitais Eubiose – Carlos Augusto de Souza Lima

Meus amigos, transcrevo abaixo mensagem do Maestro João Maurício Galindo.
Abraços a todos

Olá! Quem escreve aqui é o Maestro João Mauricio Galindo. Tudo bem com você e sua família? Espero que sim!

Ao ler o título deste e-mail, a comparação pode até soar como brincadeira. Mas eu garanto que não é. Afinal, estamos falando de heróis e super-heróis. Figuras protagonistas de narrativas sem as quais a humanidade não poderia viver. Ulisses, o grande herói da Odisséia e da Ilíada viveu quase 1000 anos antes de Cristo. De lá para cá, não houve época sem uma galeria de heróis que embalasse os mais profundos sonhos e fantasias de indivíduos de todos os lugares do planeta, de todas as raças, crenças e culturas.

Notas musicais como superpoderes
No momento em que Beethoven, um artista poderoso com uma mente prodigiosa, deixou sua criatividade ser envolta pela mística de um guerreiro genial como Napoleão, o resultado foi um marco jamais visto na história das artes: o “Estilo Heróico”. E seu maior monumento foi a Sinfonia Nº 3, conhecida como “Eroica”.

Numa pesquisa realizada em 2016 pela BBC Music Magazine, envolvendo 151 maestros de diversos países, a “Eroica” foi escolhida como “a mais grandiosa sinfonia de todos os tempos”. Concluída em 1804, inspirada e dedicada a Napoleão Bonaparte antes que ele se tornasse Imperador, a “Eroica” vira o mundo musical de cabeça para baixo, da mesma maneira como a Revolução Francesa vinha transformando o mundo ocidental da época.

Por que tamanha importância? Por que o título “Eroica”?

É o que vou revelar a você em nossas palestras do mês de Junho. Digo palestras, no plural, porque uma só não é suficiente para se construir uma compreensão rica e estimulante de uma obra tão monumental.

Sendo assim, prepare-se: faça sua inscrição no evento online “Eroica: a sinfonia-mito de Beethoven”. Serão 2 palestras sobre o tema nos dias 20 e 27 de Junho (Sábado) às 11h00. No primeiro encontro explicarei as razões para o nome “Eroica” e faremos uma análise do primeiro movimento. No encontro seguinte, vamos explorar os três outros movimentos da obra.

Vale ressaltar que uma palestra não depende da outra. Se não conseguir acompanhar as duas, você pode participar de apenas uma sem prejuízo para o aprendizado e os novos conhecimentos.

Confirme seu desejo de participar e receba mais detalhes sobre a inscrição. Você vai sentir a emoção de uma poderosa narrativa heróica. Só que desta vez, desbravando a jornada de um dos maiores músicos da história.

Espero por você!

Um grande abraço do Maestro!

Rolar para cima
Ir para o conteúdo