Informativo Eletrônico Semanal CDMC


Coordenação de Documentação de Música Contemporânea, Pesquisa, Documentação e Informação Musical.

Regras para solicitar divulgações no informativo semanal CDMC

Como solicitar uma divulgação no informativo semanal CDMC

Enviar um e-mail com a divulgação desejada para o endereço fwciddic@unicamp.br contendo o resumo da divulgação no corpo da mensagem, com as seguintes informações:

  • Data
  • Horário
  • Local do Evento
  • Link com a fonte da notícia

Enviar apenas mensagens envolvendo o tema música, são aceitos: Concursos, chamadas, divulgações, festivais, notícias e concertos.
*Enviar a mensagem em texto simples (sem figuras ou anexos).

Importante: O prazo da solicitação da divulgação é de no máximo 1 (um) dia antes da divulgação do informativo semanal, ou seja, às quartas-feiras.

Para começar a receber ou cancelar o recebimento do informativo semanal CDMC, acesse o link: www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/cdmusica-l



CONCURSO: CIDDIC e OSU lançam o edital para o Projeto Performance 2025 com foco na experimentação musical

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), em sua missão de promover a pesquisa e inovação no cenário musical universitário, anuncia a oitava edição do Projeto Performance, organizado pelo CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Divulgação Cultural da Unicamp). Em 2025, o projeto segue como um verdadeiro laboratório de pesquisa para experimentações musicais, envolvendo não só a performance sinfônica, mas também áreas como composição, educação musical e multimídia. A iniciativa busca fomentar colaborações com músicos, artistas, pesquisadores e educadores, abrindo espaço para a realização de ensaios experimentais, concertos e master classes ao longo do ano.

Sobre o Laboratório de Pesquisa da OSU

Os projetos selecionados poderão integrar a programação oficial de concertos e ensaios da OSU, composta por um elenco de músicos talentosos e instrumentação clássica, com recursos de flautas, oboés, clarinetes, trompas, cordas e percussão, além de espaço dedicado para ensaios na Sala Almeida Prado, em Campinas. Os proponentes podem optar pelo uso integral da Orquestra ou por formações menores, de acordo com as demandas de suas propostas.

Quem pode se inscrever?

As inscrições estão abertas para intérpretes, compositores, arranjadores, pesquisadores e educadores que desenvolvam projetos de música sinfônica e que precisem de uma orquestra para suas pesquisas. No entanto, a edição atual não contempla projetos de regência. Interessados podem se inscrever entre 4 de novembro e 20 de dezembro de 2024, enviando suas propostas e material audiovisual que demonstre seu trabalho por meio do site oficial do CIDDIC.

Processo de seleção e execução

Uma comissão composta pela Direção Artística e Comissão da OSU analisará as propostas com base nos objetivos e programação do CIDDIC. Serão selecionados os projetos que melhor se ajustem à formação da orquestra e às características da sala de ensaio. Após a aprovação, os candidatos são responsáveis por fornecer partituras e documentação autoral, bem como por eventuais custos de direitos autorais e aluguel de partituras.

A execução dos projetos será acompanhada pela equipe do CIDDIC, e as datas das apresentações serão alinhadas conforme a disponibilidade da orquestra. Vale ressaltar que os proponentes não recebem remuneração pela participação, embora a instituição possa oferecer apoio logístico em alguns casos.

Como participar

Para se inscrever, basta acessar o site do CIDDIC, preencher o formulário com a proposta e enviar para o e-mail indicado no edital. Propostas coletivas são permitidas, mas a aprovação depende dos critérios da comissão.

Para mais detalhes sobre o edital, entre em contato com a equipe da OSU pelo e-mail osu@unicamp.br.


Î Voltar ao topo

CONCERTO: Vem aí a 4ª Semana da Escola Livre de Música, de 02 a 05 de dezembro

Separe na agenda: entre os dias 02 e 05 de dezembro acontece a 4ª edição da Semana da Escola Livre de Música, sempre às 19h no Teatro de Arena, na Unicamp.

O evento gratuito visa apresenta à comunidade todas as práticas pedagógicas de ensino coletivo trabalhadas com os quase 200 alunos que atualmente estão matriculados na ELM.

Serão 4 noites de apresentações, com atuações da Banda Sinfônica da Unicamp, Big Band, Orquestra de Saxofones, Grupos de Percussão e Trompetes, dentre outros. Acompanhe nossas redes para ficar por dentro de toda a programação.

Os concertos acontecem sempre às 19h, no Teatro de Arena, na Unicamp.


Serviço | 4ª Semana da Escola Livre de Música

  • quando: de 02 a 05 de dezembro de 2024
  • onde: Teatro de Arena, Unicamp | R. Elis Regina – Cidade Universitária, Campinas
  • entrada gratuita

Î Voltar ao topo

CONCERTO: Rio é capital mundial dos sopros em novembro

Durante todo o mês, Música no Museu promove a 14ª edição do RioWindsFestival, em 19 concertos gratuitos com músicos consagrados dos mais variados países e instrumentos de sopros – de fagotes e oboés a flautas e saxofones, passando por clarinetes e até orquestras.

Música no Museu prossegue nas comemorações de seus 27 anos em 2024 apresentando o XIV RioWindsFestival, que vem sendo realizado há 13 anos ininterruptamente sempre no mês de novembro com a Curadoria do oboísta Harold Emert, ex OSB, e a participação de expressivos nomes de instrumentos de sopros do Brasil e do exterior. sempre com entrada franca, em museus, centros culturais e pontos turísticos e históricos do Rio de Janeiro e que terá o encerramento, dia 30, no Palácio São Clemente-Consulado de Portugal.

Ex-integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Nacional-UFF, o próprio Harold Emert toca três vezes durante o festival,.

A abertura será no dia 1º. de novembro da Igreja Lapa dos Mercadores com o Grupo de Flautas Doce Fino Som e Coral Vozes Encanto. e na programação além dos grandes nomes nacionais e internacionais, são destaques também no dia 5 a comemoração do Dia Nacional da Cultura na mesma Lapa dos Mercadores com o Duo Pierre Jatobá,oboé/corn inglês e Alessandro Aguiar, koto (harpa japonesa) e no dia 29 os 22 anos do Madrigal Cruz Lopes na Igreja N.Sa. da Glória do Largo do Machado.

A 14ª edição do Rio Winds Festival coincide com os 50 anos de Harold Emert no Brasil. Nascido nos Estados Unidos, ele vive em terras brasileiras desde 1973 e tem dupla cidadania. O festival de sopros começou em 2010, quando o músico americano-brasileiro sugeriu ao diretor do Música no Museu, Sérgio Costa e Silva, a realização de um festival para instrumentos de palheta dupla: oboé e fagote. A inspiração vinha dos festivais internacionais de Palheta Dupla, nos quais ele vinha se apresentando, nos Estados Unidos, na Argentina e na Austrália.

Desde então, o RioWindsFestival se soma aos eventos musicais do Rio de Janeiro e do Brasil, como o RioHarpFestival, também patrocinado pelo Música no Museu, e os festivais anuais de violoncelo.

“A parte maravilhosa de viver e trabalhar no Brasil é que ninguém nunca diz que algo é impossível, ao contrário – pela minha experiência – a resposta tem sido ‘vamos tentar’”, comemora Emert. “Assim, numa terra mais conhecida pelo seu amor pelos pianistas, ou ‘Pianolândia’ – que eu conheci pela primeira vez na década de 1970, quando me juntei à Orquestra Sinfônica Brasileira como primeiro oboísta – tentámos em 2010 um festival de palheta dupla e surpreendentemente atraiu um público. O Brasil é uma cultura em que, quando algo se torna popular, de repente novas estrelas parecem surgir de lugares onde dificilmente se esperaria encontrá-las.”, acrescenta.

Além da participação dos melhores oboístas e fagotistas do mundo, o RioWindsFestival expandiu-se para incluir todos os instrumentos de sopro, do clarinete e do saxofone ao trompete, trombone, flautas e outros.

Oboístas, como Eric Ohlsson, William Wielgus (ex-integrante da Orquestra Sinfônica Nacional de Washington)Jared Hauser (Vanderbilt University, Tennessee) e Pierre Jatobá (Orquestra da UFRJ); fagotistas como Daris Hale (Texas State University, Austin) e Richard Meek (Texas Tech University), e clarinetistas do Brasil (Heber Leite Miguel) e da Flórida (Jackie Mcllwain e Julie Detweiller) estão entre as atrações desta 14ª edição do Festival Internacional de Sopros.

A programação completa* inclui ainda a Orquestra RioCamerata reunindo músicos brasileiros no Espaço Cultural Arte Sesc com a Orquestra RioCamerata sob a regência do Maestro Alexandre Rocha.

*Programação completa segue abaixo e, a partir de 1º de novembro, no site www.musicanomuseu.com.br


Î Voltar ao topo

CONCERTO: Centro de Música Brasileira comemora 40 anos de existência com Orquestra de Câmara Miller, Sandro Bodilon, no canto, e Rosana Civile ao piano

Concerto comemora os 40 anos do Centro de Música Brasileira

No dia 23 de novembro, sábado, às 18h, o Centro de Música Brasileira comemora 40 anos de existência com um concerto com a Orquestra de Câmara Miller, Sandro Bodilon, no canto, e Rosana Civile ao piano. A apresentação acontece no Mackenzie Higienópolis. Grátis!

O Centro de Música Brasileira foi fundado em 18 de dezembro de 1984 pelo compositor Osvaldo Lacerda e tem o intuito de promover e difundir a música erudita brasileira. A atual presidente é Eudóxia de Barros. Nesse concerto serão interpretadas obras de 16 compositores brasileiros diferentes.

Sandro Bodilon, canto, e Rosana Civile, piano, vão homenagear as compositoras brasileiras, Helza Camêu, Babi de Oliveira, Carmen Vascocellos, Clorinda Rosato, Raquel Peluso, Eunice Katunda, Emília de Benedictis, Nilcéia Baroncelli, Lina Pires de Campos, Kilza Setti, Renée Sizudo e
Dinorá de Carvalho.

A Orquestra de Câmara Miller terá três regentes Gretchen Miller, Karen Feldmann, Marina Kahowec e dois solistas convidados Victor Alberto, canto e Rogério Wolf, flauta. Os compositores interpretados serão Alexandre Guerra, Claudio Santoro, Ernani Aguiar e Osvaldo Lacerda.

Programa

Sandro Bodilon, canto e Rosana Civile, piano
Osvaldo Lacerda – Quatro Miniaturas de Adelmar Tavares (texto de Adelmar Tavares)
A luz desse olhar tristonho…
Não chega bem ao meu ombro…
Ando triste…
Dei-te os sonhos de minh’alma…

Mulheres Compositoras
Helza Camêu – Saudade (texto de Vicente de Carvalho)
Babi De Oliveira – Singela canção de Maria (texto de Mário Faccini)
Carmen Vasconcellos – Isto é meu… (texto de João Etienne Filho)
Clorinda Rosato – Havia só… (texto de Oneyda Alvarenga)
Raquel Peluso – Onde andará… (texto de Paulo Bonfim)
Eunice Katunda – Três momentos em New York (piano solo)
Evocação de Jazz
Branca neve invernal
Modinha singela
Emília de Benedictis – Noturno nº 1 – Recordação (texto e adaptação para canto e piano de Nilcéia Baroncelli) – 1ª audição desta versão
Nilcéia Baroncelli – Soneto (texto de Luís Vaz de Camões)
Lina Pires De Campos – Retrato (texto de Cecília Meireles)
Kilza Setti – Raro dom (texto de Suzana de Campos)
Renée Sizudo – Traduzir-se (texto de Ferreira Gullar) – arranjo de Luís Gustavo Petri
Dinorá de Carvalho – O pipoqueiro (texto do folclore)

Orquestra de Câmara Miller – regentes: Gretchen Miller, Karen Feldmann, Marina Kahowec
Cláudio Santoro – Miniconcerto Grosso – Allegro moderato, Andante (lento) e Allegro (finale)

Victor Alberto, canto
Osvaldo Lacerda. Duas Canções – Menina, minha menina e Trovas de Amigo

Rogério Wolf, flauta
Alexandre Guerra
Lembranças para Flauta
Flaureando Allegremente
Ernani Aguiar.  4 movimentos no. 3 -Tempo de Maracatu, Tempo de Cabocolinhos, Canto e Marcha


Serviço:

23 de novembro, sábado, às 18h

Sandro Bodilon (canto) e Rosana Civile (piano)

Orquestra de Câmara Miller Regente: Gretchen Miller

Local: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130
Higienópolis
Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Tem acessibilidade
130 lugares
Duração: 1h
Classificação Livre
Grátis!

Assessoria de imprensa do Centro de Música Brasileira
Miriam Bemelmans
miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416
http://www.bemelmans.com.br
Instagram: @mbemel
https://linktr.ee/bemelmans


Î Voltar ao topo

CHAMADA: Chamada de trabalhos – II Encontro de Musicologia da UFPE

Na sequência do I EMUFPE, realizado em abril/maio de 2024 em homenagem ao musicólogo pernambucano Jaime Diniz, o Departamento de Música (DeMus) e o Programa de Pós-graduação em Música (PPGMúsica) da UFPE convidam pesquisadoras e pesquisadores a enviar propostas para a segunda edição do encontro, a ser realizado de 21 a 23 de maio de 2025, com o tema:

As músicas do/no Nordeste brasileiro – manifestações e diálogos inter-regionais

Com este tema procuramos ampliar e aprofundar os diversos níveis de diálogo e interação entre as mais diversas manifestações musicais do/no Nordeste brasileiro com outras regiões do Brasil e do mundo.

Listamos abaixo alguns tópicos relacionados ao tema. A lista não é definitiva, serve para dar uma ideia de propostas possíveis.

  • Músicas/manifestações musicais de artistas nordestinos dentro e fora do Nordeste
  • Músicas/manifestações musicais de diferentes origens encontradas no Nordeste
  • Gêneros/ritmos/manifestações musicais tradicionalmente associadas ao Nordeste e sua presença em outras partes do Brasil e do mundo
  • Instrumentos musicais e suas relações com o Nordeste
  • Arquivos musicais nordestinos e seus (possíveis) diálogos com arquivos fora do Nordeste
  • Pesquisas em música de fora do (ou alheias ao) Nordeste que permitam interações com os processos de investigação acadêmica nordestinos
  • Reflexões sobre o desequilíbrio quantitativo entre os processos de investigação musicológica no Brasil, sobretudo se comparados às ações operadas nas regiões Norte e Nordeste
  • O trabalho do Pe. Jaime Cavalcanti Diniz e suas consequências para pesquisas futuras

Para submeter um resumo acesse: https://indico.cern.ch/e/IIEMUFPE

Prazo para envio: 15 de dezembro de 2024.


Î Voltar ao topo

CONVOCATORIA: Revista Argentina de Musicologia – Dossiê “Periodismo musical en América Latina: procesos culturales e interdisciplinariedad”

Convocatoria de la Revista Argentina de Musicología para el Vol. 26 Núm. 1 (2025)

https://ojs.aamusicologia.ar/index.php/ram/announcement/view/10

Se aceptará la presentación de propuestas para artículos libres, para integrar el dosier y reseñas sobre publicaciones.

Título: Periodismo musical en América Latina: procesos culturales e interdisciplinariedad

Coordinadora del dosier: Dra. Maria Alice Volpe (volpe@musica.ufrj.br)

NOTA: quienes desee colaborar y formar parte del dosier, por favor, comunicarse inicialmente con la Dra. Maria Alice Volpe.

Los artículos deberán enviarse, hasta el 15 de diciembre de 2024, mediante la plataforma https://ojs.aamusicologia.ar/index.php/ram/about/submissions. Allí pueden leerse las directrices para autores.

Sobre la revista

La Revista Argentina de Musicología –ISSN 1666-1060 (impreso) – ISSN 2618-3072 (en línea)– es la publicación científica oficial de la Asociación Argentina de Musicología. Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible gratuitamente y sin coste alguno para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular a los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro fin lícito, sin solicitar autorización previa del editor o del autor. Esto es en acuerdo con la definición de acceso abierto de la BOAI. La RAM comenzó a publicarse en el año 1996 en papel y, en 2017, se trasladó a la plataforma online mediante OJS. Su periodicidad ha sido mayormente anual y, desde 2020, la periodicidad es semestral. Desde 2012, la RAM incluye un dosier temático cuyos participantes son convocados por el editor o coordinador designado. La RAM integra el Portal de Publicaciones de la AAM.

Dirección: Hernán Gabriel Vázquez

Editora responsable: Fátima Graciela Musri


Î Voltar ao topo

CALL: New Music Miami 2025 Festival – call for scores

2025 NMM CFW

 ***Call for Works: 2025 New Music Miami ISCM Festival***

The Miami Section of the International Society for Contemporary Music (ISCM) at Florida International University (FIU) is pleased to announce a call for scores for possible performance at the New Music Miami ISCM Festival being held in the Spring of 2025 featuring the NODUS Ensemble among other soloists and guests. The call is open to all composers without restrictions.

Works that employ the following instrumentations will be considered:

~ NODUS Ensemble – up to 5 performers in any combination one on a part: piano, percussion (Vibraphone, 2 – 3 Tom-Toms, Snare Drum, Crotales, Glockenspiel, Bongos, other small handheld percussion may be possible please check first), violin, cello, classical/electric guitar, and soprano voice, may incorporate electronics and/or video.

~ Electro-Acoustic Works (including mixed works with the NODUS Ensemble members)

~ Fixed Media Works and/or Live-Electronics with or without Video

~ Installations

Due to programming considerations works over 15 minutes will not be considered.

Selected pieces will be announced through the New Music Miami Festival web site.

All concerts will be live streamed on the New Music Miami YouTube channel https://www.youtube.com/c/newmusicmiamiiscmfestival

Application Procedure

***Submission Deadline is December 6 (11:59 p.m. EST)***

Application Fee: $22.00 for the submission of one work, and a total of $32.50 for the submission of two works.

The application procedure consists of the following steps:

  1. Submitting online payment through ticket solutions.   
    Click on the above link and then select the “get tickets” button on the right. Once you make payment you will be provided an “order number.” This is necessary for the next step-
  2. All materials must be submitted electronically and made available for download by supplying links to download files and/or stream audio files. Please make sure all links stay active through the end of January. Please enter the “order number” obtained through the above process at the bottom of the form.  This will provide proof of payment. You will not receive any other confirmation beyond the order number.
    Then click here to complete the information form.

For questions related to issues submitting works through the FIU system, please email music@fiu.edu and add New Music Miami 2025 in the subject line. For more information regarding the New Music Miami Festival visit the festival page here

https://www.eventbrite.com/e/call-for-works-2025-new-music-miami-iscm-festival-tickets-1029112371807


Î Voltar ao topo

DIVULGAÇÃO: Partitura bilíngue da Ópera Ordem das Virtudes de S. Hildegard Bingen: estreia em maio no Brasil

A partitura da ópera ORDO VIRTUTUM de S. Hildegard de Bingen foi publicada em versão bilíngue latim/português de Dr. Zoltan Paulinyi pela Editora Clube de Autores. https://clubedeautores.com.br/livro/ordo-virtutum-ordem-das-virtudes-partitura-bilingue-em-latim-e-portugues-espiral

Estreia será em maio de 2025, em Brasília Asa Norte, com Schola Cantorum de Brasília e Orquestra KOPA sob direção de Paulinyi. Compositores interessados em aderir ao corpo discente para orquestrar a ópera, favor inscreverem-se diretamente com Zoltan Paulinyi (61)986534811 Zoltan@Paulinyi.com


Î Voltar ao topo

DIVULGATION: Graduate Assistantships available for the MM at Florida International University

Dear Colleagues,

I wanted to let you know that again this year, the School of Music at Florida International University will be offering graduate assistantships for our MM program, including the music composition program. If you should have any interested composition students considering an MM for the fall, please have them contact me directly at garciao@fiu.edu They can also visit our web pages at https://carta.fiu.edu/music/music-composition/ and https://carta.fiu.edu/music/apply/  The TA/GA includes tuition waiver and a stipend that covers a 20 hour/week related job within the School of Music for both national and international students. Applications will be reviewed through February however, earlier applications will receive priority. The music composition program at FIU includes courses in music technology and interdisciplinary work in documentary and media writing, as well as courses in collaboration with our dance program. In addition, the FIU orchestra and artist in residence, Amernet string quartet, regularly read student works.

Please do not hesitate to contact me with the slightest question and/or to pass this on to anyone who might be interested.

Thank you so much for your consideration.

Sincerely,

Orlando

Dr. Orlando Jacinto Garcia
Distinguished University Professor
Program Coordinator for Music Composition
Composer in Residence, FIU School of Music
Founder/Director New Music Miami ISCM Festival
Resident Composer Miami Symphony Orchestra
FIU CARTA – Mana Wynwood
318 NW 23rd Street, Office 104
Miami, FL 33127
Tel: 305-520-5653

Email: garciao@fiu.edu
Web: https://www.orlandojacintogarcia.com/
Web: music.fiu.edu
Web: https://carta.fiu.edu/mana/

 


Î Voltar ao topo

DIVULGAÇÃO: Publicação de “Teorias estrangeiras no Brasil: migração, enculturação e aculturação”

No último dia 19 de outubro, durante o V Congresso da TeMA, foi lançado o livro Teorias estrangeiras no Brasil: migração, enculturação e aculturação, em comemoração dos 10 anos da associação.

Nas palavras da profa. Ilza Nogueira, idealizadora e organizadora do projeto, neste volume, “observa-se a migração de teorias estrangeiras no Brasil, em processos de enculturação e aculturação. Considera-se tanto a produção analítica quanto a produção composicional sistematizada num período aproximado de 44 anos, que corresponde ao desenvolvimento da pós-graduação em Música no Brasil e, consequentemente, da institucionalização da pesquisa em Música entre nós.

Constituímos, para cada teoria estrangeira que consideramos desenvolvida no Brasil em termos da aquisição de uma determinada identidade cultural, sua história entre nós. Neste sentido, identificamos teorias tonais e pós-tonais, teorias dedicadas à forma, à textura, à
sonologia, à cognição e performance da música. Traçamos o caminho percorrido desde sua introdução no Brasil, considerando como e onde aqui aportaram, como evoluíram seus protagonistas individuais, institucionais e grupos de pesquisa.

Com este livro, pretendemos demonstrar o desenvolvimento da pesquisa em Teoria da Música no Brasil, estimular o conhecimento dessa produção e seu uso no âmbito acadêmico da Música, bem como revelar a importância da atuação da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical – TeMA em seus 10 anos de existência (2014–2024)”.

O livro encontra-se disponível no site da TeMA e o download é gratuito por meio do seguinte link: https://tema.mus.br/novo/storage/pubs/TeoriasEstrangeirasNoBrasil-TeMA.pdf.

Sumário

Teorias de Arnold Schoenberg no Brasil
Norton Dudeque

Teoria schenkeriana no Brasil
Guilherme Sauerbronn de Barros
Cristina Capparelli Gerling

Teorias da forma musical no Brasil
Gabriel H. B. Navia

A teoria dos conjuntos no Brasil: uma visão historiográfica
Ilza Nogueira
Maria Lúcia Pascoal

A teoria dos contornos musicais
Marcos Sampaio

Teorias da textura musical no Brasil
Pauxy Gentil-Nunes

Sonologia no Brasil: um painel histórico
Didier Guigue
Charles de Paiva Santana

O caminho para a teoria em Cognição Musical no Brasil
Marcos Nogueira

A performance na música erudita: uma teorização decolonial sobre o corpo a partir do Brasil
Catarina Domenici

Saudações cordiais,

Gabriel Navia
Editor da TeMA
tema.mus.br


Î Voltar ao topo