Coral Unicamp Zíper na Boca

O Coral Unicamp Zíper na Boca foi formado em setembro de 1985 com a proposta de reiniciar as atividades do então extinto Coral Unicamp. Vinculado ao Ciddic: Centro de Integração Documentação e Difusão Cultural, é constituído por alunos, funcionários e docentes da Universidade Estadual de Campinas e participantes da comunidade externa. Participa ativamente de festivais de coros, tendo se apresentado presencialmente em 11 estados. Foi premiado em 03 edições do Mapa Cultural Paulista (1996, 2012 e 2014) e representou o Brasil no XXVI Festival Internacional de Coros de Galvez (AR). Em 2011, recebeu a Medalha Carlos Gomes da Câmara Municipal de Campinas, pela relevante atuação na área artística e musical da cidade.

Em 2020-2021 produziu 10 vídeos em formato Virtual Choir e participou de 30 festivais internacionais online nas diversas regiões do Brasil e em países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Venezuela e Espanha.

De 2010 a 2019 produziu 10 espetáculos temáticos coral cênicos, atuação retomada em 2022 com a montagem “Zíper 37 anos: De Volta aos Palcos”.

Em 2023, os destaques são o intercâmbio artístico-cultural com o Coro da Universidad Nacional de Río Negro, Argentina, que culminou com realização do “Encuentro Binacional de Coros Universitarios”, reunindo em concerto os dois coros, que se alternaram no palco do Centro Municipal de Cultura de Viedma, capital da província de Río Negro, AR. Destaca-se também a produção do espetáculo “Uma Aquarela no Samba”, com estreia no Teatro José de Castro Mendes, em Campinas e a 18ª edição do Festival Unicamp de Corais, no Teatro Vitória em Limeira.

Em 2024, prepara a montagem que reúne Choros Clássicos, Sambas de Martinho da Vila e Canções de Elvis Presley e a realização do 19º Festival Unicamp de Corais.

Direção Geral e Regência: Vívian Nogueira.

Direção Cênica: Lucas Metropolo e Camilla Puertas.

Preparação Vocal: Weverton Silva.

Pianista: Hively Ferreira.

Percussionista: Osvaldo Baltazar, Vânia Monteiro e Silvia Gomes.