No dia 26 de abril, sábado, às 18h, o Centro de Música Brasileira homenageia Chiquinha Gonzaga com um recital de canto e piano, Georgia Szpilman e João Antônio Parizoto, no Mackenzie Higienópolis. Grátis!
Chiquinha Gonzaga (1847-1935) é uma das mais importantes compositoras brasileiras. Pianista e regente brasileira, foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. É autora da marchinha de carnaval Ó Abre Alas e compôs mais de 300 peças, incluindo marchinhas, polcas, lundus e músicas para teatro.
Georgia Szpilman falará sobre a compositora na apresentação. Szpilman é grande intérprete de música brasileira como Pixinguinha, Chico Bororó, Chiquinha Gonzaga, João Guilherme Ripper, Jocy de Oliveira e Villa-Lobos.
João Antônio Parizoto tem em seu repertório vários compositores brasileiros como Alberto Nepomuceno, Alexander Levy, Arthur Napoleão, Carlos Gomes, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Emília De Benedictis, Hekel Tavares, Nilcéia Baroncelli, Osvaldo Lacerda, Souza Lima, Villa-Lobos e Villani-Côrtes. E se apresenta regularmente no Centro de Música Brasileira.
Programa
Chiquinha Gonzaga
- Ó Abre-Alas
- Anita
- Machuca
- Corte na Roça
- Mulatinha
- Meditação
- A Feijoada Brasileira
- Não insista Rapariga
- Lua Branca
- Corta Jaca
- Água da Fonte do Vintém
- Tango Brasileiro para Piano
- Beijo
- Atraente
- Flor Amorosa
- Valsa do Amor
O Centro de Música Brasileira – CMB completa 40 anos de existência e é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011.
O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA. Realizou 364 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Desde 2022, as apresentações acontecem no Auditório Escola Americana do Mackenzie.
Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros, parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie que cede o auditório e por anuidades de músicos interessados, R$ 250,00 (individual) e R$ 400,00 (casal).
Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira
Serviço:
26 de abril, sábado, às 18h – Centro de Música Brasileira homenageia Chiquinha Gonzaga
Georgia Szpilman (canto) e João Antônio Parizoto (piano)
Local: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130
Higienópolis
Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Tem acessibilidade
250 lugares
Duração: 1h
Classificação Livre
Grátis!
Assessoria de imprensa do Centro de Música Brasileira
Miriam Bemelmans
miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416
http://www.bemelmans.com.br
Instagram: @mbemel