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Vem aí a 4ª Semana da Escola Livre de Música, de 02 a 05 de dezembro


Separe na agenda: entre os dias 02 e 05 de dezembro acontece a 4ª edição da Semana da Escola Livre de Música, sempre às 19h no Teatro de Arena, na Unicamp.

O evento gratuito visa apresenta à comunidade todas as práticas pedagógicas de ensino coletivo trabalhadas com os quase 200 alunos que atualmente estão matriculados na ELM.

Serão 4 noites de apresentações, com atuações da Banda Sinfônica da Unicamp, Big Band, Orquestra de Saxofones, Grupos de Percussão e Trompetes, dentre outros. Acompanhe nossas redes para ficar por dentro de toda a programação.

Os concertos acontecem sempre às 19h, no Teatro de Arena, na Unicamp.

Serviço | 4ª Semana da Escola Livre de Música

  • quando: de 02 a 05 de dezembro de 2024
  • onde: Teatro de Arena, Unicamp | R. Elis Regina – Cidade Universitária, Campinas
  • entrada gratuita

Concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp traz Beethoven e Emilie Mayer quinta, 14, na FCM

No dia 14 de novembro, às 19h30, o Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp será o cenário de mais um concerto especial da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU). Sob regência da maestrina Cinthia Alireti, o programa explora o romantismo expressivo de Emilie Mayer e o idílio pastoral de Beethoven, oferecendo ao público uma noite que promete uma imersão profunda na riqueza orquestral.

A abertura do concerto destaca a compositora alemã Emilie Mayer, com sua inspirada “Abertura Fausto”. Considerada uma das vozes femininas mais marcantes do romantismo, Mayer transformou sua paixão pela música em obras vibrantes, ainda que pouco conhecidas pelo público. “Abertura Fausto” exibe sua habilidade em captar atmosferas dramáticas e complexas, transportando o ouvinte para os dilemas e profundezas emocionais do protagonista da obra literária de Goethe dentro da tradição da música programática alemã do século XIX.

A segunda parte do concerto traz uma das peças mais queridas de Ludwig van Beethoven, a Sinfonia n. 6, conhecida como “Pastoral”. Diferente das suas composições de tom mais dramático, a “Pastoral” se destaca pela serenidade e pela celebração da natureza. Dividida em cinco movimentos, cada um evoca um aspecto do campo: da paz bucólica à força de uma tempestade, concluindo com um cântico de gratidão. Beethoven nos guia por um cenário idílico, onde a música se funde aos sons da natureza, refletindo seu amor pelo ambiente rural.

O evento, gratuito, é uma oportunidade única para aproveitar a interpretação da OSU em uma noite que une o dramático ao contemplativo.

A seguir, confira o programa digital deste concerto

Serviço | Pastoral

  • quando: 14 de novembro de 2024, às 19h30
  • onde: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) | R. Albert Sabin – Cidade Universitária, Campinas
  • entrada gratuita

CIDDIC e OSU lançam o edital para o Projeto Performance 2025 com foco na experimentação musical

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), em sua missão de promover a pesquisa e inovação no cenário musical universitário, anuncia a oitava edição do Projeto Performance, organizado pelo CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Divulgação Cultural da Unicamp). Em 2025, o projeto segue como um verdadeiro laboratório de pesquisa para experimentações musicais, envolvendo não só a performance sinfônica, mas também áreas como composição, educação musical e multimídia. A iniciativa busca fomentar colaborações com músicos, artistas, pesquisadores e educadores, abrindo espaço para a realização de ensaios experimentais, concertos e master classes ao longo do ano.

Sobre o Laboratório de Pesquisa da OSU

Os projetos selecionados poderão integrar a programação oficial de concertos e ensaios da OSU, composta por um elenco de músicos talentosos e instrumentação clássica, com recursos de flautas, oboés, clarinetes, trompas, cordas e percussão, além de espaço dedicado para ensaios na Sala Almeida Prado, em Campinas. Os proponentes podem optar pelo uso integral da Orquestra ou por formações menores, de acordo com as demandas de suas propostas.

Quem pode se inscrever?

As inscrições estão abertas para intérpretes, compositores, arranjadores, pesquisadores e educadores que desenvolvam projetos de música sinfônica e que precisem de uma orquestra para suas pesquisas. No entanto, a edição atual não contempla projetos de regência. Interessados podem se inscrever entre 4 de novembro e 20 de dezembro de 2024, enviando suas propostas e material audiovisual que demonstre seu trabalho por meio do site oficial do CIDDIC.

Processo de seleção e execução

Uma comissão composta pela Direção Artística e Comissão da OSU analisará as propostas com base nos objetivos e programação do CIDDIC. Serão selecionados os projetos que melhor se ajustem à formação da orquestra e às características da sala de ensaio. Após a aprovação, os candidatos são responsáveis por fornecer partituras e documentação autoral, bem como por eventuais custos de direitos autorais e aluguel de partituras.

A execução dos projetos será acompanhada pela equipe do CIDDIC, e as datas das apresentações serão alinhadas conforme a disponibilidade da orquestra. Vale ressaltar que os proponentes não recebem remuneração pela participação, embora a instituição possa oferecer apoio logístico em alguns casos.

Como participar

Para se inscrever, basta acessar o site do CIDDIC, preencher o formulário com a proposta e enviar para o e-mail indicado no edital. Propostas coletivas são permitidas, mas a aprovação depende dos critérios da comissão.

Para mais detalhes sobre o edital, entre em contato com a equipe da OSU pelo e-mail osu@unicamp.br.


Apresentação do pianista Enrique Graf contará com curadoria de Mauricy Martin, coordenador do CIDDIC

O renomado pianista Enrique Graf se apresentará na Sala Watari dia 9 de novembro, com um programa que destaca obras de Mozart, peças de compositores uruguaios como Eduardo Fabini, Eduardo Gilardoni e Héctor Tosar, além de Mariano Mores, da Argentina, e a monumental Sonata em Si Menor de Franz Liszt.

Descrito como “um dos pianistas brilhantes de nosso tempo” pelo The Washington Post, Graf já se apresentou como solista em inúmeras cidades ao redor do mundo, incluindo Nova York, Moscou, Praga, Bogotá, Santiago, Belo Horizonte, Brasília, Montevidéu e outras grandes capitais culturais, colaborando com orquestras de prestígio como a Janacek Philharmonic e a American Chamber Orchestra.

A série de concertos da Sala Watari, com curadoria do pianista Mauricy Martin, Coordenador do CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp), promete uma noite memorável para os amantes da música clássica. Não perca!

Serviço

  • quando: 09 de novembro
  • onde: Sala Watari | Estrada da Rhodia, próx. Km 16 – Barão Geraldo, Campinas/SP

Zíper na Boca participa do Outubro Rosa, no CAISM

No dia 31 de outubro, o CAISM (Hospital da Mulher da Unicamp), se transformará em um cenário especial de música e conscientização pelo Outubro Rosa. Em apoio à campanha de prevenção e combate ao câncer de mama, o Coral Unicamp Zíper na Boca, sob a regência da maestrina Vivian Nogueira, apresentará uma performance preparada para acolher pacientes, familiares e profissionais de saúde, trazendo arte e emoção a esse importante espaço de cuidado.

A apresentação será realizada no próprio CAISM, na Rua Alexander Fleming, 101, dentro do campus da Unicamp. Participe deste momento único e junte-se a nós no apoio a essa causa essencial!

Serviço | Zíper na Boca no Outubro Rosa

  • quando: 31 de outubro, às 12h30
  • onde: CAISM | Rua Alexander Fleming, 101, dentro do campus da Unicamp.

FECFAU celebra aniversário de seus cursos de graduação com apresentação especial do Coral Zíper na Boca

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, a Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) promove uma celebração especial, marcando os 55 anos do curso de Engenharia Civil e os 25 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo. O evento visa integrar a comunidade acadêmica, reunindo docentes, servidores, alunos atuais e ex-alunos para relembrar e celebrar a trajetória desses dois cursos.

A programação começa 30 de outubro, das 18h às 21h, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Nos dias seguintes, as atividades se estendem pela FECFAU, acontecendo nos dias 31 de outubro das 8h às 21h e 1º de novembro das 8h às 17h, com atividades voltadas ao compartilhamento de experiências, histórias e perspectivas sobre o impacto e o futuro da formação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.

Na quarta, 30, às 18h40, sob regência de Vivian Nogueira, o Coral Unicamp Zíper na Boca realiza uma apresentação especial celebrando os 55 anos do Curso de Graduação em Eng. Civil e 25 anos do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Serviço | Zíper na Boca celebra aniversário da FECFAU

  • quando: 30 de outubro de 2024, às 18h40
  • onde: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM)

OSU e alunos de Voz Popular do Instituto de Artes da Unicamp apresentam o concerto “Um olhar sobre o Brasil”

No dia 31 de outubro de 2024, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) se une aos alunos de Voz Popular do Instituto de Artes (IA) da Unicamp para apresentar o espetáculo “Um olhar sobre o Brasil”, no Teatro de Arena da Unicamp, às 20h. O evento, com entrada livre, será conduzido pela maestrina da Sinfônica, Cinthia Alireti, e conta com a orientação, repertório e roteiro da Professora Dra. Regina Machado.

O programa do concerto inclui obras que destacam a diversidade da música brasileira, desde o poema sinfônico “O Boto do Tapajós”, de Cintia Zanco, até clássicos como “Brasil Pandeiro” e “Andar com Fé”, esta última de Gilberto Gil. Cada música foi cuidadosamente selecionada para proporcionar uma reflexão sobre a cultura e a história do país, oferecendo um panorama que vai do popular ao erudito, sempre com o toque especial dos alunos de Voz Popular.

O concerto trará ao público uma viagem pela música brasileira com arranjos especiais feitos por Cintia Zanco, renomada artista que transita entre a música popular e erudita. Zanco, com uma extensa carreira como instrumentista, arranjadora e compositora, tem sido uma presença constante nas principais orquestras e grupos de música do Brasil. Seu trabalho como arranjadora já foi apresentado por orquestras renomadas e gravado por grandes nomes da música nacional. Entre as diversas colaborações, Zanco realizou arranjos para a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, trabalhando com artistas como Elza Soares, Lenine e Mart’nália. Sua expertise será um dos destaques da apresentação, garantindo que o público tenha uma experiência musical rica e diversificada.

A noite será um convite para celebrar a música nacional em suas diferentes formas e tradições, e a interação entre a OSU e os jovens talentos da Unicamp promete emocionar e surpreender.

Sobre Cintia Zanco

Cintia Zanco é uma artista versátil, com atuação tanto na música popular quanto na erudita. Instrumentista, arranjadora, compositora e arte-educadora, Cintia possui uma longa trajetória na cena cultural brasileira. Ao longo de sua carreira, integrou várias orquestras, como a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, a Sinfônica de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Também participou de grupos de música popular, incluindo Mawaca, Orquestra Paissandú, Tarsila Instrumental, GatoNegro Tango, Grupo Dedo de Moça e Quarteto Abaporú. Como arranjadora e compositora, é ativa tanto na música sinfônica quanto em formações de câmara, popular e étnica, com arranjos executados por diversas orquestras no Brasil e no exterior.

Atualmente, trabalha regularmente com a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, onde elabora arranjos para a orquestra e solistas convidados, como Raul de Souza, Lenine, Luís Melodia, Moraes Moreira, Richard Galliano, Philip Catherine, Carla Cook, Elza Soares, Roberta Sá, Luiza Possi, Mart’nália, Paulo Sérgio Santos, Fabiana Cozza, Moacyr Luz, Diego Schissi, Grupo Mawaca, Wadaiko Sho e Ramiro Boero, além de solistas residentes da orquestra. Realiza também trabalhos para grupos e cantores de música popular, sendo destaque os arranjos de cordas para o CD Cauby Peixoto Interpreta Roberto Carlos, indicado ao Prêmio de Música Brasileira.

Além de arranjadora, Cintia é compositora de trilhas para cinema, eventos, publicidade e teatro, como a trilha do espetáculo Os Lusíadas, dirigido por Iacov Hilel e criada em parceria com Magda Pucci, lançada em CD. Cintia foi indicada ao prêmio de melhor trilha sonora original pela APETESP, com a trilha para o espetáculo Eleonora & Elenice, de Tácito Rocha. Em 2007, fez sua estreia como regente na Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, conduzindo sua peça autoral Variações Nômades, para violino e orquestra, com solo de Graziela Rodrigues. Desde então, atua como regente em gravações e eventos.

Como educadora, foi fundadora e coordenadora da Escola para Instrumentistas de Cordas do SESIMINAS, professora na Universidade Livre de Música e professora e coordenadora da área de música da EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística.

Conferi, a seguir, o programa digital.

Serviço | Um olhar sobre o Brasil

  • quando: 31 de outubro de 2024
  • onde: Teatro de Arena | R. Elis Regina – Cidade Universitária, Campinas
  • entrada gratuita

Mauricy Martin é artista convidado do VII Festival Internacional de Piano Festibaq, em Barranquilla, Colômbia

Mauricy Martin, Coordenador do CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp) é artista convidado do VII Festival Internacional de Piano Festibaq, em Barranquilla, Colômbia. O Festibaq é o único festival de piano de todo o litoral colombiano e é um dos 5 festivais de piano mais importantes da Colômbia e acontecerá entre os dias 22 e 27 de outubro.

 Durante o Festival, Mauricy Martin, pianista e professor da Universidade Estadual de Campinas, irá apresentar um recital de piano com obras de Beethoven, Chopin e os compositores brasileiros Villa-Lobos e Lorenzo Fernandez, além de ministrar master classes e servir no júri do concurso de piano do festival.


Grupos de Flautas e Trompetes da ELM se apresentam no CAISM em apoio ao Outubro Rosa

No dia 23 de outubro de 2024, o CAISM (Hospital da Mulher da Unicamp) se vestirá de música em apoio ao Outubro Rosa, campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama. O evento contará com duas apresentações especiais, trazendo leveza e acolhimento ao ambiente hospitalar.

Às 8h, o Grupo de Flautas da Escola Livre de Música (ELM) se apresentará, e às 15h será a vez do Grupo de Trompetes. As performances acontecerão no próprio CAISM, localizado na Rua Alexander Fleming, 101, dentro do campus da Unicamp.

Venha prestigiar este momento musical e apoiar essa causa tão importante!

Serviço | Música no CAISM

  • quando: 23 de outubro, às 8h e às 15h
  • onde: CAISM | Rua Alexander Fleming, 101, dentro do campus da Unicamp.
  • entrada gratuita

OSU abre vaga para contrabaixista por meio de Processo Seletivo Público

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) abriu uma vaga para contrabaixista por meio de Processo Seletivo Público.

A remuneração é de R$ 6.607,20 mensais e os candidatos devem ter graduação em música e domínio técnico do instrumento contrabaixo. Há uma vaga disponível, e as inscrições podem ser feitas até dia 22 de outubro de 2024.

Atualização:

Devido a uma falha no sistema, o processo seletivo público temporário para Músico (contrabaixo) tem as inscrições reabertas no período de 21 a 22/10/2024. Para mais detalhes, consulte o edital 24/2024 na página da DGRH.

Coral Unicamp Zíper na Boca canta sambas, serenatas e rock’n’roll no Teatro Castro Mendes

O Coral Unicamp Zíper na Boca, mantendo sua tradição, estreia seu espetáculo anual no Teatro Municipal Castro Mendes, em Campinas.  A apresentação acontece no dia 18 de outubro, sexta-feira, às 20h30, com o tema “Sambas e serenatas: das ruas do Flamengo aos tempos da brilhantina”.

O Coral inova ao reunir em seu repertório chorinhos, sambas e músicas do rei do rock, Elvis Presley. “A proposta é recriar um ambiente cênico-musical com o objetivo de envolver o público de maneira original”, diz a maestrina Vivian Nogueira, regente do Coral desde 1985, quando nasceu o Zíper na Boca.

Repertório

Declarado, em 2024, como Patrimônio Cultural Imaterial do país, o chorinho foi o gênero escolhido para abrir o espetáculo. Com arranjos de Damiano Cozzella, o público poderá ouvir e ver a performance das músicas Corta jaca, Flamengo, Carinhoso e Brejeiro. Na sequência, o público terá a oportunidade de relembrar clássicos do samba, com composições de Martinho da Vila, João da Baiana e Heraldo Devagar, com arranjos de Eduardo D. Carvalho.

As canções interpretadas pelo ícone da cultura pop, Elvis Presley, também poderão ser apreciadas no Teatro Castro Mendes. O Coral relembra baladas que descrevem histórias de amor e de tristezas como Love me Tender e Always on my mind, entre outras, para então finalizar a noite com os rocks que até hoje ainda são apreciados pelas mais diferentes gerações como Suspicious Minds, entre diversos outros sucessos de Elvis.

A preços populares, os ingressos estão disponíveis por R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada) para venda online ou na bilheteria do Teatro Municipal Castro Mendes. Esta é uma oportunidade única para quem gosta de canto coral e deseja conferir uma apresentação artística bem arrojada.

Serviço

Coral Unicamp Zíper na Boca: Sambas e serenatas: das ruas do Flamengo aos tempos da brilhantina

Direção geral e musical: Vivian Nogueira

Quando: 18 de outubro, às 20h30

Local: Teatro Municipal Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62, Campinas)

Ingressos: R$ 10,00 (entrada inteira) e R$ 5,00 (meia entrada)

Link para compra online: clique aqui

Programa:

Choros Clássicos

Arranjos: Damiano Cozzella – Adaptação do texto ao arranjo: Vivian Nogueira

Corta jaca – Machado Careca/ Chiquinha Gonzaga

Flamengo – Bonfiglio de Oliveira

Carinhoso – Pixinguinha

Brejeiro – Catulo da Paixão Cearence/Ernesto Nazareth

 

Sambas de Martinho da Vila

Martinho da Vila/João da Baiana/Heraldo Devagar

Arranjos: Eduardo D. Carvalho

Canta, canta minha gente

O pequeno burguês

Madalena do Jucu

Devagar, devagarinho

Batuque na cozinha

Casa de bamba

Quem é do mar não enjoa

Ex-Amor

 

Elvis Presley

Love me Tender – Elvis Presley/Vera Matson – arr: Roger Emerson

Always on my mind – Johnny Christopher, Wayne Thompson, Mark James – arr: André D. Tuffo

Unchained Melody – Hy Zaret/Alex North – arr: Mark A Brymer

Can’t help falling in love – George David Weiss/Hugo Peretti/ Luigi Creatore – arr: Roger Emerson

Suspicious Minds – Mark James – arr: Weverton Silva

 

Elvis Presley Rocks:

Arranjos: Weverton Silva

Jailhouse Rock – Jerry Leiber / Mike Stoller

Don’t Be Cruel – Elvis Presley /Otis Blackwell

Burning Love – Dennis Linde


Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta concerto “Clássicos da Despedida”, dia 17, na FCM

No dia 17 de outubro de 2024, às 19h30, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realizará um concerto especial intitulado “Clássicos da Despedida”, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM). Sob regência de Cinthia Alireti, maestrina da OSU, o evento promete uma noite emocionante, trazendo ao público algumas das obras mais icônicas da música clássica.

O repertório inclui a famosa Aria da Suite n.3 em ré maior de J. S. Bach, além da Aria da Suite Antiga de Alberto Nepomuceno, com edição de Guilherme Bernstein. O programa segue com a vibrante Sinfonia n. 1 Kv. 16 de W. A. Mozart, composta quando o prodígio tinha apenas 8 anos de idade, e culmina com a célebre Sinfonia n. 45 em fá menor de Joseph Haydn, popularmente conhecida como “Adeus”, que encerra o concerto com um emocionante final.

Esta apresentação é uma excelente oportunidade para os amantes da música clássica desfrutarem de um repertório cuidadosamente selecionado, em uma noite de despedidas e celebrações sonoras. A entrada é livre por ordem de chegada. Não perca!

A seguir, confira o programa digital da apresentação.

Serviço | Concerto especial “Clássicos da Despedida”

  • quando: 17 de outubro de 2024, às 19h30
  • onde: Auditório da FCM | R. Albert Sabin (Unicamp)
  • entrada: livre

Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social: Mesa 4 “Caminhos da Música de Concerto aos espaços de espetáculo: curadoria, desafios e repercussão”

Encerrando a edição 2024 do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social, a última mesa, às 15h30, traz novamente em sua composição o Dr. Ricardo Bologna e o Prof. Dr. Guilherme Bernstein, além da mediação do Prof. Dr. Abel Rocha. O tema será “Caminhos da Música de Concerto aos espaços de espetáculo: curadoria, desafios e repercussão”.

Somam-se ao debate o Maestro Eduardo Pereira, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, curador musical da série “A OSB do Brasil” da Orquestra Sinfônica Brasileira e CEO da Life Concert Entretenimento, e Prof. Dr. Luciano Camargo, professor de regência e canto coral do Instituto de Artes da UNESP, regente do Coro Acadêmico da UNESP, e fundador e diretor artístico honorário da Orquestra Acadêmica de São Paulo/UNIOPERA.

O Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social acontece no dia 10 de outubro, das 09h às 17h, no Centro de Convenções da Unicamp, que fica na Rua Érico Veríssimo, 500, no campus de Barão Geraldo, em Campinas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link https://bit.ly/forum-gestao.

Mesa 4

Caminhos da Música de Concerto aos espaços de espetáculo: curadoria, desafios e repercussão

Dr. Ricardo Bologna | Timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Professor do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra de Câmara da USP e Diretor Artístico do Percorso Ensemble. Como regente convidado, atua à frente das principais orquestras brasileiras, tais como a OSESP, OSB, Filarmônica de Minas, entre outras.

Prof. Dr. Guilherme Bernstein | Compositor e regente, Professor Doutor de Regência e Diretor Artístico da Orquestra da UNIRIO. Foi Maestro Residente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do RJ e Diretor Musical da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. É Diretor Artístico do Festival de Ópera de Ouro Preto. Como convidado, tem atuado à frente de diversas orquestras, tais como a Sinfônica Nacional – UFF, OSB, OSPA, entre outras.

Maestro Eduardo Pereira | Diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro e maestro titular da Orquestra Sinfônica de Sorocaba. Atuou como coordenador musical do maior cine concerto do mundo, “O Senhor dos Anéis – As duas torres”. Foi curador da série OSB do Brasil. Vencedor dos concursos “Eleazar de Carvalho” ( melhor regente) e  Mestre da Cultura Nacional (“Personalidade Cultural do ano de 2023”), entre outros.

Prof. Dr. Luciano Camargo | Regente e professor da área de regência e canto coral do Instituto de Artes da UNESP. Foi diretor de música sacra do Kantorei St. Peter und Paul (Freiburg im Breisgau – Alemanha) e Diretor Artístico da Orquestra Acadêmica de São Paulo e do Coral da Cidade de São Paulo (UNIOPERA). Foi professor de regência no Curso de Música da Universidade Federal de Roraima (UFRR) de 2017 a 2023.

Prof. Dr. Abel Rocha – mediação | Diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, professor de Regência e Ópera do IA Unesp, coordenador do programa de extensão “Fábrica de Óperas – Unesp”, diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba.

Serviço | Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social

  • quando: 10 de outubro de 2024, das 09h às 17h
  • onde: Centro de Convenções da Unicamp | Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP
  • Evento: gratuito
  • Inscrição: clique aqui para se inscrever
  • Lembrete: Somente com a participação presencial haverá certificado

Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social: Mesa 3 “A carreira do músico nas orquestras sinfônicas”

A rodada da tarde do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social também reserva importantes personagens do cenário da música brasileira.

A primeira mesa vespertina traz como centro o tema “A carreira do músico nas orquestras sinfônicas”, com destaque para a participação de Eduardo Freitas, clarinetista da Orquestra Sinfônica UNICAMP e da Orquestra Rock, e idealizador do Projeto Requinta Brasil.

Também integram a mesa o maestro Wanilton Mahfuz, diretor-executivo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, regente e produtor do Coral e Orquestra Chácara Primavera, o Dr. Paulo de Paula, fundador, diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, além de ser idealizador e diretor artístico do EMIn (Encontro Musical de Indaiatuba), e o Dr. Ricardo Bologna, percussionista da OSESP, regente titular e diretor artístico da OCAM e diretor artístico do Percorso Ensemble.

A mesa das 14h será mediado pelo Prof. Dr. Abel Rocha, diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, professor de Regência e Ópera do IA Unesp, coordenador do programa de extensão “Fábrica de Óperas – Unesp”, e diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba.

O Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social acontece no dia 10 de outubro, das 09h às 17h, no Centro de Convenções da Unicamp, que fica na Rua Érico Veríssimo, 500, no campus de Barão Geraldo, em Campinas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link https://bit.ly/forum-gestao.

Mesa 3

A carreira do músico nas orquestras sinfônicas

Maestro Wanilton Mahfuz | Diretor administrativo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.  Regente e produtor do coral e Orquestra Chácara Primavera desde 2013 e do Coral e Orquestra IBCC, entre 2001 a 2012. Graduado em Regência Orquestral pela UNICAMP, sob a orientação dos maestros Benito Juarez, Helena Starzynski e Henrique Gregori. Mestrado em Teatro Musical Sacro – FABAT/RIO, sob a orientação do Dr. Nabor Nunes Filho.

Dr. Paulo de Paula | Fundador, diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba. Foi responsável pela criação da Orquestra Jovem de Indaiatuba, da EMOSI – Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e do EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba. É Doutor, Mestre e Bacharel em Música pela Unicamp.

Eduardo Freitas | Natural de São Paulo, Eduardo Freitas iniciou seus estudos na EMESP,com o Daniel Cornejo,Bacharel em Clarinete pela UNESP tendo como Orientador o Sérgio Burgani. Participou de vários festivais, entre eles, Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Oficina de Música de Curitiba e Oficina de Música de Tatuí, participando também de vários MasterClass com renomados artistas, como François Sauzeau, Olivier Patey, Wenzel Fuchs, Ralph Mano, Ovanir Buosi, Cristiano Alves, Luis Eugênio (Montanha). Trabalhou com diversos grandes Maestros, dentre eles,Abel Rocha, Isaac Karabtchevsky, Lazlo Marosi, Benito Juarez, Dario Sotelo, Felix Hauswirth, Roberto Tibiriçá e Knut Andreas. Foi integrante da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, Banda Sinfônica de Cubatão, Orquestra Sinfônica de Guarulhos, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Atualmente é Clarinetista da Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Rock Artista Marca Reeds,e idealizador do Projeto Requinta Brasil.

Dr. Ricardo Bologna | Timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Professor do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra de Câmara da USP e Diretor Artístico do Percorso Ensemble. Como regente convidado, atua à frente das principais orquestras brasileiras, tais como a OSESP, OSB, Filarmônica de Minas, entre outras.

Prof. Dr. Abel Rocha – mediação | Diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, professor de Regência e Ópera do IA Unesp, coordenador do programa de extensão “Fábrica de Óperas – Unesp”, diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba.

Serviço | Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social

  • quando: 10 de outubro de 2024, das 09h às 17h
  • onde: Centro de Convenções da Unicamp | Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP
  • Evento: gratuito
  • Inscrição: clique aqui para se inscrever
  • Lembrete: Somente com a participação presencial haverá certificado

Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social: Mesa 2 “Novas Vozes na produção e gestão da música de concerto brasileira”

A segunda mesa do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social, que acontece no dia 10 de outubro, traz como perspectiva o tema “Novas Vozes na produção e gestão da música de concerto brasileira”.

Integram a mesa nomes como Gisely Nascimento, idealizadora e gestora do Projeto COB (Conectando Orquestras Brasileiras), Victor Lessa, produtor cultural, diretor-executivo da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e co-idealizador do Encontro Musical de Indaiatuba, e a maestrina Natalia de Souzas Laranjeira, diretora artística da Camerata Filarmônica de Indaiatuba e idealizadora do FeCam (Festival Camerata).

Além destes, Raquel Rosa, coordenadora do Departamento de Operações e Eventos da Fundação Osesp também participa do encontro. A mediação será de Nelson Kunze, gestor cultural e diretor da Revista Concerto.

O Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social acontece no dia 10 de outubro, das 09h às 17h, no Centro de Convenções da Unicamp, que fica na Rua Érico Veríssimo, 500, no campus de Barão Geraldo, em Campinas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link https://bit.ly/forum-gestao.

Mesa 2

Novas Vozes na produção e gestão da música de concerto brasileira

Victor Lessa 

Músico violoncelista, atuou como produtor da Oficina de Cordas de Campinas, Orquestra Sinfônica da Unicamp e da Orquestra do Conservatório Carlos Gomes. É produtor executivo do Encontro musical de Indaiatuba (EMIn), da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, da Orquestra Sinfônica de Americana, da Orquestra Filarmônica de Patos de Minas e da Academia Jovens Músicos de Piracicaba.

Gisely Nascimento

Teve sua iniciação musical em 2002 no Projeto Guri (violino e canto coral). Foi colaboradora de algumas orquestras brasileiras no setor administrativo e operacional. Desenvolveu estudos acadêmicos sobre grupos sinfônicos e desde 2022 é gestora do Projeto COB – Conectando Orquestras Brasileiras.

Raquel Rosa 

Iniciou sua carreira como inspetora na Orquestra Experimental de Repertório, dentro da Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Atuou por 6 anos como coordenadora de produção na Orquestra Sinfônica da Bahia, corpo artístico do Teatro Castro Alves. Em maio de 2024, assumiu a Coordenação de Operações e Eventos da Fundação Osesp. Raquel é especialista em Gestão de Projetos pela USP/Esalq.

Maestra Natália de Sousas Larangeira 

Regente e diretora artística da Camerata Filarmônica de Indaiatuba e do Festival Camerata (FeCam). Vencedora dos prêmios Jovem Talento 2021 (Revista Concerto), 2º lugar no III Concurso para diretores da Ópera Baugè (França/2019) e 1º lugar no Concurso para assistente de direção da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires, no Teatro Colón, onde atuou entre 2020 e 2022.

Nelson Rubens Kunze mediação

Formado em engenharia e música, realizou cursos de extensão na Escola Superior de Artes de Berlim e na Universidade Técnica de Berlim. É fundador, sócio e diretor da empresa Clássicos Editorial Ltda., que desde 1995 publica a revista CONCERTO – Guia Mensal de Música Clássica e desde 2006 o Site CONCERTO, dos quais é editor e colunista.

 

Serviço | Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social

  • quando: 10 de outubro de 2024, das 09h às 17h
  • onde: Centro de Convenções da Unicamp | Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP
  • Evento: gratuito
  • Inscrição: clique aqui para se inscrever
  • Lembrete: Somente com a participação presencial haverá certificado

Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social: Mesa 1 “Criadores e Intérpretes: caminhos da música contemporânea nos concertos sinfônicos”

Dia 10, a partir das 09h, acontece o Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social, evento que se tornou referência no mundo da música de concerto.

Em 2024, o CIDDIC e a Orquestra Sinfônica da Unicamp, em parceria com a equipe dos Fóruns Permanentes, retomam a organização do Fórum, trazendo novas vozes e ideias atualizadas sobre o ecossistema da música de concerto brasileira

A primeira mesa, às 09h15, traz como tema “Criadores e Intérpretes: caminhos da música contemporânea nos concertos sinfônicos”, e temo como mediação o Prof. Dr. Igor Leão Maia, compositor e regente, professor adjunto da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, doutor em composição musical pelo King ‘s College London.

Para o debate, três grandes nomes: Paulo Zuben, compositor, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura e autor do livro Ouvir o Som e Guilherme Bernstein, compositor e regente, Prof. Dr. de Regência e diretor artístico da Orquestra da UNIRIO. Complementa a mesa a Dra. Cinthia Alireti, regente e diretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp.

O Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social acontece no dia 10 de outubro, das 09h às 17h, no Centro de Convenções da Unicamp, que fica na Rua Érico Veríssimo, 500, no campus de Barão Geraldo, em Campinas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link https://bit.ly/forum-gestao.

Mesa 1

Criadores e Intérpretes: caminhos da música contemporânea nos concertos sinfônicos

Dr. Paulo Zuben

Compositor e gestor cultural. Diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura. Autor dos livros “Ouvir o som” e “Música e tecnologia”. Criador e membro do conselho artístico da Camerata Aberta, com a qual recebeu os prêmios APCA (2010) e o Prêmio Bravo! (2012). Membro do Conselho do International Music Council (IMC). Diretor-presidente da Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura – ABRAOSC. Condecorado em 2013 pelo Ministério da Cultura da França com a comenda de “Chevalier dans l’Ordre des Arts et des Lettres”.

Prof. Dr. Guilherme Bernstein

Compositor e regente, Professor Doutor de Regência e Diretor Artístico da Orquestra da UNIRIO. Foi Maestro Residente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do RJ e Diretor Musical da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. É Diretor Artístico do Festival de Ópera de Ouro Preto. Como convidado, tem atuado à frente de diversas orquestras, tais como a Sinfônica Nacional – UFF, OSB, OSPA, entre outras.

Dra. Cinthia Alireti

Regente e diretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Idealizadora dos Encontros de Música Contemporânea OSU e dos fóruns GOCS. Atua como regente convidada à frente de diversas orquestras, tais como a Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica Nacional do Teatro Cláudio Santoro, Collegium musicum Potsdam, entre outras. Bacharel em Composição pela ECA-USP e Doutora em Regência pela Jacobs School of Music, em Indiana (EUA).

Prof. Dr. Igor Leão Maia – mediação

Compositor, regente e professor de composição da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2019. Doutor em composição pelo King’s College London (Inglaterra). Foi um Ernst Mach Scholar na Anton Bruckner University (Áustria). Sua obra é tocada em festivais e concertos na Europa, Américas e Japão.

Serviço | Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social

  • quando: 10 de outubro de 2024, das 09h às 17h
  • onde: Centro de Convenções da Unicamp | Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP
  • Evento: gratuito
  • Inscrição: clique aqui para se inscrever
  • Lembrete: Somente com a participação presencial haverá certificado

I Encontro Damiano Cozzella: homenagem a um visionário da música brasileira

Nos dias 10 e 11 de outubro de 2024, a Unicamp será palco do I Encontro Damiano Cozzella, evento que celebra a trajetória de um dos mais importantes músicos e compositores do Brasil. Cozzella, falecido em 2018, deixou um legado marcante como compositor, arranjador, maestro e professor, influenciando tanto a música de vanguarda quanto a popular. O encontro será uma oportunidade para músicos, pesquisadores e admiradores de sua obra compartilharem memórias e aprofundarem o debate sobre sua contribuição à música brasileira.

Organizado pelo Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) e o Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC), o evento contará com mesas de discussão, painéis de pesquisa e concertos, realizados no Espaço Cultural Casa do Lago e no Instituto de Artes da Unicamp. Com uma programação rica e diversificada, o encontro abordará temas como a atuação de Cozzella no canto coral, sua produção entre o erudito e o popular, e seu legado como professor.

No dia 10, a mesa “Inácio, toma um analgésico!”, mediada por Susana Igayara (USP), destacará sua contribuição à música coral, enquanto o painel da tarde apresentará pesquisas recentes sobre sua obra, com participação de estudiosos como Fernando Magre (FAMES/UFES/UNICAMP) e Tadeu Moraes Taffarello (UNICAMP). O dia se encerrará com um concerto especial de corais, incluindo o Coral Unicamp Zíper na Boca e o Coro Contemporâneo de Campinas.

Já no dia 11, o Auditório do Instituto de Artes receberá o concerto de lançamento do álbum da peça “Mais de 20 pekenas suaves melodias”, seguido pela mesa “Cozzella professor”, onde ex-alunos relembrarão suas experiências com o mestre.

O evento é gratuito e as inscrições para ouvintes estão abertas até o dia 09 de outubro, com emissão de certificado. Para quem busca uma imersão no universo multifacetado de Damiano Cozzella, esta é uma oportunidade imperdível de conhecer mais sobre sua trajetória e sua importância para a cultura musical brasileira.

Serviço | I Encontro Damiano Cozzella

  • quando: 10 e 11 de outubro de 2024
  • onde: Espaço Cultural Casa do Lago e Instituto de Artes da Unicamp
  • inscrições: até 09/10 pelo site
  • Mais informações: [Link para o evento]

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 10/10/2024

Local: Espaço Cultural Casa do Lago

Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-851

Abertura
Horário: 10h00

Mesa 1 – “Inácio, toma um analgésico!” Cozzella e o canto coral
Horário: 10h30-12h00

Moderação: Susana Igayara (USP)

Participantes: Marco Antônio da Silva Ramos (USP), Vivian Nogueira (Coral Unicamp Zíper na Boca) e Edu Fernandes (Coralusp)

Resumo: É impossível falar da história do canto coral brasileiro sem lembrar de Damiano Cozzella. Juntamente com Benito Juarez, ele foi um dos responsáveis pela invenção de um novo estilo de canto coral, mais despojado e com um repertório aberto à canção popular urbana. Arranjos icônicos como “Suíte dos Pescadores” e “Minha Namorada” até hoje fazem parte do repertório de coros ao redor do país. O Coralusp foi seu principal laboratório, onde, ao longo de mais de 40 anos, exerceu seu ofício e experimentou com todo tipo de repertório. Cozzella também dedicou-se à composição original para coro, explorando sonoridades não convencionais e a teatralidade como recursos criativos. Esta mesa se dedica a refletir sobre a atuação de Cozzella como arranjador, compositor e maestro de música coral.

Painel
Horário: 14h00-15h00

Neste painel serão apresentados os resultados de projetos de pesquisa e difusão dedicados parcial ou integralmente à obra de Damiano Cozzella. Os projetos envolvidos são:

Fernando de Oliveira Magre (FAMES/UFES/UNICAMP): “O universo musical de Damiano Cozzella: em busca de sua linguagem composicional”, projeto de pós-doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo com financiamento FAPES/CNPq e o projeto de pesquisa homônimo desenvolvido como pesquisador colaborador junto ao CDMC/CIDDIC/UNICAMP.

Tadeu Moraes Taffarello (UNICAMP): A partir do projeto “Coleção CIDDIC/CDMC: edição de partituras e constituição de um acervo online” (Processo Fapesp nº 2021/14527-7), foi realizada a edição de obras para trompete, piano, clarinete e violino; e para piano solo de Damiano Cozzella.

Mesa 2 – “Será que a cultura superior se aguenta, maestro?”: Cozzella entre a vanguarda e o pop
Horário: 15h00-16h30

Moderação: Fernando Magre (Fames/Unicamp)

Participantes: Denise Garcia (Unicamp), Itamar Vidal (NICS/Unicamp), Jonas Lana (IFRJ/PPGM-UFRJ)

Resumo: Ao longo de sua trajetória, Cozzella sempre esteve entre o mundo da música de vanguarda e a música popular. Sua atuação, juntamente com o companheiro inseparável Rogério Duprat, desafia a dicotomia da historiografia da música brasileira que insiste em separar os “eruditos” dos “populares”. Por um lado, Cozzella atuou na composição experimental, passando pelo dodecafonismo através de seu mestre Koellreutter e o Grupo Música Viva e pelo serialismo integral e depois pelo experimentalismo cageano com seus companheiros de Grupo Música Nova. Por outro lado, escreveu arranjos para a indústria fonográfica, assinando trabalhos que passam pelo Tropicalismo, pelo rock, pela Jovem Guarda e pela MPB de um modo geral. Esta mesa se dedica a refletir sobre a atuação criativa e profissional de Cozzella no atravessamento entre esses dois universos musicais.

Concerto – coral
Horário: 18h00

Coral Unicamp Zíper na Boca – Maestra Vivian Nogueira

Coro Contemporâneo de Campinas – Maestro Assistente Leandro Cavini

 

Dia 11/10/2024

Local: Auditório do Instituto de Artes

Endereço: Rua Elis Regina, 50. Cidade Universitária “Zeferino Vaz” | Barão Geraldo, Campinas – SP | CEP: 13083-854

Concerto – música de câmara
Horário: 11h30

Concerto de lançamento do álbum virtual da peça “Mais de 20 pekenas suaves melodias feitas em formato pop pra serem tocadas com o sorriso do Ivon Cury e o vibrato do Monetário & Financeiro”, para trompete, piano, violino e clarinete.

Mesa 3 – “Sim, meu filho, desconfie de todos os grandes nomes da história”: Cozzella professor
Horário: 15h00

Moderação: Lenita Waldige Mendes Nogueira (Unicamp)

Participantes: Maria Lúcia Pascoal (Unicamp), Marisa Fonterrada (Unesp), Acácio Piedade (Udesc)

Resumo: Cozzella foi professor ao longo de toda sua carreira profissional. Desde a Escola Livre de Música de São Paulo, da qual fez parte do corpo docente desde sua fundação, no início da década de 1950, passando por cursos internacionais de férias em diferentes partes do Brasil, como Rio de Janeiro, Bahia e Paraná, por uma rápida passagem pela recém-fundada Universidade de Brasília, até chegar à Unicamp, onde atuou como professor até quase sua aposentadoria. Muitos grandes músicos brasileiros passaram por seus cursos e ficaram com a marca do professor questionador e com particular senso de humor. Esta mesa se dedica às memórias de alguns de seus alunos.

 

Organização: Fernando Magre (Fames/Ufes/Unicamp) e Tadeu Taffarello (Unicamp)

Realização: Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC), Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC), Coodenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Apoio: Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Unicamp), Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepex), Pró-Reitoria de Pesquisa (Unicamp), Instituto de Artes (Unicamp) e Centro Cultural Casa do Lago (Unicamp)


Teatro Vitória, em Limeira, recebe a XIX edição do Festival Unicamp de Corais

Nos dias 28 e 29 de setembro, no Teatro Vitória, em Limeira, acontece a 19ª edição do já tradicional Festival Unicamp de Corais, com curadoria e coordenação de Vivina Nogueira, maestrina do Coral Unicamp Zíper na Boca.

O Festival reúne apresentações de diferentes corais da região — além do Zíper na Boca, o Festival traz o coral do TRT 15, Municipal de Santos, Viva Vozes de Louveira, Grupo Mosaico, Villa Coral (Coral Municipal de Cosmópolis), Madrigal Vivace de Jundiaí, coral da USP São Carlos e o Coro do Conservatório de Tatuí.

O evento é gratuito e acontece no Teatro Vitória, Praça Toledo de Barros, s/n – Centro, Limeira.

Serviço | XIX Festival Unicamp de Corais

  • quando: 28 e 29 de setembro de 2024
  • onde: Teatro Vitória, Praça Toledo de Barros, s/n – Centro, Limeira
  • entrada gratuita

Teatro de Arena recebe o concerto “Notícias dos Bálcãs”, com direção e piano do oboísta Martin Lazarov

Na próxima quinta-feira, 26 de setembro, às 19h, o Teatro de Arena da Unicamp recebe o concerto especial “Notícias dos Bálcãs”, com direção e piano do búlgaro Martin Lazarov, oboísta da Orquestra Sinfônica da Unicamp.

A apresentação conta com participação especial de Emílio Martins, Ricardo Silva, Manuel Faleiros e Miguel Clemente, e toma como base um rico repertório que inclui Rapsódia Trakia, Dance of Taurus e Equilibrium.

Lazarov traz ao público composições autorais, cuidadosamente selecionadas para realçar a combinação única de timbres e texturas que as obras podem oferecer. Será uma grande oportunidade de vivenciar uma música que transita entre o contemporâneo e o tradicional, marcada por sua originalidade e pela habilidade de Lazarov em explorar novos horizontes sonoros.

Com uma proposta inovadora, o concerto promete encantar os apreciadores da música erudita e autoral, oferecendo uma experiência que vai além do comum. Através de suas composições, Lazarov nos convida a explorar paisagens musicais únicas, onde cada timbre e cada nota foram pensados para criar uma experiência envolvente e transformadora.

A apresentação gratuita acontece no Teatro de Arena, que fica na Rua Elis Regina, dentro da Unicamp. O concerto está marcado para as 19h.

Sobre Martin Lazarov

Martin Lazarov é graduado pela “Academia Nacional de Música” de Sofia, Bulgária, na classe de oboé. Concluiu seu mestrado em interpretação musical em Sofia e também o prestigiado Artist Diploma Program em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Serviço | Notícias dos Bálcãs

  • quando: 26 de setembro, às 19h
  • onde: Teatro de Arena, Unicamp | Rua Elis Regina, Cidade Universitária, Campinas, SP
  • entrada gratuita

Confira, a seguir, a versão digital do programa:


Coral Unicamp Zíper na Boca se apresenta na celebração dos 45 anos Instituto de Geociências da Unicamp

Instituto de Geociências celebra 45 anos com vasta programação

O Instituto de Geociências (IG) da Unicamp celebra 45 anos de existência com uma série de eventos especiais entre os dias 17, 19 e 20 de setembro. A comemoração inclui mesas-redondas, palestras, atividades culturais e uma sessão solene no dia 19, às 9h, no auditório “Milton Santos” da unidade. O destaque cultural fica por conta da apresentação do Coral Unicamp Zíper na Boca, às 14h, e da exposição “Memórias Encontradas Entre a Solidariedade e a Perseguição”, que será inaugurada no mesmo dia, 19.

Fundado em 21 de setembro de 1979, o IG teve como primeiro coordenador o professor Amilcar Oscar Herrera, renomado geólogo e pesquisador, conhecido por suas contribuições ao desenvolvimento socioeconômico da América Latina. Atualmente, o Instituto é dirigido pelo professor Márcio Antônio Cataia, com o professor Emilson Pereira Leite como diretor-associado.

A programação completa das comemorações está disponível online e o público é convidado a prestigiar as atividades. O IG está localizado na Rua Carlos Gomes, 250, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas (SP).

Serviço | Zíper na Boca se apresenta na celebração dos 45 anos Instituto de Geociências da Unicamp

  • quando: 19 de setembro, às 14h (apresentação do Zíper na Boca)
  • onde: Instituto de Geociências | Rua Carlos Gomes, 250, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas (SP)
  • entrada gratuita