Nesta terça acontece o segundo dia da Semana da Escola Livre de Música. A noite de hoje fica por conta dos grupos de câmara da ELM: classe de percussão, classe de violino e grupos de trompetes I e II.
Na primeira apresentação, sob coordenação de Fernanda Vieira, os alunos da classe de percussão mostrarão um pouco do que aprenderam por meio de um repertório de música brasileira. O segundo grupo a se apresentar, sob coordenação de Eduardo Semencio, os alunos da classe de violinos irão apresentar o que foi estudado nos últimos 4 meses apenas. A maioria não teve contato prévio com o instrumento. Por fim, os grupos de trompete I e II se apresentam, sob coordenação e regência de Israel Calixto.
A 3ª Semana da ELM acontece até o dia 04/07 no Teatro de Arena, sempre às 19h. O evento é gratuito e aberto a todos.
Confira, a seguir, o programa digital do evento.
[scribd id=747368233 key=key-mKWCiBhgD9ERJxPokWmB mode=scroll]Sobre a classe de percussão
O curso oferece conteúdo prático e técnico de nível iniciante, através da prática dos instrumentos de percussão sinfônica, como caixa-clara, tímpanos e teclados de percussão. Nesta apresentação os alunos mostrarão um pouco do que aprenderam através de um repertório de música brasileira.
Sobre Fernanda Vieira
Fernanda Vieira é percussionista da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), Coordenadora do Projeto Música em Movimento e professora da Escola Livre de Música da Unicamp (ELM).
Vieira iniciou seus estudos de percussão na Banda Filarmônica Cardeal Leme em 1994, onde agora retorna como professora e Coordenadora Pedagógica. Graduou-se em Música Erudita pela Unicamp, onde estudou com Fernando Hashimoto.
Também foi aluna de Elizabeth Del Grande (OSESP) e concluiu mestrado pela Unicamp em 2012. Se apresentou como solista à frente de orquestras do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, e com grupos de câmera em festivais nacionais e internacionais (EUA e Europa).
Sobre a classe de violinos
A classe coletiva dos violinos fará sua primeira nesta terça-feira. A maioria dos alunos teve seu primeiro contato com o instrumento em março deste ano. O trabalho que será apresentado mostra o que foi trabalhado nesses 4 meses. Além de postura, os alunos iniciaram com leitura de partitura, vivenciaram práticas que incentivam o trabalho em grupo e conheceram vários detalhes de como é o dia a dia de um músico em orquestra.
Sobre Eduardo Semencio
Mestre em Violino Performance pela University of Western Ontario (CANADÁ), Eduardo Semencio atualmente é violinista na Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) desde 2012, Spalla da Orquestra Rock de Campinas (desde 2015), atua como Professor de Violino Credenciado na graduação da Unicamp, além de ser professor da Escola Livre de Música (ELM) da Unicamp.
Semencio é colaborador Financeiro/Administrativo do Conservatório Carlos Gomes de Campinas. Integrou a Orquestra Amazonas Filarmônica (2007-2011) e a Orquestra de Câmara do Amazonas. Foi chefe de naipe da Orquestra Barroca do Amazonas e chefe de naipe na Orquestra Sinfônica de São José de Campos.
Participou também da Orquestra Sinfônica Brasileira-OSB-RJ, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra do Estado de Mato Grosso, Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, Orquestra Sinfônica de Americana, Orquestra Sinfônica de Rio Claro entre outras. Atuou em concertos e recitas de óperas com orquestras no Canadá, Alemanha, Uruguay, além de participar de duas edições do Villa-Lobos International Chamber Music Festival (EUA).
Sobre os grupos de trompetes
O curso de trompete tem o objetivo oferecer ao aluno um conteúdo pratico e técnico com o instrumento através da prática diária do instrumento e leitura do conteúdo aplicado em aula. Estas técnicas são adquiridas pelo aluno através de estudos orientados pelo professor com o uso de métodos adequados para o ensino de acordo com o desempenho de cada aluno.
Os estudos são feitos a partir de métodos de ensino e seguem um planejamento que visa dar ao aluno uma base sólida de conceitos sobre o instrumento, ao mesmo tempo fornecer um aprendizado criativo e com qualidade. O resultado esperado do estudo do curso de trompete é o de formar alunos o mais preparado possível para a execução musical em seus diversos estilos, preparando para atividades afins no meio musical. Curso ministrado pelo professor Israel Calixto.
Sobre Israel Calixto
Israel de Souza Calixto é formado em Pedagogia pela Unasp, com as habilitações para professor de série iniciais e fundamental I, Coordenação Pedagógica e Direção Escolar. Possui pós-graduação pela Universidade Estadual de Campinas.
Cofundador do Projeto ELM Unibanda (1991). Músico e técnico em midialogia, atua no apoio aos alunos do mestrado e doutorado nos laboratório e projetos de Música do Instituto de Artes (IA). Orientador de bolsistas (SAE) dos cursos de graduação, licenciatura em música, bacharelado em música, humanas e dança (supervisão e orientação pedagógica). Músico em atividades na Unicamp, freelancer em gravações musicais e eventos no Brasil.
Professor de trompete e prática de Grupo na Escola Livre de Música (ELM). Iniciou no trompete com José Calixto (pai), e música, na Banda da Guarda Mirim de Campinas, com o Tenente José Sobrinho Macário. Estudou com Clóvis Beltrami e Manuel Ernesto (Unibanda/Unicamp).
Participou de masterclass com Daniel Havens (USA), Nailson Simões (UniRio), Edgar dos Santos, Fred Mills (Canadá), Steven Trinkle (USA), Malte Burba (Alemanha), Glauber Santiago (UFSCar), Charles Schulueter (USA), Aylton Escobar e Parcival Módolo. Cursou Extensão para Regente de Bandas no projeto Pró-Banda do Governo do Estado de São Paulo.