29/11/24 às 15h – Auditório Ricardo Kubala – IA-UNESP (R. Bento Teobaldo Ferraz, 271, São Paulo-SP)
06/12/24 às 17h – Centro MariAntonia da USP – Edifício Joaquim Nabuco (R. Maria Antonia, 258, São Paulo-SP)
Programa:
Estudo no. 1 – Johnson Machado
para clarinete solo
Three Minerals (2018) – Alexandre Lunsqui (1970)
para flauta, clarinete e violino
Retrieve (2016) (10’) – Julia Wolfe (1958)
para cello e contrabaixo
Signo Sopro XII (2024, estreia mundial) (6’) – Marcus Siqueira (1974)
para flauta, clarinete, violino, cello, contrabaixo e conduítes
Ibejis op. 92 (1995) (6’) – Paulo Costa Lima (1954)
para flauta e clarinete
I know where everything is (2007) (9’) – Nico Muhly (1981)
para flauta, violino, clarinete e cello
Carta de Equinócio (2024, estreia mundial) (9′) – Maurício De Bonis (1979)
para flauta, clarinete, violino, cello, contrabaixo
Grupo Música Viva UNESP
Laura Heldt Tranche, flauta
Weber Ferreira do Vale, clarinete
Verônica Lopes da Silva Batista Joaquim, violino
Gabriel Augusto de Angelis Gomes, cello
Leonardo Oliveira de Lima, contrabaixo
Sarah Hornsby, regência
Criado pelo Prof. Alexandre Lunsqui e atualmente coordenado também pelos professores Maurício De Bonis e Sarah Hornsby, o projeto de extensão Grupo Música Viva UNESP tem como objetivos a recuperação, o estudo e a divulgação de repertório inédito e raramente apresentado do patrimônio musical moderno e contemporâneo, junto a amplas ações de formação de público, de impacto na formação musical dos jovens e no desenvolvimento artístico e pedagógico dos discentes de Graduação do Instituto de Artes da Unesp.
O projeto promove a colaboração entre importantes instituições de música de São Paulo, visando o compartilhamento da produção artística do grupo para diferentes públicos dentro e fora da universidade. Isso é feito através de concertos e oficinas envolvendo os participantes do projeto (coordenadores e bolsistas) e membros convidados da comunidade musical, em parcerias diretas com instituições públicas municipais e estaduais de ensino de música como a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), a Escola Municipal de Música (EMM), o Departamento de Música da ECA-USP e polos do Projeto Guri em unidades dos CEUs na cidade de São Paulo.
O projeto de extensão Grupo Música Viva integra o Programa de Extensão Universitária “Música e Formação de Público” do Instituto de Artes da UNESP e tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da UNESP, através dos Editais 01/2023 e 01/2022. Em 2024, conta com cinco discentes bolsistas dos cursos de Graduação em Música do Instituto de Artes da UNESP: Veronica Lopes da Silva Batista Joaquim (violino), Laura Heldt Tranche (flauta), Weber Ferreira do Vale (clarineta), Gabriel Augusto de Angelis Gomes (violoncelo) e Leonardo Oliveira de Lima (contrabaixo). O grupo já se apresentou no Centro Cultural Funarte em São Paulo, no Auditório Zequinha de Abreu da Emesp, no Auditório Olivier Toni da USP, em unidades dos CEUs junto ao Projeto Guri, na Escola Municipal de Música e realizou oficinas e parcerias com o Ensemble Plurisons e o Festival Plurisons.
O grupo vem apresentando e realizando gravações de obras desafiadoras do repertório contemporâneo, com destaque para obras de compositores brasileiros como Marcus Siqueira, Rodrigo Lima, Alexandre Lunsqui, Luís Carlos Vinholes, Marisa Rezende, Willy Corrêa de Oliveira, Paulo Costa Lima, Tiago Gati, Maurício De Bonis e Tania Lanfer.