Conrado Silva


Conteúdo desta página:

  1. Entrevista (2004)
  2. Obras Musicais
  3. Formação e Atuação
  4. Relação de Obras
  5. Projetos Acústicos
  6. Textos e Publicações

Conrado Silva de Marco
Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea
ENTREVISTA – 2004

Voltar ao Topo Î


Obras Musicais

Linha do tempo

ANOOBRA
1964The Sandbox
Suite serial para clarinete solo. Música incidental para a obra homônima de E. Albee.
1965Antígona
Tape music  Música incidental para a obra homônima de Sófocles.

Microfonias
Solo de voz amplificada. Música incidental para o bailado “Rito” de E. Vallarino.
1966Marat-Sade
Música incidental para a obra homônima de P. Weiss Prêmio à melhor música cênica do ano.

Fósiles
Solo para litófono Música incidental para a curta-metragem homônima de M. Handler.
1968TROM
Trompa, trompete e trombone.

“excerto sonoro”

‘oing
Passo ritual para guimbarda e coro misto.
1969La consciência de Hamlet
Música incidental para versão do texto de Shakespeare. Tape music.

Brasília Ano X
Música incidental para a curta-metragem homônima de Geraldo Rocha. Brasília.
1970Vestibular 70
Trilha musical para a curta-metragem homônima de Wladimir de Carvalho. Brasília.

Parasexteto
Música de câmara.

Brinquedos I (Crônica)
Obra eletroacústica.
1972Cor incurvatum
Obra eletroacústica.
1973Ulisses
Obra eletroacústica.

Celebração
Para 4 coros mistos e sintetizador. Composta para a Catedral de Brasília.
1975Equus
Suíte da música incidental para a obra homônima de Peter Schaeffer.

“excerto sonoro”
1976Ricardo III
Música incidental para a obra homônima de W. Shakespeare.

Sonata sem dó
Música incidental para a obra homônima de Marcílio Morais. Obra eletroacústica.
1977Os Iks
Música incidental para a obra de Peter Brooks.

Delírio Tropical
Música incidental para a obra homônima de Witold Witkievitz.
1978Das capitanias hereditárias (ou “De como o rei Dom João III criou as capitanias hereditárias no Brasil, doando as terras de São Vicente ao fidalgo Martim Affonso de Souza e das trapaçarias feitas pelos seus herdeiros até perde-las definitivamente”).
Micro – ópera – didática, para narrador e coro misto.

Polaris
Voz, flauta, violão, piano, contrabaixo e sintetizador.

Fonoarticulações
 Voz, fita magnética e sintetizador em vivo.
1980Bienal
Eletroacústica, música incidental para evento de música espacial na  XVIIª Bienal Internacional de São Paulo.
1983Musicatálise
Para diversos objetos sonoros amplificados.
1984Variaciones para vástagos metálicos
Para esculturas de León Ferrari.

Para Sinthy
Ritual para sintetizador.
1985Círculo Mágico Ritual
20 sintetizadores. Pedido p/inauguração da XVIIIª Bienal Internacional de São Paulo

Mars
Eletrônica viva.

Eixos I
Orquestra sinfônica com sintetizador.
1986Natal del-Rei
 Obra eletroacústica.

“excerto sonoro”

Ganis
Eletrônica viva.
1988Pericón
Life digital, sobre material folclórico uruguaio.

A Nau dos Insensatos
Eletroacústica Encomenda da XXª Bienal Internacional de São Paulo.
1989Galáxias II
Digital.
1991O templo dos signos
Música incidental para a curta metragem de Silvio Zamboni sobre Rubem Valentim.
1992Espaços habitados
Ópera para voz feminina, ator e equipamento digital ao vivo. Texto de Haroldo de Campos. Vídeo de Tamara K. a partir de obras de Carmela Gross.
2000Matéria estado de potência
Digital.
2001Fragmentos do Apocalipse
Obra eletroacústica.

Vozes devastadas
Obra eletroacústica.
2002Fragmentos do Gênesis
Obra eletroacústica.
2003Inter-feres
Conjunto de câmara e sons eletroacústicos
2005Antenas de Miramar
Colagem de obras eletroacústicas.

Voltar ao Topo Î


Conrado Silva de Marco

Formação e Atuação

Acústica

Defende doutorado em Arquitetura na Universidade de Brasília com a tese: “Análise acústica de auditórios musicais depois de construídos” (2009). Tem livro publicado: “Elementos de acústica arquitetônica” (Ed. Nobel, 1982). É autor de uma extensa quantidade de projetos de acústica em diferentes países. É membro da “Associação Brasileira de Normas Técnicas” onde coordenou de 1982 a 1986 a criação das duas normas de acústica mais importantes do Brasil: NB 10.151 “Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade” e NB 10.152 “Níveis de ruído para conforto acústico”. Foi membro fundador e Tesoureiro da SOBRAC — Sociedade Brasileira de Acústica (1985).

Como bolsista do “Deutsche Akademische Austauschdienst” foi pesquisador no Lehrstuhl für Studiotechnik, Universidade Técnica de Berlim, Alemanha em 1993 — 1994. Sob a coordenação do Prof. Dr. Fritz Winckel pesquisou sobre a “Distribuição de freqüências audíveis na linguagem falada, sobre intervalos longos (long time average), na procura de invariantes da linguagem e do orador”.

Foi professor de Acústica Arquitetônica em diferentes Faculdades, entre as quais: Faculdade de Engenharia e Faculdade de Arquitetura da Universidade da República (Uruguai, 1965 – 1969), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Universidade de Brasília, 1970-1973), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (São José do Campos, 1974-1978), Faculdade de Belas Artes (São Paulo, 1982-1986), Faculdade de Arquitetura (Santos, 1982-1988)

Música

Por iniciativa própria estudou piano na adolescência (1950 — 1957). Ao escutar no Rádio Nacional de Montevidéu a propagação dos primeiros long-plays de música concreta francesa, decidiu que essa música seria seu objetivo. Estudou em Berlim com Boris Blacher, Hans Hartig e H. H. Stuckenschmidt, e com Karlheinz Stockhausen, Pierre Boulez, e Mauricio Kagel, entre outros (Darmstadt, 1963 – 1964). Foi amigo e aluno de Héctor Tosar (Montevidéu, 1965 — 1968) e de John Cage, participando em concerto sob sua regência em Munique, Alemanha em 1963 e em sucessivos encontros em Zagreb, Varsóvia, Buenos Aires e São Paulo.

Lecionou composição e música eletroacústica em algumas Universidades: UNESP, São Paulo 1977, onde cria o Estúdio de Música Eletroacústica e Universidade de Brasília (1970 — 1973 e 1992 — 2010). Organizou e lecionou nos “Cursos Latinoamericanos de Música Contemporânea” que se prolongaram em diferentes países entre 1971 e 1988 (Uruguai, Brasil, Argentina, República Dominicana, Venezuela). Fundou e dirigiu a Escola de Música “Travessia” (São Paulo, 1976 — 1979) e a Syntesis Música Eletrônica (São Paulo, 1985 — 1989). Em 1997 — 1999 foi vice-presidente da Associação Internacional de Computação e Música.

É autor de numerosas obras eletroacústicas e instrumentais

Voltar ao Topo Î


Relação de obras

Lista completa

Projetos acústicos
  1. Projeto acústico para o Anexo IV B da Câmara dos Deputados, Brasília, DF.
  2. Projeto acústico para  Usina de Arte João Donato. Rio Branco, AC.
  3. Projeto acústico para o Aeroporto Internacional de Lubango. Angola.
  4. Projeto acústico para a Escola do Choro. Arq. Oscar Niemeyer DF.
  5. Projeto acústico do Anexo III do Ministério das Relações Exteriores.
  6. Projeto acústico da Escola de Música da UFSJ (São João del-Rei, MG).
  7. Projeto acústico do Tribunal Regional Federal, Brasília. Arq. Oscar Niemeyer 
  8. Projeto acústico do Conselho da Justiça Federal. Brasília. Arq. Oscar Niemeyer.
  9. Projeto acústico do Tribunal Superior do Trabalho. Brasília. Arq. Oscar Niemeyer.
  10. Projeto acústico do Tribunal Superior Eleitoral.  Brasília. Arq. Oscar Niemeyer.
  11. Projeto acústico da Escola do Choro. Brasília. Arq. Oscar Niemeyer.
  12. Projeto acústico do Museu – Setor Cultural de Brasília. Arq. Oscar Niemeyer.
  13. Projeto acústico do Centro de Convenções de Pirenópolis, Goiás.
  14. Projeto acústico para Auditório da Escola Americana. Brasília
  15. Projeto acústico para o Estúdio de Gravação Mira Reggae, Brasília 
  16. Projeto acústico para o Estúdio de Televisão TV Mais, Brasília.
  17. Projeto acústico para o Estúdio de Gravação Leal, Goiânia.
  18. Projeto acústico para Auditório do Colégio Leonardo da Vinci, Águas Claras.
  19. Projeto acústico do Teatro Municipal de Araucária, Paraná.
  20. Projeto acústico do Teatro Municipal de Cuiabá.
  21. Projeto acústico do Teatro Municipal de Toledo, Paraná.
  22. Projeto acústico do Estúdio de Gravação do Departamento de Música da UnB, Brasília
  23. Projeto acústico do Estúdio de Gravação Dino Verdade.
  24. Projeto acústico para o Auditório do SESC – Tatuapé, São Paulo.
  25. Projeto acústico na reforma do Teatro Solis. Montevidéu, Uruguai.
  26. Projeto acústico do Anfiteatro da Universidade Metodista de Piracicaba.
  27. Projeto acústico do Estúdio de Gravação do Sindicato Uruguaio de Intérpretes, Montevidéu, Uruguai.
  28. Projeto acústico dos teatros do Canal da Música, Curitiba Arq. João Guilherme Dunin.
  29. Projeto acústico do  Estúdio de Gravação de Pepe Guerra, Montevidéu, Uruguai.
  30. Projeto acústico original de Jaffe, Holden, Scarbrough Acoustics Inc.
  31. Projeto acústico do  Estúdio de Gravação Útero, Brasília.
  32. Projeto acústico do Auditório do Supremo Tribunal de Justiça, Brasília
  33. Projeto acústico do Templo Presbiteriano do Guará, Distrito Federal.
  34. Projeto acústico da reconstrução do Palácio das Artes, Belo Horizonte.
  35. Projeto acústico do Estúdio da GW Comunicação, Brasília.
  36. Projeto acústico e audiovisual p/ o Audi. e Plenário do Cons. Federal de Medic. Arq. Paulo de Melo Zimbres.
  37. Projeto acústico p/ o Auditório da Faculdade de Artes da Univer. Federal  de Goiânia. Arq. Paulo de Melo Zimbres.
  38. Projeto acústico para o Aeroporto de Curitiba. Figueiredo Ferraz, São Paulo.
  39. Projeto acústico para a Refinaria de Capuava – Petrobrás. Centro de Treinamento.
  40. Projeto acústico para o Teatro Municipal de Limeira.
  41. Projeto acústico para a Faculdade de Ciências Aplicadas, São Paulo.
  42. Projeto acústico para o Centro Cultural de Mairinque.
  43. Projeto acústico e sonorização para o Parque da Mônica, São Paulo. Arq. Michel Gorski.
  44. Projeto acústico para o Auditório da FAPESP, Arq. Rita Vaz, São Paulo.
  45. Projeto acústico e de sonorização na reforma do Teatro Paulo Eiró, São Paulo.
  46. Projeto acústico e de sonorização na reforma do Teatro Artur Azevedo, São Paulo.
  47. Projeto acústico para o Auditório do Centro de Ciências da USP, São Paulo.
  48. Projeto acústico e de sonorização para o Auditório Nereu Ramos, Anexo da Câmara dos Deputados, Brasília.
  49. Projeto acústico na reforma do Teatro Castro Mendes, Campinas.
  50. Projeto acústico para o Centro Administrativo da Philips. Arq. Gian Carlo  Gasperini, São Paulo.
  51. Projeto acústico para o Hotel Radisson — Victória Plaza, 5 estrelas, Montevidéu, Uruguai.
  52. Projeto acústico do edifício e Auditório da UNIMED, Campinas
  53. Projeto acústico para os edifícios BIRMANN 9 e BIRMANN 10, São Paulo.
  54. Projeto acústico para a Casa do Teatro Amador,  Arq. Oscar Niemeyer, Brasília.
  55. Projeto acústico da reforma do Teatro Oficina, São Paulo, Arq. Lina Bo Bardi.
  56. Projeto acústico da Escola de Comunicações e Artes da USP, São Paulo.
  57. Projeto acústico do Centro Cultural “Casa de Mário Quintana”, Porto Alegre.
  58. Projetos acústico e audiovisual para o Auditório do Palácio Araguaia, Tocantins.
  59. Projetos acústico e de som ambiental e chamada do Shopping Center Paulista, São Paulo
  60. Projeto acústico do Auditório do Palácio do Buriti, Brasília.
  61. Projeto acústico para o edifício do Ministério da Fazenda, Acre. Arq. Sérgio Tepermann, São Paulo.
  62. Projeto acústico e projeto de som ambiental e chamada p/ Banco ITAU- Conceição Empreendimento II, São Paulo.
  63. Projeto acústico para a conversão da Igreja do Carmo, Olinda, em sala de concertos.
  64. Projeto acústico do Centro de Convenções do Parque Balneário, Santos.
  65. Projeto acústico do Estúdio de gravação Tesis, São Paulo.
  66. Projeto acústico do Estúdio de Gravação para o CCMO, Olinda.
  67. Projeto acústico da Sede da OAB – Goiás.
  68. Projeto acústico do Estúdio de gravação Versus, Porto Alegre.
  69. Projeto acústico e eletroacústico do Teatro Municipal de Cubatão.  Figueiredo Ferraz, São Paulo.
  70. Projeto acústico do Teatro Municipal de Ibiporã, Paraná.
  71. Projeto de acústica para a Fábrica Tri-sure, São Bernardo do Campo.
  72. Projeto de acústica para a Organização Alumni. Arq. Sérgio Tepermann, São Paulo.
  73. Projeto acústico do Salão de Festas “Garitão”, São Paulo.
  74. Projeto acústico de Anfiteatro para o Banco Bradesco. EPLANCO, São Paulo.
  75. Projeto acústico dos Teatros da UCA/USP.  FUNDUSP, São Paulo.
  76. Projeto acústico dos auditórios e teatros das Oficinas Culturais Três Rios. CDH, S. Paulo.
  77. Projeto acústico dos Estúdios de gravação da ITAU-TV,  ITAUPLAN, São Paulo.
  78. Projeto acústico do Estúdio do Gravação e Vídeo Comunicação do Nordeste, Campina Grande.
  79. Projeto acústico do prédio da TASA- Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. ENGEVIX S.A., Rio de Janeiro.
  80. Projeto acústico da Residência do Sr. Edson Arantes do Nascimento, Santos. Arq. Maria Teresa Myre Dores.
  81. Projeto acústico para controle de vibrações de moinho de bolas. BASF.  Guaratinguetá.
  82. Projeto acústico do Auditório da Eletronorte – Acre.
  83. Projeto acústico e eletroacústico do Auditório do CETREN/EMBRAER, S. José dos Campos.  Arq. Ozekie.
  84. Projeto acústico para a Igreja Presbiteriana de Goiânia.
  85. Projeto acústico para o Banco Sudameris, Ag. Cuiabá, Dourados e São Luis, Arq. Gilberto del Sole, SP.
  86. Projeto acústico para o Mosteiro de São Bento, Vinhedos. Arq. Hans Broos, São Paulo.
  87. Projeto acústico para o Conjunto Turístico de Barbuda, Antigua. Fongaro e Andrade, Arq. Associados, SP.
  88. Projeto acústico para o Auditório da Fundação Bradesco, Cidade de Deus, São Paulo.
  89. Projeto acústico para o Estúdio de Som da Chroma Filmes, São Paulo.
  90. Projeto acústico para o Hotel do Aeroporto Internacional de Rio de Janeiro. Engevix, Rio de Janeiro.
  91. Projeto acústico para amortecimento de ruído de ventiladores na Companhia Siderúrgica de Tubarão.
  92. Projeto acústico para o Banco Sudameris, XV de Novembro, Central e Butantã. Arq. Gilberto del Sole.
  93. Projeto acústico para o Deutsche Bank.  Arq. Gilberto del Sole, São Paulo.
  94. Projeto acústico e eletroacústico para o Auditório do Bradesco – Centrefor,  Campinas.
  95. Projeto acústico para o Banco Sudameris, XV de Novembro. Arq. Gilberto del Sole, São Paulo.
  96. Projeto acústico da Faculdade de Artes Santa Marcelina. Arq. Manlio Rizzente , São Paulo.
  97. Projeto acústico para Agências do Banco Sudameris: Maria Marcolina, Recife, Pinheiros e Sede da Diretoria.  Arq. Gilberto del Sole, São Paulo.
  98. Projeto acústico para o Auditório do Metrô – Jabaquara. Escritório Vilanova Artigas, São Paulo.
  99. Projeto acústico para o Auditório da Aliança Francesa de Brasília.  Arq. Oscar Niemeyer, Brasília.
  100. Projeto acústico para cabines de controle – “Ilhas de Silêncio” nas Refinarias de Cubatão, (SP), e Mataripe (BA) da Petrobrás.
  101. Projeto acústico do Estúdio de Filmagem da Lynxfilm S.A. Arq. Geraldo V. Puntoni, São Paulo.
  102. Projeto acústico e eletroacústico do Auditório da Fábrica Villares, Araraquara.
  103. Projeto acústico e eletroacústico do Centro de Exposições do Centro Administrativo da Bahia.  Arq. João da Gama Filgueiras Lima, Brasília.
  104. Projeto acústico do Plenário e Auditório do Paço Municipal de Cubatão. Planemak, São Paulo.
  105. Projeto acústico do Teatro de DCE, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
  106. Projetos acústicos do Auditório de Arena e do Auditório Central do DASP. Arq. João da Gama Filgueiras Lima, DF.
  107. Projeto acústico da Aula Magna da Universidade de Brasília. Arqs. M. Pereira, D. Becker e M. Gorovitz.
  108. Projeto acústico do Restaurante da Universidade de Brasília, Arq. José Galbinski.
  109. Projeto acústico dos Auditórios da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília.
  110. Projeto acústico do Auditório do Ministério do Exército, 1320 lugares. Arq. Oscar Niemeyer, Brasília.
  111. Projeto acústico do Instituto de Artes e Arquitetura da Universidade de Brasília.
  112. Projeto acústico do Auditório no Projeto Casa Thomas Jefferson I, Brasília.
  113. Projeto acústico do Teatro Alliance Française. Arqs. Gómez Platero e López Rey, Montevidéu, Uruguai.
  114. Projeto acústico do Teatro “El Galpón”. Arq. Mariano Arana e Hector Spallanzani, Montevidéu, Uruguai.
  115. Projeto acústico do Auditório da Associação dos Bancários do Uruguai. Arq. Rafael Lorente, Montevidéu, Uruguai.
  116. Projeto acústico do Templo da Comunidade Israelita do Uruguai, 1500 lugares. Arq. Isidoro Singer, Montevidéu, Uruguai.
  117. Projeto acústico do Cinema Plaza, 1550 lugares. Arq. Rafael Lorente, Montevidéu, Uruguai.
Projeto eletroacústico
  1. Projeto eletroacústico para o Teatro Municipal de Ubatuba.
  2. Projeto eletroacústico do Canal da Música, Curitiba. Arq. João Guilherme Dunin.
  3. Projeto eletroacústico para o Plenário da Câmara dos Vereadores de Limeira, São Paulo.
  4. Projeto eletroacústico para o edifício do Ministério da Fazenda, Salvador.
  5. Projeto eletroacústico para o SESC – Vila Mariana, São Paulo.
  6. Projeto eletroacústico e de sonorização para o Centro Cultural de Mairinque.
  7. Projeto eletroacústico para Auditório do CNEC, USP, São Paulo.
  8. Projeto eletroacústico para as Lojas Sandiz Augusta e Porto Alegre.
  9. Projeto eletroacústico da Fábrica Hering, Paulínia, Pernambuco. Arq. Hans Broos, São Paulo.
  10. Projeto eletroacústico do Auditório do D.E.R. – Taubaté. Arq. Abrão Sanovicz, S.P.
  11. Projeto eletroacústico do Tribunal Federal de Recursos, Brasília.
  12. Projeto eletroacústico do Centro de Convenções da Bahia, Salvador.
  13. Projeto acústico e eletroacústico do Auditório da Fábrica Villares, Araraquara.
  14. Projeto acústico e eletroacústico do Centro de Exposições do Centro Administrativo da Bahia.  Arq. João da Gama Filgueiras Lima, Brasília.
Sonorização
  1. Sonorização da Aula Magna da Faculdade de Medicina, Universidade da República, Montevidéu, Uruguai.
Correções e reformas
  1. Correção acústica para salas da Igreja Presbiteriana de Brasília.
  2. Correção acústica do Plenário da Câmara dos Deputados. Brasília.
  3. Correção eletroacústica da Catedral de Brasília.
  4. Correção sonora da Igreja do Puríssimo Coração de Maria. São Paulo.
  5. Correção acústica da Sala de Computadores da IBM, São Paulo.
  6. Correção acústica da Estação Elevatória Jardim das Nações.  SABESP, São Paulo.
  7. Correção acústica da TELESP, Carapicuíba.  Arq. Collaço e Monteiro, São Paulo.
  8. Correção acústica da Fábrica Rayton – Barueri, São Paulo.
  9. Correção acústica das salas de aula do Instituto de Artes do Planalto, São Paulo.
  10. Correção acústica nos prédios da IBM (Campinas e São Paulo).
  11. Correção eletroacústica da Sala do Plenário da Câmara dos Deputados, Brasília.
  12. Reforma do Estúdio de Televisão do Canal 12. Montevidéu.
Acompanhamento Assessoria
  1.  Acompanhamento da obra acústica do Auditório do SODRE,  Montevidéu, Uruguai. Arqs. Di Pólito, Magnone, Singer e Vannini.
  2. Assessoria acústica no projeto da Agência Faria Lima do Banco Geral do Comércio Planemak, SP.
Parecer, consultoria e estudo
  1. Consultoria eletroacústica para a XVIII Bienal de São Paulo, São Paulo.
  2. Estudo acústico para a redução de ruídos no prédio da Conforja, São Paulo.
  3. Estudos acústicos para o Banco Sudameris, Butantã, São Paulo.
  4. Estudos acústicos para o Paço Municipal de Jundiai,  São Paulo.
  5. Estudo acústico  para o Banco Exterior da Espanha. Arq. Gilberto del Sole, São Paulo.
  6. Parecer técnico sobre as condições acústicas do Aeroporto de Guarulhos, São Paulo.

Voltar ao Topo Î


Projetos Acústicos

Imagens de alguns projetos acústicos realizados:

Voltar ao Topo Î


Textos

Textos e publicações:

Voltar ao Topo Î


Rolar para cima
Pular para o conteúdo