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OSU e alunos de Voz Popular do Instituto de Artes da Unicamp apresentam o concerto “Um olhar sobre o Brasil”

No dia 31 de outubro de 2024, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) se une aos alunos de Voz Popular do Instituto de Artes (IA) da Unicamp para apresentar o espetáculo “Um olhar sobre o Brasil”, no Teatro de Arena da Unicamp, às 20h. O evento, com entrada livre, será conduzido pela maestrina da Sinfônica, Cinthia Alireti, e conta com a orientação, repertório e roteiro da Professora Dra. Regina Machado.

O programa do concerto inclui obras que destacam a diversidade da música brasileira, desde o poema sinfônico “O Boto do Tapajós”, de Cintia Zanco, até clássicos como “Brasil Pandeiro” e “Andar com Fé”, esta última de Gilberto Gil. Cada música foi cuidadosamente selecionada para proporcionar uma reflexão sobre a cultura e a história do país, oferecendo um panorama que vai do popular ao erudito, sempre com o toque especial dos alunos de Voz Popular.

O concerto trará ao público uma viagem pela música brasileira com arranjos especiais feitos por Cintia Zanco, renomada artista que transita entre a música popular e erudita. Zanco, com uma extensa carreira como instrumentista, arranjadora e compositora, tem sido uma presença constante nas principais orquestras e grupos de música do Brasil. Seu trabalho como arranjadora já foi apresentado por orquestras renomadas e gravado por grandes nomes da música nacional. Entre as diversas colaborações, Zanco realizou arranjos para a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, trabalhando com artistas como Elza Soares, Lenine e Mart’nália. Sua expertise será um dos destaques da apresentação, garantindo que o público tenha uma experiência musical rica e diversificada.

A noite será um convite para celebrar a música nacional em suas diferentes formas e tradições, e a interação entre a OSU e os jovens talentos da Unicamp promete emocionar e surpreender.

Sobre Cintia Zanco

Cintia Zanco é uma artista versátil, com atuação tanto na música popular quanto na erudita. Instrumentista, arranjadora, compositora e arte-educadora, Cintia possui uma longa trajetória na cena cultural brasileira. Ao longo de sua carreira, integrou várias orquestras, como a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, a Sinfônica de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Também participou de grupos de música popular, incluindo Mawaca, Orquestra Paissandú, Tarsila Instrumental, GatoNegro Tango, Grupo Dedo de Moça e Quarteto Abaporú. Como arranjadora e compositora, é ativa tanto na música sinfônica quanto em formações de câmara, popular e étnica, com arranjos executados por diversas orquestras no Brasil e no exterior.

Atualmente, trabalha regularmente com a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, onde elabora arranjos para a orquestra e solistas convidados, como Raul de Souza, Lenine, Luís Melodia, Moraes Moreira, Richard Galliano, Philip Catherine, Carla Cook, Elza Soares, Roberta Sá, Luiza Possi, Mart’nália, Paulo Sérgio Santos, Fabiana Cozza, Moacyr Luz, Diego Schissi, Grupo Mawaca, Wadaiko Sho e Ramiro Boero, além de solistas residentes da orquestra. Realiza também trabalhos para grupos e cantores de música popular, sendo destaque os arranjos de cordas para o CD Cauby Peixoto Interpreta Roberto Carlos, indicado ao Prêmio de Música Brasileira.

Além de arranjadora, Cintia é compositora de trilhas para cinema, eventos, publicidade e teatro, como a trilha do espetáculo Os Lusíadas, dirigido por Iacov Hilel e criada em parceria com Magda Pucci, lançada em CD. Cintia foi indicada ao prêmio de melhor trilha sonora original pela APETESP, com a trilha para o espetáculo Eleonora & Elenice, de Tácito Rocha. Em 2007, fez sua estreia como regente na Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, conduzindo sua peça autoral Variações Nômades, para violino e orquestra, com solo de Graziela Rodrigues. Desde então, atua como regente em gravações e eventos.

Como educadora, foi fundadora e coordenadora da Escola para Instrumentistas de Cordas do SESIMINAS, professora na Universidade Livre de Música e professora e coordenadora da área de música da EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística.

Serviço | Um olhar sobre o Brasil

  • quando: 31 de outubro de 2024
  • onde: Teatro de Arena | R. Elis Regina – Cidade Universitária, Campinas
  • entrada gratuita

Mauricy Martin é artista convidado do VII Festival Internacional de Piano Festibaq, em Barranquilla, Colômbia

Mauricy Martin, Coordenador do CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp) é artista convidado do VII Festival Internacional de Piano Festibaq, em Barranquilla, Colômbia. O Festibaq é o único festival de piano de todo o litoral colombiano e é um dos 5 festivais de piano mais importantes da Colômbia e acontecerá entre os dias 22 e 27 de outubro.

 Durante o Festival, Mauricy Martin, pianista e professor da Universidade Estadual de Campinas, irá apresentar um recital de piano com obras de Beethoven, Chopin e os compositores brasileiros Villa-Lobos e Lorenzo Fernandez, além de ministrar master classes e servir no júri do concurso de piano do festival.


Grupos de Flautas e Trompetes da ELM se apresentam no CAISM em apoio ao Outubro Rosa

No dia 23 de outubro de 2024, o CAISM (Hospital da Mulher da Unicamp) se vestirá de música em apoio ao Outubro Rosa, campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama. O evento contará com duas apresentações especiais, trazendo leveza e acolhimento ao ambiente hospitalar.

Às 8h, o Grupo de Flautas da Escola Livre de Música (ELM) se apresentará, e às 15h será a vez do Grupo de Trompetes. As performances acontecerão no próprio CAISM, localizado na Rua Alexander Fleming, 101, dentro do campus da Unicamp.

Venha prestigiar este momento musical e apoiar essa causa tão importante!

Serviço | Música no CAISM

  • quando: 23 de outubro, às 8h e às 15h
  • onde: CAISM | Rua Alexander Fleming, 101, dentro do campus da Unicamp.
  • entrada gratuita

OSU abre vaga para contrabaixista por meio de Processo Seletivo Público

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) abriu uma vaga para contrabaixista por meio de Processo Seletivo Público.

A remuneração é de R$ 6.607,20 mensais e os candidatos devem ter graduação em música e domínio técnico do instrumento contrabaixo. Há uma vaga disponível, e as inscrições podem ser feitas até dia 22 de outubro de 2024.

Atualização:

Devido a uma falha no sistema, o processo seletivo público temporário para Músico (contrabaixo) tem as inscrições reabertas no período de 21 a 22/10/2024. Para mais detalhes, consulte o edital 24/2024 na página da DGRH.

Coral Unicamp Zíper na Boca canta sambas, serenatas e rock’n’roll no Teatro Castro Mendes

O Coral Unicamp Zíper na Boca, mantendo sua tradição, estreia seu espetáculo anual no Teatro Municipal Castro Mendes, em Campinas.  A apresentação acontece no dia 18 de outubro, sexta-feira, às 20h30, com o tema “Sambas e serenatas: das ruas do Flamengo aos tempos da brilhantina”.

O Coral inova ao reunir em seu repertório chorinhos, sambas e músicas do rei do rock, Elvis Presley. “A proposta é recriar um ambiente cênico-musical com o objetivo de envolver o público de maneira original”, diz a maestrina Vivian Nogueira, regente do Coral desde 1985, quando nasceu o Zíper na Boca.

Repertório

Declarado, em 2024, como Patrimônio Cultural Imaterial do país, o chorinho foi o gênero escolhido para abrir o espetáculo. Com arranjos de Damiano Cozzella, o público poderá ouvir e ver a performance das músicas Corta jaca, Flamengo, Carinhoso e Brejeiro. Na sequência, o público terá a oportunidade de relembrar clássicos do samba, com composições de Martinho da Vila, João da Baiana e Heraldo Devagar, com arranjos de Eduardo D. Carvalho.

As canções interpretadas pelo ícone da cultura pop, Elvis Presley, também poderão ser apreciadas no Teatro Castro Mendes. O Coral relembra baladas que descrevem histórias de amor e de tristezas como Love me Tender e Always on my mind, entre outras, para então finalizar a noite com os rocks que até hoje ainda são apreciados pelas mais diferentes gerações como Suspicious Minds, entre diversos outros sucessos de Elvis.

A preços populares, os ingressos estão disponíveis por R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada) para venda online ou na bilheteria do Teatro Municipal Castro Mendes. Esta é uma oportunidade única para quem gosta de canto coral e deseja conferir uma apresentação artística bem arrojada.

Serviço

Coral Unicamp Zíper na Boca: Sambas e serenatas: das ruas do Flamengo aos tempos da brilhantina

Direção geral e musical: Vivian Nogueira

Quando: 18 de outubro, às 20h30

Local: Teatro Municipal Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62, Campinas)

Ingressos: R$ 10,00 (entrada inteira) e R$ 5,00 (meia entrada)

Link para compra online: clique aqui

Programa:

Choros Clássicos

Arranjos: Damiano Cozzella – Adaptação do texto ao arranjo: Vivian Nogueira

Corta jaca – Machado Careca/ Chiquinha Gonzaga

Flamengo – Bonfiglio de Oliveira

Carinhoso – Pixinguinha

Brejeiro – Catulo da Paixão Cearence/Ernesto Nazareth

 

Sambas de Martinho da Vila

Martinho da Vila/João da Baiana/Heraldo Devagar

Arranjos: Eduardo D. Carvalho

Canta, canta minha gente

O pequeno burguês

Madalena do Jucu

Devagar, devagarinho

Batuque na cozinha

Casa de bamba

Quem é do mar não enjoa

Ex-Amor

 

Elvis Presley

Love me Tender – Elvis Presley/Vera Matson – arr: Roger Emerson

Always on my mind – Johnny Christopher, Wayne Thompson, Mark James – arr: André D. Tuffo

Unchained Melody – Hy Zaret/Alex North – arr: Mark A Brymer

Can’t help falling in love – George David Weiss/Hugo Peretti/ Luigi Creatore – arr: Roger Emerson

Suspicious Minds – Mark James – arr: Weverton Silva

 

Elvis Presley Rocks:

Arranjos: Weverton Silva

Jailhouse Rock – Jerry Leiber / Mike Stoller

Don’t Be Cruel – Elvis Presley /Otis Blackwell

Burning Love – Dennis Linde


Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta concerto “Clássicos da Despedida”, dia 17, na FCM

No dia 17 de outubro de 2024, às 19h30, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realizará um concerto especial intitulado “Clássicos da Despedida”, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM). Sob regência de Cinthia Alireti, maestrina da OSU, o evento promete uma noite emocionante, trazendo ao público algumas das obras mais icônicas da música clássica.

O repertório inclui a famosa Aria da Suite n.3 em ré maior de J. S. Bach, além da Aria da Suite Antiga de Alberto Nepomuceno, com edição de Guilherme Bernstein. O programa segue com a vibrante Sinfonia n. 1 Kv. 16 de W. A. Mozart, composta quando o prodígio tinha apenas 8 anos de idade, e culmina com a célebre Sinfonia n. 45 em fá menor de Joseph Haydn, popularmente conhecida como “Adeus”, que encerra o concerto com um emocionante final.

Esta apresentação é uma excelente oportunidade para os amantes da música clássica desfrutarem de um repertório cuidadosamente selecionado, em uma noite de despedidas e celebrações sonoras. A entrada é livre por ordem de chegada. Não perca!

A seguir, confira o programa digital da apresentação.

Serviço | Concerto especial “Clássicos da Despedida”

  • quando: 17 de outubro de 2024, às 19h30
  • onde: Auditório da FCM | R. Albert Sabin (Unicamp)
  • entrada: livre

Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social: Mesa 4 “Caminhos da Música de Concerto aos espaços de espetáculo: curadoria, desafios e repercussão”

Encerrando a edição 2024 do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social, a última mesa, às 15h30, traz novamente em sua composição o Dr. Ricardo Bologna e o Prof. Dr. Guilherme Bernstein, além da mediação do Prof. Dr. Abel Rocha. O tema será “Caminhos da Música de Concerto aos espaços de espetáculo: curadoria, desafios e repercussão”.

Somam-se ao debate o Maestro Eduardo Pereira, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, curador musical da série “A OSB do Brasil” da Orquestra Sinfônica Brasileira e CEO da Life Concert Entretenimento, e Prof. Dr. Luciano Camargo, professor de regência e canto coral do Instituto de Artes da UNESP, regente do Coro Acadêmico da UNESP, e fundador e diretor artístico honorário da Orquestra Acadêmica de São Paulo/UNIOPERA.

O Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social acontece no dia 10 de outubro, das 09h às 17h, no Centro de Convenções da Unicamp, que fica na Rua Érico Veríssimo, 500, no campus de Barão Geraldo, em Campinas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link https://bit.ly/forum-gestao.

Mesa 4

Caminhos da Música de Concerto aos espaços de espetáculo: curadoria, desafios e repercussão

Dr. Ricardo Bologna | Timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Professor do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra de Câmara da USP e Diretor Artístico do Percorso Ensemble. Como regente convidado, atua à frente das principais orquestras brasileiras, tais como a OSESP, OSB, Filarmônica de Minas, entre outras.

Prof. Dr. Guilherme Bernstein | Compositor e regente, Professor Doutor de Regência e Diretor Artístico da Orquestra da UNIRIO. Foi Maestro Residente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do RJ e Diretor Musical da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. É Diretor Artístico do Festival de Ópera de Ouro Preto. Como convidado, tem atuado à frente de diversas orquestras, tais como a Sinfônica Nacional – UFF, OSB, OSPA, entre outras.

Maestro Eduardo Pereira | Diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro e maestro titular da Orquestra Sinfônica de Sorocaba. Atuou como coordenador musical do maior cine concerto do mundo, “O Senhor dos Anéis – As duas torres”. Foi curador da série OSB do Brasil. Vencedor dos concursos “Eleazar de Carvalho” ( melhor regente) e  Mestre da Cultura Nacional (“Personalidade Cultural do ano de 2023”), entre outros.

Prof. Dr. Luciano Camargo | Regente e professor da área de regência e canto coral do Instituto de Artes da UNESP. Foi diretor de música sacra do Kantorei St. Peter und Paul (Freiburg im Breisgau – Alemanha) e Diretor Artístico da Orquestra Acadêmica de São Paulo e do Coral da Cidade de São Paulo (UNIOPERA). Foi professor de regência no Curso de Música da Universidade Federal de Roraima (UFRR) de 2017 a 2023.

Prof. Dr. Abel Rocha – mediação | Diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, professor de Regência e Ópera do IA Unesp, coordenador do programa de extensão “Fábrica de Óperas – Unesp”, diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba.

Serviço | Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social

  • quando: 10 de outubro de 2024, das 09h às 17h
  • onde: Centro de Convenções da Unicamp | Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP
  • Evento: gratuito
  • Inscrição: clique aqui para se inscrever
  • Lembrete: Somente com a participação presencial haverá certificado

Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social: Mesa 3 “A carreira do músico nas orquestras sinfônicas”

A rodada da tarde do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social também reserva importantes personagens do cenário da música brasileira.

A primeira mesa vespertina traz como centro o tema “A carreira do músico nas orquestras sinfônicas”, com destaque para a participação de Eduardo Freitas, clarinetista da Orquestra Sinfônica UNICAMP e da Orquestra Rock, e idealizador do Projeto Requinta Brasil.

Também integram a mesa o maestro Wanilton Mahfuz, diretor-executivo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, regente e produtor do Coral e Orquestra Chácara Primavera, o Dr. Paulo de Paula, fundador, diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, além de ser idealizador e diretor artístico do EMIn (Encontro Musical de Indaiatuba), e o Dr. Ricardo Bologna, percussionista da OSESP, regente titular e diretor artístico da OCAM e diretor artístico do Percorso Ensemble.

A mesa das 14h será mediado pelo Prof. Dr. Abel Rocha, diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, professor de Regência e Ópera do IA Unesp, coordenador do programa de extensão “Fábrica de Óperas – Unesp”, e diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba.

O Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social acontece no dia 10 de outubro, das 09h às 17h, no Centro de Convenções da Unicamp, que fica na Rua Érico Veríssimo, 500, no campus de Barão Geraldo, em Campinas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link https://bit.ly/forum-gestao.

Mesa 3

A carreira do músico nas orquestras sinfônicas

Maestro Wanilton Mahfuz | Diretor administrativo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.  Regente e produtor do coral e Orquestra Chácara Primavera desde 2013 e do Coral e Orquestra IBCC, entre 2001 a 2012. Graduado em Regência Orquestral pela UNICAMP, sob a orientação dos maestros Benito Juarez, Helena Starzynski e Henrique Gregori. Mestrado em Teatro Musical Sacro – FABAT/RIO, sob a orientação do Dr. Nabor Nunes Filho.

Dr. Paulo de Paula | Fundador, diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba. Foi responsável pela criação da Orquestra Jovem de Indaiatuba, da EMOSI – Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e do EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba. É Doutor, Mestre e Bacharel em Música pela Unicamp.

Eduardo Freitas | Natural de São Paulo, Eduardo Freitas iniciou seus estudos na EMESP,com o Daniel Cornejo,Bacharel em Clarinete pela UNESP tendo como Orientador o Sérgio Burgani. Participou de vários festivais, entre eles, Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Oficina de Música de Curitiba e Oficina de Música de Tatuí, participando também de vários MasterClass com renomados artistas, como François Sauzeau, Olivier Patey, Wenzel Fuchs, Ralph Mano, Ovanir Buosi, Cristiano Alves, Luis Eugênio (Montanha). Trabalhou com diversos grandes Maestros, dentre eles,Abel Rocha, Isaac Karabtchevsky, Lazlo Marosi, Benito Juarez, Dario Sotelo, Felix Hauswirth, Roberto Tibiriçá e Knut Andreas. Foi integrante da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, Banda Sinfônica de Cubatão, Orquestra Sinfônica de Guarulhos, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Atualmente é Clarinetista da Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Rock Artista Marca Reeds,e idealizador do Projeto Requinta Brasil.

Dr. Ricardo Bologna | Timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Professor do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra de Câmara da USP e Diretor Artístico do Percorso Ensemble. Como regente convidado, atua à frente das principais orquestras brasileiras, tais como a OSESP, OSB, Filarmônica de Minas, entre outras.

Prof. Dr. Abel Rocha – mediação | Diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, professor de Regência e Ópera do IA Unesp, coordenador do programa de extensão “Fábrica de Óperas – Unesp”, diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba.

Serviço | Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social

  • quando: 10 de outubro de 2024, das 09h às 17h
  • onde: Centro de Convenções da Unicamp | Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP
  • Evento: gratuito
  • Inscrição: clique aqui para se inscrever
  • Lembrete: Somente com a participação presencial haverá certificado

Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social: Mesa 2 “Novas Vozes na produção e gestão da música de concerto brasileira”

A segunda mesa do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social, que acontece no dia 10 de outubro, traz como perspectiva o tema “Novas Vozes na produção e gestão da música de concerto brasileira”.

Integram a mesa nomes como Gisely Nascimento, idealizadora e gestora do Projeto COB (Conectando Orquestras Brasileiras), Victor Lessa, produtor cultural, diretor-executivo da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e co-idealizador do Encontro Musical de Indaiatuba, e a maestrina Natalia de Souzas Laranjeira, diretora artística da Camerata Filarmônica de Indaiatuba e idealizadora do FeCam (Festival Camerata).

Além destes, Raquel Rosa, coordenadora do Departamento de Operações e Eventos da Fundação Osesp também participa do encontro. A mediação será de Nelson Kunze, gestor cultural e diretor da Revista Concerto.

O Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social acontece no dia 10 de outubro, das 09h às 17h, no Centro de Convenções da Unicamp, que fica na Rua Érico Veríssimo, 500, no campus de Barão Geraldo, em Campinas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link https://bit.ly/forum-gestao.

Mesa 2

Novas Vozes na produção e gestão da música de concerto brasileira

Victor Lessa 

Músico violoncelista, atuou como produtor da Oficina de Cordas de Campinas, Orquestra Sinfônica da Unicamp e da Orquestra do Conservatório Carlos Gomes. É produtor executivo do Encontro musical de Indaiatuba (EMIn), da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, da Orquestra Sinfônica de Americana, da Orquestra Filarmônica de Patos de Minas e da Academia Jovens Músicos de Piracicaba.

Gisely Nascimento

Teve sua iniciação musical em 2002 no Projeto Guri (violino e canto coral). Foi colaboradora de algumas orquestras brasileiras no setor administrativo e operacional. Desenvolveu estudos acadêmicos sobre grupos sinfônicos e desde 2022 é gestora do Projeto COB – Conectando Orquestras Brasileiras.

Raquel Rosa 

Iniciou sua carreira como inspetora na Orquestra Experimental de Repertório, dentro da Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Atuou por 6 anos como coordenadora de produção na Orquestra Sinfônica da Bahia, corpo artístico do Teatro Castro Alves. Em maio de 2024, assumiu a Coordenação de Operações e Eventos da Fundação Osesp. Raquel é especialista em Gestão de Projetos pela USP/Esalq.

Maestra Natália de Sousas Larangeira 

Regente e diretora artística da Camerata Filarmônica de Indaiatuba e do Festival Camerata (FeCam). Vencedora dos prêmios Jovem Talento 2021 (Revista Concerto), 2º lugar no III Concurso para diretores da Ópera Baugè (França/2019) e 1º lugar no Concurso para assistente de direção da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires, no Teatro Colón, onde atuou entre 2020 e 2022.

Nelson Rubens Kunze mediação

Formado em engenharia e música, realizou cursos de extensão na Escola Superior de Artes de Berlim e na Universidade Técnica de Berlim. É fundador, sócio e diretor da empresa Clássicos Editorial Ltda., que desde 1995 publica a revista CONCERTO – Guia Mensal de Música Clássica e desde 2006 o Site CONCERTO, dos quais é editor e colunista.

 

Serviço | Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social

  • quando: 10 de outubro de 2024, das 09h às 17h
  • onde: Centro de Convenções da Unicamp | Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP
  • Evento: gratuito
  • Inscrição: clique aqui para se inscrever
  • Lembrete: Somente com a participação presencial haverá certificado

Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social: Mesa 1 “Criadores e Intérpretes: caminhos da música contemporânea nos concertos sinfônicos”

Dia 10, a partir das 09h, acontece o Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social, evento que se tornou referência no mundo da música de concerto.

Em 2024, o CIDDIC e a Orquestra Sinfônica da Unicamp, em parceria com a equipe dos Fóruns Permanentes, retomam a organização do Fórum, trazendo novas vozes e ideias atualizadas sobre o ecossistema da música de concerto brasileira

A primeira mesa, às 09h15, traz como tema “Criadores e Intérpretes: caminhos da música contemporânea nos concertos sinfônicos”, e temo como mediação o Prof. Dr. Igor Leão Maia, compositor e regente, professor adjunto da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, doutor em composição musical pelo King ‘s College London.

Para o debate, três grandes nomes: Paulo Zuben, compositor, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura e autor do livro Ouvir o Som e Guilherme Bernstein, compositor e regente, Prof. Dr. de Regência e diretor artístico da Orquestra da UNIRIO. Complementa a mesa a Dra. Cinthia Alireti, regente e diretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp.

O Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social acontece no dia 10 de outubro, das 09h às 17h, no Centro de Convenções da Unicamp, que fica na Rua Érico Veríssimo, 500, no campus de Barão Geraldo, em Campinas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link https://bit.ly/forum-gestao.

Mesa 1

Criadores e Intérpretes: caminhos da música contemporânea nos concertos sinfônicos

Dr. Paulo Zuben

Compositor e gestor cultural. Diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura. Autor dos livros “Ouvir o som” e “Música e tecnologia”. Criador e membro do conselho artístico da Camerata Aberta, com a qual recebeu os prêmios APCA (2010) e o Prêmio Bravo! (2012). Membro do Conselho do International Music Council (IMC). Diretor-presidente da Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura – ABRAOSC. Condecorado em 2013 pelo Ministério da Cultura da França com a comenda de “Chevalier dans l’Ordre des Arts et des Lettres”.

Prof. Dr. Guilherme Bernstein

Compositor e regente, Professor Doutor de Regência e Diretor Artístico da Orquestra da UNIRIO. Foi Maestro Residente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do RJ e Diretor Musical da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. É Diretor Artístico do Festival de Ópera de Ouro Preto. Como convidado, tem atuado à frente de diversas orquestras, tais como a Sinfônica Nacional – UFF, OSB, OSPA, entre outras.

Dra. Cinthia Alireti

Regente e diretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Idealizadora dos Encontros de Música Contemporânea OSU e dos fóruns GOCS. Atua como regente convidada à frente de diversas orquestras, tais como a Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica Nacional do Teatro Cláudio Santoro, Collegium musicum Potsdam, entre outras. Bacharel em Composição pela ECA-USP e Doutora em Regência pela Jacobs School of Music, em Indiana (EUA).

Prof. Dr. Igor Leão Maia – mediação

Compositor, regente e professor de composição da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2019. Doutor em composição pelo King’s College London (Inglaterra). Foi um Ernst Mach Scholar na Anton Bruckner University (Áustria). Sua obra é tocada em festivais e concertos na Europa, Américas e Japão.

Serviço | Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social

  • quando: 10 de outubro de 2024, das 09h às 17h
  • onde: Centro de Convenções da Unicamp | Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP
  • Evento: gratuito
  • Inscrição: clique aqui para se inscrever
  • Lembrete: Somente com a participação presencial haverá certificado

I Encontro Damiano Cozzella: homenagem a um visionário da música brasileira

Nos dias 10 e 11 de outubro de 2024, a Unicamp será palco do I Encontro Damiano Cozzella, evento que celebra a trajetória de um dos mais importantes músicos e compositores do Brasil. Cozzella, falecido em 2018, deixou um legado marcante como compositor, arranjador, maestro e professor, influenciando tanto a música de vanguarda quanto a popular. O encontro será uma oportunidade para músicos, pesquisadores e admiradores de sua obra compartilharem memórias e aprofundarem o debate sobre sua contribuição à música brasileira.

Organizado pelo Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) e o Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC), o evento contará com mesas de discussão, painéis de pesquisa e concertos, realizados no Espaço Cultural Casa do Lago e no Instituto de Artes da Unicamp. Com uma programação rica e diversificada, o encontro abordará temas como a atuação de Cozzella no canto coral, sua produção entre o erudito e o popular, e seu legado como professor.

No dia 10, a mesa “Inácio, toma um analgésico!”, mediada por Susana Igayara (USP), destacará sua contribuição à música coral, enquanto o painel da tarde apresentará pesquisas recentes sobre sua obra, com participação de estudiosos como Fernando Magre (FAMES/UFES/UNICAMP) e Tadeu Moraes Taffarello (UNICAMP). O dia se encerrará com um concerto especial de corais, incluindo o Coral Unicamp Zíper na Boca e o Coro Contemporâneo de Campinas.

Já no dia 11, o Auditório do Instituto de Artes receberá o concerto de lançamento do álbum da peça “Mais de 20 pekenas suaves melodias”, seguido pela mesa “Cozzella professor”, onde ex-alunos relembrarão suas experiências com o mestre.

O evento é gratuito e as inscrições para ouvintes estão abertas até o dia 09 de outubro, com emissão de certificado. Para quem busca uma imersão no universo multifacetado de Damiano Cozzella, esta é uma oportunidade imperdível de conhecer mais sobre sua trajetória e sua importância para a cultura musical brasileira.

Serviço | I Encontro Damiano Cozzella

  • quando: 10 e 11 de outubro de 2024
  • onde: Espaço Cultural Casa do Lago e Instituto de Artes da Unicamp
  • inscrições: até 09/10 pelo site
  • Mais informações: [Link para o evento]

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 10/10/2024

Local: Espaço Cultural Casa do Lago

Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-851

Abertura
Horário: 10h00

Mesa 1 – “Inácio, toma um analgésico!” Cozzella e o canto coral
Horário: 10h30-12h00

Moderação: Susana Igayara (USP)

Participantes: Marco Antônio da Silva Ramos (USP), Vivian Nogueira (Coral Unicamp Zíper na Boca) e Edu Fernandes (Coralusp)

Resumo: É impossível falar da história do canto coral brasileiro sem lembrar de Damiano Cozzella. Juntamente com Benito Juarez, ele foi um dos responsáveis pela invenção de um novo estilo de canto coral, mais despojado e com um repertório aberto à canção popular urbana. Arranjos icônicos como “Suíte dos Pescadores” e “Minha Namorada” até hoje fazem parte do repertório de coros ao redor do país. O Coralusp foi seu principal laboratório, onde, ao longo de mais de 40 anos, exerceu seu ofício e experimentou com todo tipo de repertório. Cozzella também dedicou-se à composição original para coro, explorando sonoridades não convencionais e a teatralidade como recursos criativos. Esta mesa se dedica a refletir sobre a atuação de Cozzella como arranjador, compositor e maestro de música coral.

Painel
Horário: 14h00-15h00

Neste painel serão apresentados os resultados de projetos de pesquisa e difusão dedicados parcial ou integralmente à obra de Damiano Cozzella. Os projetos envolvidos são:

Fernando de Oliveira Magre (FAMES/UFES/UNICAMP): “O universo musical de Damiano Cozzella: em busca de sua linguagem composicional”, projeto de pós-doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo com financiamento FAPES/CNPq e o projeto de pesquisa homônimo desenvolvido como pesquisador colaborador junto ao CDMC/CIDDIC/UNICAMP.

Tadeu Moraes Taffarello (UNICAMP): A partir do projeto “Coleção CIDDIC/CDMC: edição de partituras e constituição de um acervo online” (Processo Fapesp nº 2021/14527-7), foi realizada a edição de obras para trompete, piano, clarinete e violino; e para piano solo de Damiano Cozzella.

Mesa 2 – “Será que a cultura superior se aguenta, maestro?”: Cozzella entre a vanguarda e o pop
Horário: 15h00-16h30

Moderação: Fernando Magre (Fames/Unicamp)

Participantes: Denise Garcia (Unicamp), Itamar Vidal (NICS/Unicamp), Jonas Lana (IFRJ/PPGM-UFRJ)

Resumo: Ao longo de sua trajetória, Cozzella sempre esteve entre o mundo da música de vanguarda e a música popular. Sua atuação, juntamente com o companheiro inseparável Rogério Duprat, desafia a dicotomia da historiografia da música brasileira que insiste em separar os “eruditos” dos “populares”. Por um lado, Cozzella atuou na composição experimental, passando pelo dodecafonismo através de seu mestre Koellreutter e o Grupo Música Viva e pelo serialismo integral e depois pelo experimentalismo cageano com seus companheiros de Grupo Música Nova. Por outro lado, escreveu arranjos para a indústria fonográfica, assinando trabalhos que passam pelo Tropicalismo, pelo rock, pela Jovem Guarda e pela MPB de um modo geral. Esta mesa se dedica a refletir sobre a atuação criativa e profissional de Cozzella no atravessamento entre esses dois universos musicais.

Concerto – coral
Horário: 18h00

Coral Unicamp Zíper na Boca – Maestra Vivian Nogueira

Coro Contemporâneo de Campinas – Maestro Assistente Leandro Cavini

 

Dia 11/10/2024

Local: Auditório do Instituto de Artes

Endereço: Rua Elis Regina, 50. Cidade Universitária “Zeferino Vaz” | Barão Geraldo, Campinas – SP | CEP: 13083-854

Concerto – música de câmara
Horário: 11h30

Concerto de lançamento do álbum virtual da peça “Mais de 20 pekenas suaves melodias feitas em formato pop pra serem tocadas com o sorriso do Ivon Cury e o vibrato do Monetário & Financeiro”, para trompete, piano, violino e clarinete.

Mesa 3 – “Sim, meu filho, desconfie de todos os grandes nomes da história”: Cozzella professor
Horário: 15h00

Moderação: Lenita Waldige Mendes Nogueira (Unicamp)

Participantes: Maria Lúcia Pascoal (Unicamp), Marisa Fonterrada (Unesp), Acácio Piedade (Udesc)

Resumo: Cozzella foi professor ao longo de toda sua carreira profissional. Desde a Escola Livre de Música de São Paulo, da qual fez parte do corpo docente desde sua fundação, no início da década de 1950, passando por cursos internacionais de férias em diferentes partes do Brasil, como Rio de Janeiro, Bahia e Paraná, por uma rápida passagem pela recém-fundada Universidade de Brasília, até chegar à Unicamp, onde atuou como professor até quase sua aposentadoria. Muitos grandes músicos brasileiros passaram por seus cursos e ficaram com a marca do professor questionador e com particular senso de humor. Esta mesa se dedica às memórias de alguns de seus alunos.

 

Organização: Fernando Magre (Fames/Ufes/Unicamp) e Tadeu Taffarello (Unicamp)

Realização: Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC), Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC), Coodenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Apoio: Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Unicamp), Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepex), Pró-Reitoria de Pesquisa (Unicamp), Instituto de Artes (Unicamp) e Centro Cultural Casa do Lago (Unicamp)


Teatro Vitória, em Limeira, recebe a XIX edição do Festival Unicamp de Corais

Nos dias 28 e 29 de setembro, no Teatro Vitória, em Limeira, acontece a 19ª edição do já tradicional Festival Unicamp de Corais, com curadoria e coordenação de Vivina Nogueira, maestrina do Coral Unicamp Zíper na Boca.

O Festival reúne apresentações de diferentes corais da região — além do Zíper na Boca, o Festival traz o coral do TRT 15, Municipal de Santos, Viva Vozes de Louveira, Grupo Mosaico, Villa Coral (Coral Municipal de Cosmópolis), Madrigal Vivace de Jundiaí, coral da USP São Carlos e o Coro do Conservatório de Tatuí.

O evento é gratuito e acontece no Teatro Vitória, Praça Toledo de Barros, s/n – Centro, Limeira.

Serviço | XIX Festival Unicamp de Corais

  • quando: 28 e 29 de setembro de 2024
  • onde: Teatro Vitória, Praça Toledo de Barros, s/n – Centro, Limeira
  • entrada gratuita

Teatro de Arena recebe o concerto “Notícias dos Bálcãs”, com direção e piano do oboísta Martin Lazarov

Na próxima quinta-feira, 26 de setembro, às 19h, o Teatro de Arena da Unicamp recebe o concerto especial “Notícias dos Bálcãs”, com direção e piano do búlgaro Martin Lazarov, oboísta da Orquestra Sinfônica da Unicamp.

A apresentação conta com participação especial de Emílio Martins, Ricardo Silva, Manuel Faleiros e Miguel Clemente, e toma como base um rico repertório que inclui Rapsódia Trakia, Dance of Taurus e Equilibrium.

Lazarov traz ao público composições autorais, cuidadosamente selecionadas para realçar a combinação única de timbres e texturas que as obras podem oferecer. Será uma grande oportunidade de vivenciar uma música que transita entre o contemporâneo e o tradicional, marcada por sua originalidade e pela habilidade de Lazarov em explorar novos horizontes sonoros.

Com uma proposta inovadora, o concerto promete encantar os apreciadores da música erudita e autoral, oferecendo uma experiência que vai além do comum. Através de suas composições, Lazarov nos convida a explorar paisagens musicais únicas, onde cada timbre e cada nota foram pensados para criar uma experiência envolvente e transformadora.

A apresentação gratuita acontece no Teatro de Arena, que fica na Rua Elis Regina, dentro da Unicamp. O concerto está marcado para as 19h.

Sobre Martin Lazarov

Martin Lazarov é graduado pela “Academia Nacional de Música” de Sofia, Bulgária, na classe de oboé. Concluiu seu mestrado em interpretação musical em Sofia e também o prestigiado Artist Diploma Program em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Serviço | Notícias dos Bálcãs

  • quando: 26 de setembro, às 19h
  • onde: Teatro de Arena, Unicamp | Rua Elis Regina, Cidade Universitária, Campinas, SP
  • entrada gratuita

Confira, a seguir, a versão digital do programa:


Coral Unicamp Zíper na Boca se apresenta na celebração dos 45 anos Instituto de Geociências da Unicamp

Instituto de Geociências celebra 45 anos com vasta programação

O Instituto de Geociências (IG) da Unicamp celebra 45 anos de existência com uma série de eventos especiais entre os dias 17, 19 e 20 de setembro. A comemoração inclui mesas-redondas, palestras, atividades culturais e uma sessão solene no dia 19, às 9h, no auditório “Milton Santos” da unidade. O destaque cultural fica por conta da apresentação do Coral Unicamp Zíper na Boca, às 14h, e da exposição “Memórias Encontradas Entre a Solidariedade e a Perseguição”, que será inaugurada no mesmo dia, 19.

Fundado em 21 de setembro de 1979, o IG teve como primeiro coordenador o professor Amilcar Oscar Herrera, renomado geólogo e pesquisador, conhecido por suas contribuições ao desenvolvimento socioeconômico da América Latina. Atualmente, o Instituto é dirigido pelo professor Márcio Antônio Cataia, com o professor Emilson Pereira Leite como diretor-associado.

A programação completa das comemorações está disponível online e o público é convidado a prestigiar as atividades. O IG está localizado na Rua Carlos Gomes, 250, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas (SP).

Serviço | Zíper na Boca se apresenta na celebração dos 45 anos Instituto de Geociências da Unicamp

  • quando: 19 de setembro, às 14h (apresentação do Zíper na Boca)
  • onde: Instituto de Geociências | Rua Carlos Gomes, 250, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas (SP)
  • entrada gratuita

Banda Sinfônica da Unicamp integra o Mês Carlos Gomes com apresentação dia 27, no Teatro Castro Mendes

Sexta-feira, 27 de setembro, a partir das 20h, a Banda Sinfônica da Unicamp se apresenta pela primeira vez na história no belo Teatro Municipal Castro Mendes, em Campinas, com performance gratuita.

Sob regência de Fernando Hehl, coordenador da Escola Livre de Música (ELM), o concerto especial da Banda Sinfônica tem a honra de integrar a programação cultural do Mês Carlos Gomes, marcando mais uma vez a história da Banda.

Segundo Hehl, o evento homenageia a “figura mais ilustre de nossa cidade, um dos maiores nomes da música erudita em nosso país e o maior compositor de ópera das Américas de todos os tempos”. Para o coordenador da ELM, motivos de sobra que “nos orgulham muito em fazer parte da programação”.

A apresentação é gratuita e acontece sexta, dia 27 de setembro, a partir das 20h, no Teatro Castro Mendes. Os ingressos podem ser retirados na Bilheteria com uma hora de antecedência (19h).

Serviço | Banda Sinfônica da Unicamp no Mês Carlos Gomes

  • quando: 27 de setembro, às 20h
  • onde: Teatro Municipal Castro Mendes | Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas, SP
  • entrada: gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do Teatro uma hora antes do espetáculo

Confira, a seguir, o programa digital desta apresentação:


Coral Unicamp Zíper na Boca Participa do 2º Encontro de Corais de Cosmópolis

No próximo sábado, dia 21 de setembro, o Coral Unicamp Zíper na Boca marcará presença no 2º Encontro de Corais de Cosmópolis. Sob a regência da talentosa maestrina Vivian Nogueira, o coral participará do festival com o tema “Vozes da Primavera”, uma celebração da estação das flores por meio de uma vibrante performance vocal.

O evento acontecerá no Auditório 15 de Outubro, a partir das 20h, e contará com a participação de diversos corais, proporcionando uma noite inesquecível de música e harmonia. O Coral Unicamp, com seu repertório eclético e performances marcantes, promete encantar o público com sua energia e interpretação únicas.

Venha prestigiar este evento especial e aproveite para apreciar o talento e a diversidade dos coros presentes. Não perca essa oportunidade de vivenciar uma noite dedicada à música e à cultura coral!

Serviço | Zíper na Boca no 2º Encontro de Corais de Cosmópolis

  • quando: 21 de setembro, às 20h
  • onde: Auditório 15 de Outubro | Rua João Aranha, 869 – Cosmópolis, SP

Fóruns Permanentes: Unicamp recebe edição sobre Gestão Orquestral e Compromisso Social

No dia 10 de outubro de 2024, o Centro de Convenções da Unicamp será palco do Fórum “Gestão orquestral e compromisso social”, evento gratuito que reunirá especialistas em música de concerto para discutir os desafios e o futuro da gestão orquestral no Brasil. Realizado pela PROEEC (Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura) e organizado pelo CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) em parceria com a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), o evento visa refletir sobre o papel das orquestras no cenário cultural brasileiro, abordando questões como inovação, compromisso social e as demandas específicas de produção pós-pandemia. É uma oportunidade para músicos, gestores e o público se aprofundarem nas particularidades e nas responsabilidades de manter viva a tradição orquestral.

Criado em 2015, o Fórum já é referência no meio acadêmico e artístico, sendo um espaço de diálogo entre os bastidores e o palco da música clássica. O Fórum contará com mesas-redondas ao longo do dia, com a presença de importantes convidados do meio da música de concerto, os quais estarão participando como debatedores e mediadores. A primeira mesa, às 9h15, discutirá os “Caminhos da Música Contemporânea nos Concertos Sinfônicos”, abordando como compositores e intérpretes têm lidado com as novas demandas de um público em transformação. À tarde, temas como a carreira de músicos em orquestras sinfônicas e o impacto da curadoria artística nos espaços de espetáculo serão explorados. Além de discussões teóricas, o evento também terá um foco prático, com sugestões de políticas culturais e estratégias para ampliar o acesso e a visibilidade das orquestras no Brasil.

Para garantir a participação no Fórum e o certificado, faça sua inscrição aqui. A programação completa oferece um panorama único do cenário orquestral brasileiro, sendo uma chance valiosa para estudantes, profissionais e interessados em música clássica e em sua gestão.

Serviço | Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social

  • quando: 10 de outubro de 2024, das 09h às 17h
  • onde: Centro de Convenções da Unicamp | Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP
  • Evento: gratuito
  • Inscrição: clique aqui para se inscrever
  • Lembrete: Somente com a participação presencial haverá certificado

Sobre o Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social

O Fórum “Gestão Orquestral e Compromisso Social” foi um evento em três edições, criado em 2015, que se tornou referência no mundo da música de concerto. Os eventos reuniram na Unicamp, grandes personalidades dos palcos e do backstage da música clássica, para discussões sobre melhorias e esclarecimentos sobre o setor cultural brasileiro, principalmente no que diz respeito às orquestras regionais. Em 2024, o CIDDIC e a Orquestra Sinfônica da Unicamp, em parceria com a equipe dos Fóruns Permanentes, retomam a organização do Fórum, trazendo novas vozes e ideias atualizadas sobre o ecossistema da música de concerto brasileira, em um contexto pós-pandemia, com a missão de continuar a educar e conscientizar o público sobre as necessidades e os desafios da produção musical no Brasil.

Organizadores:

  • Pesq. Dr.Tadeu Taffarello (UNICAMP);
  • Dra. Cinthia Pinheiro Alireti (UNICAMP);
  • Prof. Dr. Igor Leão Maia (UFMG);
  • Prof. Dr. Abel Rocha (UNESP).

Programação

10/10/2024 

9h – Abertura

9h15 – Mesa 1: Criadores e Intérpretes: caminhos da música contemporânea nos concertos sinfônicos

Paulo Zuben, compositor, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura e autor do livro Ouvir o Som.

Guilherme Bernstein, compositor e regente, Prof. Dr. de Regência, diretor artístico da Orquestra da UNIRIO.

Dra. Cinthia Alireti, regente e diretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp.

Moderador: Prof. Dr. Igor Leão Maia, compositor e regente, professor adjunto da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, doutor em composição musical pelo King ‘s College London.

10h30 – Coffee Break

10h45 – Mesa II: Novas Vozes na produção e gestão da música de concerto brasileira. 

Gisely Nascimento, Idealizadora e gestora do Projeto COB – Conectando Orquestras Brasileiras.

Victor Lessa, produtor cultural, diretor executivo da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e Co-Idealizador do EMIN  – Encontro Musical de Indaiatuba.

Maestra Natalia de Souzas Laranjeira, diretora artística da Camerata Filarmônica de Indaiatuba e idealizadora do FeCam – Festival Camerata.

Raquel Rosa, Coordenadora do Departamento de Operações e Eventos da Fundação Osesp.

Moderador: Nelson Kunze, diretor da Revista Concerto  

12h – Almoço 

14h – Mesa 3: A carreira do músico nas orquestras sinfônicas.  

Maestro Wanilton Mahfuz, diretor executivo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Regente e produtor do Coral e Orquestra Chácara Primavera.

Dr. Paulo de Paula. Fundador, diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba. Idealizador e diretor artístico do EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba

Eduardo Freitas, clarinetista da Orquestra Sinfônica UNICAMP e da Orquestra Rock. Idealizador do Projeto Requinta Brasil.

Dr. Ricardo Bologna, percussionista da OSESP, regente titular e diretor artístico da OCAM, diretor artístico do Percorso Ensemble.

Moderador: Prof. Dr. Abel Rocha,  diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, professor de Regência e Ópera do IA Unesp, coordenador do programa de extensão “Fábrica de Óperas – Unesp”, diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba.

15h15 – Coffee Break 

15h30 – Mesa 4: Caminhos da Música de Concerto aos espaços de espetáculo: curadoria, desafios e repercussão.

Prof. Dr. Luciano Camargo – professor de regência e canto coral do Instituto de Artes da UNESP; regente do Coro Acadêmico da UNESP; fundador e diretor artístico honorário da Orquestra Acadêmica de São Paulo/UNIOPERA

Maestro Eduardo Pereira, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, curador musical da série “A OSB do Brasil” da Orquestra Sinfônica Brasileira e CEO da Life Concert Entretenimento.

Dr. Ricardo Bologna, percussionista da OSESP, regente titular e diretor artístico da OCAM, diretor artístico do Percorso Ensemble.

Guilherme Bernstein, compositor e regente, Pr.Dr. de Regência, diretor artístico da Orquestra da UNIRIO

Moderador: Prof. Dr. Abel Rocha,  diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, professor de Regência e Ópera do IA Unesp, coordenador do programa de extensão “Fábrica de Óperas – Unesp”, diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba.

17h – Encerramento


I Festival Unicamp de Ópera: conheça os diretores da Ópera “Dido & Enéas”, de Henry Purcell

Na próxima sexta, 13 de setembro, às 20h, o Auditório da FCM será palco da segunda récita do I Festival Unicamp de Ópera, com a apresentação de “Dido & Enéas”, de Henry Purcell. A produção reúne a Orquestra Sinfônica da Unicamp, o Ópera Estúdio Unicamp e solistas do Coro Contemporâneo de Campinas para uma performance única e imperdível.

Os ingressos para a apresentação serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro a partir das 19h, por ordem de chegada. Chegue cedo para garantir seu lugar e não perder essa oportunidade.

Neste post, conheça um pouco mais sobre os diretos do espetáculo, suas trajetórias e experiências.

Direção-geral

Angelo José Fernandes tem se destacado com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades, desenvolve uma ampla atividade artística e pedagógica como regente, pianista, cantor e professor de canto, sendo constantemente convidado para realizar concertos e ministrar cursos e palestras no Brasil e exterior.

É Professor Livre-Docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, universidade na qual leciona canto lírico, dirige o Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio UNICAMP. Foi coordenador do CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural.

Doutor em Música, teve entre seus principais mestres Carlos Alberto Pinto Fonseca, Sérgio Magnani, Amin Feres, Eliane Fajioli, Inácio de Nonno, Adriana Kayama, Eduardo Hazan e Lucas Bretas.

Como pesquisador, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado ao estudo da técnica vocal na prática coral dos diversos períodos históricos e estilos de música composta para coro e sua aplicação na performance coral atual, além de trabalhar intensamente no resgate e análise musical da obra vocal do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca.

À frente do Coro Contemporâneo de Campinas desenvolve um amplo trabalho que engloba a formação de cantores e regentes e a pesquisa constante, tanto na área da performance quanto da musicologia. O espectro de atuação deste grupo ainda engloba, além da realização de diversos concertos a capella com obras de diferentes estilos, com ênfase na música dos séculos XX e XXI, a colaboração e parceria com orquestras da cidade de Campinas e da região em montagens de um vasto repertório coral-sinfônico e operístico. Recentemente, sob regência de Angelo José Fernandes, o Coro Contemporâneo de Campinas gravou o CD intitulado “De Batuque e Acalanto: Missa Afro Brasileira e outras obras sacras de Carlos Alberto Pinto Fonseca” como fruto de projeto aprovado no Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Direção artística

Marcus Held é natural de São Paulo, é violinista, violista e pesquisador especializado na música dos séculos XVI, XVII e XVIII com uma agenda ocupada como recitalista, spalla convidado e palestrante. Doutor em Musicologia com Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), é responsável pela primeira tradução à língua portuguesa da integral da obra tratadística de Francesco Geminiani (1687-1762).

Em 2021, foi spalla convidado da Orquestra Sinfônica Municipal do Theatro Municipal de São Paulo (OSM/TMSP) na montagem das Vésperas de Monteverdi. Em 2022, retornou como spalla da ópera Actéon, de Marc-Antoine Charpentier, na série Ópera Fora da Caixa. Além disso, liderou o naipe de violas da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz na ópera Armide, de Jean-Baptiste Lully, no encerramento do 23º Festival de Ópera.

É diretor e spalla do EOS – Conjunto de Música Antiga da USP, spalla da Trupe Barroca (ES), violista da Cibele Camerata (RJ) e professor do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP. Idealizador e fundador do Música Pretérita, projeto dedicado à divulgação da pesquisa em música ao grande público (YouTube e Instagram).

Direção cênica

Dirceu de Carvalho é formado em artes cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 2003, é ator, diretor e dramaturgo. Trabalha com teatro, cinema e televisão desde 1996, tendo recebido diversos prêmios em festivais de teatro e cinema do interior de São Paulo.

É colaborador e parceiro da CiaLusco Fusco, Cia Histriônica de Teatro, Matula Teatro, Cia Bacantes e Cia Teatro de Elevador Panorâmico. Coordena o grupo de estudos de mímica corporal dramática em Barão Geraldo.

Serviço | Ópera Dido & Enéas

  • Quando: 13 de setembro de 2024, às 20h
  • Onde: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM) | R. Albert Sabin – Cidade Universitária, Campinas – SP
  • Entrada gratuita

A seguir confira a versão digital do programa.


Ópera “Dido & Enéas” encerra o I Festival Unicamp de Ópera CIDDIC/GGBS, dia 13, às 20h

Na próxima sexta, 13 de setembro, às 20h, o Auditório da FCM será palco da segunda récita do I Festival Unicamp de Ópera, com a apresentação de “Dido & Enéas”, de Henry Purcell. A produção reúne a Orquestra Sinfônica da Unicamp, o Ópera Estúdio Unicamp e solistas do Coro Contemporâneo de Campinas para uma performance única e imperdível.

A ópera “Dido & Enéas” é uma das obras-primas do barroco inglês, composta por Henry Purcell. Estreada no final do século XVII, a obra narra a trágica história de amor entre Dido, rainha de Cartago, e o herói troiano Enéas, que se vê forçado a deixá-la para cumprir seu destino de fundar Roma. Em uma fusão poderosa de música e drama, a ópera explora temas como o poder do destino, a honra e o sacrifício, deixando uma marca profunda nos ouvintes com sua beleza melódica e emoção intensa.

Para assistir, não é necessário retirar ingressos, a entrada será feita por ordem de chegada. Por isso, recomendamos que chegue cedo para garantir o seu lugar e não perder essa oportunidade de vivenciar essa grande obra da música clássica!

O I Festival Unicamp de Ópera, que teve início em 01 de agosto e termina em 13 de setembro, oferece ao público uma série de 10 atividades dedicadas ao universo da ópera. Organizado pelo CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) em parceria com o GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais), o festival tem como objetivo aproximar a comunidade universitária e o público externo deste fascinante gênero artístico, desvendando suas complexas nuances e trazendo à tona o poder transformador da música e da interpretação.

Serviço | Ópera Dido & Enéas

  • Quando: 13 de setembro de 2024, às 20h
  • Onde: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM) | R. Albert Sabin – Cidade Universitária, Campinas – SP
  • Entrada gratuita

Confira, a seguir, o programa digital da apresentação.


I Festival Unicamp de Ópera: conheça os diretores da Ópera Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini

Nesta quinta, 05 de setembro, às 20h, o Teatro Municipal Castro Mendes recebe a ópera “Gianni Schicchi”, encenada pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, o Ópera Estúdio Unicamp, e solistas do Coro Contemporâneo de Campinas. A performance faz parte da programação do I Festival Unicamp de Ópera, evento que celebra a arte lírica com atividades gratuitas e abertas ao público.

Os ingressos para a apresentação serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro a partir das 19h, por ordem de chegada. Chegue cedo para garantir seu lugar e não perder essa oportunidade.

Neste post, conheça um pouco mais sobre os diretos do espetáculo, suas trajetórias e experiências.

Direção-geral

Angelo José Fernandes tem se destacado com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades, desenvolve uma ampla atividade artística e pedagógica como regente, pianista, cantor e professor de canto, sendo constantemente convidado para realizar concertos e ministrar cursos e palestras no Brasil e exterior.

É Professor Livre-Docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, universidade na qual leciona canto lírico, dirige o Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio UNICAMP. Foi coordenador do CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural.

Doutor em Música, teve entre seus principais mestres Carlos Alberto Pinto Fonseca, Sérgio Magnani, Amin Feres, Eliane Fajioli, Inácio de Nonno, Adriana Kayama, Eduardo Hazan e Lucas Bretas.

Como pesquisador, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado ao estudo da técnica vocal na prática coral dos diversos períodos históricos e estilos de música composta para coro e sua aplicação na performance coral atual, além de trabalhar intensamente no resgate e análise musical da obra vocal do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca.

À frente do Coro Contemporâneo de Campinas desenvolve um amplo trabalho que engloba a formação de cantores e regentes e a pesquisa constante, tanto na área da performance quanto da musicologia. O espectro de atuação deste grupo ainda engloba, além da realização de diversos concertos a capella com obras de diferentes estilos, com ênfase na música dos séculos XX e XXI, a colaboração e parceria com orquestras da cidade de Campinas e da região em montagens de um vasto repertório coral-sinfônico e operístico. Recentemente, sob regência de Angelo José Fernandes, o Coro Contemporâneo de Campinas gravou o CD intitulado “De Batuque e Acalanto: Missa Afro Brasileira e outras obras sacras de Carlos Alberto Pinto Fonseca” como fruto de projeto aprovado no Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Direção artística

Cinthia Alireti é a regente titular e diretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU). Sob sua direção, destacam-se as produções das óperas O Morcego, de J. Strauss, La Traviata, de G.Verdi, A Flauta Mágica, O Empresário, de W.A. Mozart, O Elixir do Amor, de G.Donizetti, Carmen, de G.Bizet, A Moreninha, de E.Mahle, óperas realizadas com instrumentos originais, tais como, Tigrane, de A. Scarlatti, Actéon e Les arts florissants  de Marc-Antoine Charpentier e estreias, como a da ópera multimodal Descobertas de J. Manzolli e Las cuerdas del titiritero, escrita para instrumentos de época, de Gerardo Diriê.

Promove a prática da interpretação histórica, tendo colaborado com autoridades do mundo da música antiga, e contribui extensivamente para a difusão de obras contemporâneas e clássicos da literatura do século XX, através da direção dos “Encontros de Música Contemporânea OSU” e de sua atuação como convidada em edições da Bienal de Música Contemporânea do Rio de Janeiro, no Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB), no São Paulo Contemporary Composers Festival (SPCCF), entre outros.

Tem colaborado como regente convidada no Brasil e no exterior, a frente de diversos grupos, tais como, Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica Nacional do Teatro Cláudio Santoro (Brasília), Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Theatro São Pedro (Porto Alegre), Collegium musicum Potsdam (Alemanha), Orquestra Sinfônica de Mulheres do Brasil (Rio de Janeiro), Ensemble Abstrai, Fênix de los Ingenios, Bloomington Early Music Festival Orchestra, Coro Mixto Ciudad de Quito (Teatro Sucre), Coro da New European Philharmonic (Paris), Ensemble Vocal Dolce Tempo e Ensemble Instrumental Musili (Paris), Orchestre Symphonique Ars Fidelis (Paris), entre outros.

Possui mestrado e doutorado em regência coral e orquestral, com especialização em música antiga na Universidade de Indiana (Bloomington, EUA), bacharelados em Composição Musical (Universidade de São Paulo) e em Publicidade e Propaganda (Faculdade Armando Álvares Penteado) e mestrado franco-alemão em musicologia na Universidade de Paris–Sorbonne e na Universidade de Saarland (Alemanha).

Direção cênica

Dirceu de Carvalho é formado em artes cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 2003, é ator, diretor e dramaturgo. Trabalha com teatro, cinema e televisão desde 1996, tendo recebido diversos prêmios em festivais de teatro e cinema do interior de São Paulo.

É colaborador e parceiro da CiaLusco Fusco, Cia Histriônica de Teatro, Matula Teatro, Cia Bacantes e Cia Teatro de Elevador Panorâmico. Coordena o grupo de estudos de mímica corporal dramática em Barão Geraldo.

Serviço | Ópera Gianni Schicchi

  • quando: 05 de setembro de 2024, às 20h
  • onde: Teatro Municipal Castro Mendes | Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas
  • entrada gratuita: retirada de ingressos a partir das 19h na bilheteria do Teatro

Confira, a seguir, a versão digital da apesentação: