“Cuerpo Cardinal” de Jônatas Manzolli (2020-2021) foi criada para que três percussionistas interagissem com percussão corporal nos seus próprios corpos e nos corpos dos outros, numa performance presencial. A partir dessa peça original, três percussionistas assumem a missão de recriar a mesma peça, mas nas condições adversas do confinamento.
Nesse vídeo, uma nova versão virtual descreve a trajetória dessas percussionistas que, situadas em três localidades distantes, Fernanda Vieira e Isadora Conte em Campinas (SP) e Daniela Cervetto em Buenos Aires, Argentina, criam um diálogo musical com todos os elementos e significados disponíveis durante o confinamento social.
Desse modo, num processo co-criativo com o autor, de outubro de 2020 a setembro de 2021, os sentidos e as dimensões sonoras contidas em espaços encalacrados se expandem para uma expressão maior, nasce um poema sonoro sobre o isolamento social que, por certo, busca transcender as limitações da pandemia da COVID19.
Sobre o projeto Música em Movimento
A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta o “Projeto Música em Movimento”. No projeto são exploradas as várias formas de ligação entre os conceitos de música e de movimento, produzindo vídeos que envolvem artistas destas duas áreas. Entre eles temos músicos da OSU, dançarinas (os) da Unicamp e convidados especiais de outras orquestras, centros artísticos e universidades.
O projeto foi criado durante a pandemia da Covid-19 e evidencia o efeito da linguagem artística. Trocando o palco por um cômodo e o público por um celular, a arte segue rompendo barreiras.
Cuerpo Cardinal (2020-2021) | Música em Movimento
Composição: Jônatas Manzolli
Intérpretes: Fernanda Vieira, Daniela Cervetto e Isadora Conte
Edição de Vídeo: Isadora Conte