Conteúdo desta página:
- Entrevista (2004)
- Obras Musicais
- Formação e Atuação
- Relação de Obras
- Projetos Acústicos
- Textos e Publicações
Conrado Silva de Marco
Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea
ENTREVISTA – 2004
Obras Musicais
Linha do tempo
ANO | OBRA |
---|---|
1964 | The Sandbox Suite serial para clarinete solo. Música incidental para a obra homônima de E. Albee. |
1965 | Antígona Tape music Música incidental para a obra homônima de Sófocles. Microfonias Solo de voz amplificada. Música incidental para o bailado “Rito” de E. Vallarino. |
1966 | Marat-Sade Música incidental para a obra homônima de P. Weiss Prêmio à melhor música cênica do ano. Fósiles Solo para litófono Música incidental para a curta-metragem homônima de M. Handler. |
1968 | TROM Trompa, trompete e trombone. ‘oing Passo ritual para guimbarda e coro misto. |
1969 | La consciência de Hamlet Música incidental para versão do texto de Shakespeare. Tape music. Brasília Ano X Música incidental para a curta-metragem homônima de Geraldo Rocha. Brasília. |
1970 | Vestibular 70 Trilha musical para a curta-metragem homônima de Wladimir de Carvalho. Brasília. Parasexteto Música de câmara. Brinquedos I (Crônica) Obra eletroacústica. |
1972 | Cor incurvatum Obra eletroacústica. |
1973 | Ulisses Obra eletroacústica. Celebração Para 4 coros mistos e sintetizador. Composta para a Catedral de Brasília. |
1975 | Equus Suíte da música incidental para a obra homônima de Peter Schaeffer. |
1976 | Ricardo III Música incidental para a obra homônima de W. Shakespeare. Sonata sem dó Música incidental para a obra homônima de Marcílio Morais. Obra eletroacústica. |
1977 | Os Iks Música incidental para a obra de Peter Brooks. Delírio Tropical Música incidental para a obra homônima de Witold Witkievitz. |
1978 | Das capitanias hereditárias (ou “De como o rei Dom João III criou as capitanias hereditárias no Brasil, doando as terras de São Vicente ao fidalgo Martim Affonso de Souza e das trapaçarias feitas pelos seus herdeiros até perde-las definitivamente”). Micro – ópera – didática, para narrador e coro misto. Polaris Voz, flauta, violão, piano, contrabaixo e sintetizador. Fonoarticulações Voz, fita magnética e sintetizador em vivo. |
1980 | Bienal Eletroacústica, música incidental para evento de música espacial na XVIIª Bienal Internacional de São Paulo. |
1983 | Musicatálise Para diversos objetos sonoros amplificados. |
1984 | Variaciones para vástagos metálicos Para esculturas de León Ferrari. Para Sinthy Ritual para sintetizador. |
1985 | Círculo Mágico Ritual 20 sintetizadores. Pedido p/inauguração da XVIIIª Bienal Internacional de São Paulo Mars Eletrônica viva. Eixos I Orquestra sinfônica com sintetizador. |
1986 | Natal del-Rei Obra eletroacústica. Ganis Eletrônica viva. |
1988 | Pericón Life digital, sobre material folclórico uruguaio. A Nau dos Insensatos Eletroacústica Encomenda da XXª Bienal Internacional de São Paulo. |
1989 | Galáxias II Digital. |
1991 | O templo dos signos Música incidental para a curta metragem de Silvio Zamboni sobre Rubem Valentim. |
1992 | Espaços habitados Ópera para voz feminina, ator e equipamento digital ao vivo. Texto de Haroldo de Campos. Vídeo de Tamara K. a partir de obras de Carmela Gross. |
2000 | Matéria estado de potência Digital. |
2001 | Fragmentos do Apocalipse Obra eletroacústica. Vozes devastadas Obra eletroacústica. |
2002 | Fragmentos do Gênesis Obra eletroacústica. |
2003 | Inter-feres Conjunto de câmara e sons eletroacústicos |
2005 | Antenas de Miramar Colagem de obras eletroacústicas. |
Conrado Silva de Marco
Formação e Atuação

Acústica
Defende doutorado em Arquitetura na Universidade de Brasília com a tese: “Análise acústica de auditórios musicais depois de construídos” (2009). Tem livro publicado: “Elementos de acústica arquitetônica” (Ed. Nobel, 1982). É autor de uma extensa quantidade de projetos de acústica em diferentes países. É membro da “Associação Brasileira de Normas Técnicas” onde coordenou de 1982 a 1986 a criação das duas normas de acústica mais importantes do Brasil: NB 10.151 “Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade” e NB 10.152 “Níveis de ruído para conforto acústico”. Foi membro fundador e Tesoureiro da SOBRAC — Sociedade Brasileira de Acústica (1985).
Como bolsista do “Deutsche Akademische Austauschdienst” foi pesquisador no Lehrstuhl für Studiotechnik, Universidade Técnica de Berlim, Alemanha em 1993 — 1994. Sob a coordenação do Prof. Dr. Fritz Winckel pesquisou sobre a “Distribuição de freqüências audíveis na linguagem falada, sobre intervalos longos (long time average), na procura de invariantes da linguagem e do orador”.
Foi professor de Acústica Arquitetônica em diferentes Faculdades, entre as quais: Faculdade de Engenharia e Faculdade de Arquitetura da Universidade da República (Uruguai, 1965 – 1969), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Universidade de Brasília, 1970-1973), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (São José do Campos, 1974-1978), Faculdade de Belas Artes (São Paulo, 1982-1986), Faculdade de Arquitetura (Santos, 1982-1988)
Música
Por iniciativa própria estudou piano na adolescência (1950 — 1957). Ao escutar no Rádio Nacional de Montevidéu a propagação dos primeiros long-plays de música concreta francesa, decidiu que essa música seria seu objetivo. Estudou em Berlim com Boris Blacher, Hans Hartig e H. H. Stuckenschmidt, e com Karlheinz Stockhausen, Pierre Boulez, e Mauricio Kagel, entre outros (Darmstadt, 1963 – 1964). Foi amigo e aluno de Héctor Tosar (Montevidéu, 1965 — 1968) e de John Cage, participando em concerto sob sua regência em Munique, Alemanha em 1963 e em sucessivos encontros em Zagreb, Varsóvia, Buenos Aires e São Paulo.
Lecionou composição e música eletroacústica em algumas Universidades: UNESP, São Paulo 1977, onde cria o Estúdio de Música Eletroacústica e Universidade de Brasília (1970 — 1973 e 1992 — 2010). Organizou e lecionou nos “Cursos Latinoamericanos de Música Contemporânea” que se prolongaram em diferentes países entre 1971 e 1988 (Uruguai, Brasil, Argentina, República Dominicana, Venezuela). Fundou e dirigiu a Escola de Música “Travessia” (São Paulo, 1976 — 1979) e a Syntesis Música Eletrônica (São Paulo, 1985 — 1989). Em 1997 — 1999 foi vice-presidente da Associação Internacional de Computação e Música.
É autor de numerosas obras eletroacústicas e instrumentais
Relação de obras
Lista completa

Projetos acústicos
- Projeto acústico para o Anexo IV B da Câmara dos Deputados, Brasília, DF.
- Projeto acústico para Usina de Arte João Donato. Rio Branco, AC.
- Projeto acústico para o Aeroporto Internacional de Lubango. Angola.
- Projeto acústico para a Escola do Choro. Arq. Oscar Niemeyer DF.
- Projeto acústico do Anexo III do Ministério das Relações Exteriores.
- Projeto acústico da Escola de Música da UFSJ (São João del-Rei, MG).
- Projeto acústico do Tribunal Regional Federal, Brasília. Arq. Oscar Niemeyer
- Projeto acústico do Conselho da Justiça Federal. Brasília. Arq. Oscar Niemeyer.
- Projeto acústico do Tribunal Superior do Trabalho. Brasília. Arq. Oscar Niemeyer.
- Projeto acústico do Tribunal Superior Eleitoral. Brasília. Arq. Oscar Niemeyer.
- Projeto acústico da Escola do Choro. Brasília. Arq. Oscar Niemeyer.
- Projeto acústico do Museu – Setor Cultural de Brasília. Arq. Oscar Niemeyer.
- Projeto acústico do Centro de Convenções de Pirenópolis, Goiás.
- Projeto acústico para Auditório da Escola Americana. Brasília
- Projeto acústico para o Estúdio de Gravação Mira Reggae, Brasília
- Projeto acústico para o Estúdio de Televisão TV Mais, Brasília.
- Projeto acústico para o Estúdio de Gravação Leal, Goiânia.
- Projeto acústico para Auditório do Colégio Leonardo da Vinci, Águas Claras.
- Projeto acústico do Teatro Municipal de Araucária, Paraná.
- Projeto acústico do Teatro Municipal de Cuiabá.
- Projeto acústico do Teatro Municipal de Toledo, Paraná.
- Projeto acústico do Estúdio de Gravação do Departamento de Música da UnB, Brasília
- Projeto acústico do Estúdio de Gravação Dino Verdade.
- Projeto acústico para o Auditório do SESC – Tatuapé, São Paulo.
- Projeto acústico na reforma do Teatro Solis. Montevidéu, Uruguai.
- Projeto acústico do Anfiteatro da Universidade Metodista de Piracicaba.
- Projeto acústico do Estúdio de Gravação do Sindicato Uruguaio de Intérpretes, Montevidéu, Uruguai.
- Projeto acústico dos teatros do Canal da Música, Curitiba Arq. João Guilherme Dunin.
- Projeto acústico do Estúdio de Gravação de Pepe Guerra, Montevidéu, Uruguai.
- Projeto acústico original de Jaffe, Holden, Scarbrough Acoustics Inc.
- Projeto acústico do Estúdio de Gravação Útero, Brasília.
- Projeto acústico do Auditório do Supremo Tribunal de Justiça, Brasília
- Projeto acústico do Templo Presbiteriano do Guará, Distrito Federal.
- Projeto acústico da reconstrução do Palácio das Artes, Belo Horizonte.
- Projeto acústico do Estúdio da GW Comunicação, Brasília.
- Projeto acústico e audiovisual p/ o Audi. e Plenário do Cons. Federal de Medic. Arq. Paulo de Melo Zimbres.
- Projeto acústico p/ o Auditório da Faculdade de Artes da Univer. Federal de Goiânia. Arq. Paulo de Melo Zimbres.
- Projeto acústico para o Aeroporto de Curitiba. Figueiredo Ferraz, São Paulo.
- Projeto acústico para a Refinaria de Capuava – Petrobrás. Centro de Treinamento.
- Projeto acústico para o Teatro Municipal de Limeira.
- Projeto acústico para a Faculdade de Ciências Aplicadas, São Paulo.
- Projeto acústico para o Centro Cultural de Mairinque.
- Projeto acústico e sonorização para o Parque da Mônica, São Paulo. Arq. Michel Gorski.
- Projeto acústico para o Auditório da FAPESP, Arq. Rita Vaz, São Paulo.
- Projeto acústico e de sonorização na reforma do Teatro Paulo Eiró, São Paulo.
- Projeto acústico e de sonorização na reforma do Teatro Artur Azevedo, São Paulo.
- Projeto acústico para o Auditório do Centro de Ciências da USP, São Paulo.
- Projeto acústico e de sonorização para o Auditório Nereu Ramos, Anexo da Câmara dos Deputados, Brasília.
- Projeto acústico na reforma do Teatro Castro Mendes, Campinas.
- Projeto acústico para o Centro Administrativo da Philips. Arq. Gian Carlo Gasperini, São Paulo.
- Projeto acústico para o Hotel Radisson — Victória Plaza, 5 estrelas, Montevidéu, Uruguai.
- Projeto acústico do edifício e Auditório da UNIMED, Campinas
- Projeto acústico para os edifícios BIRMANN 9 e BIRMANN 10, São Paulo.
- Projeto acústico para a Casa do Teatro Amador, Arq. Oscar Niemeyer, Brasília.
- Projeto acústico da reforma do Teatro Oficina, São Paulo, Arq. Lina Bo Bardi.
- Projeto acústico da Escola de Comunicações e Artes da USP, São Paulo.
- Projeto acústico do Centro Cultural “Casa de Mário Quintana”, Porto Alegre.
- Projetos acústico e audiovisual para o Auditório do Palácio Araguaia, Tocantins.
- Projetos acústico e de som ambiental e chamada do Shopping Center Paulista, São Paulo
- Projeto acústico do Auditório do Palácio do Buriti, Brasília.
- Projeto acústico para o edifício do Ministério da Fazenda, Acre. Arq. Sérgio Tepermann, São Paulo.
- Projeto acústico e projeto de som ambiental e chamada p/ Banco ITAU- Conceição Empreendimento II, São Paulo.
- Projeto acústico para a conversão da Igreja do Carmo, Olinda, em sala de concertos.
- Projeto acústico do Centro de Convenções do Parque Balneário, Santos.
- Projeto acústico do Estúdio de gravação Tesis, São Paulo.
- Projeto acústico do Estúdio de Gravação para o CCMO, Olinda.
- Projeto acústico da Sede da OAB – Goiás.
- Projeto acústico do Estúdio de gravação Versus, Porto Alegre.
- Projeto acústico e eletroacústico do Teatro Municipal de Cubatão. Figueiredo Ferraz, São Paulo.
- Projeto acústico do Teatro Municipal de Ibiporã, Paraná.
- Projeto de acústica para a Fábrica Tri-sure, São Bernardo do Campo.
- Projeto de acústica para a Organização Alumni. Arq. Sérgio Tepermann, São Paulo.
- Projeto acústico do Salão de Festas “Garitão”, São Paulo.
- Projeto acústico de Anfiteatro para o Banco Bradesco. EPLANCO, São Paulo.
- Projeto acústico dos Teatros da UCA/USP. FUNDUSP, São Paulo.
- Projeto acústico dos auditórios e teatros das Oficinas Culturais Três Rios. CDH, S. Paulo.
- Projeto acústico dos Estúdios de gravação da ITAU-TV, ITAUPLAN, São Paulo.
- Projeto acústico do Estúdio do Gravação e Vídeo Comunicação do Nordeste, Campina Grande.
- Projeto acústico do prédio da TASA- Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. ENGEVIX S.A., Rio de Janeiro.
- Projeto acústico da Residência do Sr. Edson Arantes do Nascimento, Santos. Arq. Maria Teresa Myre Dores.
- Projeto acústico para controle de vibrações de moinho de bolas. BASF. Guaratinguetá.
- Projeto acústico do Auditório da Eletronorte – Acre.
- Projeto acústico e eletroacústico do Auditório do CETREN/EMBRAER, S. José dos Campos. Arq. Ozekie.
- Projeto acústico para a Igreja Presbiteriana de Goiânia.
- Projeto acústico para o Banco Sudameris, Ag. Cuiabá, Dourados e São Luis, Arq. Gilberto del Sole, SP.
- Projeto acústico para o Mosteiro de São Bento, Vinhedos. Arq. Hans Broos, São Paulo.
- Projeto acústico para o Conjunto Turístico de Barbuda, Antigua. Fongaro e Andrade, Arq. Associados, SP.
- Projeto acústico para o Auditório da Fundação Bradesco, Cidade de Deus, São Paulo.
- Projeto acústico para o Estúdio de Som da Chroma Filmes, São Paulo.
- Projeto acústico para o Hotel do Aeroporto Internacional de Rio de Janeiro. Engevix, Rio de Janeiro.
- Projeto acústico para amortecimento de ruído de ventiladores na Companhia Siderúrgica de Tubarão.
- Projeto acústico para o Banco Sudameris, XV de Novembro, Central e Butantã. Arq. Gilberto del Sole.
- Projeto acústico para o Deutsche Bank. Arq. Gilberto del Sole, São Paulo.
- Projeto acústico e eletroacústico para o Auditório do Bradesco – Centrefor, Campinas.
- Projeto acústico para o Banco Sudameris, XV de Novembro. Arq. Gilberto del Sole, São Paulo.
- Projeto acústico da Faculdade de Artes Santa Marcelina. Arq. Manlio Rizzente , São Paulo.
- Projeto acústico para Agências do Banco Sudameris: Maria Marcolina, Recife, Pinheiros e Sede da Diretoria. Arq. Gilberto del Sole, São Paulo.
- Projeto acústico para o Auditório do Metrô – Jabaquara. Escritório Vilanova Artigas, São Paulo.
- Projeto acústico para o Auditório da Aliança Francesa de Brasília. Arq. Oscar Niemeyer, Brasília.
- Projeto acústico para cabines de controle – “Ilhas de Silêncio” nas Refinarias de Cubatão, (SP), e Mataripe (BA) da Petrobrás.
- Projeto acústico do Estúdio de Filmagem da Lynxfilm S.A. Arq. Geraldo V. Puntoni, São Paulo.
- Projeto acústico e eletroacústico do Auditório da Fábrica Villares, Araraquara.
- Projeto acústico e eletroacústico do Centro de Exposições do Centro Administrativo da Bahia. Arq. João da Gama Filgueiras Lima, Brasília.
- Projeto acústico do Plenário e Auditório do Paço Municipal de Cubatão. Planemak, São Paulo.
- Projeto acústico do Teatro de DCE, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
- Projetos acústicos do Auditório de Arena e do Auditório Central do DASP. Arq. João da Gama Filgueiras Lima, DF.
- Projeto acústico da Aula Magna da Universidade de Brasília. Arqs. M. Pereira, D. Becker e M. Gorovitz.
- Projeto acústico do Restaurante da Universidade de Brasília, Arq. José Galbinski.
- Projeto acústico dos Auditórios da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília.
- Projeto acústico do Auditório do Ministério do Exército, 1320 lugares. Arq. Oscar Niemeyer, Brasília.
- Projeto acústico do Instituto de Artes e Arquitetura da Universidade de Brasília.
- Projeto acústico do Auditório no Projeto Casa Thomas Jefferson I, Brasília.
- Projeto acústico do Teatro Alliance Française. Arqs. Gómez Platero e López Rey, Montevidéu, Uruguai.
- Projeto acústico do Teatro “El Galpón”. Arq. Mariano Arana e Hector Spallanzani, Montevidéu, Uruguai.
- Projeto acústico do Auditório da Associação dos Bancários do Uruguai. Arq. Rafael Lorente, Montevidéu, Uruguai.
- Projeto acústico do Templo da Comunidade Israelita do Uruguai, 1500 lugares. Arq. Isidoro Singer, Montevidéu, Uruguai.
- Projeto acústico do Cinema Plaza, 1550 lugares. Arq. Rafael Lorente, Montevidéu, Uruguai.
Projeto eletroacústico
- Projeto eletroacústico para o Teatro Municipal de Ubatuba.
- Projeto eletroacústico do Canal da Música, Curitiba. Arq. João Guilherme Dunin.
- Projeto eletroacústico para o Plenário da Câmara dos Vereadores de Limeira, São Paulo.
- Projeto eletroacústico para o edifício do Ministério da Fazenda, Salvador.
- Projeto eletroacústico para o SESC – Vila Mariana, São Paulo.
- Projeto eletroacústico e de sonorização para o Centro Cultural de Mairinque.
- Projeto eletroacústico para Auditório do CNEC, USP, São Paulo.
- Projeto eletroacústico para as Lojas Sandiz Augusta e Porto Alegre.
- Projeto eletroacústico da Fábrica Hering, Paulínia, Pernambuco. Arq. Hans Broos, São Paulo.
- Projeto eletroacústico do Auditório do D.E.R. – Taubaté. Arq. Abrão Sanovicz, S.P.
- Projeto eletroacústico do Tribunal Federal de Recursos, Brasília.
- Projeto eletroacústico do Centro de Convenções da Bahia, Salvador.
- Projeto acústico e eletroacústico do Auditório da Fábrica Villares, Araraquara.
- Projeto acústico e eletroacústico do Centro de Exposições do Centro Administrativo da Bahia. Arq. João da Gama Filgueiras Lima, Brasília.
Sonorização
- Sonorização da Aula Magna da Faculdade de Medicina, Universidade da República, Montevidéu, Uruguai.
Correções e reformas
- Correção acústica para salas da Igreja Presbiteriana de Brasília.
- Correção acústica do Plenário da Câmara dos Deputados. Brasília.
- Correção eletroacústica da Catedral de Brasília.
- Correção sonora da Igreja do Puríssimo Coração de Maria. São Paulo.
- Correção acústica da Sala de Computadores da IBM, São Paulo.
- Correção acústica da Estação Elevatória Jardim das Nações. SABESP, São Paulo.
- Correção acústica da TELESP, Carapicuíba. Arq. Collaço e Monteiro, São Paulo.
- Correção acústica da Fábrica Rayton – Barueri, São Paulo.
- Correção acústica das salas de aula do Instituto de Artes do Planalto, São Paulo.
- Correção acústica nos prédios da IBM (Campinas e São Paulo).
- Correção eletroacústica da Sala do Plenário da Câmara dos Deputados, Brasília.
- Reforma do Estúdio de Televisão do Canal 12. Montevidéu.
Acompanhamento Assessoria
- Acompanhamento da obra acústica do Auditório do SODRE, Montevidéu, Uruguai. Arqs. Di Pólito, Magnone, Singer e Vannini.
- Assessoria acústica no projeto da Agência Faria Lima do Banco Geral do Comércio Planemak, SP.
Parecer, consultoria e estudo
- Consultoria eletroacústica para a XVIII Bienal de São Paulo, São Paulo.
- Estudo acústico para a redução de ruídos no prédio da Conforja, São Paulo.
- Estudos acústicos para o Banco Sudameris, Butantã, São Paulo.
- Estudos acústicos para o Paço Municipal de Jundiai, São Paulo.
- Estudo acústico para o Banco Exterior da Espanha. Arq. Gilberto del Sole, São Paulo.
- Parecer técnico sobre as condições acústicas do Aeroporto de Guarulhos, São Paulo.
Projetos Acústicos
Imagens de alguns projetos acústicos realizados:
Textos
Textos e publicações: