Coordenação de Documentação de Música Contemporânea, Pesquisa, Documentação e Informação Musical.
- DIVULGAÇÃO: 1º Encontro de Performance e Pedagogia do Piano – IA Unicamp
- CONCERTO: Música no Museu – Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais
- CONCERTO: Centro de Música Brasileira homenageia Chiquinha Gonzaga no Mackenzie Higienópolis
- FESTIVAL: Belo Horizonte vai receber o Festival ‘’A Arte da Palavra’’ – promovido pelo Selo Karmim,
- CHAMADA: Revista MusiMid – Dossiê Economia do streaming e culturas musicais: estratégias de circulação e práticas de consumo de música digital
- CHAMADA: Revista Musica Theorica (A2) está com a chamada aberta para o v. 10.1
- CONCURSO: Docente efetivo em piano na Universidade Federal de Santa Maria.
- CONCURSO: Docente efetiva/o de piano complementar no Depto. de Música da Unesp
- DIVULGAÇÃO: Prêmio Anna Laura de Música Antiga – PALMA
- DIVULGAÇÃO: Partitura bilíngue da Ópera Ordem das Virtudes de S. Hildegard Bingen: estreia em maio no Brasil
- DIVULGATION: Cintas Foundation Fellowships for Composers that are Cuban or of Cuban Descent
- DIVULGAÇÃO: SABRA abre inscrições para o Curso de Especialização em Música em Contagem
- DIVULGAÇÃO: Palestra Musica Brasilis 15 anos – Rosana Lanzelotte
DIVULGAÇÃO: 1º Encontro de Performance e Pedagogia do Piano – IA Unicamp
Nos dias 22 e 23 de abril, o Instituto de Artes (IA) da Unicamp promove o 1º Encontro de Performance e Pedagogia do Piano. Com dois dias de atividades gratuitas e abertas ao público, o evento reúne pianistas, educadores e estudantes em uma programação voltada ao ensino e à prática pianística, com aulas abertas, mesas redondas, painéis e concertos.
Organizado pelo Laboratório de Piano do IA, sob coordenação dos professores Mauricy Martin e Alexandre Zamith, o encontro também celebra os 40 anos de Unicamp do professor Mauricy Martin com dois concertos especiais. A programação acontece em diversas salas do Instituto de Artes e no auditório do IA.
ROGRAMAÇÃO
22/04 | 23/04 | |
9h30 | Recepção e Abertura – sala 24 | – |
10h00 | Aulas abertas I – salas 19, 20, 21, 24 | Aulas Abertas III – salas 19, 20, 21, 24 |
12h00 | Almoço | Almoço |
13h30 | Painel de práticas pedagógicas em piano Auditório do IA | Mesa Redonda: Performance e Pedagogia do piano no Brasil atual Auditório do IA |
15h00 – 17h00 | Aulas abertas II – salas 19, 20, 21, 24 | Aulas Abertas IV – salas 19, 20, 21, 24 |
19h00 | Concerto I com convidados, celebrando os 40 anos de Unicamp do Prof. Mauricy Martin Auditório do Instituto de Artes | Concerto II com convidados, celebrando os 40 anos de Unicamp do Prof. Mauricy Martin Auditório do Instituto de Artes |
Mesa Redonda: Profs. Paulo Gazzaneo, Regiane Yamaguchi, Luciana Sayure, mediação de Profa. Adriana Moreira
Painel de práticas pedagógicas em piano: Profs. Carina Joly, Gloria Raimondi, Tarcísio Gomes, Patrícia Melo
Aulas abertas I: Profs. Mauricio Zamith, Midori Maeshiro, Guilherme Pozzi,
Aulas abertas II: Profs. Luciana Sayure, Carina Joly, Paulo Gazzaneo,
Aulas abertas III: Profs. Gloria Raimondi, Laura Umbelino, Patrícia Melo,
Aulas abertas IV: Profs. Claudia Deltrégia, Tarcísio Gomes, Regiane Yamaguchi.
Site: https://www.iar.unicamp.br/publicacoes/1o-encontro-de-performance-e-pedagogia-do-piano
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CONCERTO: Música no Museu – Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais
MÚSICA NO MUSEU 2025 – Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro
CONCERTOS DE OUTONO
Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais
ABRIL 2025
Abrindo os seus Concertos de Outono, Música no Museu dá ênfase em abril Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais em sua programação. Destaques para a pianista Monica Tessitore, vindo especialmente dos Estados Unidos para apresentação no Centro Cultural Banco do Brasil, as comemorações dos 100 anos de Janete Clair no Espaço Cultural Arte SESC com a Camerata Dias Gomes, o Coro Acadêmico Masculino de Helsinque KYL, Finlândia na Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, mais uma atração internacional da Série, além de pianistas e voz além da apresentação do ukulele no Museu do Exército – Forte de Copacabana.
E damos sequência à montagem do XX RioHarpFestival e do IX SPHarpFestival que realizaremos de 1º a 31 de julho de 2025.
Esperamos por vocês.
Saudações musicais,
Sérgio da Costa e Silva
Diretor de Música no Museu
PROGRAMA
Dia 2 de Abril | Quarta-feira | 12h30
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – 4º andar – Sala 26
Capacidade: 90 lugares
Músico: Monica Tessitore, piano
Programa: Ernesto Nazareth, Alberto Ginastera, Debussy
Dia 3 de Abril | Quinta-feira | 12h30
Museu da Justiça
Rua Dom Manuel, 29 – Centro
Capacidade: 60 lugares
Músico: Maycon Marchette, piano
Programa: Clássicos Internacionais
Dia 8 de Abril | Terça-feira | 18h
Espaço Cultural Arte SESC
Rua Marques de Abrantes, 99 – Flamengo
Capacidade: 200 lugares
Comemoração 100 amos de Janete Clair
Camerata Dias Gomes
Programa: Clássicos Internacionais
Dia 9 de Abril | Quarta-feira | 12h30
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – 3º andar – Auditório
Capacidade: 100 lugares
Músico: Eduardo Camenietzki, violão
Programa: Camenietzki interpreta Camenietzki
Dia 10 de Abril | Quinta-feira | 18h
Centro Cultural da Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 – Centro
Capacidade: 90 lugares
Músico: Grupo Vocal BateBoca, regência Deco Fiori
Programa: Clássicos brasileiros
Dia 16 de Abril | Quarta-feira | 12h30
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – 4º andar – Sala 26
Capacidade: 90 lugares
Músico: Cláudio Vettori, piando; Nelson Neto, tenor;
Ademar Ferrari, barítono; irmãs Moreira Lima, sopranos
Programa: Clássicos internacionais
Dia 22 de Abril | Terça-feira | 14h
Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores
Rua do Ouvidor, 35 – Centro
Capacidade: 60 lugares
Músico: Coro Acadêmico Masculino de Helsinque KYL
Programa: Clássicos internacionais
Dia 23 de Abril | Quarta-feira | 12h30
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – 4º andar – Sala 26
Capacidade: 90 lugares
Músico: Rodrigo Derzie, piano
Programa: Clássicos internacionais
Dia 26 de Abril | Sábado | 18h
Palácio São Clemente
Rua São Clemente, 424 – Botafogo
Capacidade: 120 lugares
Músico: Patrícia Glatz, piano
Programa: Clássicos internacionai
Dia 29 de Abril | Terça-feira | 18h
Museu do Exército – Forte de Copacabana
Pça. Cel. Eugênio Franco, 1 – Posto 6 – Copacabana
Capacidade: 130 lugares
Músico: Renato Rabe, ukulele
Programa: O ukulele brasileiro
Dia 30 de Abril | Quarta-feira | 12h30
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – 4º andar – Sala 26 – Centro
Capacidade: 90 lugares
Músico: Jorge Saraiva, piano
Programa: Clássicos internacionais
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CONCERTO: Centro de Música Brasileira homenageia Chiquinha Gonzaga no Mackenzie Higienópolis
No dia 26 de abril, sábado, às 18h, o Centro de Música Brasileira homenageia Chiquinha Gonzaga com um recital de canto e piano, Georgia Szpilman e João Antônio Parizoto, no Mackenzie Higienópolis. Grátis!
Chiquinha Gonzaga (1847-1935) é uma das mais importantes compositoras brasileiras. Pianista e regente brasileira, foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. É autora da marchinha de carnaval Ó Abre Alas e compôs mais de 300 peças, incluindo marchinhas, polcas, lundus e músicas para teatro.
Georgia Szpilman falará sobre a compositora na apresentação. Szpilman é grande intérprete de música brasileira como Pixinguinha, Chico Bororó, Chiquinha Gonzaga, João Guilherme Ripper, Jocy de Oliveira e Villa-Lobos.
João Antônio Parizoto tem em seu repertório vários compositores brasileiros como Alberto Nepomuceno, Alexander Levy, Arthur Napoleão, Carlos Gomes, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Emília De Benedictis, Hekel Tavares, Nilcéia Baroncelli, Osvaldo Lacerda, Souza Lima, Villa-Lobos e Villani-Côrtes. E se apresenta regularmente no Centro de Música Brasileira.
Programa
Chiquinha Gonzaga
- Ó Abre-Alas
- Anita
- Machuca
- Corte na Roça
- Mulatinha
- Meditação
- A Feijoada Brasileira
- Não insista Rapariga
- Lua Branca
- Corta Jaca
- Água da Fonte do Vintém
- Tango Brasileiro para Piano
- Beijo
- Atraente
- Flor Amorosa
- Valsa do Amor
O Centro de Música Brasileira – CMB completa 40 anos de existência e é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011.
O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA. Realizou 364 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Desde 2022, as apresentações acontecem no Auditório Escola Americana do Mackenzie.
Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros, parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie que cede o auditório e por anuidades de músicos interessados, R$ 250,00 (individual) e R$ 400,00 (casal).
Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira
Serviço:
26 de abril, sábado, às 18h – Centro de Música Brasileira homenageia Chiquinha Gonzaga
Georgia Szpilman (canto) e João Antônio Parizoto (piano)
Local: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130
Higienópolis
Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Tem acessibilidade
250 lugares
Duração: 1h
Classificação Livre
Grátis!
Assessoria de imprensa do Centro de Música Brasileira
Miriam Bemelmans
miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416
http://www.bemelmans.com.br
Instagram: @mbemel
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FESTIVAL: Belo Horizonte vai receber o Festival ‘’A Arte da Palavra’’ – promovido pelo Selo Karmim,
FESTIVAL A ARTE DA PALAVRA TERÁ SUA TERCEIRA EDIÇÃO EM MAIO DE 2025, EM BH, E
HOMENAGEIA ÍCONES DA CULTURA MUSICAL E POÉTICA: FERNANDO PESSOA, ERNESTO
NAZARETH, DORIVAL CAYMMI E TOM JOBIM
Com um impacto cultural que transcende fronteiras, o evento promete encantar Minas Gerais,
o Brasil e o mundo. Sob a coordenação da produtora cultural Carminha Guerra e respaldado
pela Lei de Incentivo à Cultura (lei nº 22.944/18), o festival conta com apoios culturais do
Centro Cultural Unimed-BH Minas, Minas Tênis Clube, Rádio Inconfidência, Rede Minas e
Empresa Mineira de Comunicação e patrocínio da Cemig. Será realizado de 28 a 31 de
maio/25, às 20h, no Centro Cultural Unimed – BH Minas – à Rua da Bahia 2.244, na capital
mineira.
Terceira edição do projeto ‘’A Arte da Palavra’’, esse intento tem o propósito de despertar e
conscientizar o público sobre o valor e o poder da palavra em suas diversas formas: falada,
escrita, musical e poética. A iniciativa também homenageia mestres da palavra, destacando
artistas de trajetórias únicas e de reconhecimento nacional e internacional. Neste ano, o
festival celebrará figuras icônicas como Fernando Pessoa, pelos 90 anos de sua morte; Ernesto
Nazareth, pelos 90 anos de sua morte;
Programação do Festival “A Arte da Palavra”
- 28/5 – Quarta feira – 20h – Concerto comentado sobre Ernesto Nazareth com a pianista Maria
Teresa Madeira - 29/5 – Quinta feira – 20h – Palestra ” O Pai Nosso dos Poetas ” sobre Fernando Pessoa com a
professora Maria de Lourdes Gouveia – Sala multimeios/ entrada franca - 30/5 – Sexta feira – 20h – Fernando Pessoa & Luciano Luppi: ‘’Cenas Poéticas’’
- 31/5 – Sábado – 20h – Musical em homenagem a Caymmi e Tom Jobim com Gilvan de Oliveira
(violão), Mauro Rodrigues (flauta), Eneias Xavier (Contrabaixo acústico), Cyrano Almeida
(bateria), Luísa Mitre (piano) e Guda Coelho (percussão) – CONVIDADA ESPECIAL – ALINE
CALIXTO (VOZ)
Os ingressos para o festival ‘’A Arte da Palavra’’ estarão disponíveis na plataforma Sympla e na
bilheteria do Teatro, a partir de abril, das 12h às 20h e poderão ser adquiridos pelo valor de R$
40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). Não perca a oportunidade de participar dessa experiência
cultural única e enriquecedora!
Local: Centro Cultural Unimed – BH Minas – R. da Bahia 2244 – Tel.: (31) 35161360
Assessoria de Imprensa – Studium Eficaz Comunicação (31) 99968-0652 / (31) 98214-3956
Sobre o Selo Karmim
Em agosto de 2025, o Selo Karmim completa 38 anos de existência com a realização de várias
produções musicais, da música instrumental à poesia, tanto para o público adulto quanto
infantil. Idealizado pela produtora cultural, Carminha Guerra, o Selo Karmim produz e promove
festivais que valorizam as culturas brasileira e mineira. Difunde de maneira democrática, a
música, a arte e a poesia. Começou como uma produtora fonográfica com o objetivo de gravar,
pois havia muitos músicos mineiros que não tinham registros. “Era muito carente essa questão
da gravação aqui em Minas.” A primeira gravação do Selo Karmim foi “A Floresta do
Amazonas”, última obra escrita por Villa-Lobos, um poema para orquestra, coro masculino e
solo da Maria Lúcia Godoy, com a regência do maestro Henrique Morelenbaum. A partir daí,
vários outros projetos foram surgindo, como a gravação da pianista Tânia Cançado, “Tributo a
Ernesto Nazareth”, que foi indicado ao Prêmio SHARP; o lançamento do violonista Gilvan de
Oliveira, com o LP “Cordas e Corações”; o LP “Vinicius nas Cordas de Gilvan, os CDs: Retratos,
Sol e Traquina; a série infantil “Cantos e Encantos”, “Lua de Papel”, “Sementes do Amanhã”
Coral infantil Cariúnas; e “Cirandas”. Marco Antônio Guimarães, um resgate do folclore
brasileiro, com a releitura do Marco Antônio Guimarães; as poesias gravadas com os poetas
Thiago de Mello, Helena Jobim e Adélia Prado; e gravações de grandes mestres, como: Rufo
Herrera, Fernando Araújo, Cleber Alves, entre outros.
O Selo Karmim acredita na dimensão criadora do homem, identifica os horizontes da cultura –
objeto da criação e torna viáveis os caminhos do artista – criador. “Homenagear os mestres é
um culto à nobreza humana, um sentimento de respeito e gratidão”, ressalta Carminha
Guerra, idealizadora e organizadora desse Festival.
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CHAMADA: Revista MusiMid – Dossiê Economia do streaming e culturas musicais: estratégias de circulação e práticas de consumo de música digital
Prazo de Submissão: até 16 de junho de 2025.
Estimativa de publicação: agosto/ setembro de 2025.
Editores convidados: Leonardo De Marchi (UFRJ) e Gustavo Ferreira (Universidade de Toronto).
Após anos de experimentações de novos modelos de negócio de música digital, os serviços de streaming de áudio e vídeo se tornaram o método predominante de distribuição de música digital em praticamente todos os mercados do mundo. Essa centralidade trouxe consigo uma série de mudanças na forma como os consumidores passaram a ouvir música, assim como os músicos produzem suas obras. Da parte do consumo, o formato da playlist se tornou o preferencial para se ouvir e promover música digital e os sistemas de recomendação automática de música adquiriram crescente importância ao se tornarem inescapáveis para o acesso aos catálogos das empresas. Da parte da produção de música, o modus operandi dos serviços de streaming também altera as estratégias de composição e lançamento das músicas. Diante dos baixos retornos monetários pagos pelas plataformas digitais por cada view ou play, muitos artistas têm adotado diferentes táticas para a condução de suas carreiras: o conceito de álbum tem dado espaço para o lançamento de compactos (singles) em sequência, o formato de banda tem sido preterido em favor do cantor-compositor solo, as novas composições têm seguido a lógica dos sistemas de recomendação a fim de que estes a incluam nas playlists mais ouvidas. Além disso, a música produzida por Inteligência Artificial generativa (GenAI) já se coloca como o mais novo desafio para a indústria da música, o que levanta diversas preocupações: seria a GenAI capaz de substituir os artistas humanos? Qual é a estética da música produzida por GenAI? Como essa nova tecnologia afetará as leis de direitos autorais? Como é possível proteger compositores e intérpretes humanos diante de uma tecnologia?
Este dossiê convida as/os pesquisadoras/es a apresentarem artigos científicos que reflitam sobre essa indústria da música digital em seus aspectos mais diversos: novas práticas de consumo de música, análises e avaliações de sistemas de recomendação musical, estratégias de produção de música, a economia da música digital e seus efeitos sobre a comunidade dos músicos, análise das legislações de regulação dos serviços de streaming de música, políticas culturais voltadas para fomentar a diversidade cultural no mercado de música digital do países do sul global, o uso de GenAI para a produção de música e seus efeitos práticos para a economia da música assim como os efeitos sobre as leis de direitos autorais, entre outros aspectos que ajudem a entender o que é, como funciona e em que se transformará a indústria da música na era digital.
Submissões em : www.revistamusimid.com.br
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CHAMADA: Revista Musica Theorica (A2) está com a chamada aberta para o v. 10.1
A revista Musica Theorica (A2) está com a chamada aberta para o v. 10.1 até 20 de abril. A MT aceita trabalhos em português, espanhol e inglês sobre teoria e análise musical, área central da revista, e suas ramificações em outras áreas do conhecimento. As submissões devem seguir as diretrizes estabelecidas na página da revista (http://revistamusicatheorica.
Aproveito para convidar todos a visitarem a página da revista (https://
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CONCURSO: Docente efetivo em piano na Universidade Federal de Santa Maria.
Inscrições: até 30/04/2025.
Informações no link:
https://www.ufsm.br/pro-reitorias/progep/editais/100-2025
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CONCURSO: Docente efetiva/o de piano complementar no Depto. de Música da Unesp
Inscrições do dia 24/03/2025 até dia 24/04/2025 (horário de Brasília).
Edital no link:
https://inscricoes.unesp.br/
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DIVULGAÇÃO: Prêmio Anna Laura de Música Antiga – PALMA
Escrevemos esta mensagem para comunicar que em breve anunciaremos formalmente a realização do Prêmio Anna Laura de Música Antiga – PALMA, a ser realizado em São Paulo durante o mês de julho deste ano, para que já se inicie a formação de grupos e o estabelecimento de repertório.
O Prêmio tem como finalidade promover a performance de jovens músicos(as) e musicistas brasileiros(as) dedicados ao repertório da Idade Média até meados do século 18, usando técnicas de execução e convenções estilísticas historicamente informadas.
Serão aceitas inscrições de grupos de música antiga de, no mínimo, 2 (dois) integrantes, e no máximo, 12 (doze) integrantes, formados por músicos e musicistas de nacionalidade brasileira ou estrangeiros naturalizados, com idade média dos integrantes do grupo não superior a 30 anos.
Pedimos a gentileza que inicie a divulgação do prêmio aos interessados.
O PALMA oferecerá prêmios em dinheiro, bem como concertos aos três primeiros colocados.
Fique atento, pois em breve publicaremos o edital do PALMA com os detalhes!
Saudações,
Coordenação do Prêmio
Rodolfo Henrique Fischer
linkedin.com/in/rudi-fischer
Associação Anna Laura
https://annalaura.org.br/
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DIVULGAÇÃO: Partitura bilíngue da Ópera Ordem das Virtudes de S. Hildegard Bingen: estreia em maio no Brasil
A partitura da ópera ORDO VIRTUTUM de S. Hildegard de Bingen foi publicada em versão bilíngue latim/português de Dr. Zoltan Paulinyi pela Editora Clube de Autores. https://clubedeautores.com.br/livro/ordo-virtutum-ordem-das-virtudes-partitura-bilingue-em-latim-e-portugues-espiral
Estreia será em maio de 2025, em Brasília Asa Norte, com Schola Cantorum de Brasília e Orquestra KOPA sob direção de Paulinyi. Compositores interessados em aderir ao corpo discente para orquestrar a ópera, favor inscreverem-se diretamente com Zoltan Paulinyi (61)986534811 Zoltan@Paulinyi.com
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DIVULGATION: Cintas Foundation Fellowships for Composers that are Cuban or of Cuban Descent
Dear Friends and Colleagues,
Given my role with the foundation, I want to ask that you please pass on the following link with information regarding the Cintas Foundation Brandon Fradd Fellowships to any composers that may be Cuban and/or of Cuban descent (having a Cuban parent or grandparent counts no matter where they reside).
https://www.cintasfoundation.org/fellowships#music
The fellowship comes with a $25,000 fellowship for project(s) and is primarily awarded based on the artistic merit of the work submitted. In addition, there is no stipulation regarding the style and/or aesthetics of the music being composed and/or where the composer resides. Composers of contemporary classical, jazz works, and other works of all types have received the award. The panels typically include musicians/composers familiar with multiple genres and aesthetics including popular forms.
The only restriction beyond being Cuban or of Cuban lineage is that only graduate students and professionals can apply. Performers are not eligible unless they compose and are submitting/proposing their compositions. This year’s deadline for submissions is May 1.
Please do not hesitate to contact me and/or have anyone interested with questions contact me.
Thank you in advance for your assistance with getting the word out.
All the best,
Orlando
Dr. Orlando Jacinto Garcia
Distinguished University Professor
Program Coordinator for Music Composition
Composer in Residence, FIU School of Music
Founder/Director New Music Miami ISCM Festival
Resident Composer Miami Symphony Orchestra
FIU CARTA – Mana Wynwood
318 NW 23rd Street, Office 104
Miami, FL 33127
Tel: 305-919-5633
Email: garciao@fiu.edu
Web: https://www.orlandojacintogarcia.com/
Web: music.fiu.edu
Web: https://carta.fiu.edu/mana/
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DIVULGAÇÃO: SABRA abre inscrições para o Curso de Especialização em Música em Contagem
Contagem, 11 de abril de 2025 – A Escola de Música SABRA, em parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura de Contagem, e o patrocínio máster do Instituto Unimed-BH, anuncia a abertura de as inscrições para o Curso Intermediário de Música , parte do projeto Música Inclusiva (PRONAC 247691). Com 90 vagas gratuitas, o curso tem como objetivo promover o desenvolvimento artístico-musical, a formação de plateia para música sinfônica e o fortalecimento de vínculos sociais, prioritariamente para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Sobre o curso
Destinado a alunos a partir de 12 anos, o curso é voltado para músicos iniciantes ou intermediários que desejam aprimorar técnicas instrumentais para atuação em orquestras, bandas e big bands . As aulas presenciais ocorrerão de maio a novembro de 2025 na sede da SABRA, em Contagem (MG), com grade curricular inclusiva para pessoas com deficiências físicas, sensoriais, intelectuais ou mentais.
Pré-requisitos e inscrições
– Ter instrumento próprio e no mínimo 6 meses de prática musical.
– Inscrições gratuitas até 30 de abril de 2025, via formulário online (https://forms.gle/cL3HyQsWB2tHyat47) e envio de documentos (RG e CPF) para secretaria@sabra.org.br .
– Vagas remanescentes formarão lista de espera para o ano letivo.
Atividades complementares
O projeto inclui apresentações públicas, ensaios, gravações e excursões, com agenda divulgada mensalmente no site da SABRA. Participantes receberão uniformes e contarão com apoio pedagógico especializado.
Sobre a Escola de Música SABRA:
A Sociedade Artística Brasileira SABRA, mantenedora da Escola de Música Sabra, é uma instituição sem fins lucrativos que oferece ensino musical de qualidade para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e PcDs, independentemente de sua classe social ou origem. Desde sua fundação em 2013, a escola tem como missão democratizar o acesso à música e promover a formação de cidadãos conscientes e críticos. Para tanto, oferece uma gama completa de cursos para todas as idades, desde a musicalização infantil até orquestras sinfônicas e grupos instrumentais de câmara. A escola também promove concertos didáticos e apresentações públicas gratuitas, levando a música de qualidade para toda a comunidade.
As atividades da SABRA são financiadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio máster do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A Instituição também conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Contagem (Secretarias Municipais de Cultura e Educação), da Associação Eldorado de Apoio à Vida de Contagem, das Secretarias Municipais de Educação de Belo Horizonte, Nova Lima e Raposos, da Associação dos Deficientes Físicos de Betim e da Apae Betim.
Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 21 anos em 2024 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Especialização em Prática de Instrumentos para músicos iniciantes.
Serviço:
Evento: Inscrições para o curso Especialização em Música
Período: até 30 de abril de 2025.
Como?: Preenchimento do formulário on line
https://forms.gle/cL3HyQsWB2tHyat47
Mais informações:
Edital disponível em: https://www.sabra.org.br/site/editais/
Escola de Música SABRA
Site: https://www.sabra.org.br/site/editais/
E-mail: secretaria@sabra.org.br
Classificação: Livre
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DIVULGAÇÃO: Palestra Musica Brasilis 15 anos – Rosana Lanzelotte
No dia 25 de abril, às 14 horas, no auditório da Biblioteca de Obras Raras (BORA), Rosana Lanzelotte apresentará a palestra: Musica Brasilis 15 anos. A entrada é gratuita.
A BORA fica na rua Sérgio Buarque de Holanda, nº 441 na Unicamp.
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