Blog CDMC

I Encontro Damiano Cozzella: homenagem a um visionário da música brasileira

Nos dias 10 e 11 de outubro de 2024, a Unicamp será palco do I Encontro Damiano Cozzella, evento que celebra a trajetória de um dos mais importantes músicos e compositores do Brasil. Cozzella, falecido em 2018, deixou um legado marcante como compositor, arranjador, maestro e professor, influenciando tanto a música de vanguarda quanto a popular. O encontro será uma oportunidade para músicos, pesquisadores e admiradores de sua obra compartilharem memórias e aprofundarem o debate sobre sua contribuição à música brasileira.

Organizado pelo Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) e o Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC), o evento contará com mesas de discussão, painéis de pesquisa e concertos, realizados no Espaço Cultural Casa do Lago e no Instituto de Artes da Unicamp. Com uma programação rica e diversificada, o encontro abordará temas como a atuação de Cozzella no canto coral, sua produção entre o erudito e o popular, e seu legado como professor.

No dia 10, a mesa “Inácio, toma um analgésico!”, mediada por Susana Igayara (USP), destacará sua contribuição à música coral, enquanto o painel da tarde apresentará pesquisas recentes sobre sua obra, com participação de estudiosos como Fernando Magre (FAMES/UFES/UNICAMP) e Tadeu Moraes Taffarello (UNICAMP). O dia se encerrará com um concerto especial de corais, incluindo o Coral Unicamp Zíper na Boca e o Coro Contemporâneo de Campinas.

Já no dia 11, o Auditório do Instituto de Artes receberá o concerto de lançamento do álbum da peça “Mais de 20 pekenas suaves melodias”, seguido pela mesa “Cozzella professor”, onde ex-alunos relembrarão suas experiências com o mestre.

O evento é gratuito e as inscrições para ouvintes estão abertas até o dia 09 de outubro, com emissão de certificado. Para quem busca uma imersão no universo multifacetado de Damiano Cozzella, esta é uma oportunidade imperdível de conhecer mais sobre sua trajetória e sua importância para a cultura musical brasileira.

Serviço | I Encontro Damiano Cozzella

  • quando: 10 e 11 de outubro de 2024
  • onde: Espaço Cultural Casa do Lago e Instituto de Artes da Unicamp
  • inscrições: até 09/10 pelo site
  • Mais informações: [Link para o evento]

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 10/10/2024

Local: Espaço Cultural Casa do Lago

Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-851

Abertura
Horário: 10h00

Mesa 1 – “Inácio, toma um analgésico!” Cozzella e o canto coral
Horário: 10h30-12h00

Moderação: Susana Igayara (USP)

Participantes: Marco Antônio da Silva Ramos (USP), Vivian Nogueira (Coral Unicamp Zíper na Boca) e Edu Fernandes (Coralusp)

Resumo: É impossível falar da história do canto coral brasileiro sem lembrar de Damiano Cozzella. Juntamente com Benito Juarez, ele foi um dos responsáveis pela invenção de um novo estilo de canto coral, mais despojado e com um repertório aberto à canção popular urbana. Arranjos icônicos como “Suíte dos Pescadores” e “Minha Namorada” até hoje fazem parte do repertório de coros ao redor do país. O Coralusp foi seu principal laboratório, onde, ao longo de mais de 40 anos, exerceu seu ofício e experimentou com todo tipo de repertório. Cozzella também dedicou-se à composição original para coro, explorando sonoridades não convencionais e a teatralidade como recursos criativos. Esta mesa se dedica a refletir sobre a atuação de Cozzella como arranjador, compositor e maestro de música coral.

Painel
Horário: 14h00-15h00

Neste painel serão apresentados os resultados de projetos de pesquisa e difusão dedicados parcial ou integralmente à obra de Damiano Cozzella. Os projetos envolvidos são:

Fernando de Oliveira Magre (FAMES/UFES/UNICAMP): “O universo musical de Damiano Cozzella: em busca de sua linguagem composicional”, projeto de pós-doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo com financiamento FAPES/CNPq e o projeto de pesquisa homônimo desenvolvido como pesquisador colaborador junto ao CDMC/CIDDIC/UNICAMP.

Tadeu Moraes Taffarello (UNICAMP): A partir do projeto “Coleção CIDDIC/CDMC: edição de partituras e constituição de um acervo online” (Processo Fapesp nº 2021/14527-7), foi realizada a edição de obras para trompete, piano, clarinete e violino; e para piano solo de Damiano Cozzella.

Mesa 2 – “Será que a cultura superior se aguenta, maestro?”: Cozzella entre a vanguarda e o pop
Horário: 15h00-16h30

Moderação: Fernando Magre (Fames/Unicamp)

Participantes: Denise Garcia (Unicamp), Itamar Vidal (NICS/Unicamp), Jonas Lana (IFRJ/PPGM-UFRJ)

Resumo: Ao longo de sua trajetória, Cozzella sempre esteve entre o mundo da música de vanguarda e a música popular. Sua atuação, juntamente com o companheiro inseparável Rogério Duprat, desafia a dicotomia da historiografia da música brasileira que insiste em separar os “eruditos” dos “populares”. Por um lado, Cozzella atuou na composição experimental, passando pelo dodecafonismo através de seu mestre Koellreutter e o Grupo Música Viva e pelo serialismo integral e depois pelo experimentalismo cageano com seus companheiros de Grupo Música Nova. Por outro lado, escreveu arranjos para a indústria fonográfica, assinando trabalhos que passam pelo Tropicalismo, pelo rock, pela Jovem Guarda e pela MPB de um modo geral. Esta mesa se dedica a refletir sobre a atuação criativa e profissional de Cozzella no atravessamento entre esses dois universos musicais.

Concerto – coral
Horário: 18h00

Coral Unicamp Zíper na Boca – Maestra Vivian Nogueira

Coro Contemporâneo de Campinas – Maestro Assistente Leandro Cavini

 

Dia 11/10/2024

Local: Auditório do Instituto de Artes

Endereço: Rua Elis Regina, 50. Cidade Universitária “Zeferino Vaz” | Barão Geraldo, Campinas – SP | CEP: 13083-854

Concerto – música de câmara
Horário: 11h30

Concerto de lançamento do álbum virtual da peça “Mais de 20 pekenas suaves melodias feitas em formato pop pra serem tocadas com o sorriso do Ivon Cury e o vibrato do Monetário & Financeiro”, para trompete, piano, violino e clarinete.

Mesa 3 – “Sim, meu filho, desconfie de todos os grandes nomes da história”: Cozzella professor
Horário: 15h00

Moderação: Lenita Waldige Mendes Nogueira (Unicamp)

Participantes: Maria Lúcia Pascoal (Unicamp), Marisa Fonterrada (Unesp), Acácio Piedade (Udesc)

Resumo: Cozzella foi professor ao longo de toda sua carreira profissional. Desde a Escola Livre de Música de São Paulo, da qual fez parte do corpo docente desde sua fundação, no início da década de 1950, passando por cursos internacionais de férias em diferentes partes do Brasil, como Rio de Janeiro, Bahia e Paraná, por uma rápida passagem pela recém-fundada Universidade de Brasília, até chegar à Unicamp, onde atuou como professor até quase sua aposentadoria. Muitos grandes músicos brasileiros passaram por seus cursos e ficaram com a marca do professor questionador e com particular senso de humor. Esta mesa se dedica às memórias de alguns de seus alunos.

 

Organização: Fernando Magre (Fames/Ufes/Unicamp) e Tadeu Taffarello (Unicamp)

Realização: Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC), Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC), Coodenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Apoio: Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Unicamp), Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepex), Pró-Reitoria de Pesquisa (Unicamp), Instituto de Artes (Unicamp) e Centro Cultural Casa do Lago (Unicamp)


Próximas atividades do I Festival Unicamp de Ópera acontecem nesta sexta e na próxima segunda-feira

As próximas atividades do I Festival Unicamp de Ópera acontecem nesta sexta e na próxima segunda, e incluem ensaio didático e palestra.
 
Sexta, dia 30 de agosto, às 14h e 15h, acontece o ensaio didático com a Orquestra Sinfônica da Unicamp, na Sala Almeida Prado. A atividade é voltada a servidores e aposentados da Universidade, mas podem ser apreciada pelo público externo mediante inscrição. [inscrição]
 
Na segunda-feira, 02 de setembro, às 12h30, a professora Dra. Lenita Waldige ministra uma palestra sobre o compositor Carlos Gomes, acompanhada de um breve recital. A atividade acontece no Auditório do GGBS. [inscrição]
 
Todas as atividades contam com certificado de participação aos inscritos e preparam o público para as récitas: a primeira dia 05 de setembro, às 20h, no Teatro Castro Mendes, com a apresentação de Gianni Schicchi, e a segunda dia 13 de setembro, às 20h, no Auditório da FCM, com a apresentação de Dido e Enéias.

CDMC participa da 19ª edição do Unicamp de Portas Abertas (UPA)

Neste sábado, dia 17, a Unicamp realizou a 19ª edição da tradicional UPA, evento em que a Universidade abre suas portas para a comunidade externa conhecer toda a estrutura acadêmica do campus.

O tema desta edição foi “Saber em Movimento”, visando estimular os estudantes e toda a comunidade a refletir sobre a importância da Universidade como espaço de pluralidade cultural, livre debate de ideias e capacidade de mover conhecimentos e esforços em direção a um futuro mais justo, democrático e sustentável.

Integrando a programação da 19ª UPA, o Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC), órgão ligado ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC), ofereceu 3 atividades ao público: uma apresentação musical no saguão da Biblioteca Central Cesár Lattes, uma visita guiada ao prédio do CDMC e sessões de biblioterapia com música.

A seguir, confira uma fala registrada pela COCEN com Raquel Prado, bibliotecária responsável por todo o acervo do CDMC e pelas atividades do Centro na UPA. Confiram, também, alguns registros das atividades.


Biblioteca Central César Lattes recebe atividades em parceria com o CDMC para a 19ª edição da UPA

banner upa 2024

No dia 17 de agosto, a Biblioteca Central César Lattes (BCCL) da Unicamp será o palco de uma série de eventos culturais que prometem unir música, literatura e história em uma experiência única. Em parceria com o CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) e o CDMC (Centro de Documentação de Música Contemporânea), o público terá a oportunidade de participar de atividades que celebram a música erudita contemporânea e a riqueza da documentação musical.

As atividades integram a 19ª edição do Unicamp de Portas Abertas (UPA).

10h – Apresentação musical no saguão de entrada da BC

O dia começa às 10h com uma apresentação musical no saguão de entrada da BCCL. Conjuntos formados por alunos da graduação e pós-graduação em Música da Unicamp irão interpretar obras de música erudita contemporânea ao vivo. Este momento promete encantar os visitantes com performances que destacam a criatividade e o talento dos jovens músicos.

11h – Mesa guiada e visita ao CDMC

Logo após a apresentação, às 11h, acontecerá uma mesa guiada no Piso 2 da biblioteca, onde será possível conhecer mais sobre o acervo do CDMC. Esse centro é especializado em música contemporânea erudita, abrigando uma vasta coleção de suportes musicais como fitas cassete (K7), Long Plays (LPs), Compact Discs (CDs), fitas de rolo e Digital Audio Tape (DAT). Durante a visita, os participantes terão a chance de ouvir áudios raros e mergulhar na história da música contemporânea, acompanhados por especialistas que compartilharão seu conhecimento sobre essas preciosidades sonoras.

14h e 15h – Sessões de biblioterapia com música

À tarde, o bem-estar é o foco com sessões de biblioterapia combinadas com música. A partir das 14h, os participantes poderão desfrutar de uma experiência terapêutica única, que une a leitura de obras literárias e a música. As sessões explorarão peças compostas por Almeida Prado, inspiradas nas obras poéticas de Manuel Bandeira, com acompanhamento de alunos de Música e orientação de uma bibliotecária. Duas sessões estarão disponíveis: a primeira das 14h às 14h30, e a segunda das 15h às 15h30, ambas no ambiente acolhedor da BCCL.

Sobre a 19ª UPA

O tema da UPA deste ano é “Saber em Movimento”. Com ele, estimulamos os estudantes e toda a comunidade a refletir sobre a importância da Universidade como espaço de pluralidade cultural, livre debate de ideias e capacidade de mover conhecimentos e esforços em direção a um futuro mais justo, democrático e sustentável. O evento será realizado no dia 17 de agosto, das 9h às 17h, e a entrada é gratuita.


Evento “Interlocuções entre Música e Ciência da Informação” celebra os 35 anos do CDMC

Entre os dias 05 e 07 de novembro o CDMC realiza o evento “Interlocuções entre Música e Ciência da Informação”, celebração ao marco significativo de seus 35 anos. O evento, mais do que uma simples comemoração, abre um diálogo prospectivo sobre os vínculos cada vez mais profundos entre essas duas disciplinas.

Durante três dias, pesquisadores de Música e Ciência da Informação se reunirão para explorar as inúmeras maneiras pelas quais esses campos se interligam e se enriquecem mutuamente. As discussões abordarão os desafios contemporâneos da gestão da informação musical em um mundo cada vez mais globalizado e digital.

Este evento não apenas celebra a trajetória do CDMC, mas também visa inspirar novas ideias e parcerias que moldarão o futuro da pesquisa musical e da Ciência da Informação. Para mais informações e inscrições, acesse a página do evento.

Sobre o CDMC

O Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) é responsável por armazenar, disseminar e promover um acervo especializado em música erudita contemporânea, além de promover pesquisas para expandir o conhecimento na área.

Inaugurado em 1° de setembro de 1989,  o CDMC é fruto do “Projeto Brasil-França”, parceria firmada entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Ministério de Negócios Estrangeiros e a Associação Francesa de Ação Artística (AFAA). O intuito foi criar uma filial brasileira do Centre de Documentation de la Musique Contemporaine (CDMC França).

Programação

05/11 | 10h às 13h | Mesa de abertura

A importância da organização de acervos musicais para o desenvolvimento do ensino e da ciência

A organização de acervos musicais desempenha um papel fundamental na preservação da história musical, na garantia de acesso à Informação, na disponibilização de material para estudo e ensino, na promoção cultural, entre outros. Tratado na interdisciplinaridade com a Ciência da Informação, que se debruça ao estudo da informação desde sua gênese à geração do conhecimento, pode revelar novos insights sobre o ensino e a pesquisa musical.

Palestrantes

  • Profa. Dra. Denise Garcia – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Daniela de Oliveira Correia – Instituto Baccarelli
  • Profa. Dra. Eliana Monteiro – Universidade de São Paulo (USP)


14h às 16h |
Apresentação de trabalhos

Sessão 1 – Pesquisa musical em acervos de arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus

06/11 | 9h30 às 13h | Minicurso

Fundamentos de catalogação bibliográfica de partituras

14h às 16h | Apresentação de trabalhos

Sessão 2 – Organização e gestão da informação musical

 

07/11 | 9h30 às 13h | Minicurso

Fundamentos de conservação preventiva em acervos musicais

Castorina Brandão


14h às 16h |
Mesa de encerramento

Tratamento e estudo de fontes para a compreensão das práticas musicais: processos, ferramentas e produtos

A organização de acervos envolve processos, ferramentas e produtos que são fundamentais para garantir a preservação, acessibilidade e utilidade dos materiais musicais. No domínio da Música, o tratamento documental deve prever as particularidades da área e dos seus usuários, a fim de garantir a gestão estratégica da informação musical.

Palestrantes

  • Marina Macambyra – Universidade de São Paulo (USP)
  • Prof. Dr. Fernando Lacerda – Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Profa. Dra. Mariangela Fujita – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Jéssica Tolare – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Coleção CIDDIC/CDMC | Redescobrindo Dinorá de Carvalho em edição crítica de “Sonata n.1 – Quedas de Iguaçu”

Dinorá de Carvalho (1895-1980) foi uma grande compositora e pianista que está sendo ‘redescoberta’ e que, como muitas outras compositoras relevantes em sua época foram ignoradas ou raramente são abordadas nos livros e materiais adotados nas academias e conservatórios musicais.

O projeto do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC) para editar e publicar a obra completa de Dinorá de Carvalho é uma iniciativa de grande importância para a documentação e preservação da música brasileira do século XX, sendo a presente publicação mais uma etapa na concretização desse projeto.

Esta edição crítica de Sonata n.1 – Quedas de Iguaçu (1974) é uma etapa crucial desse projeto, resolvendo divergências e ambiguidades na partitura. Após uma extensa pesquisa em diversas fontes, apresentamos não apenas uma revisão precisa, mas também uma breve biografia, análise da obra e informações sobre as decisões editoriais. Esperamos que essa iniciativa estimule novas performances e aprofunde o entendimento do legado musical de Dinorá de Carvalho.

Sobre Dinorá de Carvalho

Dinorá de Carvalho (1895 – 1980) foi uma destacada musicista brasileira dedicada ao estudo, composição e promoção da música nacional. Desde a infância, demonstrou um excepcional talento musical, iniciando seus estudos de piano e compondo peças para o instrumento aos quatorze anos. Ao longo de sua trajetória, recebeu reconhecimento tanto no Brasil quanto internacionalmente, com suas composições sendo executadas por renomados músicos e maestros. Pioneira, foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Música e a fundar uma orquestra exclusivamente feminina. Com uma produção musical diversificada, abrangendo diversos gêneros e instrumentos, sempre enfatizando a riqueza da música brasileira, Dinorá deixou um legado significativo, compreendendo cerca de quatrocentas obras que contribuíram de forma importante para a cena musical do país. (fonte: UFRGS).

Faça o download da obra aqui.

Sobre a Coleção

A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.

A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.

Para conhecer mais sobre a Coleção, clique aqui.


Coleção CIDDIC/CDMC | Saudade, de Sant’Anna Gomes

Saudade, de Sant’Anna Gomes, é uma composição envolta em mistério, pois possivelmente foi concebida para um quinteto de cordas, embora seu manuscrito esteja desaparecido. Até o momento, conhecemos apenas uma redução para piano feita por Emilio Giorgetti, publicada no Almanach Litterario de 1879. Posteriormente, essa redução foi expandida por seu irmão Carlos Gomes, incluindo um arranjo para o quinteto de cordas.

A presente edição apresenta ambas as versões da obra de Sant’Anna Gomes, editadas a partir de manuscritos encontrados no almanaque mencionado e no Museu Carlos Gomes de Campinas, São Paulo.

Faça o download da obra aqui.

Sobre a Coleção

A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.

A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.

Para conhecer mais sobre a Coleção, clique aqui.


Coleção CIDDIC/CDMC | Identidade brasileira na música de concerto

O livro Identidade brasileira na música de concerto apresentação uma compilação de artigos apresentados durante o simpósio de mesmo nome, em 2020, período marcado pela pandemia de Covid-19.

Estes textos abordam temas discutidos nas palestras, incluindo concepções estéticas, heranças étnicas e regionais, meios de difusão e fomento, atividade editorial, bem como questões relacionadas à performance de música vocal e instrumental brasileira.

A curadoria desses artigos foi realizada pela Dra. Cinthia Alireti, regente da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Campinas (OSU).

Faça o download da obra aqui.

Sobre os autores

Cinthia Alireti é Doutora em Performance Musical pela Jabocs School of Music da Indiana University Bloomington. Regente da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Campinas.

Sobre a Coleção

A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.

A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.

Para conhecer mais sobre a Coleção, clique aqui.


Coleção CIDDIC/CDMC | Uma jornada pela partitura revisada de Almeida Prado em “Toccata da Alegria”

Toccata da Alegria, composta por Almeida Prado em 1996 para piano solo, destaca-se pelas características singulares da escrita composicional do artista, enraizada em sua profunda experiência como pianista.

A presente edição, publicada pela Coleção CIDDIC/CDMC e cuidadosamente revisada pelo pesquisador Dr. Tadeu Moraes Taffarello, do CIDDIC, busca oferecer uma partitura mais concisa, com layout aprimorado e correções de notas em relação à versão original.

Adicionalmente, inclui um Aparato Crítico ao final, proporcionando uma experiência aprimorada para músicos e apreciadores da música brasileira contemporânea.”

Faça o download da obra neste link.

Sobre os autores

Almeida Prado (1943 – 2010), renomado compositor e pianista brasileiro, nasceu em Santos. Sua formação incluiu importantes mestres como Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda e Dinorá de Carvalho, além de especializações em Darmstadt, Alemanha, com György Ligeti e Lukas Foss, e em Paris, com Nadia Boulanger e Olivier Messiaen.

Ao longo de seus 25 anos como professor no Instituto de Artes da Unicamp, Prado valorizou a originalidade e a liberdade estética, explorando elementos do nacionalismo, atonalismo, tonalismo, ecologia, religião e misticismo em suas composições. Além de sua carreira acadêmica, dirigiu o Conservatório Municipal de Cubatão/SP e o Instituto de Artes da Unicamp, recebendo reconhecimentos internacionais, como o prêmio Lili Boulanger em Paris e o primeiro lugar no IX Concurso Francesc Civil, em Girona, Espanha, por suas obras.

Destaca-se também sua influência na música brasileira, deixando um legado significativo que vai além de suas composições, como a renomada Cartilha Rítmica, uma obra didática essencial.

Tadeu Taffarello iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Jundiaí, com a profa. Josette Feres. Teve aulas de teoria musical com Cláudia de Queiroz, de trompete com Iramy Piola e Clóvis Beltrami e participou da Orquestra Oficina de Concerto. Formou-se em composição musical, quando teve aulas com Almeida Prado e José Augusto Mannis. É mestre (2004) e doutor (2010) em música pela Unicamp. Atualmente é compositor e pesquisador musical. Como compositor, centra a sua obra na música instrumental e/ou vocal, tendo recentemente finalizado a escrita da ópera “Estêvão”.

Como pesquisador, atua desde 2015 junto à Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC/CIDDIC) da Unicamp com foco no desenvolvimento de pesquisas que envolvam a edição e análise partituras de músicas do século XX e XXI, sobretudo a produção brasileira. Atuou como docente na UEL (2005-2006 e 2012-2015), Unesp (2010), Santa Marcelina (2010) e UFU (2003-2005).

Sobre a Coleção

A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.

A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.

Para conhecer mais sobre a Coleção, clique aqui.


Coleção CIDDIC/CDMC | Livro revela edições práticas das obras de Flausino Valle para violino

Fruto do doutorado em Artes Musicais realizado por Leonardo Feichas, em cotutela entre a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), este livro apresenta edições práticas das obras “26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Só”, “Doce Momento” e “Serenim”, compostas por Flausino Valle (1894-1954).

Reconhecido compositor e violinista brasileiro, Valle é famoso por suas obras que evocam paisagens sonoras mineiras do início do século XX, incorporando elementos como porteiras, carros de boi, animais e referências à viola caipira. O livro, conforme o desejo de Valle, visa ser utilizado como método de estudo de violino em instituições de ensino musical, proporcionando uma compreensão aprofundada de suas composições.

Faça o download da obra neste link.

Sobre os autores

Flausino Valle (1894-1954) é natural de Barbacena (MG). Mudou-se aos 18 anos para Belo Horizonte, onde foi violinista, advogado, escritor, professor de História da Música e Folclore, poeta e compositor. Sua obra musical para violino é marcada pela imitação/evocação de paisagens sonoras mineiras do começo do século XX como porteiras, carros de boi, animais e uma forte referência à viola caipira, alcançada por meio de hibridização de várias técnicas instrumentais e do uso de técnicas estendidas.

Leornardo Feichas é Doutor em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa (UNL- Portugal) e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2009 graduou-se (bacharelado em violino) na Unicamp e em 2013 tornou-se Mestre em Música – Práticas Interpretativas pela mesma universidade.

Participou de diversas orquestras no estado de São Paulo e de diversos festivais no Brasil e no exterior. Como professor do magistério superior, ministra aulas de violino e música de câmara na Universidade Federal do Acre (UFAC). Tem uma intensa atividade como violinista solo e camerista com concertos e recitais-conferências em países da Europa e nas Américas. Como pesquisador, tem como objeto de investigação o repertório para violino brasileiro, atualmente com ênfase no compositor Flausino Valle (1894-1954).

Em 2017 idealizou e organizou junto às professoras Liu Man Ying (UFC) e Dora Utermohl (UFC) o Encontro de Cordas Flausino Valle na Universidade Federal do Acre, que acontece anualmente em Universidades de todo país e que em 2023 chega a sua sétima edição. Desde 2018, Feichas tornou-se o curador do arco e violino que pertenceram a Flausino Valle.

Sobre a Coleção

A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.

A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.

Para conhecer mais sobre a Coleção, clique aqui.